ARELIN

Oportunidades para Pós-Graduação

OPORTUNIDADES PARA A PÓS-GRADUAÇÃO

18.11.2022 - Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha. O curso é oferecido em parceria pela Universidade de Bonn e a Universidade da ONU e tem duração de 24 meses.

O mestrado faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas.  As inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 15 de dezembro.

São requisitos a graduação em geografia ou área relacionada (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de cinco anos), dois anos de experiência de trabalho comprovada, inglês avançado comprovado por teste.

O material da candidatura para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha deve ser enviado por e-mail para: master-georisk@ehs.unu.edu. até as 23:59 do dia 15 de janeiro (horário da Europa central).

Mais detalhes no site.

Fonte: partiuintercambio.org

 

18.11.2022 - Universidade de York dá bolsas para doutorado na Inglaterra

A Universidade de York está recebendo inscrições para diferentes editais de bolsas para doutorado na Inglaterra voltadas a estudantes internacionais. Os prazos para se candidatar variam de acordo com o programa.

AHRC White Rose College of the Arts and Humanities (WRoCAH) Open Competition Studentships

O programa é financiado pelo Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades e contempla projetos de doutorado no âmbito da pesquisa em artes e humanidades, mais especificamente em história, culturas e patrimônio, artes criativas e performativas e línguas e literatura.

Para o ano acadêmico de 2023/2024, o edital oferece cerca de 45 bolsas para PhD de £ 17.668 anuais mais as taxas universitárias.

As candidaturas podem ser feitas até o dia 25 de janeiro (a ser confirmado). É preciso se candidatar à vaga de PhD pelo menos um mês antes do prazo de inscrição da bolsa.  Ao se inscrever no programa de doutorado, será gerado um número que é necessário para aplicar para a bolsa.

Arts and Humanities Research Council (AHRC) WRoCAH Collaborative Doctoral Awards

O programa é uma parceria de formação de doutorado das universidades de York, Leeds e Sheffield. Oito bolsas estão disponíveis nas três instituições para início dos estudos em outubro de 2023.

Na Universidade de York serão selecionados três bolsistas desse edital. O valor da bolsa é de £ 17.668 mais £ 550 anuais.

As inscrições serão anunciadas em janeiro ou fevereiro. Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista em março.

BBSRC White Rose DTP (WR DTP) in Mechanistic Biology

O edital de bolsas para doutorado na Inglaterra é financiado pelo Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas.

O programa é interdisciplinar e são aceitas inscrições de candidatos com formação em qualquer ciência biológica, química, física ou matemática. Além disso, é preciso comprovar proficiência em inglês, conforme os requisitos exigidos para pós-graduação na Universidade de York.

As inscrições devem ser feitas até 8 de janeiro e é possível se inscrever com dois projetos em ordem de preferência e enviar os documentos necessários, entre eles CV acadêmico, histórico, diploma e o nome e contato de duas referências acadêmicas.

ESRC White Rose Social Sciences DTP (WR DTP) Scholarships

Neste caso, o edital de bolsas para doutorado na Inglaterra é uma colaboração entre os departamentos de ciências sociais de diferentes universidades com financiamento do Conselho de Pesquisa Econômica e Social.

O valor da bolsa é de £ 17.668 e também estão incluídas as taxas integrais de matrícula. O programa inclui supervisão, oportunidades de formação e experiência de trabalho e acesso a uma rede de estudantes e pesquisadores.

NERC DTP in Adapting to the Challenges of a Changing Environment (ACCE)

Oportunidade financiada pelo Natural Environment Research Council que reúne o que há de melhor em pesquisa ambiental, ecológica e evolutiva nos departamentos de biologia, meio ambiente e geografia, arqueologia e química.

As seis bolsas para doutorado na Inglaterra disponíveis nessa modalidade incluem um subsídio anual de £ 17.668. O objetivo do programa é oferecer suporte para candidatos internacionais de destaque.

O deadline para aplicar para este edital é 13 de janeiro e os interessados devem escrever o título do projeto e o nome do orientador.

Mais detalhes no site.

Fonte: partiuintercambio.org

 

03.11.2022 - Tise: mestrado em inovação com bolsa Erasmus para estudar em Portugal, Irlanda, Áustria e Polônia

O programa Erasmus Tise (Transition, Innovation and Sustainability Environments) está recebendo candidaturas para estudar com bolsa até 28 de fevereiro de 2023.

O mestrado em inovação do Erasmus Mundus é formado por um consórcio de quatro universidades e os alunos estudam cada semestre em uma delas, com um foco diferente.

As bolsas são integrais para o curso, que incluem as taxas de participação (6.750 anuais para estudantes de países não europeus), auxílio para despesas de viagem e instalação (3 ou 4 mil euros por ano), subsídio mensal de 1 mil euros e seguro saúde.

Para ser elegível para o Tise, é preciso ter diploma de graduação, demonstrar forte interesse e motivação e ter proficiência em inglês.

Além disso, mesmo não sendo um critério de admissão, ter experiência profissional será considerado uma grande vantagem pelo comitê de seleção. Mas, para que ela seja reconhecida, é preciso descrever de forma clara no seu currículo e anexar uma comprovação do empregador no momento da inscrição.

Esse comprovante deve, de preferência, descrever a função exercida e a responsabilidade atribuída ao candidato no trabalho e incluir um julgamento sobre as suas habilidades.

Quem quiser concorrer à bolsa, deve fazer a inscrição para o mestrado em inovação até 28 de fevereiro de 2023.

A candidatura é online e, entre os documentos solicitados, estão: Formulário de candidatura; Cópia do passaporte; Currículo (em inglês e formato Europass); Carta de motivação (máx. 1.500 caracteres); Diploma de graduação; Histórico acadêmico; Fotografia recente; Certificado de proficiência em inglês; Duas cartas de recomendação.

Também é necessário escrever um ensaio (entre 3.500 e 5.000 caracteres) sobre: “quais desafios ou desafios sociais complexos são particularmente relevantes em seu ambiente?”.

O candidato também deve enviar um pequeno vídeo, com duração máxima de 5 minutos, preferencialmente em formato MP4. No vídeo, você deve se apresentar, falando sobre sua formação educacional e experiência profissional (se tiver) e explicar como você imagina contribuir em prol dos desafios da sociedade.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

03.11.2022 - Trust: bolsas para pós-graduação em Cambridge no Reino Unido

O programa oferece várias bolsas para pós-graduação em Cambridge — tanto para mestrado quanto doutorado.

Estudantes de qualquer nacionalidade podem se inscrever e o programa contempla todos os cursos oferecidos pela instituição. Em geral, as bolsas dão isenção integral da matrícula ou parte dela. No entanto, o benefício para estudantes de MBA ou MFin (Master of Finance) é parcial. 

As bolsas para pós-graduação em Cambridge exigem que você se inscreva na universidade através do formulário de inscrição online normal até a data limite para o curso escolhido. Alguns encerram o prazo de candidaturas em novembro, mas em geral há duas datas: 1 de dezembro de 2022 e 5 de janeiro de 2023.

De qualquer modo, o edital aconselha os candidatos a estarem com os requisitos de admissão preenchidos o mais cedo possível. Isso inclui também a realização da prova de inglês.

Para ser considerado para concorrer a uma das bolsas para pós-graduação em Cambridge, durante a candidatura, é preciso preencher a seção “financiamento” no portal do candidato e deixar claro o interesse em ser beneficiado pelo Cambridge Trust. A universidade de Cambridge cobra uma taxa de 75 libras para quem aplicar para um dos seus cursos.

Os selecionados serão comunicados sobre a concessão ou não das bolsas para pós-graduação em Cambridge entre março e julho.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

21.10.2022Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsa Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa é destinado para estudantes de nacionalidade estrangeira (que não tenham segunda nacionalidade francesa).

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.700 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.

Em relação à duração, a bolsa pode durar até 36 meses para os estudantes de mestrado e no máximo 12 meses para os doutorandos. Vale lembrar que a bolsa não cobre os custos das taxas universitárias para estudar na França.

As candidaturas para o programa de bolsas para mestrado e doutorado na França devem ser apresentadas pelas universidades francesas. Por isso, os estudantes interessados em se candidatar devem manifestar o seu interesse na bolsa Eiffel ao apresentar a sua candidatura às instituições francesas. A data final de candidatura de 10 de janeiro é para que as universidades francesas encaminhem as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris.

O resultado da seleção será divulgado em abril no site.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

21.10.2022IHEID oferece bolsas para pós-graduação em Genebra

A instituição oferece cursos em áreas como economia, direito, ciência política, antropologia, sociologia, história e, é claro, relações internacionais. O estudante do IHEID pode receber uma modalidade de auxílio ou uma combinação de diferentes tipos de suporte, entre os quais:

Bolsas de estudo: parciais (10 mil francos suíços anuais) ou integrais (20 mil francos suíços anuais); Para os alunos de doutorado mais bem classificados, um pacote de 4 anos, combinando 2 anos de bolsa integral e 2 anos de estágio docente.

Redução das taxas universitárias; Emprego remunerado: estágio de ensino, de pesquisa ou cargo de apoio administrativo no instituto de Pós-Graduação.

As taxas de matrícula na universidade custam 8 mil francos suíços por ano para não residentes no país e 5 mil para residentes.

Para se candidatar às bolsas oferecidas pelo IHEID para os estudantes de mestrado, é preciso solicitar o auxílio financeiro durante o preenchimento do formulário de inscrição no curso de interesse.

Os pedidos de bolsa são avaliados após a tomada de decisão sobre a admissão dos candidatos.

A necessidade financeira é o primeiro critério para avaliação da solicitação de bolsa para mestrado. Para demonstrá-la, normalmente, o IHEID solicita a última declaração do imposto de renda da pessoa, seu cônjuge e/ou pais, dependendo da situação.

Já em relação ao doutorado, todos os candidatos são elegíveis para apoio financeiro, independentemente da sua situação financeira. Ao preencher o formulário de candidatura, não é preciso preencher os campos relativos às finanças, que apenas se aplicam aos candidatos ao mestrado

Os departamentos classificam os candidatos com base na excelência acadêmica e na originalidade do projeto de pesquisa. Eles, então, submetem seus rankings ao Comitê de Admissão de Doutorado e Auxílio Financeiro.

Os novos estudantes que desejam conseguir o benefício devem aplicar na primeira rodada de candidaturas (Early Bird), que vai até 15 de novembro, ou, no máximo, na rodada regular, que vai até 15 de janeiro.

Após a admissão no instituto, todos os alunos precisam confirmar o aceite pagando uma taxa de pré-inscrição de 1 mil francos suíços, que será descontada do valor total da matrícula. Mesmo os estudantes que receberem isenção máxima devem pagar essa taxa.

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

07.10.2022 - NOHA: Bolsa Erasmus para mestrado em ação humanitária na Europa

Para a edição do mestrado em ação humanitária que começa em setembro de 2023, o programa irá conceder 15 bolsas Erasmus Mundus. Além disso, há, ainda, algumas bolsas adicionais para alguns grupos de países específicos. Entre elas, uma para um candidato brasileiro ou mexicano.

As bolsas para os estudantes de países parceiros cobrem o valor total do curso (9 mil euros) e ainda incluem: auxílio para despesas de viagem e instalação e 1 mil euros por mês de subsídio para manutenção (durante os 24 meses de curso).

Os candidatos ao NOHA Erasmus são escolhidos com base na qualidade dos seus estudos anteriores, no currículo profissional, na experiência e na preocupação com questões humanitárias, na sensibilidade multicultural e nas habilidades linguísticas. As referências também serão levadas em consideração.

Os requisitos para concorrer à bolsa de mestrado em ajuda humanitária do Erasmus são: Completar a candidatura online (preenchendo o formulário de inscrição e enviando os documentos necessários); Ter graduação completa em uma disciplina de relevância para a ajuda humanitária (ciências médicas ou alimentares, economia, administração, engenharia, direito, ciências sociais ou da educação, humanidades); Comprovar conhecimento na(s) língua(s) de instrução da universidade na qual pretende estudar: inglês (C1), espanhol (B2), francês (C1); Para concorrer à bolsa, o candidato não pode ser residente europeu e nem ter trabalhado ou estudado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Quem vai se candidatar às bolsas NOHA Erasmus, deve se inscrever no mestrado em ajuda humanitária de 1 outubro até 15 de dezembro. A candidatura é toda online e os documentos necessários são: Cópia do passaporte; Cópia do diploma de graduação (certificada e devidamente traduzida); Cópia do histórico do ensino médio (certificada e devidamente traduzida); Currículo (em inglês, modelo Europass); Comprovante de proficiência nas línguas necessárias (IELTS, TOEFL para inglês; DELE para espanhol; Delf e Dalf para Francês); Duas cartas de recomendação (em inglês); Comprovante de residência ou da instituição ou trabalho do candidato.

