ARELIN

Oportunidades para Pós-Graduação

OPORTUNIDADES PARA A PÓS-GRADUAÇÃO

27.10.2020>>Bolsa para mestrado em gestão do meio ambiente na Alemanha e no México

O mestrado em gestão do meio ambiente e recursos (Environment and Resources Management – ENREM) é um curso de pós-graduação idealizado pelo governo alemão juntamente com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) e o Conselho Nacional Mexicano de Ciência e Tecnologia (CONACyT). Ele é mais um dos cursos com foco em desenvolvimento sustentável que fazem parte do programa de bolsas EPOS.

Requisitos para se candidatar

Embora estudantes de qualquer nacionalidade possam se inscrever, o público-alvo do curso são estudantes mexicanos, alemães e latino-americanos. Os candidatos devem saber falar inglês e espanhol.

Além disso, para se candidatar ao mestrado em gestão do meio ambiente e recursos, é preciso ter:

  • Graduação relacionada à gestão ambiental (ciências naturais, engenharia, geografia, agronomia ou sociais, etc);
  • Familiaridade com a área de gestão do meio ambiente — seja em função dos estudos ou da experiência profissional;
  • Nota mínima 8, com base no sistema mexicano;
  • Certificado de conhecimento de inglês (IELTS, TOEFL ou Cambridge dentro da validade);
  • Certificado de conhecimento de espanhol (DELE ou documentos como comprovante de curso de espanhol)
  • Motivação para aprender em um ambiente multicultural.

Mais informações, acesse: http://www.enrem-master.info/about-enrem  http://www.enrem-master.info/application/scholarships

http://www.enrem-master.info/application

09.11.2020 >> Holland Scholarship: bolsa do governo para estudar na Holanda

O Holland Scholarship é um programa do governo que se destina a estudantes internacionais que desejam estudar na Holanda. Ele contempla cursos de graduação e mestrado de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país. Para se candidatar a bolsa para estudar na Holanda, é preciso não ter nacionalidade de um país pertencente ao Espaço Econômico Europeu e, atender aos requisitos específicos do curso e da universidade de sua escolha.

O prazo para se candidatar para a atual edição do programa e começar a estudar na Holanda em setembro do próximo ano é 1º de fevereiro ou 1º de maio de 2021. No entanto, as universidades podem ter prazos diferentes. Sendo assim, você deve verificar com a instituição e, se a data for anterior, será preciso aplicar antes.

A solicitação de bolsa deve ser feita durante a candidatura ao curso de interesse. A universidade fará contato para informar se o candidato foi selecionado para receber a bolsa do governo para realizar os seus estudos.

 

Para mais informações, acesse: https://www.studyinholland.nl/finances/holland-scholarship

 

09.11.2020>>Macquarie University oferece bolsas para graduação e mestrado na Austrália

 

O Vice-Chancellor’s International Scholarship é um programa da Macquarie University que dá bolsas parciais para graduação e mestrado na Austrália. A universidade pública fica em Sydney. A bolsa oferece até 10 mil dólares australianos de créditos para o pagamento das taxas universitárias. O Vice-Chancellor’s International Scholarship não prevê auxílio para subsistência, visto ou passagens aéreas. 

A candidatura às bolsas de graduação ou mestrado na Austrália acontece em duas etapas. Na primeira, o candidato aplica normalmente para o curso de seu interesse e recebe um Student Number. Posteriormente, utiliza esse número para fazer a inscrição para a bolsa, preenchendo o formulário específico do programa. 

A Macquarie University não indica um prazo para o envio das candidaturas. Logo, é possível aplicar a qualquer momento. No entanto, vale ficar atento, pois a instituição recomenda que os candidatos apliquem com pelo menos três meses de antecedência em relação ao começo do semestre. Os cursos costumam iniciar em duas sessões anuais, uma início de fevereiro e outra no final de julho

 

Para mais informações, acesse: https://www.mq.edu.au/study/why-study-here/scholarships/scholarships/details/vice-chancellors-international-scholarship

 

09.11.2020>> Universidade de Auckland dá bolsas para estudar na Nova Zelândia

O International Student Excellence Scholarship é um programa da Universidade de Auckland que oferece bolsas para estudar na Nova Zelândia. Ele é voltado para candidatos internacionais interessados em ingressar em uma graduação ou pós-graduação no país.

