ARELIN

Eventos e Notícias

 08.11.2022 - Inscrições abertas para a série de sessões informativas sobre os exames TOEFL  iBT e TOEFL ESSENTIALS
 
    A Diretoria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, da Educational Testing Service  – ETS, fará uma série de sessões informativas sobre os exames TOEFL iBT TOEFL ESSENTIALS, realizadas no âmbito da parceria entre a ETS e o GCUB.
      Mais informações e orientações sobre os eventos:
  1. As sessões informativas são gratuitas e serão transmitidas ao vivo por meio do canal do GCUB no Youtube.
     
  2. Data limite para inscrições: 22 de novembro de 2022até às 23:59 (horário de Brasília-DF).
     
  3. Público-alvo: Professores, Estudantes, Pesquisadores e Funcionários das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  4. Número de vagas disponíveis: não há limite de vagas.
     
  5. As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário disponível no link:https://form.jotform.com/223102982802652
 
 
 

07.11.2022. Webinário Internacionalização da Extensão: olhares brasileiros e canadenses

A Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) rede da qual a UEMS é signatária, promoverá na próxima quarta-feira, 09/11, das 17h30 às 18h30, o webinário Internacionalização da Extensão: olhares brasileiros e canadenses da Série FAUBAI Connections.
Realizado em parceria com os Escritórios Internacionais da Juventude do Quebec (LOJIQ), o webinário será realizado na plataforma Zoom, em língua inglesa, sem tradução.
O webinário é aberto a todo interessado de sua IES e as inscrições devem ser realizadas aqui.

 

26.10.2022.Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2022, serão realizadas as sessões do Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test com transmissão ao vivo por meio do Youtube.
 
A sessão Part 1 abordará os seguintes tópicos do exame: "Reading and Listening".
       Instruções de acesso para o Workshop:
A sessão Part 2 abordará os seguintes tópicos do exame: "Speaking and Writing".
       Instruções de acesso para o Workshop:        

 

25.10.2022. CLUBE DE CONVERSAÇÃO EM FRANCÊS

Os Clubes de Conversação são iniciativas para a prática de algum idioma. São voltados para quem já estudou ou estuda uma língua estrangeira mas não tem oportunidade de praticar no dia a dia. A ARELIN está organizando um Clube de Conversação em francês, assim, se você lê e entende bem o francês, mas quer destravar na hora da conversação, responda o seguinte questionário - clique aqui.

 

25.10.2022. LATAM AMERICA MASTERCLASSES

Começa hoje, 25 de outubro, o evento Latam America Masterclasses, promovido pela New Zealand Education, que oferecerá uma visão de como funciona o sistema educacional na Nova Zelândia e como ele pode preparar jovens para um futuro sustentável.

Com duração de dois dias, é indicado para estudantes que desejam aprender mais sobre a educação neozelandesa, uma vez que os inscritos poderão participar de uma série de aulas (de 25 minutos de duração) com professores que mostrarão por que alunos de todas as partes do mundo escolhem a Nova Zelândia como o país que oferece habilidades e conhecimentos que os preparam para o futuro.

Mais informações: https://thinknewnz.com/pt

 

18.10.2022. ENGLISH CLUB - AQUIDAUANA

17.10.2022 - MISSÃO INTERNACIONAL DA ABRUEM TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO DIA 10 DE OUTUBRO

Teve início na segunda-feira, 10 de outubro, a missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A viagem tem como destino o México. Ao todo, 28 representantes das instituições de ensino superior filiadas à Abruem comporão a comitiva.

O objetivo da missão é discutir possibilidades de cooperação entre as universidades que proporcionem o aprimoramento e a internacionalização da educação superior dos países, com foco principal na melhor compreensão dos diferentes sistemas de ensino superior. Dessa forma, a cooperação apoiará o desenvolvimento de pesquisas bilaterais em temas relevantes ao desenvolvimento social e econômico e a criação de novos mecanismos de mobilidade docente, discente e do corpo técnico entre as universidades participantes.

Na primeira semana da viagem os participantes visitarão a Embaixada do Brasil no México e as seguintes instituições: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Universidad de las Américas Puebla, Instituto Tecnológico Autónomo de México, Universidad Autónoma de Nuevo Léon, Universidade La Salle, Instituto Politécnico Nacional, Universidad Iberoamericana e Universidad Nacional Autónoma de México.

Na segunda semana da missão serão visitados: o Tecnológico de Moterry, o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia, a Universidad Autónoma Metropolitana e a Secretária de Educación Pública.