Algumas universidades podem solicitar outros documentos específicos como parte da candidatura. Os selecionados serão notificados sobre o resultado em março.

Para mais informações, clique aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

07.10.2022- Programa financiado por Bill Gates dá bolsas de pós-graduação em Cambridge

O Gates Cambridge Scholarships, custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation, abriu as inscrições para bolsas de pós-graduação em Cambridge em setembro/2023. Ele cobre todas as taxas da universidade e todos os gastos relacionados ao visto e ao seguro saúde necessários para a permanência no país, além de dar uma ajuda de custo de 18.848 libras por 12 meses e passagens aéreas.

O período das inscrições para estudantes internacionais deve ir até o início de dezembro de 2022 para alguns cursos e até o início de janeiro de 2023 para outros. Em fevereiro e março, serão realizadas as entrevistas online com os candidatos pré-selecionados. A Universidade de Cambridge oferece mais de 100 cursos de doutorado e mais de 200 cursos de mestrado.

O formulário para a candidatura às bolsas de pós-graduação em Cambridge é o mesmo que deve ser preenchido para a inscrição no curso escolhido. Para se inscrever, cada curso exige documentação diferente, mas de forma geral, são necessários: Formulário; histórico acadêmico; Carta de motivação; Duas referências acadêmicas; Uma recomendação profissional; Comprovante de proficiência em inglês; Em alguns casos, podem ser exigidos também um projeto de pesquisa.

Mais informações sobre o programa, clique aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

07.10.2022 - Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) dá bolsas para mestrado na Suíça

A Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) está com o edital do seu programa de bolsas para mestrado na Suíça aberto, o Excellence Fellowships.

O programa contempla estudantes com excelente histórico acadêmico. Alguns benefícios são financiados pela própria EPFL e outros por fundações ou empresas privadas parceiras
As bolsas incluem 10 mil francos suíços por semestre (equivalente a mais de R$ 50 mil) e acomodação na residência universitária. Com o auxílio recebido, os bolsistas serão responsáveis por cobrir as suas despesas durante os estudos (taxas universitárias e outros gastos).

O programa tem duração máxima de dois anos. Contudo, a renovação da bolsa para o segundo ano de estudos é condicionada ao desempenho do bolsista.

A Universidade Suíça oferece 29 cursos de mestrados divididos em diferentes departamentos.

Qualquer pessoa que se inscrever para um mestrado na Suíça na EPFL é elegível para as bolsas do programa. A maior parte dos cursos desse nível são ministrados em inglês, portanto é preciso saber o idioma para aplicar.

Não são elegíveis candidatos que já tenham outro diploma de mestrado.

A candidatura às bolsas de mestrado na Suíça deve ser feita durante o preenchimento do formulário de inscrição no curso. Nele, os interessados poderão indicar se desejam ser considerados para participar do programa.

A documentação necessária para a application online é composta por, currículo; cópia do certificado de graduação; cópia do histórico acadêmico; carta de motivação (máx. 1 mil palavras); três referências acadêmicas (que serão contatadas para enviar cartas de recomendação); passaporte.

Outros documentos, como certificados do TOEFL ou GRE, publicações ou portfólio, não são obrigatórios, mas podem ser anexados.

Existem dois prazos para envio das candidaturas, que variam de acordo com o período de início das aulas. São eles 15 de abril e 15 de dezembro.

Os candidatos selecionados serão notificados no final de junho (deadline em abril) ou início de abril (deadline em dezembro).

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail e-fellowship@epfl.ch.

Mais informações acesse aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

23.09.2022 – Bolsas de Excelência do Governo Suíço-candidaturas abertas para o ano acadêmico de 2023-2024

Todos os anos, a Confederação Suíça concede Bolsas de Excelência Governamentais para promover o intercâmbio internacional e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países. Os destinatários são selecionados pelo órgão de premiação, a Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS).

As bolsas são destinadas a jovens pesquisadores do exterior que concluíram um mestrado ou doutorado e a artistas estrangeiros com diploma de bacharel.

A bolsa de pesquisa está disponível para pesquisadores de pós-graduação em qualquer disciplina (que possuam, no mínimo, um mestrado) que planejam vir para a Suíça para realizar pesquisas ou estudos adicionais em nível de doutorado ou pós-doutorado (bolsa de pesquisa, doutorado, pós-doutorado).

São concedidas para pesquisa ou estudo em todas as universidades cantonais suíças, universidades de ciências aplicadas e os dois institutos federais de tecnologia, bem como os quatro institutos de pesquisa. Apenas serão considerados os candidatos nomeados por um mentor acadêmico de uma destas instituições de ensino superior.

As bolsas de arte estão abertas a estudantes de arte que desejam fazer um mestrado inicial na Suíça (artes).

As bolsas de arte são concedidas para estudos em qualquer conservatório ou universidade suíça das artes. Esta bolsa está disponível apenas para estudantes de um número limitado de países.

As candidaturas estão sujeitas a uma seleção preliminar pelas autoridades nacionais competentes e/ou pela representação diplomática suíça. Os prazos de inscrição e os diferentes tipos de bolsas oferecidas variam de acordo com o país e mais informações podem ser obtidas no site do governo suíço.

A FCS anunciará suas decisões sobre as novas bolsas de estudo até o final de maio.

Mais informações, acesso aqui.

 

23.09.2022 - Clarendon: bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford

Para o próximo ano acadêmico estão previstas 200 novos bolsas de estudos para estudantes do mundo inteiro na Universidade de Oxford, uma das melhores e mais renomadas do mundo. Os bolsistas Clarendon devem ter excelência e potencial acadêmico e atender aos critérios de elegibilidade do curso de mestrado ou doutorado escolhido. Evidentemente, saber falar inglês e ter diploma do nível adequado para entrar na pós são requisitos gerais.

Todos os cursos de mestrado ou doutorado oferecidos pela instituição em todas as áreas do conhecimento são contemplados pelo programa.

A bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford é integral e cobre todas as taxas de matrícula e custos de vida do selecionado. O valor anual do benefício costuma ser de pelo menos 15 mil libras para cursos de dedicação integral.

Embora também sejam isentos das taxas universitárias, os alunos com dedicação parcial recebem um valor de subsídio menor. Normalmente, a duração do programa é igual ao período total do curso no qual o aluno estiver matriculado.

A candidatura para fazer mestrado ou doutorado em Oxford tem deadlines que variam, mas encerram ao longo do mês de dezembro (dia 9) e janeiro —a maioria no dia 6 ou 10 deste mês. Alguns cursos podem ter datas anteriores, então, é fundamental que você se informe na página do seu curso. Para aplicar para um mestrado ou doutorado na Universidade de Oxford o candidato precisa enviar os seguintes documentos: Carta de motivação; Cartas de recomendação; Histórico escolar; Diploma; Traduções juramentadas dos documentos escolares; Comprovação de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS); Projeto de pesquisa (em alguns cursos)

Além disso é importante conferir a lista de documentos específica do seu curso na página da universidade. A universidade de Oxford cobra uma taxa de candidatura de 75 libras por curso.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

23.09.2022 - MaRIHE: bolsa Erasmus para Mestrado em Educação no Exterior

O Erasmus Mundus Masters in Research and Inovation in Higher Education é uma das melhores opções que existem. Além de cobrir quase todos os custos, você vai fazer o mestrado em educação na Finlândia, na Alemanha e em outros países.

O programa funciona em um consortium, como alguns outros programas do Erasmus Mundus, e é divido em diversas universidades na Europa e Ásia.

O programa de mestrado em educação no Exterior passa por diversos países da Europa e da Ásia. Este é um programa único porque proporciona um único diploma de Mestrado na área de Educação Superior, mas possibilita o estudo e moradia em até cinco universidades e cinco países diferentes.

Caso o aluno queira se bancar, o programa custa 12.000 Euros pelos quatro semestres, mais os custos de transporte, moradia, etc. Mas a bolsa Erasmus Mundus completa está disponível para brasileiros, e cobre quase todos os custos.

Em primeiro lugar, ela cobre totalmente o valor de 12.000 euros das tuitions. Além disso, os recipientes da bolsa contam com ajuda de custo de 1.000 euros mensais durante todo o programa, além de um valor de 3.000 Euros por ano para viagens e realocação, e 1.000 Euros pagos no início do programa para custos de instalação.

O deadline termina no dia 10 de novembro. Para se inscrever, você vai precisar preencher os formulários no site de inscrição do programa. Após ter feito isso, será necessário realizar o upload de alguns documentos pedidos.

Estes documentos são: Formulário de inscrição, cópia do passaporte ou RG, Currículo, Carta de Motivação, diplomas anteriores, históricos de universidade, fotografia recente, prova de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge e PTE são aceitos), duas cartas de recomendação, um essay de tópico relacionado à educação superior, e um vídeo.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

23.09.2022 - Bolsas para pós-doutorado na Itália em humanas no Instituto Universitário Europeu

O Max Weber Programme está recebendo inscrições para bolsas de pós-doutorado na Itália até 18 de outubro.

A iniciativa oferece cerca de 55-60 bolsas de estudos com duração de um ou dois anos. As vagas estão abertas para estudantes de qualquer lugar do mundo que tenham doutorado em economia, direito, história, ciências políticas e sociais ou em áreas correlatas nos últimos cinco anos. A língua oficial do programa é o inglês.

O valor da bolsa para pós-doutorado na Itália é de 2.070 mil euros mensais. Além disso, há possibilidade de subsídio para despesas com a viagem e valor adicional caso o pesquisador esteja acompanhado pela família.

Além do acesso às excelentes instalações do EUI, alguns bolsistas também terão direito a um escritório compartilhado e um fundo de pesquisa de 1 mil a 2 mil euros.

Sobre a duração das bolsas, o Departamento de Direito oferece apenas bolsas de um ano. Já o Departamento de Economia (ECO), o Departamento de Ciências Políticas e Sociais (SPS), o Departamento de História e Civilização (HEC) e o Centro Robert Schuman para Estudos Avançados (RSCAS) oferecem bolsas de um e de dois anos.

No caso do ECO, assim como no SPS, permanecendo para o segundo ano, abre-se a possibilidade de contrato de professor assistente por 12 meses. A remuneração é a mesma de 850 euros além do valor da bolsa.

O programa acontece sempre no período entre setembro a agosto

Podem se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália pesquisadores de qualquer nacionalidade que tenham concluído o doutorado nos últimos cinco anos — não mais.

Visto que o idioma do programa é o inglês, os candidatos devem cumprir os requisitos referentes à proficiência na língua. O nível esperado é o C1.

O prazo anual para se candidatar é 18 de outubro (14h no horário da Itália). Os interessados devem se registrar no site, preencher o formulário e submeter a candidatura com toda a documentação solicitada até essa data. Os documentos solicitados são currículo com lista de publicações em PDF; Academic Career Statement (2 páginas); Projeto de pesquisa (2 páginas); Duas ou três referências. Elas serão contatadas pelo programa e deverão enviar suas cartas diretamente pelo site.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

16.09.2022- DAAD dá bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha em parceria com a Capes

A CAPES e o DAAD estão com chamada aberta para o Programa Conjunto de Bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha. A primeira chamada se encerra em 30 de setembro de 2022.  O programa é voltado a docentes e pesquisadores de alto nível e visa consolidar a cooperação científica entre os dois países.

Serão concedidas bolsas de dois a seis meses para estudantes de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da Capes). 

Os benefícios oferecidos pelo DAAD para a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha incluem: pagamento mensal de 650 euros, seguro saúde e passagens áreas. A bolsa de doutorado sanduíche pode ter duração de dois a seis meses e não pode ser renovada.

Para concorrer a uma das bolsas de doutorado na Alemanha, é preciso ser bolsista de doutorado da Capes ou de uma das fundações participantes no Brasil e apresentar a pesquisa científica e ter a confirmação de orientação na Alemanha. Outro detalhe importante a ser levado em consideração: no momento da inscrição, o doutorando não pode estar morando na Alemanha há mais de 15 meses. Além disso, os candidatos não podem ter se formado há mais de seis anos no momento da inscrição. Também não podem ter iniciado o doutorado há mais de três anos. É necessário ainda se candidatar no prazo correto das bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha, que é 30 de setembro de 2022 para estadias de pesquisa entre abril de 2023 e janeiro de 2024.