São elegíveis para as bolsas todos os estudantes internacionais que sejam aceitos para fazer uma graduação ou pós na Universidade de Auckland e ainda não começaram os estudos.

A seleção para as bolsas para estudar na Nova Zelândia leva em consideração o mérito acadêmico, a qualidade da carta de motivação e da recomendação do candidato. O país

As candidaturas para as bolsas para estudar na Nova Zelândia da Universidade de Auckland acontecem em duas sessões.

A primeira vai de 10 de outubro a 21 de novembro de 2020 (para iniciar os estudos no semestre I). O período da segunda é de 9 de março a 20 de abril de 2021 (para iniciar no semestre II).

As inscrições devem ser feitas no site da instituição através do preenchimento de um formulário.

 

Acesse o link, para mais informações: https://www.auckland.ac.nz/en/study/scholarships-and-awards/find-a-scholarship/university-of-auckland-international-student-excellence-scholarship-844-all.html

 

09.11.2020>> Bolsa Erasmus para Mestrado em Química no Exterior

Um programa financiado pelo Erasmus está oferecendo bolsas integrais para Mestrado em Química no Exterior. Os alunos do curso vão receber diploma de mestre em química ou em Ciência dos Materiais. O curso de mestrado no Exterior é um consórcio de universidades de Portugal, da Itália, da França e da Polônia.

As bolsas — que podem chegar ao valor total de 43.800 euros — são direcionadas para o programa de mestrado SERP+ (Joint European Master In Surface, Electro, Radiation And Photo-Chemistry). Este mestrado tem como objetivo capacitar alunos em em diferentes áreas da química: química orgânica, inorgânica, analítica, físico-química, química de polímeros, dentre muitas outras áreas.

Para poder se candidatar ao mestrado e à bolsa Erasmus Mundus, os candidatos devem obter o diploma de graduação até agosto de 2021. As faculdades aceitas como requisito são: química, físico-química, ciência dos materiais e áreas relacionadas. As inscrições vão até 15 de fevereiro de 2021.

O candidato que já tenha mestrado concluído também pode ser aceito e, se aprovado, ingressará no segundo ano do mestrado na Universidade de Paris-Sud. Também é necessário ter proficiência em inglês comprovada. Vale ressaltar que apenas traduções oficiais serão aceitas e que todos os documentos.

 

Mais informações, acesse: http://www.master-serp.eu/apply/scholarships.php

 

15.12.2020>> EMOTION: Mestrado em cosmetologia e dermatologia na Europa com bolsa Erasmus

O EMOTION (European Master in Translational Cosmetic and Dermatological Sciences) tem duração de dois anos com foco em pesquisa e desenvolvimento. O seu objetivo é formar a futura geração de cientistas translacionais e profissionais em dermocosméticos e terapias dermatológicas. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro de 2021.

Os profissionais são formados para trabalhar realizando pesquisa e desenvolvimento de produtos em indústrias farmacêuticas e cosméticas. 

Para se inscrever no mestrado em cosmetologia, é preciso preencher os critérios de admissão:

  • Graduação em área relacionado ao EMOTION (por exemplo, farmácia, medicina, biologia, bioquímica, química, biomedicina, genética, biologia molecular);
  • Proeficiência em inglês (TOEFL, IELTS ou Cambridge tests).

Para mais informações, acesse: https://www.emotion-master.eu/scholarship/ e https://www.emotion-master.eu/about/

15.12.2020>>Programa do governo dá bolsas para mestrado na Suécia

A Chalmers University of Technology é uma universidade situada em Gotemburgo focada em pesquisa e formação em tecnologia, ciência, arquitetura e engenharia marítima. Um programa do Conselho Sueco para o Ensino Superior oferece 45 bolsas para mestrado na Suécia na instituição em 2021.

É possível tentar concorrer a uma das bolsas para mestrado na Suécia até o dia 18 de janeiro de 2021. Para se candidatar, você deve primeiro aplicar para o mestrado do seu interesse via o sistema único de ingresso no Mestrado na Suécia, enviando toda a documentação solicitada.