As inscrições para as bolsas de doutorado na Alemanha devem ser feitas pelo site do DAAD. A documentação que precisa ser anexada em PDF à candidatura é a seguinte: Formulário online; Currículo (máx. 3 páginas); Lista de publicações (máx. 10 páginas); Projeto de pesquisa; Cronograma da pesquisa na Alemanha; Comprovante de recebimento de bolsa da Capes ou de uma das fundações de pesquisa participantes; Diploma e histórico de graduação e mestrado; Comprovante de proficiência no idioma (inglês ou alemão dependendo da pesquisa); Comprovante de admissão à tese de doutorado ou certificação da data em que o exame será realizado antes do início da bolsa; Carta de aceite de um supervisor na instituição na Alemanha. Todos os documentos precisam ser traduzidos para o inglês ou alemão. Também é necessário enviar pelo correio a seguinte documentação: Resumo da  candidatura (gerado em PDF pelo sistema do DAAD); carta de recomendação recente de um professsor.

Para mais informações clique aqui  

Fonte: partiuintercambio.org

 

16.09.2022- Programa do governo dá bolsas para pós-graduação na Irlanda

Propostas de pesquisa originais e pioneiras que abordem temas inovadores e criativos são incentivadas pelo Government of Ireland Postgraduate Scholarship. Da mesma forma, projetos interdisciplinares que integrem informações, metodologias e perspectivas também contam mais pontos.

A duração do programa de bolsa de pós-graduação na Irlanda funciona da seguinte maneira: é de um ou dois anos para estudantes de mestrado e três ou quatro para doutorado. As bolsas para pós-graduação na Irlanda incluem auxílio de 18,5 mil euros por ano, contribuição para o pagamento das taxas universitárias no valor máximo de 5.750 euros por ano e subsídio para pesquisa de 3.250 euros por ano. O programa não cobre passagens áreas ou seguro saúde e o valor da tuition em geral é maior do que o coberto pelo programa.

Para se candidatar ao programa Government of Ireland Postgraduate Scholarship de bolsas de estudo na Irlanda é preciso ter graduação adequada ao curso que o interessado deseja fazer. O candidato não pode ter se inscrito previamente mais de uma vez no programa. Durante o período da bolsa, o pesquisador deve ter residência na Irlanda, tendo respeitado as regras relativas à imigração no país. A candidatura é toda online e vai até as 16h (horário irlandês) do dia 20 de Outubro. É necessário carregar a documentação no site do Irish Research Council.

Entre os documentos solicitados, estão formulário de candidatura, diploma e histórico universitário e cartas de recomendação. Eles precisam estar acompanhados de tradução.

Para mais informações clique aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

16.09.2022 - Governo tem programa de bolsas para pós-doutorado na Irlanda

 Além do edital de bolsas para mestrado e doutorado, o governo irlandês também tem um programa que seleciona bolsistas para pós-doutorado na Irlanda. O edital tem o objetivo de apoiar candidatos devidamente qualificados para buscar uma bolsa de pós-doc em uma instituição superior elegível por um ou dois anos. 

As bolsas do governo irlandês incluem um salário de 38.632 euros no primeiro ano e 39.186 no segundo ano. Além disso, também cobrem despesas de pesquisa no valor de 5 mil euros por ano.

Os candidatos às bolsas para pós-doutorado na Irlanda devem ter concluído seu doutorado nos últimos cinco anos, antes do dia 31 de maio de 2022. Ou, durante o período de cinco anos anteriores a essa data, devem ter cumprido os requisitos para atribuição do grau de doutor, incluindo a defesa e a correção da tese.

Esse período pode ser estendido, caso o candidato tenha tido uma interrupção de carreira justificada e documentada. Isso inclui licença maternidade ou paternidade, licença médica e outros casos. Também é requisito do programa, ser autor ou coautor de pelo menos uma publicação de pesquisa, ter produção de propriedade intelectual equivalente ou fornecer uma cópia do índice e um capítulo da sua tese de doutorado.

Além disso, os candidatos devem ter um Academic Mentor na instituição anfitriã para apoiar e orientar a sua pesquisa. O programa não estabelece um limite de idade para os bolsistas.

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas até o dia 20 de outubro. Antes de preencher o formulário de candidatura, é preciso responder um questionário de elegibilidade. No mais, a inscrição deve ser feita em inglês ou irlandês.

Em caso de dúvidas em relação às bolsas para pós-doutorado na Irlanda, é possível mandar um email para postgrad@research.ie.

Para mais informações clique aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

16.09.2022 - Bolsa para mestrado em direito e economia na Europa

O Mestrado Europeu em Direito e Economia (European Master in Law and Economics — EMLE) visa formar advogados e economistas equipados com uma base interdisciplinar preparados para enfrentar os desafios dos negócios e do direito europeu e internacional. É possível escolher uma das três opções de especializações: Análise Econômica de Mercados, Corporações e Reguladores, Análise Econômica de Direito Público e Internacional e  Análise Econômica de Inovação e Propriedade Intelectual.

Os bolsistas recebem uma generosa ajuda para cobrir as mensalidades, os custos de viagem e um auxílio mensal para subsistência durante toda a duração do curso. Além disso, também está incluído na bolsa para mestrado em direito e economia um seguro-saúde vigente durante todo o master.

Para concorrer à bolsa para mestrado em direito e economia na Europa do Erasmus+, é preciso ter graduação em uma das duas áreas. Também podem se candidatar, graduados em administração, ciências sociais ou outro campo que tenha um número considerável de créditos em direito e economia.  Os candidatos também precisam comprovar que tem conhecimento da língua inglesa — idioma oficial do curso.

A seleção é baseada em quatro critérios: qualidade da carreira universitária (40%), qualidade da carta de motivação (25%), afinidade dos estudos anteriores (25%) e cartas de recomendação (10%).

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online e enviar até 12 de janeiro de 2023 cópias certificadas e oficialmente traduzidas dos seguintes documentos: Diploma de graduação e histórico acadêmico; CV; Carta de motivação; Cartas de recomendação; Comprovante de residência.

O certificado de inglês será solicitado somente em um segundo momento. No entanto, quem não possui TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency in English ou Cambridge Certificate in Advanced English não pode participar do programa. 

Para mais informações clique aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

16.09.2022 - Universidade de Melbourne oferece bolsas para estudar na Austrália na área de direitos humanos

O Human Rights Scholarship é um programa da Universidade de Melbourne que beneficia estudantes interessados em realizar pós-graduação na área dos direitos humanos. As bolsas para estudar na Austrália têm duração de até dois anos para mestrado e até três anos e meio para doutorado.

O programa disponibiliza duas bolsas por ano. Elas incluem pagamento de um subsídio de $37.400 dólares australianos por ano para subsistência durante os estudos, auxílio para despesas com mudança, seguro saúde e compensação de taxas.

Para se inscrever para concorrer a uma das bolsas para estudar na Austrália em uma pós-graduação em direitos humanos, é preciso cumprir os requisitos do curso de mestrado ou doutorado escolhido.

Além de desejar realizar pesquisas de pós-graduação na área dos direitos humanos, os candidatos devem se mostrar engajados em causas relativas a essa área também fora do âmbito acadêmico.

Não é possível se candidatar para uma bolsa de mestrado se você já fez mestrado, e o mesmo vale para o doutorado.

O interessado deve fazer a inscrição para o curso e a bolsa no site da universidade. As inscrições vão até o dia 31 de outubro. A seleção é baseada no compromisso com os direitos humanos, no desempenho acadêmico e na documentação enviada pelo candidato (cartas de recomendação, motivação, proficiência em inglês etc).

Os candidatos serão notificados sobre o resultado da seleção por e-mail em fevereiro de 2023. 

Mais informações acesse aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

06.09.2022. Processo seletivo do programa Chevening Scholarship

Estão abertas as inscrições, até 1º de novembro próximo, para o processo seletivo do programa Chevening Scholarship, para concessão de 50 bolsas de estudo em cursos de
mestrado a estudantes brasileiros, em qualquer universidade e curso no Reino Unido.

Os candidatos podem ser de qualquer faixa etária, devem possuir diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimentos em inglês.

O programa Chevening Scholarship financia inteiramente o custo do curso (tuition), viagens de ida e volta, visto britânico e fornece um suporte mensal para custear a vivência no Reino Unido. Após a conclusão do mestrado, o bolsista deve retornar ao Brasil com o objetivo de implementar os conhecimentos e técnicas apreendidos durante o curso e ajudar no
fortalecimento das relações entre os dois países.

O processo de aplicação é online e todas as informações necessárias estão disponíveis no site: www.chevening.org.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Gerente do Programa Chevening no Brasil, senhor James Edward, por meio do endereço
eletrônico: James.Edward@fcdo.gov.uk.

 

02.09.2022 - Mestrado em recursos hídricos e engenharia na Alemanha com bolsa do DAAD

O programa do DAAD dá bolsas integrais para cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável na Alemanha, tem duração de dois anos e é todo em inglês

A bolsa inclui 850 euros mensais durante os dois anos de estudos. Além disso, também cobre um curso intensivo de alemão de dois meses antes do início do curso. Também estão incluídos seguro-saúde, taxas universitárias e despesas com passagens aéreas.

Os candidatos devem ter graduação ou formação equivalente com, no mínimo, seis semestres em engenharia civil ou ciências naturais. Estudantes nativos de países com língua diferente do inglês devem comprovar conhecimento no idioma via TOEFLIELTS ou outras provas. 

O prazo para se inscrever e concorrer a uma bolsa é no dia 15 de outubro para quem envia a candidatura diretamente para a universidade ou 31 de julho para quem se candidatar via escritório regional do DAAD ou embaixada alemã.

Além do formulário de candidatura, os documentos solicitados para a inscrição no mestrado em recursos hídricos são: cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar com notas e escala de pontos (com tradução também autenticada); cópia autenticada do diploma de graduação e histórico acadêmico com notas e escala de pontos (com tradução também autenticada); certificado que comprove nível C1 em inglês (TOEFL, IELTS ou outro teste equivalente que comprove o conhecimento); CV; carta de motivação.

As aulas começam em outubro de 2023.

A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. 

Para mais informações clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

26.08.2022 - EMCL+: Bolsas para mestrado em linguística na Europa do programa Erasmus

Erasmus+ Mundus Joint Master in Clinical Linguistics (EMCL+) é um programa Erasmus Mundus que dá bolsas para mestrado em linguística clínica em três países diferentes. O prazo para se candidatar vai até o dia 15 de dezembro.

Com duração de dois anos, o EMCL+ é um curso de tempo integral interdisciplinar e transnacional, resultado de uma parceria entre as seguintes instituições de ensino: Universidade de Groningen (RUG) na Holanda; Universidade da Finlândia Oriental (UEF), na Finlândia, e  Universidade de Ghent (UGhent), na Bélgica.

Ele integra treinamento em linguística experimental, neurolinguística, psicolinguística e linguística clínica.

As bolsas para mestrado em linguística clínica da categoria Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses.

Os selecionados dessa categoria irão receber um auxílio no valor total de mais de 50 mil euros. O montante inclui as taxas universitárias e ajuda de custo de 1400 euros por mês.

Os documentos necessários para se candidatar são:

  • Formulário de candidatura;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Curriculum vitae (formato Europass);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS 7.0; TOEFL: 600 ITP, 250 computer ou 100 no IBT. CAE nível C1).

Se não estiverem em inglês, alemão, finlandês ou holandês, os documentos precisam ser enviados juntamente à tradução oficial.

Se você tiver dúvidas sobre o programa, pode enviar um email para info@emcl.eu.

Mais informações no site.

Fonte: partiuintercambio.org

 

26.08.2022 - Bolsas para pós-graduação em Políticas Públicas em Singapura

Lee Kuan Yew School of Public Policy está recebendo candidaturas para seus cursos de pós-graduação em Políticas Públicas em Singapura. Há possibilidade de bolsa para estudantes de todas as nacionalidades.

A oferta formativa de pós-graduação em Políticas Públicas da instituição é voltada para estudantes do mundo todo.

A instituição prevê uma série de bolsas de estudo por mérito e necessidade para os seus mestrados. Os candidatos a bolsas para um dos cursos de pós-graduação em Políticas Públicas da LKY devem ter bom histórico acadêmico e profissional.

Os interessados nas bolsas de estudo para pós-graduação em Políticas Públicas devem indicar que desejam ser considerados para receber o auxílio ao enviar a sua inscrição para o curso.

A candidatura é online por meio do portal da escola até 15 de dezembro.

Para se candidatar e ser elegível às bolsas, é preciso cumprir os requisitos do curso de interesse.

Além do certificado de inglês, a documentação básica necessária para aplicar para qualquer um dos mestrados é formada por:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo;
  • Duas cartas de recomendação.

Além disso, o MPA e o MPP exigem o envio de dois ensaios sobre questões propostas. O MIA, por outro lado, pede uma carta de motivação (até 500 palavras) e uma amostra de trabalho escrito (até 2 mil palavras).

Mais informações aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

26.08.2022 - Associação oferece bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA

American Association of University Women (AAUW), uma associação americana com foco no empoderamento feminino, está recebendo candidaturas para a edição de 2023-2024 do seu programa de bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA.

As bolsas têm o objetivo de dar suporte para mulheres não americanas que queiram fazer pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no país. As inscrições podem ser feitas online e estão abertas até o dia 15 de novembro de 2022.

O programa privilegia candidatas que demonstram comprometimento com a melhoria das condições de vida de meninas e mulheres através de atividades cívicas, comunitárias ou profissionais e que tenham necessidade financeira.

Para concorrer, a candidata deve preencher uma application online e carregar alguns documentos. São necessários três cartas de recomentação de professores ou profissionais, currículo, carta de motivação, histórico acadêmico, cópia do diploma, carta de aceite da instituição americana escolhida, comprovante de proficiencia em inglês.

Todos os documentos devem ser traduzidos. Caso a candidata ainda não tenha sido aceita no momento da aplicação, deve listar o nome de pelo menos uma instituição para a qual se inscreveu. 

O resultado será divulgado no dia 15 de abril de 2023.

Para mais informações clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

19.08.2022 – Programa do governo dá bolsas para pesquisa e doutorado na Suíça.

O governo da Suíça país oferece bolsas para doutorado na Suíça, além de pós-doc e pesquisa. O interessado deve encontrar uma universidade ou instituto de pesquisa, um programa de pós-graduação e um aceite de orientador antes de se candidatar.

As Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço 2023/2024 não abrange graduação e mestrado. Quem ganhar a bolsa para pesquisa ou doutorado na Suíça receberá um pagamento mensal de 1.920 francos suíços, bem como seguro saúde e passagens aéreas. O bolsista tem ainda um subsídio fixo para uma passagem de regresso para o seu país de origem ao acabar o período da bolsa, bem como um auxílio de 300 francos suíços para acomodação no início do programa e é disponibilizado ainda um cartão para transporte público.

Para concorrer a uma das bolsas para pesquisa ou doutorado na Suíça, é preciso ter mestrado (concluído antes de julho de 2022) reconhecido pela universidade suíça. Os candidatos devem ter nascido após 31 de dezembro de 1987.

A candidatura às bolsas para doutorado na Suíça deve ser feita através da embaixada do país no Brasil. Para receber os formulários de inscrição é necessário entrar em contato pelo e-mail bra.bolsas@eda.admin.ch. O interessado deve enviar duas vias da candidatura: uma original e uma cópia.

Para poder fazer a candidatura para as bolsas de estudo do governo da suíça é necessário apresentar

  • Formulário de candidatura assinado com foto;
  • Currículo completo com lista de publicações e prêmios;
  • Carta de motivação (máximo 2 páginas);
  • Projeto de pesquisa (máximo 5 páginas, utilizando o formulário disponibilizado pela FCS);
  • Cópia da carta de aceite do professor acadêmico anfitrião;
  • Breve currículo do mentor acadêmico da instituição de origem;
  • Duas cartas de recomendação confidenciais de dois professores de diferentes campos (utilizando o formulário de referência);
  • Cópia de certificados e histórico da universidade, começando pelo mais recente;
  • Certificado médico assinado (utilizando o formulário já existente;
  • Duas cópias do passaporte do requerente (quem tiver dupla cidadania deve enviar cópia dos dois);
  • Candidatos que já estejam na Suíça devem adicionar uma cópia da autorização de residência no país.

A data limite para envio da candidatura é 28 de outubro, sendo considerada a data de postagem. A bolsa começa a valer a partir do dia 1º de setembro de 2023.

Em caso de dúvidas, é possível escrever para bra.bolsas@eda.admin.ch ou telefonar para a Embaixada Suíça no (61) 3443 5500.

Saiba mais aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

19.08.2022 – Bolsa para mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha.

Para quem se interessa pelas questões referente à propriedade intelectual e afins, a Universidade de Gottingen, na Alemanha, tem um mestrado em direito focado justamente nessa temática. E o melhor: a instituição reserva algumas bolsas para os candidatos bem colocados.

O Mestrado em Direito Europeu e Transnacional de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação (LIPIT) é em inglês e tem duração de um ano.

Apesar de ser uma especialização paga, todos os anos a Faculdade costuma conceder bolsas de isenção integral ou parcial da matrícula para os melhores candidatos.

Saber inglês é um requisito fundamental para entrar no curso. É necessário comprovar o conhecimento através de um certificado como TOEFL (mínimo: TOEFL IbT 80 ; TOEFL ITP 550) ou IELTS (mínimo 6). Outras provas são aceitas se a nota alcançada corresponder no mínimo ao nível C1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Com relação à bolsa da universidade, não é necessário enviar uma candidatura separada. Todos os candidatos ao mestrado em direito da propriedade intelectual que indicarem o interesse no formulário são automaticamente considerados.

Para se candidatar ao curso, é preciso preencher o formulário de candidatura e enviá-lo por e-mail juntamente com os seus documentos para LIPIT@uni-goettingen.de. A documentação necessária é composta por:

  • Currículo;
  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de inglês;
  • Carta de recomendação (opcional);
  • Outros certificados ou cópias de trabalhos (opcional).

Se os documentos da lista não estiverem em inglês ou alemão, eles precisam estar acompanhados de tradução.

Os pré-selecionados serão contatados para uma entrevista por Skype. Essa fase irá tratar sobre a formação, a motivação, os interesses acadêmicos e os objetivos profissionais do candidato.

Há mais de um prazo para envio das candidaturas, porém os estudantes estrangeiros são encorajados a se candidataram o quanto antes. Quanto maior a antecedência, mais chances de ser admitido. A primeira rodada de inscrições vai até 1º de janeiro de 2023.

Mais informações e inscrição aqui

Fonte: partiuintercambio.org

 

19.08.2022 – Yenching Academy at Peking University: bolsas para mestrado na China.

O programa Yenching Academy oferece bolsas para mestrado na China a interessados de todo o mundo. A ideia é que os selecionados estudeem, aprendam e convivam com estudantes chineses enquanto realizam o curso em Estudos sobre a China na Peking University. As inscrições podem ser feitas até 27 de novembro.

Os benefícios das bolsas para mestrado na China incluem taxas universitárias, acomodação, passagens aéreas, seguro médico e um subsídio para cobrir o custo de vida no campus e outros gastos relacionados aos estudos.

As inscrições para as bolsas para mestrado na China devem ser feitas pela internet até 27 de novembro. Além de preencher o formulário de candidatura, é necessário submeter os seguintes documentos em inglês ou devidamente traduzidos:

  • Carta de motivação (máx. 750 palavras);
  • Curriculum Vitae;
  • Histórico acadêmico;
  • Diploma de graduação;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Certificado de proficiência em inglês (notas mínimas: IELTS 7/ TOEFL 100/ Cambridge 180/ CEFR C1).

A segunda etapa da seleção das bolsas para mestrado na China consiste em uma entrevista online. O resultado deve ser divulgado em março.

Saiba mais aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

12.08.2022.Universidade de Adelaide dá bolsas para estudar na Austrália

O University of Adelaide Research Scholarships (UARS) tem o objetivo de atrair estudantes internacionais qualificados para os programas de pós-graduação da universidade. O programa é válido para os cursos de mestrado (2 anos) e doutorado (3 anos) da instituição.

As bolsas incluem isenção das taxas de matrícula, subsídio anual de 28,092 dólares australianos durante todo o período do curso e também seguro de saúde durante todo o tempo que você estudar na Austrália.

Para concorrer ao benefício, o candidato precisa ter um diploma de graduação em um curso de quatro anos concluído com um projeto de pesquisa. Além disso, também é necessário comprovar proficiência em inglês (TOEFLIELTS ou Cambridge).

A candidatura deve ser feita através do sistema de inscrição online da universidade. As inscrições são realizadas em três rodadas para cursos com início em diferentes datas. O prazo termina no dia 6 de fevereiro de 2023.

Ao preencher o formulário para se candidatar, o estudante deve enviar os seguintes documentos devidamente traduzidos e apostilados: Diploma universitário; Histórico escolar; Certificado de proficiência em língua inglesa; Proposta de pesquisa (exigida somente para alguns cursos); Currículo

Mais informações e inscrição aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

12.08.2022. DAAD tem bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha

O curso da Universidade de Greifswald tem duração de dois anos e é estruturado em cinco módulos básicos mais dez eletivos. A língua oficial das aulas é o inglês. A parte básica do mestrado é focada nas áreas da ecologia da paisagem, economia ambiental e ética ambiental. O programa tem um caráter orientado para a pesquisa, para que o graduado seja capaz de planejar, realizar e interpretar tarefas complexas de pesquisa. Além disso, você pode analisar e avaliar problemas de ecologia da paisagem, ecossistemas ou conservação da natureza de diferentes pontos de vista.

A bolsa para mestrado na área ambiental inclui: subsídio mensal de 860 euros, auxílio para despesas com passagens aéreas, subsídio para estudos e pesquisas, suporte adicional para famílias e seguro saúde. Além disso, também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes das aulas começarem.

Para ser admitido no curso, é preciso ter graduação na área da ecologia da paisagem, biologia ou ciências agrárias. Casos de graduados em outros campos de estudo serão analisados individualmente. Saber inglês também é pré-requisito, com nível mínimo B2 comprovado com TOEFL ou IELTS.  Para conseguir a bolsa para mestrado em conservação ambiental e ecologia do DAAD, é preciso ter pelo menos dois anos de experiência profissional. Além disso, o candidato não pode ter terminado a graduação há mais de seis anos atrás.

Quem deseja concorrer à bolsa deve se candidatar até o dia 15 de dezembro. A candidatura deve ser enviada por email para a coordenação do curso (tiemo@uni-greifswald.de). Os documentos necessários são: Formulário do DAAD (preenchido e assinado); Curriculum vitae (com data e assinatura, modelo Europass); Carta de motivação; Cartas de recomendação; Comprovante do atual trabalho e de experiências prévias; Certificado de proficiência em inglês; Cópia do diploma de graduação; Histórico acadêmico; Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Veja o edital do programa aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

05.08.2022. BOLSA PARA MESTRADO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS NA ALEMANHA

O Master in Sustainable Renewable Energy Technologies (SuRE) – antes chamado de  Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPRE) é voltado para cientistas e engenheiros que pretendem seguir carreira profissional nesse emergente setor. Como era de se esperar, por ser relacionado ao desenvolvimento sustentável, este é outro curso que faz parte do programa EPOS do DAAD.

Para se candidatar ao curso, é necessário ter concluído com sucesso uma graduação em engenharia ou ciências (ex: química, física, etc). Os candidatos também devem ter proficiência em inglês (língua oficial do programa).

Entre os requisitos do DAAD para as bolsas EPOS, estão, ainda, ter pelo menos dois anos de experiência profissional nessa área ou na área de Desenvolvimento Rural. Ser proveniente de um país em desenvolvimento, não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado também são exigências do programa.

O programa de pós-graduação em energias renováveis da Universidade de Oldenburg é parte do programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em energias renováveis deve se inscrever até 15 de outubro. As inscrições são online e o candidato deve reunir a seguinte documentação: Diploma de graduação; Histórico acadêmico; Currículo; Projeto de Pesquisa; Carta de Motivação (máximo: 2 pág.); Certificado de proficiência em inglês; Carta de recomendação do empregador; Comprovante de experiência profissional; Formulário de inscrição do DAAD.

Mais informações aqui.

Fonte: https://partiuintercambio.org/

 

05.08.2022. CHEVENING: BOLSAS PARA FAZER MESTRADO NO REINO UNIDO COM TUDO PAGO

Estão abertas as inscrições, de 2 de agosto até 1º de novembro, das bolsas para fazer mestrado no Reino Unido do Programa Chevening. O programa abrange todas as áreas de estudo e conhecimento.