Para mais informações, acesse: http://www.chalmers.se/en/education/fees-finance/Pages/iPOET.aspx

Veja como se inscrever: http://www.chalmers.se/en/education/fees-finance/Pages/Apply-for-scholarship.aspx

21.12.2020>> OTS Brasil: Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros

Estão abertas as inscrições para bolsas para estudar na Holanda do Nuffic Neso Brazil. O programa Orange Tulip Scholarship oferece mais de 60 oportunidades de bolsas para brasileiros em 2021 em 23 universidades. Serão oferecidas bolsas de estudos integrais e ajuda de custo em dinheiro que chegam ao total de até 25 mil euros. As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior). A data para as inscrições na bolsa varia de universidade para universidade e vai até Fevereiro. As vagas são para cursos nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas 

O OTS privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio. Para se candidatar ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil, os seguintes requisitos gerais devem ser cumpridos:

 

26.01.21

DAAD tem bolsa para mestrado em saúde urbana na Alemanha

O Master of Science in Global Urban Health (GUH) é um mestrado interdisciplinar em inglês e com duração de um ano. O objetivo do curso é fornecer conhecimentos, habilidades e competências relativos à identificação e gestão de fatores de risco para a saúde nas grandes cidades, especialmente — mas não apenas — em países de baixa e média renda.

O GUH é voltado a graduados em ciências sociais, medicina, saúde pública, antropologia e outros cursos. Espera-se, ainda, que os candidatos tenham experiência profissional na área da saúde, saúde ambiental, planejamento urbano, migração ou serviço social. 

Para concorrer às bolsas do DAAD, é preciso ter proficiência em inglês. Além disso, o programa EPOS financia candidatos que tenham pelo menos dois anos de experiência profissional na área do curso de interesse.

As inscrições vão até o dia 01/03/2021.

Mais informações, acesse:

https://www.zmg.uni-freiburg.de/en/training/mscglobalhealth/listscholarships

https://www.zmg.uni-freiburg.de/en/training/mscglobalhealth/application

 

Vrije Universiteit Amsterdam: bolsas para mestrado na Holanda

O VU Fellowship Programme (VUFP) é um programa voltado a candidatos talentosos e com grande potencial. O VUFP é baseado no mérito e procura estudantes altamente motivados. É possível provar a excelência acadêmica com desempenho de no mínimo 80% da nota máxima do GPA.

Para concorrer a esse benefício, é preciso estar se inscrevendo no primeiro ano de um mestrado ministrado em inglês em tempo integral. Os candidatos não podem ter nacionalidade holandesa e nem podem ter feito a graduação no país. Essa bolsa inclui a isenção total das taxas de matrícula. Contudo, o programa não oferece subsídio adicional para outras despesas de estudo ou custo de vida.

É importante notar que é necessário, se candidatar primeiro ao curso para, posteriormente, aplicar para o VUFP.  Para a candidatura no curso você vai precisar de documentos básicos como histórico e diplomas com apostila de haia e traduzidos, comprovação do nível de inglês com TOEFL ou IELTS válido. Além disso, a candidatura à bolsa deve ser enviada antes do dia 1º de fevereiro de 2021.

Mais informações, acesse:

https://vuweb.vu.nl/en/more-about/scholarships-for-international-masters-students

https://vuweb.vu.nl/en/more-about/apply-masters-programme

 

Tsinghua University oferece bolsas para estudar na China: mestrado e doutorado

A Tsinghua University (THU) é considerada uma das melhores instituições de ensino superior da China. A universidade, localizada em Pequim, tem programas de bolsas destinadas a estudantes internacionais — mestrado e doutorado. As inscrições vão até o dia 01/03/2021.

O Chinese Government Scholarship (CGS) é um programa do governo que contempla os três níveis de estudo. As bolsas são integrais e cobrem todas as despesas do selecionado no país, incluindo:

  • Taxa de matrícula integral na Tsinghua University;
  • Acomodação no campus;
  • Seguro saúde;
  • Subsídio mensal de 3.000 yuan para mestrado e 3.500 para doutorado.

A Tsinghua University também tem o Tuition Scholarship Benefits, como o Beijing Government Scholarship. Esse programa cobre integral ou parcialmente a taxa universitária por um ano. Contudo, o benefício pode ser estendido de acordo com o desempenho do bolsista.