As bolsas para fazer mestrado no Reino Unido do Chevening são pagas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e outras organizações e cobrem absolutamente tudo. Elas incluem o pagamento de todas as taxas universitárias, gastos com passagens e visto, e uma quantia mensal durante a duração do programa. É nada menos que um dos programas de bolsas mais generosos que existem por três razões: a bolsa cobre todos os gastos, não tem limite de idade para ganhar a bolsa e você só precisa gastar com prova de proficiência e tradução de documentos se passar para a segunda fase do programa, já que esses documentos não precisam ser entregues até o final das inscrições em novembro.

Para poder participar e concorrer às bolsas de mestrado no Reino Unido é necessário ter graduação completa; dois anos de experiência de trabalho (estágio durante a faculdade e na sua área de formação contam como experiência de trabalho); escolhido três cursos de mestrado em qualquer área no Reino Unido; não ter cidadania britânica; não ter estudado no Reino Unido com bolsa. Desde 2020, a candidatura da bolsa Chevening não exige comprovação proficiência em inglês com TOEFLIELTS ou outras provas, mas você ainda precisa apresentar a prova para as universidades na hora da candidatura pro seu curso.

É importante ressaltar que o programa Chevening não tem limite de idade e aceita cursos de todas as áreas do conhecimento.

As inscrições devem ser feitas no site do programa Chevening  de 2 de agosto até 1º de novembro às 12h (no Reino Unido).

Mais informações e inscrição para a bolsa aqui.

Fonte: https://partiuintercambio.org/

05.08.2022. BOLSA DE MBA NA UNIVERSIDADE DE OXFORD PARA QUEM TRABALHA COM IMPACTO SOCIAL

Skoll Scholarship está recebendo inscrições para bolsas de MBA na Saïd Business School, a escola de negócios da Universidade de Oxford. O programa tem o objetivo de beneficiar estudantes com experiência na área de impacto social. Geralmente, são selecionados quatro bolsistas. A bolsa cobre os custos de matrícula no curso (que custa mais de 50 mil libras) e concede um auxílio para manutenção no país. 

O curso pretende fornecer uma base sólida nas principais disciplinas e habilidades referentes à área de negócios. Com duração de um ano, o MBA da Saïd Business School reúne professores renomados e inclui aulas, treinamentos e trabalhos em grupo. Os estudantes ainda têm a possibilidade de cursar disciplinas opcionais na importante universidade.

Para participar do programa, é necessário ter pelo menos três anos de atuação em iniciativas com propósito social, seja com um empreendimento próprio ou dentro de uma organização. Qualidades como liderança, persistência na busca de benefícios sociais ou ambientais, perfil de execução e disponibilidade a correr riscos também são requisitos.

Os interessados em concorrer à bolsa devem se candidatar para o curso da Saïd Business School na primeira, segunda ou terceira rodadas e marcar a opção “Skoll Scholarship” no formulário de inscrição. A candidatura ao MBA é feita em rodadas e o último prazo possível para a candidatura na bolsa de estudos é 4 de janeiro de 2023. Só serão considerados para a bolsa de estudos, os candidatos que forem aceitos no curso. Os pré-selecionados receberão a confirmação por email e terão que completar a candidatura respondendo questões sobre a sua experiência e motivação para participar do programa.

Durante o processo de inscrição, além dos certificados dos testes GMAT/GRE e IELTS ou TOEFL, você terá que enviar currículo, duas cartas de recomendação e histórico acadêmico.

Mais informações aqui.

Fonte: https://partiuintercambio.org/

03.08.2022. BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA MULHERES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO

Está aberto até 15 de janeiro o edital do Dorothy Marchus Senesh Fellowship for Women from Countries in the Global South in Peace and Development Studies do International Peace Reseach Association Foundation (IPRA). Esse programa com nome grandão oferece bolsas de pós-graduação para mulheres estudarem em qualquer lugar do mundo.

O programa homenageia uma importante ativista pela justiça e paz internacional. Dorothy Senesh morreu em 1989, e o seu marido Lawrence criou a bolsa com o seu nome em 1990. Desde então, a cada dois anos o projeto premia duas candidatas com 5 mil dólares anuais. As bolsas para pós-graduação para mulheres têm duração de dois anos. O valor total do benefício é, portanto, de 10 mil dólares.

Podem se candidatar ao programa mulheres cujos estudos tenham relação com os objetivos da Associação de Pesquisa pela Paz (IPRA, na sigla em inglês). A instituição fomenta investigações interdisciplinares sobre processos de paz e causas de guerras e outros tipos de violência.

As candidatas devem ter graduação e precisam ter sido aceitas em uma pós-graduação em qualquer lugar do mundo. Ótima oportunidade para quem não tem bolsa de estudos.

Veja mais informações sobre a bolsa, bem como, o formulário de candidatura  aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

05.08.2022. PROGRAMA VANIER CONCEDE BOLSAS PARA DOUTORADO NO CANADÁ

Com o objetivo de atrair estudantes qualificados para as universidades do país, o governo canadense lançou em 2008 o programa Vanier de bolsas para doutorado no Canadá. O auxílio oferecido pelo programa Vanier é de 50 mil dólares canadenses por ano. As bolsas têm duração de três anos. Elas são distribuídas igualmente entre três agências federais, que definem também as áreas de pesquisa incluídas no programa: Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde (CIHR); Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC); Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC).

O programa possui basicamente três critérios de seleção: excelência acadêmica, potencial de pesquisa e perfil de liderança. Os bolsistas devem demonstrar habilidades de líder e apresentar um bom desempenho nos estudos universitários realizados até então. O tema de pesquisa do candidato também será levado em consideração na seleção. A investigação deve ser significativa e original e ter chances de ser publicada.

Quem deseja concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá deve ser indicado pela universidade canadense na qual deseja estudar para a bolsa Vanier. Esta, por sua vez, irá nominar aqueles que forem pré-selecionados.

Os prazos para inscrição variam conforme a universidade. No entanto, as universidades canadenses devem fazer as indicações até o dia 1 de novembro.

Conheça mais sobre o programa aqui.

Veja o guia para candidatura aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

19.07.2022. IILA recebe inscrições para edital de bolsas para estágio e especialização na Itália

O Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano (IILA) está divulgando o seu edital anual de bolsas para especialização, atualização profissional ou estágio de pesquisa na Itália. O prazo para inscrições vai até 30 de setembro. O programa tem duração de no mínimo três e no máximo seis meses.

O programa é voltado para cidadãos latino-americanos que trabalham nas áreas de:

  • Agroalimentos e tecnologias alimentares;

  • Sustentabilidade ambiental e energias renováveis;

  • Ciências da vida e biotecnologia;

  • Ciências da terra e utilização da tecnologia espacial para observação da terra;

  • Conservação, tutela, restauro do patrimônio cultural.

As bolsas para especialização do IILA incluem um auxílio mensal de 1,2 mil euros para custos de acomodação e alimentação e um seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os gastos com as passagens aéreas de ida e volta da Itália ficam a cargo do bolsista.

Os selecionados realizarão suas experiências de pesquisa, especialização ou atualização em instituições italianas, como universidades e hospitais, ou no setor público, em ministérios e prefeituras, por exemplo.

É desejável que o candidato tenhconhecimento de italiano.

Os interessados devem, primeiramente, escolher uma instituição italiana ou internacional com sede na Itália, pública ou privada, e entrar em contato com a mesma, sem intervenção do IILA. Caso sejam aceitos pela instituição, devem solicitar uma carta de aceite (original, em papel timbrado e com detalhes do projeto/curso) assinada por um representante ou autoridade.

Depois disso, podem apresentar a solicitação de suporte preenchendo o formulário online de candidatura à bolsa de especialização até 30 de setembro de 2022. A inscrição pode ser feita em qualquer idioma oficial da organização – espanhol, italiano, português ou francês.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail borse@iila.org.

Conheça o edital do programa em <https://iila.org/wp-content/uploads/2022/05/Bando_PT_2023_link-rivisto-26.43.pdf>.

Fonte: partiuintercambio.org

15.07.2022. Australian National University dá bolsas para pós-graduação na Austrália pelo RTP

Entre as universidades participantes do Research Training Program (RTP), programa de bolsas do governo australiano, está a Australian National University (ANU).

O RTP é um edital é focado em programas de pós-graduação — mestrado e doutorado — voltados para pesquisa acadêmica e beneficia estudantes internacionais que tenham um bom desempenho acadêmico. Sendo assim, as bolsas são concedidas aos candidatos mais bem classificados na seleção.

A instituição de ensino superior é uma das principais do país e fica em Canberra, a capital da Austrália. A sua oferta de estudos contempla diferentes áreas do conhecimento:

  • Engenharia e ciência da computação;

  • Negócios;

  • Artes, sociedade e cultura;

  • Direito;

  • Ciências naturais, físicas e ambientais;

  • Saúde.

As bolsas do RTP para estudar na Australian National University incluem uma série de benefícios, como taxas de matrícula; subsídio anual de $28,597; auxílio para despesas de viagem; subsídio para tese; abono para dependente.

Para quem está ingressando na Australian National University, não é necessário nenhum tipo de candidatura separada para o RTP. Isso significa que todos os candidatos elegíveis que se inscreverem para mestrados e doutorados na instituição australiana serão considerados e apresentarem documentação completa de candidatura, incluindo proficiência de inglês comprovada por TOEFL ou IELTS.

É necessário apenas indicar no formulário de inscrição o desejo de concorrer a uma das bolsas e se inscrever até o dia 31 de agosto (deadline para estudantes internacionais).

Conheça mais sobre o programa aqui.

Fonte: partiuintercambio.org 

 

15.07.2022. Programa de bolsas no México para intercâmbio e pós-graduação

O Merit Awards for International Students ou Becas de Excelencia del Gobierno de México para Extranjeros é um programa do governo mexicano que contempla estudantes estrangeiros com bolsas para Intercâmbio e pós-graduação no México. As candidaturas estão abertas até o dia 24 de julho.

O objetivo das bolsas para pós-graduação no México é fortalecer o papel do país como ator com responsabilidade global. O programa do AMEXCID contempla candidatos interessados em diferentes modalidades e durações de bolsas:

  • Programa de intercâmbio no mestrado (mestrado sanduíche) – máx. 18 meses;
  • Estadia de investigação no mestrado, doutorado ou pós-doutorado (mín 1 mês e máx. 12);

  • Especialização (máx. 12 meses);

  • Mestrado (máx. 24 meses);

  • Doutorado (máx. 36 meses);

  • Especialidades e subespecialidades médicas (máx. 36 meses);

  • Cursos de alta especialidade médica (máx. 12 meses).

A bolsa para mestrado inclui um auxílio mensal equivale a cerca de 11.700,36 pesos mexicanos por mês.

Para programas de doutorado, o auxílio mensal será de cerca de 14.625,45 pesos mexicanos. O programa também cobre taxas universitárias, seguro saúde a partir do 7º mês no país, custos relacionados ao visto e transporte internacional após a conclusão satisfatória da bolsa.

Para se candidatar, o estudante precisa ter um diploma universitário que permita o acesso ao curso desejado. Além disso, está entre os requisitos de um candidato ideal ter uma média de no mínimo 85 (em uma escala de 0 a 100). É necessário também ter proficiência em espanhol.

Para receber o benefício, o candidato precisa também cumprir os requisitos do curso escolhido e ser aceito no curso ao qual se candidatou.

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas através do Sistema de Gestión de Cooperación Académica (SIGCA). A candidatura deve ser feita em espanhol e os documentos que não estiverem em língua espanhola devem ser acompanhados de tradução. No entanto, pode ser uma tradução simples, não juramentada.

Confira o edital para candidatura aqui.

Saiba quais as instituições participantes aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

30.06.2022. Universidade de Uppsala dá bolsas para doutorado, para pesquisa e pós-doutorado na Suécia

A Universidade de Uppsala, na Suécia, oferece bolsas para doutorado em vários campos do conhecimento. São oportunidades em áreas como desenvolvimento sustentável, resolução de conflitos, saúde, engenharia, ciências humanas, ciências sociais e outras.

As oportunidades têm diferentes requisitos e prazos de inscrição, de acordo com a área de pesquisa. As bolsas para doutorado são integrais e costumam ter duração máxima de quatro anos. Os selecionados recebem um salário e precisam ter dedicação integral ao seu projeto de pesquisa.

Para concorrer às bolsas, é preciso ter mestrado em área relacionada ao programa de interesse. Além disso, é necessário saber inglês. Em alguns casos, é também desejável que o candidato tenha algum conhecimento de sueco.

As inscrições devem ser feitas através do portal da Universidade de Uppsala.

Para saber mais sobre as bolsas de doutorado, período de inscrições e áreas clique aqui.

Além das bolsas para doutorado, a Universidade de Uppsala também tem bolsas para pesquisa e pós-doutorado na Suécia em diferentes áreas. Os prazos para se candidatar variam de acordo com a vaga.

As bolsas para pós-doutorado incluem um salário e exigem dedicação integral. As durações dependem do tipo de programa: a estadia de pesquisa pode durar de três a seis meses, enquanto a de pós-doutorado dura mais de seis meses. As inscrições devem ser feitas através do portal da Universidade de Uppsala. E você pode obter mais informações aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

23.06.2022. Programa do governo dá bolsas para fazer mestrado na Argentina

Programa de Bolsas Internacionais do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia anunciou recentemente a abertura do edital para bolsas de mestrado na Argentina. O prazo para se candidatar se encerra no dia 9 de setembro.

Os interessados devem encontrar um curso de interesse do programa e entrar em contato com a universidade em questão. Os cursos são nas mais variadas áreas e você pode consultar a lista aqui. .

São oferecidas 30 bolsas anuais para mestrado na Argentina. A duração do programa é de 9 meses (março a novembro de 2023) renováveis pelo mesmo período em 2024. As renovações são restritas aos bolsistas que cumprirem os requisitos acadêmicos em tempo e forma. Além disso, é preciso também apresentar um cronograma de trabalho que inclua a finalização do curso no final do segundo ano de bolsa.

O valor da bolsa é de $129.498 pesos argentinos (cerca de R$ 5431,47) mensais durante 9 meses. O programa também inclui cobertura médica assistencial (de até 15 mil pesos) e pagamento da matrícula de até 120 mil pesos argentinos por ano. Se o valor da matrícula superar esse valor, o bolsista deverá se responsabilizar ou consultar a universidade sobre a possibilidade de isenção.

Para poder se candidatar às bolsas para mestrado é preciso ter graduação e ser proveniente da América Latina ou do Caribe. Além disso, também são requisitos: não estar residindo na Argentina no momento da candidatura; não ter iniciado pós-graduação na Argentina; possuir um excelente histórico acadêmico na graduação; ter boa experiência profissional; não ter completado 35 anos antes de 9 de setembro de 2022 (data de encerramento do edital); cumprir com todos os requisitos estabelecidos para sua admissão na universidade escolhida; cumprir todos os requisitos migratórios para entrar e permanecer na Argentina.

A candidatura deve ser feita pela internet até o dia 9 de setembro. A documentação que deve ser apresentada deve ser escaneada preferencialmente colorida e enviada em um único arquivo PDF denominado: APELLIDO_BIR_LATyC 2023.pdf. Os documentos podem ser enviados por email para marcelaalejandra.sanchez@educacion.gob.ar com o assunto: SOBRENOME, Postulación BIR_LATyC 2023.

Para ver quais os documentos necessários, outras informações e o edital completo acesse aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

23.06.2022. Bolsas para pesquisa em Harvard em diversas áreas

O Instituto Radcliffe para Estudos Avançados abriu edital para selecionar interessados em bolsa para pesquisa em Harvard. O programa é voltado a cientistas, escritores, acadêmicos, intelectuais e artistas excepcionais cujo trabalho esteja fazendo diferença em seus campos e no mundo em geral. O programa tem o objetivo de reunir os selecionados em uma comunidade criativa e interdisciplinar. Portanto, essa bolsa de pesquisa em Harvard é uma oportunidade de se afastar das rotinas e mergulhar profundamente no seu projeto.

Os candidatos à bolsa para pesquisa em Harvard, independentemente de suas áreas, devem ter no currículo realizações de peso. Abaixo, veja o que se espera dos interessados de cada área:

Ciências humanas e sociais

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;

  • Ter publicado uma monografia ou pelo menos dois artigos em revistas especializadas ou coleções editadas.

Ciências, engenharia e matemática

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;

  • Ter publicado pelo menos cinco artigos em revistas especializadas (a maioria dos bolsistas dessas áreas publicaram dezenas de artigos).

Audiovisual

  • Ter um corpo de trabalho independente já exibido em galerias ou museu, festivais de cinema ou transmitido na televisão.

Artes visuais

  • Ter evidências de sucesso com pelo menos cinco anos de trabalho como artista profissional, incluindo pelo menos duas exposições individuais.

Escritores

  • Possuir um ou mais livros publicados;

  • Possuir contrato para publicação de um livro ou pelo menos três trabalhos mais breves publicados.

Poetas

  • Ter publicado pelo menos 20 poemas nos últimos cinco anos ou um livro de poesia;

  • Estar em processo de conclusão de um manuscrito.

Jornalistas

  • Devem ter trabalhado profissionalmente como jornalista por pelo menos cinco anos.

Dramaturgos

  • Ter um corpo significativo de trabalho independente, o que inclui peças produzidas.

Composição musical

  • É desejável, mas não obrigatório que os candidatos tenham doutorado;

  • Ter bom desempenho profissional, com registro de performances recentes.

O programa de pesquisa em Harvard não se destina a servir como uma bolsa de pós-doutorado.

São concedidas 50 bolsas a cada ano acadêmico. Os candidatos podem se inscrever individualmente. Porém, também são aceitos grupos de até três pessoas trabalhando no mesmo projeto. As bolsas têm duração de setembro de 2023 a maio de 2024. Os bolsistas recebem um auxílio de 78 mil dólares mais 5 mil dólares adicionais para cobrir as despesas do projeto.

O prazo para se candidatar varia de acordo com a área de interesse. Para candidatos das ciências humanas, sociais e artes, o deadline é 9 de setembro. Para ciências, engenharia e matemática, é 29 de setembro.

A candidatura é online e consiste em preencher um formulário, enviar o currículo e a proposta de projeto, uma amostra de trabalho e o contato de referências. As cartas de recomendação serão solicitadas diretamente a elas por email.

Mais informações sobre o programa, veja aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

01.06.2022. BOLSA DE ESTUDOS PARA ESPECIALIZAÇÃO NA ITÁLIA

A Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, anunciou a abertura de inscrições para a concessão de bolsas de estudo a cidadãos de seus países-membros, para a realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação "lato sensu"), com duração de 3 a 6 meses. As inscrições estão abertas até 30 de setembro próximo. O Brasil é país membro da IILA!

Os temas de estudo são: setor agroalimentar e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, tutela e restauração do patrimônio cultural; e ciências da Terra e utilização das tecnologias espaciais para a observação da Terra. A bolsa de estudos prevê o pagamento de 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil. O custo das passagens ficará a cargo dos bolsistas.

São requisitos para obtenção da bolsa: i) ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA; ii) ter idade máxima de 40 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se em um ano por cada filho, até um máximo de 3 anos); iii) possuir diploma universitário em matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa e comprovada experiência; iv) apresentar projeto de trabalho, pesquisa, ou de curso, que possa ser realizado nos tempos requeridos pela bolsa, indicando a carga horária semanal do mesmo. No caso de curso, será preciso enviar o programa; v) ter obtido carta de aceitação por parte da instituição na qual se deseja fazer o estágio; e vi) ter tido envolvimento em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas, privadas ou ONGs, na América Latina, relacionadas com o tema da bolsa solicitada, bem como carta de apresentação dessas instituições como referência. Além desses requisitos, o término da estada e do curso deve necessariamente ocorrer até 31 de janeiro de 2024. É considerado desejável o conhecimento da língua italiana.

O candidato deverá entrar em contato, por conta própria, com a instituição, pública ou privada, italiana ou internacional, com sede na Itália, onde pretende fazer o estágio. Deverá pedir carta de aceitação da instituição em papel timbrado e com detalhes do projeto ou do curso a ser realizado, assinado em original por um representante ou por uma autoridade. A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário disponível no sítio eletrônico www.iila.org, a ser preenchido em português, espanhol, italiano ou francês.

Informações adicionais podem ser obtidas aqui.

 

30.05.2022. BOLSA DE ESTUDOS PARA ESPECIALIZAÇÃO NA ITÁLIA

A Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, anunciou a abertura de inscrições para a concessão de bolsas de estudo a cidadãos de seus países-membros, para a realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação "lato sensu"), com duração de 3 a 6 meses. As inscrições estão abertas até 30 de setembro próximo. O Brasil é país membro da IILA!

 

Os temas de estudo são: setor agroalimentar e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, tutela e restauração do patrimônio cultural; e ciências da Terra e utilização das tecnologias espaciais para a observação da Terra. A bolsa de estudos prevê o pagamento de 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil. O custo das passagens ficará a cargo dos bolsistas.

 

São requisitos para obtenção da bolsa: i) ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA; ii) ter idade máxima de 40 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se em um ano por cada filho, até um máximo de 3 anos); iii) possuir diploma universitário em matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa e comprovada experiência; iv) apresentar projeto de trabalho, pesquisa, ou de curso, que possa ser realizado nos tempos requeridos pela bolsa, indicando a carga horária semanal do mesmo. No caso de curso, será preciso enviar o programa; v) ter obtido carta de aceitação por parte da instituição na qual se deseja fazer o estágio; e vi) ter tido envolvimento em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas, privadas ou ONGs, na América Latina, relacionadas com o tema da bolsa solicitada, bem como carta de apresentação dessas instituições como referência. Além desses requisitos, o término da estada e do curso deve necessariamente ocorrer até 31 de janeiro de 2024. É considerado desejável o conhecimento da língua italiana.

 

O candidato deverá entrar em contato, por conta própria, com a instituição, pública ou privada, italiana ou internacional, com sede na Itália, onde pretende fazer o estágio. Deverá pedir carta de aceitação da instituição em papel timbrado e com detalhes do projeto ou do curso a ser realizado, assinado em original por um representante ou por uma autoridade. A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário disponível no sítio eletrônico www.iila.org, a ser preenchido em português, espanhol, italiano ou francês.

 

Informações adicionais podem ser obtidas AQUI.

27.05.2022. Bolsas de doutorado na Itália para estudar na Toscana em diferentes áreas

Está aberto o edital 2022/2023 da Scuola Normale Superiore (SNS) para bolsas de doutorado na Itália.

As bolsas de doutorado na Itália são para estudar em Pisa ou em Florença em diversos âmbitos científicos. As inscrições para o Edital Faculdade de Ciências e Faculdade de Ciências Sociais e Políticas vão até 25/08/2022 (sessão de outono).

As candidaturas devem ser realizadas pelo site e o candidato recebe em seguida um email com o registro do seu pedido de inscrição.

Todos os cursos começam em novembro e todos os candidatos aprovados receberão bolsas de estudos ou outros tipos de financiamento para as suas atividades de pesquisa. Além disso, em todos os cursos de doutorado, pelo menos uma das vagas é destinada a candidatos que fizeram mestrado em uma universidade não italiana.

As bolsas de doutorado na Itália serão pagas em 12 parcelas mensais sujeitas ao cumprimento dos deveres acadêmicos por parte dos estudantes. Para o ano letivo de 2022-2023, o benefício é de 17 mil euros, incluindo um subsídio de alojamento. No programa também estão incluídas refeições gratuitas nas instalações da universidade durante todo o período do curso. Candidatos não europeus serão reembolsados por custos de viagem de até mil euros apresentando recibos de despesas.

Não há exigência de prova de proficiência, mas você precisa comprovar inglês fluente nas entrevistas de admissão — que serão realizadas em inglês ou italiano dependendo da língua do seu curso.

Alguns dos requisitos para participar do processo seletivo são: ter um diploma equivalente ao do mestrado (“Laurea Magistrale” na Itália) até o dia 31 de outubro de 2022; ter nascido depois de 31 de outubro de 1990; não ter feito doutorado em uma universidade italiana e nunca ter se beneficiado de uma bolsa para fazer pesquisa na Itália; não possuir acusações criminais resultantes em mais de três anos de prisão; não ter sido expulso de uma instituição.