Além de atender os critérios do curso de interesse, para se candidatar ao CGS, é necessário:

  • Não ter nacionalidade chinesa;
  • Ter boa saúde (física e mental);
  • Não estar estudando em outra universidade chinesa;
  • Os candidatos aos cursos de mestrado devem ter menos de 35 anos;
  • Os candidatos ao PhD devem ter menos de 40 anos.

Além disso, segundo o edital, os candidatos devem ter o nível de inglês ou chinês exigido pelo curso para o qual estão aplicando. O CSG exige certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, HSK).

Mais informações, acesse:

http://international.join-tsinghua.edu.cn/Admission1/Application_Procedures.htm

http://gradadmission.tsinghua.edu.cn/f/yzlxs/yz_lxs_kstzb/view?id=500079

 

Chancellor’s Scholarship: bolsa para pós-graduação na Inglaterra na UWE Bristol

A University of the West of England (UWE Bristol) está recebendo candidaturas para um dos seus programas: o Chancellor’s Scholarship, que dá bolsa para pós-graduação na Inglaterra.

O programa de bolsa para pós-graduação na Inglaterra contempla todos os cursos de pós-graduação da universidade, com algumas exceções. Não são contemplados os cursos de MBA, BPTC (para se tornar advogado), LPC (curso de prática jurídica), GFL (pós em Direito), mestrado em robótica, os PhDs e os cursos profissionalizantes.

Os bolsistas do Chancellor’s Scholarship recebem isenção de 50% nas taxas de matrícula para um ano acadêmico.

Podem se candidatar à bolsa para pós-graduação na Inglaterra, os alunos estrangeiros que:

  • Têm diploma de graduação;
  • Tenham uma oferta incondicional ou condicional de um curso no qual apenas o IELTS seja a condição;
  • Seja novo na UWE Bristol e nunca tenha estudado no Reino Unido;
  • Não tenha o suporte de outra bolsa;
  • Envie seu histórico escolar oficial no momento da inscrição.

As inscrições ocorrem até o dia 30/06/2021.

Mais informações, acesse:

https://www.uwe.ac.uk/courses/funding/international-scholarships-terms-and-conditions

https://www.uwe.ac.uk/courses/funding/international-scholarships-terms-and-conditions

 

Programa da Universidade de Dublin e da ABEI dá bolsa de mestrado na Irlanda para brasileiros

Depois de ter sido cancelado no último ano em função da pandemia, as inscrições para a próxima edição do ABEI/HADDAD Fellowship, programa de bolsa de mestrado na Irlanda, estão abertas e vão até o dia 1º de abril.

O edital é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) juntamente com a Trinity College Dublin (Universidade de Dublin) — considerada a melhor universidade da Irlanda.

A bolsa de mestrado na Irlanda é integral e tem duração de um ano a partir de setembro 2021. Ela cobre a anuidade do curso, custos de viagem, acomodação e demais despesas do estudante no país. O valor integral do benefício oferecido pelo programa equivale a 35 mil euros.

O programa contempla cursos de mestrado em:

  • Tradução literária;
  • História moderna irlandesa;
  • Escrita irlandesa.

Além disso, neste ano, a Fundação Haddad vai oferecer também quatro bolsas de estudos através do HADDAD Fellowships, que engloba os seguintes cursos:

  • Teatro e Performance;
  • Direção Teatral;
  • Literatura Comparada;
  • Dramaturgia;
  • Design de Palco;
  • Escrita Criativa.

Para se candidatar, é preciso cumprir os requisitos do curso de interesse,  possuir graduação e ter uma média superior a 7 ou estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação. Além disso, é preciso ter proficiência em inglês.

Mais informações, acesse:

https://www.abeibrasil.org/uploads/5/4/1/7/54176641/abei_haddad_edital.pdf

https://www.abeibrasil.org/uploads/5/4/1/7/54176641/haddad_fellowship_edital.pdf



Anexos:


Apresentação
Intercâmbio
Convênios
Links Importantes
Formulários
Contato
Tradutores Oficiais
Notícias
Editais
Consulados e Embaixadas
Oportunidades para Pós-Graduação
Website in English
Universidades Conveniadas
Idioma Sem Fronteiras
Oportunidades para Graduação