Mais informações em https://www.sns.it/en/phd-admission-competition

Fonte: partiuintercambio.org

 

27.05.2022. Universidade em Glasgow e Londres dá bolsas de estudo

A Glasgow Caledonian Univesity (GCU) oferece bolsas para pós-graduação no Reino Unido de até 15 mil libras.  O programa Postgraduate Ambassador Studentship  recebe inscrições até 30 de junho. O valor das bolsas equivalentes ao preço integral da tuition fee de um curso na Universidade e ainda oferece aos bolsistas a oportunidade de trabalhar 1 hora por semana na instituição. Contudo, os estudantes ainda precisam ter fundos próprios para arcar com passagem, alimentação, moradia e seguro-saúde

A Universidade com sede em Glasgow, na Escócia, e em Londres, na Inglaterra, oferece cursos nas mais variadas áreas do conhecimento. São mais de 60 cursos oferecidos em áreas desde indústria criativa commodadesign e marketing até áreas mais tradicionais como engenharia, meio ambiente, finanças, sustentabilidade e outros.  As bolsas são válidas para todos os cursos de nível mestrado

A bolsa da Universidade é para estudantes que já tenham o recebido o aceite da GCU para a pós-graduação que você deseja cursar. Estudantes que já tenham concluíram (ou que estejam prestes a concluir) a graduação podem se candidatar às bolsas. As candidaturas para os mestrados estão disponíveis em links nas páginas de cada curso da GCU.  A documentação para você poder se candidatar para os cursos pode variar de curso para curso, e você deve falar inglês fluentemente.

Mais informações em https://www.gcu.ac.uk/study/scholarships/postgraduate/postgraduateambassadorscholarship .

Fonte: partiuintercambio.org

19.05.2022. Concurso de redação para economistas dá viagem com tudo pago e prêmio em dinheiro

A Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization – WTO) convida jovens economistas doutores ou doutorandos a enviarem trabalhos para um concurso de redação. O objetivo do prêmio é promover pesquisas de alta qualidade sobre política comercial e cooperação comercial internacional e reforçar a relação entre a OMC e a comunidade acadêmica. As redações devem ser enviadas até 6 de junho de 2022.

O OMC Essay Award oferece um prêmio de 5.000 francos suíços ao(s) autor(es) do paper vencedor. No caso de trabalho em coautoria, o prêmio será dividido igualmente entre os autores. O trabalho vencedor será anunciado oficialmente na reunião anual do European Trade Study Group (ETSG), de 8 a 10 de setembro de 2022 na Universidade de Groningen, na Holanda. O autor vencedor receberá financiamento para participar do encontro, sendo que somente o autor dos ensaios selecionados serão notificados.

A redação deve abordar questões relacionadas à política comercial e à cooperação comercial internacional. O(s) autor(es) do trabalho deve(m) ser doutores ou doutorandos e, se tiverem mais de 30 anos, não podem ter mais de dois anos de defesa do doutorado. No caso de artigos em coautoria, esta exigência se aplica a todos os autores. Além disso, para serem considerados para o prêmio, os ensaios não podem exceder 15.000 palavras.

Todas as submissões devem ser enviadas para essay.award@wto.org. As submissões devem incluir como anexos separados em formato PDF o ensaio e o currículo do(s) autor(es), especificando a(s) afiliação(ões) atual(is), a instituição acadêmica que concede o doutorado, o ano (ou o ano previsto) do doutorado, e a data de nascimento do(s) autor(es).

Mais informações em https://www.wto.org/english/news_e/news22_e/essay_16feb22_e.htm

Fonte: partiuintercambio.org

 

17.05.2022. Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha

O curso de Sustainable Development Management (Gestão do Desenvolvimento Sustentável) é um mestrado que combina economia e ciência política com prática em gestão. O conhecimento adquirido permite aos alunos contribuírem ativamente na construção de um mundo com mais sustentabilidade. O mestrado é em inglês e tem duração de três semestres de estudo em tempo integral. Os bolsistas só podem iniciar os estudos no semestre de inverno.

Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 860 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa, se necessário, um curso de dois meses de alemão em julho e agosto. Ele deve ser feito antes do início das aulas.

Para entrar no curso de mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha, é necessário ter um diploma de graduação em uma área relacionada às ciências sociais, à economia ou à engenharia. Também é requisito ser fluente em inglês com nível mínimo B2 e ter um GPA de 2.5 (no sistema de notas alemão).

Além disso, para a bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável, o EPOS também exige que o candidato seja proveniente de um país em desenvolvimento e tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. A motivação para estudar o assunto e se tornar um agente de mudança também conta. Candidatos de grupos menos favorecidos e mulheres terão prioridade da seleção.

O prazo de inscrição para concorrer à bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável é de 1 julho até 1 de agosto.

Mais informações e o site para a inscrição você encontra aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

28.04.2022. AKS Fellowship: bolsa para intercâmbio na Coreia do Sul

A Academia de Estudos Coreanos (AKS) oferece bolsas para intercâmbio na Coreia do Sul para estudantes que queiram passar um semestre no país asiático. A AKS tem como objetivo incentivar o surgimento de jovens líderes recebe inscrições para o AKS Graduate Fellowship, seu programa de mobilidade acadêmica para pós-graduandos.

A proposta da AKS é oferecer um programa de intercâmbio na Coreia para estudantes de pós-graduação internacionais por seis meses, proporcionando-lhes um momento para crescer e se tornar uma próxima geração de acadêmicos promissores em nas áreas de estudos coreanos. Os bolsistas da AKS no Graduate School of Korean Studies (GSKS ) precisam ter disponibilidade para desenvolverem suas pesquisas de mestrado e doutorado sanduíche na Coreia do Sul no período de 1 de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

Os bolsistas da fellowship da AKS para intercâmbio na Coreia do Sul recebem:

  • Remuneração mensal de KRW750,000

  • Passagem de ida e volta para a Coreia do Sul

  • Moradia no campus da AKS

  • Apoio de um professor orientador da AKS que atue na área do bolsista

  • Cursos de coreano e o programa de experiência cultural da AKS

Todo o programa será em coreano, por isso, recomenda-se que os candidatos tenham bons conhecimentodo idioma. Há necessidade de apresentar prova de proficiência de Coreano e/ou de inglês (TOEFL ou IELTS). O programa é voltado para estudantes universitários de mestrado ou doutorado que não estejam na fase de entrega de dissertação ou tese até setembro de 2022.  O foco principal são estudantes cujas pesquisa tenham foco em assuntos relacionados à Coreia do Sul ou aos Estudos Coreanos.

Inscrições: até 13 de maio de 2022

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail grad_fellowship@aks.ac.k

Mais informações aqui.

 

28.04.2022 Bolsas de doutorado na Espanha da Universidade de Salamanca recebem inscrições

Uma parceria entre a Universidade de Salamanca e Banco Santander oferece bolsas de doutorado na Espanha a estudantes latino-americanos. As inscrições vão até às 14h (horário da Espanha) do dia 13 de maio de 2022.

O objetivo do programa é estimular a mobilidade internacional e atrair alunos provenientes de um grupo de países latino-americanos — entre os quais, o Brasil. As bolsas de doutorado na Espanha são voltadas, portanto, para estudantes que tenham essas nacionalidades e queiram fazer doutorado na Universidade de Salamanca.

As bolsas de doutorado na Espanha da Universidade de Salamanca incluem isenção da matrícula e seguro-saúde. Além disso, a bolsa oferece 600 euros mensais por nove meses para cobrir gastos com moradia e alimentação. A bolsa tem duração de um ano e pode ser renovada. Gastos com passagem e visto ficam por conta dos selecionados.

Para se candidatar, é preciso, primeiramente, fazer a inscrição para o curso desejado e, depois, preencher o formulário da bolsa online. Toda a documentação deve ser enviada juntamente com o formulário de candidatura para o email bintdoctorado@usal.es, em formato PDF e em um único email.

Dúvidas podem ser sanadas pelo email bintdoctorado@usal.es.

Mais informações aqui.

 

20.04.2022.Bolsa de mestrado sanduíche na França para brasileiros

A Embaixada da França no Brasil está recebendo candidaturas para um edital de auxílio para brasileiros admitidos no M2 (segundo ano do mestrado, no país). Assim o programa beneficia os selecionados com bolsas para mestrado sanduíche na França ou para mestrandos interessados em dupla diplomação. O programa destina-se a estudantes com menos de 40 anos.

A bolsa para mestrado sanduíche na França tem duração de seis meses. O período em questão será de 1º de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023Os bolsistas do mestrado sanduíche na França terão direito à:

-Isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular do Campus France e de taxas acadêmicas;

-Pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês;

-Auxílio mensal de 310 euros;

-700 euros em subsídio de treinamento;

-Pagamento da cobertura da previdência social na França durante a estadia;

-Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais.

Visto que trata-se de um auxílio parcial, o programa exige que o estudante comprove um financiamento complementar de no mínimo mais 390 euros mensais. Os recursos podem ser pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O programa de auxílio para mestrado sanduíche na França oferece financiamento a mestrandos de qualquer campo de estudo e os candidatos devem já ter sido admitidos para o segundo ano do master (M2) em uma instituição pública de ensino francesa.

Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para bolsam2@campusfrancebrasil.com.br.

Confira o edital do programa aqui.

 

20.04.2022. Fundação Boustany dá bolsa para MBA em Harvard

A bolsa de estudos Boustany MBA Harvard Scholarship é concedida uma vez a cada dois anos para um curso de dois anos na Harvard Business School (HBS) – e está com processo seletivo aberto agora! A próxima turma do MBA em Harvard começará no início do outono estadunidense de 2023 (entre setembro e outubro).

É esperado que os bolsistas façam um estágio não remunerado de dois meses com a Fundação Boustany após o MBA. Os projetos são variados e dizem respeito às atividades da Fundação ou de seus parceiros. As despesas de deslocamento e alojamento relacionadas com o estágio são custeadas pela Fundação.

A bolsa inclui ajuda financeira no valor de US$ 102.200 (US$ 51.100 por ano) para pagar as tuition fees, além de despesas de deslocamento e Alojamento durante o estágio na fundação.

A Fundação só aceitará candidatos com uma excelente formação acadêmica. A bolsa pode ser concedida a candidatos de qualquer nação, mas a organização afirma que será dada prioridade a candidatos de ascendência libanesa. Para se candidatar a bolsa, os candidatos já devem ter recebido a carta de aceite do programa da Harvard University.

Mais informações em https://boustany-foundation.org/scholarship-programmes/mba-harvard/

07.04.2022. Bolsas para pós-doutorado na Polônia a estrangeiros

Programa Ulam tem o objetivo de ajudar pesquisadores estrangeiros a desenvolver suas carreiras concedendo bolsas para pós-doutorado na Polônia. O programa está aberto a pesquisadores de todas as áreas de estudo. A bolsa para pós-doutorado na Polônia cobre os custos de subsistência do pesquisador estrangeiro durante a estadia no país. Ela pode durar de 6 a 24 meses. O valor da bolsa é de aproximadamente 2,2 mil euros por mês, além de um subsídio para custos de mobilidade. O programa oferece um valor adicional para pesquisadores que forem acompanhados do cônjuge (mais aproximadamente 431,55 euros) e/ou filhos pequenos (mais aproximadamente 215 euros). Além disso, a bolsa pode ser aumentada em até aproximadamente 1050 euros, se o bolsista estiver participando de um curso de língua polaca.

O edital está aberto até 10 de maio de 2022 e você pode conferí-lo em https://nawa.gov.pl/en/scientists/the-ulam-programme/call-for-proposals-2022 .

Os resultados devem ser anunciados até 30 de novembro de 2022. Os selecionados deverão começar os estudos depois de 1º de janeiro de 2023 e antes 1º outubro de 2023.

Em caso de dúvidas sobre o Ulam, é possível entrar em contato com Magdalena Kowalczyk através do e-mail ulam@nawa.gov.pl.

Bolsa para mestrado em medicina e saúde internacional na Alemanha

Master of Science in International Health (MScIH) é focado em problemas de saúde relacionados à pobreza em países de baixa e média renda. A formação tem o objetivo de proporcionar uma base sólida de conhecimento sobre os princípios de saúde pública. As inscrições para quem deseja fazer o mestrado com bolsa vão de 15 de maio a 10 de outubro.

Os selecionados terão isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal de 860 euros, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes do início das aulas, previsto para setembro.

O candidato deve ter um diploma de graduação preferencialmente em medicina ou odontologia ou, ser graduado em outras disciplinas relevantes para a saúde pública e pelo menos dois anos de experiência profissional relevante, incluindo algum trabalho em saúde pública em ambientes de baixa e média renda. Além disso, também é requisito ter proficiência em inglês.

Mais informações em:

https://www.daad.org.br/pt/2022/02/25/programa-epos-concede-bolsas-na-area-de-desenvolvimento-sustentavel/

https://www2.daad.de/deutschland/stipendium/datenbank/en/21148-scholarship-database/?status=&origin=48&subjectGrps=&daad=&intention=&q=&page=1&detail=50076777

 

06.04.2022. Curso de inglês online e gratuito do Cambridge English

Cambridge English é uma instituição ligada à Cambridge University que qualifica alunos e professores no mundo todo. Eles oferecem vários materiais gratuitos, entre eles atividades preparatórias para exames, jogos e cursos de inglês online. Eles também têm aulas preparatórias para o IELTS!

Mais informações em https://www.cambridgeenglish.org/learning-english/free-resources/?utm_source=partiu%20intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=curso%20de%20ingles%20online

 

Curso de inglês gratuito na ESOL COURSES

O ESOL Courses é um site gratuito de ensino de inglês. ESOL significa “english for speakers of other languages”. O portal disponibiliza um vasto material e diversos cursos online de inglês para todos os níveis. Há conteúdo tanto para alunos quanto para professores.

Mais informações em https://www.esolcourses.com/?utm_source=Partiu%20Intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=curso%20de%20ingles%20online

 

24.03.2022. Universidade de Auckland dá bolsas para estudar na Nova Zelândia: pós-graduação

International Student Excellence Scholarship é um programa da Universidade de Auckland que oferece bolsas para estudar na Nova Zelândia. Ele é voltado para candidatos internacionais interessados em ingressar em uma graduação ou pós-graduação no país. Todas as áreas do conhecimento são contempladas. Podem se candidatar estudantes interessados em bachelorspostgraduate diploma e masters (taught). Toda a oferta formativa da instituição, você encontra em https://www.auckland.ac.nz/en/study/study-options/find-a-study-option.html?programmeStartDate=Semester%20One%202021&_charset_=UTF-8#list

Por meio desse programa, a Universidade de Auckland concede até 50 bolsas para estudar na Nova Zelândia para cada semestre. O benefício é de no máximo 10 mil dólares neozelandeses. O valor serve como crédito para pagamento das taxas obrigatórias do primeiro ano do estudante na instituição. São elegíveis para as bolsas todos os estudantes internacionais que sejam aceitos para fazer uma pós-graduação na Universidade de Auckland e ainda não começaram os estudos. Para isso, você deve ter cumprido os requisitos da universidade e do curso almejado (proficiência em inglês é necessária).

A seleção para as bolsas para estudar na Nova Zelândia leva em consideração o mérito acadêmico, a qualidade da carta de motivação e da recomendação do candidato.

As candidaturas para as bolsas para estudar na Nova Zelândia da Universidade de Auckland acontecem em duas sessões, cada uma para o ingresso em um semestre:

-10 de outubro a 21 de novembro de 2022 (para iniciar os estudos no semestre I)

-9 de março a 20 de abril de 2022 (para iniciar no semestre II).

As inscrições devem ser feitas no site da instituição (https://www.auckland.ac.nz/en.html ) através do preenchimento de um formulário.

 

10.03.22. Bolsas para fazer mestrado em gestão hídrica na Holanda no instituto da UNESCO

Rotary está recebendo candidaturas para bolsas para mestrado em gestão hídrica na Holanda. O programa Rotary Scholarships for Water and Sanitation Professionals pode ser uma ótima oportunidade para estudar em Delft no Instituto de Educação Hídrica da UNESCO (IHE Delft Institute for Water Education). As inscrições podem ser feitas até 1 de abril. As bolsas para mestrado na Holanda são destinadas a estudantes ou profissionais interessados no curso Master of Science degree program in Water and Sustainable Development em uma das especializações elegíveis:  Water and Health Water Resources ou Ecosystem Health.

Para se candidatar à bolsa de mestrado em gestão hídrica na Holanda é necessário se inscrever e ter uma carta de aceite em um dos mestrados participantes do programa. Posteriormente, o interessado deve realizar a solicitação da bolsa diretamente no Rotary Club mais próximo do local onde ele mora.

A candidatura para o curso pode ser feita até 1 de abril.

Mais informações em https://www.un-ihe.org/rotary-scholarships-water-and-sanitation-professionals

Dúvidas sobre a seleção dos cursos de mestrado em gestão hídrica na Holanda podem ser enviadas por e-mail para i.melis@un-ihe.org.

Dúvidas sobre as bolsas devem ser enviadas para  grants@rotary.org

 

10.03.22. Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt



O Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt é uma iniciativa da CAPES em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades de bolsas

    • Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
    • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

As chamadas, o cronograma e outras informações estão disponíveis em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/alemanha/programa-bolsas-para-pesquisa-capeshumboldt

 

03.03.22

Bolsa para pós-graduação na Argentina

Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsa para pós-graduação na Argentina. Ele é voltado a estudantes provenientes de países latino-americanos. No geral, as inscrições vão de 19 de julho a 13 de agosto de 2021 para doutorado. No entanto, dentro desses períodos, há prazos específicos que variam conforme o número do documento de identificação do candidato.

As bolsas de doutorado na Argentina têm duração de 60 meses e não são renováveis. Os bolsistas recebem um subsídio e têm obrigação de se dedicar exclusivamente ao seu projeto de pesquisa. Eles só poderão acrescentar a sua remuneração um cargo de ensino secundário ou universitário com deduções horárias estabelecidas no regulamento do programa.

Para se candidatar à  bolsa de pós-graduação na Argentina, o interessado deve propor uma universidade de interesse. Ela deve ser definida após a escolha de um diretor/co-diretor durante a solicitação da bolsa para pós-graduação na Argentina.

Somente depois que esse diretor realizar os trâmites necessários, o candidato deve prosseguir com o processo de inscrição e preencher a candidatura para a bolsa para pós-graduação na Argentina no site. Os documentos devem ser enviados somente via site (SIGEVA), pois, a partir deste ano, não é mais necessário enviar uma versão impressa pelo correio.

O prazo para se inscrever depende do último dígito do número do passaporte (no caso dos brasileiros), sendo:

Doutorado

0: 09/08/2021

1: 10/08/2021

2 e 3: 11/08/2021

4, 5 e 6: 12/08/2021

7, 8 e 9: 13/08/2021

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para concursobecas@conicet.gov.ar, indicando o tipo de bolsa de pós-graduação na Argentina que você deseja.

 

22.02.22

       O Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e Caribe (CREFAL) convida docentes, estudantes e todas as pessoas interessadas em incorporar em suas práticas a educação em direitos humanos para se inscreverem no curso Educação em Direitos Humanos: conhecer, aplicar, intervir. A duração do curso é de 10 semanas, de 15 de março a 23 de maio de 2022, com carga horária de 80h. O curso é gratuito e será disponibilizado de forma online.

Mais informações em: http://www.crefal.org/

 

Genopole (@genopoleevry), o principal biocluster da França, lançou o programa ApogeeBio, que oferece, este ano, 8 bolsas de pós-doutorado em Ciência da Vida e Saúde com salário de até 3.000€/mês, durante 24 meses.

Se você estiver interessado, entre em contato diretamente com as equipes para propor seu projeto. Veja a lista dos campos de pesquisa ???????? https://bit.ly/3nRtvpm . Inscrições até 22/02/2022.

 

18.10.21>> Winter job na Suíça: CERN oferece vagas para estágio remunerado

Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) já está recebendo candidaturas para a edição de 2022 do seu programa anual de winter job para estágio remunerado na instituição, localizada na Suíça. As oportunidades para winter job no CERN tem duração de no mínimo um e no máximo seis meses.

De acordo com o edital do programa para winter job no CERN, é possível se candidatar às vagas de estágio em qualquer momento do ano e o prazo é outubro de 2022 (a data específica não é divulgada).

Mais informações, acesse: https://jobs.smartrecruiters.com/ni/CERN/bb3ce4d8-a9e3-4cac-a3f4-afc1fd4dc727-short-term-internship-2022

Para saber mais sobre o CERN, acesse: https://home.cern/

 

21.09.21>> Universidade de Copenhague: bolsas de mestrado na área de alimentos

O curso da Universidade de Copenhague tem duração de dois anos e as aulas são ministradas  completamente em inglês. O programa oferece três ênfases diferentes: Ciência e Tecnologia de Alimentos Geral, Ciência e Tecnologia Cervejeira, Ciência e Tecnologia de Laticínios. Para poder se inscrever, é necessário graduação em área relevante para o mestrado e proficiência na língua inglesa comprovada com a pontuação obtida no IELTS (mínimo 6.5) ou no TOEFL (iBT 83) e pagar a taxa de inscrição da universidade que é de 100 euros.  As inscrições vão até 15 de janeiro de 2022.

Mais informações, acesse: https://studies.ku.dk/masters/food-science-and-technology/application-procedure/scholarships/?utm_source=Partiu%20Intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=master2019

 

21.09.21>> ILGSPD: Mestrado em direito internacional com bolsa Erasmus em vários países europeus

Erasmus Mundus Master in International Law of Global Security, Peace and Development (ILGSPD) é um mestrado em direito internacional que oferece a oportunidade de estudar em três instituições europeias ao longo de dois anos e receber dupla ou múltipla diplomação.O ILGSPD tem duração de 24 meses e é formado por um consórcio de seis universidades europeias. 

Os interessados em fazer o mestrado em direito internacional com bolsa Erasmus Mundus devem se inscrever até o dia 21 de janeiro de 2022 por meio do portal de candidaturas online da Universidade de Glasgow.

Mais informações sobre o programa, acesse: https://www.gla.ac.uk/postgraduate/erasmusmundus/ilgspd/programme/

Para saber mais sobre bolsas, acesse:https://www.gla.ac.uk/postgraduate/erasmusmundus/ilgspd/scholarships/#

Para acessar o guia de inscrição, acesse: https://www.gla.ac.uk/postgraduate/erasmusmundus/ilgspd/apply/#applicationdeadlines

 

26.07.21>>IHEID oferece bolsas para pós-graduação em Genebra

Os cursos de mestrado e doutorado do IHEID têm o objetivo de fornecer uma sólida compreensão sobre os processos locais e globais que definem as políticas e práticas das relações internacionais e do desenvolvimento. Assim, a instituição oferece cursos em áreas como economia, direito, ciência política, antropologia, sociologia, história e, é claro, relações internacionais. O estudante do IHEID pode receber uma modalidade de auxílio ou uma combinação de diferentes tipos de suporte, entre os quais: Bolsas de estudo: parciais (10 mil francos suíços anuais) ou integrais (20 mil francos suíços anuais); Redução das taxas universitárias; Emprego remunerado: estágio de ensino, de pesquisa ou cargo de apoio administrativo no instituto de Pós-Graduação.

Para mais informações, acesse: https://www.graduateinstitute.ch/fees-financial-aid

 

 07.07.21>> Governo oferece bolsa para pós-graduação na Argentina

Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsa para pós-graduação na Argentina. Ele é voltado a estudantes provenientes de países latino-americanos. No geral, as inscrições vão de 14 de fevereiro a 4 de março de 2022 para pós-doutorado, dependendo do último dígito do número do passaporte (no caso dos brasileiros), sendo:

  • 0, 1, 2 e 3: 02/03/2022
  • 4, 5 e 6: 03/03/2022
  • 7, 8 e 9: 04/03/2022

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para concursobecas@conicet.gov.ar, indicando o tipo de bolsa de pós-graduação na Argentina que você deseja.

Para ler o edital do pós-doutorado, acesse: https://convocatorias.conicet.gov.ar/wp-content/uploads/sites/3/BASES-PD-TEMAS-GENERALES-2021.pdf

Para ler o edital do doutorado, acesse: https://convocatorias.conicet.gov.ar/wp-content/uploads/sites/3/BASES-DOC-TEMAS-GENERALES-2021.pdf

Para acessar mais informações sobre o programa, acesse: https://convocatorias.conicet.gov.ar/internas/

 

 

 



Anexos:
Modelo de carta de recomendação - inglês
Convocatória curso CREFAL
Informações curso CREFAL


Apresentação
Mobilidade
Convênios, Acordos e Redes
Gestão e Indicadores
Formulários
Contato
Eventos e Notícias
Editais
Consulados e Embaixadas
Oportunidades para Pós-Graduação
Semana de Internacionalização
Oportunidades para Graduação
Manuais e Regulamentos