Compõem o grupo duas representantes da UEMS: Rosenery Loureiro Lourenço - Chefe da Assessoria de Relações Internacionais e Luciana Ferreira da Silva - Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

 

17.10.2022. Embaixada dos Estados Unidos e EducationUSA organizam webinário sobre financiamento de projetos de pesquisa

Na segunda-feira, 31/10, às 16h, ocorrerá webinário sobre financiamento de projetos de pesquisa em Ciência Básica no Brasil, que contará com a participação de Oficiais de Pesquisa da Marinha, Exército e Força Aérea dos EUA.

O evento é voltado para Reitores, Pró-Reitores, Coordenadores e Professores de instituições de ensino superior brasileiras.

Inscrições: https://bit.ly/reuniao31out

 

06.10.2022 Arelin e Proppi integram Missão Internacional ao México

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Brasileiras dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), da qual a UEMS é associada, está promovendo a Viagem Internacional ao México de 09 a 21 de outubro de 2022. A UEMS estará representada pela Profª Drª Rosenery Loureiro Lourenço, Assessora de Relações Internacionais e pela Profª Drª Luciana Ferreira da Silva, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

A missão tem o objetivo de explorar novas possibilidades de cooperação entre as Universidades brasileira e mexicanas, entre as quais destacam a compreensão dos diferentes sistemas de ensino, o apoio aos projetos bilaterais para o desenvolvimento social e econômico, e a geração de novos mecanismos de mobilidade de professores, alunos e de pessoal técnico. Além de, aprofundar os laços entre a ABRUEM e as instituições mexicanas para fomentar a pesquisa e a Educação Superior, serão abordados, entre outros temas, a coordenação entre o meio acadêmico e a indústria.

06.10.2022  Voucher de 15% de desconto para o TOEFL iBT  - Edição Outubro de 2022

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB - a UEMS é associada ao GCUB!

O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.
 
Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/221813041309647.
 
Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis. Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 31 de outubro de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
  6. Além do desconto dos 15% a inscrição para o exame TOEFL iBT, por intermédio do GCUB, evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
Dados para a transferência bancária:
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Dúvidas e esclarecimentos adicionais podem ser sanadas por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.
 
 

05.10.2022 Arelin prepara tutorial para Submissão de Propostas no Sigproj

A Arelin disponibilizou hoje em seu site o Tutorial de Submissão de Propostas do Auxílio Mobilidade Internacional no Sigproj. O material tem objetivo de ajudar servidores e alunos de pós-graduação na submissão de propostas para o Edital de Mobilidade Internacional.

Para acessar o tutorial, acesse: CLIQUE AQUI

19.08.2022. Live sobre internacionalização em casa

Quer saber mais sobre internacionalização em casa? No dia 23 de agosto será realizada a palestra O potencial da troca virtual e da aprendizagem internacional colaborativa online para internacionalização em casa – The potential of Virtual Exchange (VE) and Collaborative Online International Learning (COIL) for Internationalization at Home (IaH), com Alun DeWinter, professor da Universidade de Coventry (Reino Unido).

A palestra será em inglês e o evento é coordenado pela professora Kyria Finardi, com financiamento da Fapes e apoio do PPGE e da SRI da Ufes.

O evento terá início às 10 horas com transmissão pelo YouTube (https://youtu.be/CI_fL27Smcw).

 

19.08.2022. Convite para submissão de artigos

A Associação de Estudos Brasileiros em Macau, parceiros do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), convida autores a submeterem artigos originais sobre diferentes temas relacionadas ao Brasil.
       
Os artigos devem estar na língua inglesa e devem conter entre 5.000 e 10.000 palavras. As normas para publicação podem ser verificadas no seguinte link:  http://aebm.mo/en/uploads/ueditor/file/20180507/1525678451841043.pdf. Os textos devem ser enviados até o dia 15 de novembro de 2022 para o seguinte e-mail: braziliansudies@163.com.

 

28.07.2022. Participe da nossa live tira-dúvidas sobre o Edital de mobilidade internacional/2022!

Vamos responder todas as suas dúvidas sobre o edital da ARELIN de mobilidade internacional/2022, para alunos de pós-graduação e servidores. Mande sua pergunta para o e-mail arelin@uems.br, e no dia 12/08, às 9h, vamos bater um papo sobre como participar, quem pode ir, como se inscrever e por aí vai. Será no canal do Youtube, UEMS Internacional. 

 

01.07.2022. Voucher de 15% de desconto para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Julho de 2022

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB - a UEMS é associada ao GCUB!

O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.
 
Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/221813041309647.
 
Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis. Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 31 de julho de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
  6. Além do desconto dos 15% a inscrição para o exame TOEFL iBT, por intermédio do GCUB, evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
Dados para a transferência bancária:
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Dúvidas e esclarecimentos adicionais podem ser sanadas por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

 

23.06.2022. Dicas para Mobilidade Internacional de Servidores

A Arelin e a Acade preparam uma série de vídeos com Dicas para Mobilidade Internacional de Servidores da UEMS.  Nessa série você vai encontrar dicas de como pensar num tema para se candidatar ao  intercâmbio laboral promovido pelo Edital de Mobilidade Internacional da Arelin, como encontrar uma universidade e como contactar essa universidade para realização desse período de mobilidade. Confira as dicas no nosso canal no YouTube Canal ARELIN.

 

21.06.2022. CÂMARA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA ABRUEM CONVIDA PESQUISADORES PARA E-BOOK

A Câmara de Internacionalização e Mobilidade da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidade Estaduais e Municipais (Abruem) convida pesquisadores e colaboradores da área de internacionalização das instituições de ensino superior filiadas à Associação para a submissão de propostas de resumos para o e-book “Boas práticas e internacionalização: gestão, redes e projetos”.

Todas as diretrizes e modelo para submissão encontram-se em diretrizes e-book.

Os resumos deverão ser encaminhados ao e-mail eliane_segati@uenp.edu.br, com cópia para arelin@uems.br, até 25 de julho, com o seguinte assunto: E-BOOK - CÂMARA DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ABRUEM, para que sejam avaliados pelo Comitê Avaliador.

 

13.06.2022 ARELIN DIVULGA CONVOCATÓRIA DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO VIRTUAL BRASIL-MÉXICO (BRAMEX)

Estão abertas as inscrições para o Programa de intercâmbio acadêmico virtual promovido pelo GCUB em parceria com Universidades mexicanas e brasileiras.

A convocatória está disponível na aba Editais.

 

10.06.2022. SÉRIE DE SESSÕES INFORMATIVAS SOBRE OS EXAMES TOEFL IBT HOME EDITION E GRE-GENERAL TEST

Estão abertas as inscrições para a série de sessões informativas sobre os exames TOEFL  iBT Home Edition GRE-General Test, que contarão com os palestrantes Professor Edson Canela - Diretor Associado da ETS no Brasil e Professora Adiane Blum - Diretora Associada da ETS no Brasil.

Data limite para inscrições: 18 de junho de 2022, até às 23:59 (horário de Brasília-DF).

Datas e horários das sessões:

TOEFL iBT Home Edition: 20 de junho de 2022, de 10h às 11h (horário de Brasília-DF), que será ministrado pelo Professor Edson Canela.

 

GRE- General Test: 27 de junho de 2022, de 10h às 11h (horário de Brasília-DF), que será ministrado pela Professora Adiane Blum.

As sessões informativas são gratuitas e serão transmitidas ao vivo por meio do canal do GCUB no Youtube. Público-alvo: Professores, Estudantes, Pesquisadores e Funcionários das Universidades Associadas ao GCUB. Não há limite de vagas.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://form.jotform.com/221573466009658

 

 

27.05.2022. Universidade de Liubliana na Eslovênia quer estabelecer parcerias com IES brasileiras

A chefe do Escritório de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (FDV, no acrônimo em esloveno) da Universidade de Liubliana, Masa Kolenbrand, esteve na Embaixada Brasileira em Liubliana com o propósito de tratar das perspectivas de cooperação internacional com países da América Latina.

A FDV, maior instituto de pesquisa em ciências sociais da Eslovênia, possui cerca de 20 centros de pesquisa, divididos em quatro departamentos: sociologia, ciência política, comunicação e estudos culturais. O programa curricular compreende 11 cursos de graduação, 12 de mestrado e 3 de
doutorado, com cerca de 60 matérias e 4 cursos de mestrado (em estudos europeus, relações internacionais, informática social e ciência política) ministrados exclusivamente em inglês. A faculdade acolhe, anualmente, mais de 200 estudantes estrangeiros, no marco de mais de 250 acordos bilaterais, com parceiros da UE e de fora do bloco europeu. 
 
Masa Kolenbrand manifestou o interesse da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Liubliana de estabelecer parcerias e projetos de cooperação, especialmente no tocante à mobilidade de professores. Dessa forma, a ARELIN se coloca à disposição para auxiliar nas tratativas iniciais a respeito de acordos e parcerias para mobilidade.

 

26.05.2022. ARELIN participa do 67º Fórum Nacional da ABRUEM

A profa. Dra. Rosenery L. Lourenço, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da UEMS participou, de 18 a 20 de maio, da 67º Fórum Nacional do 67° Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, em Maceió (AL). No evento, o tema central foi “Novos
desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizagens a pandemia ensina às nossas universidades”. A profa. Rosenery faz parte da Câmara Técnica de Internacionalização, que apresentou seus trabalhos com a palestra intitulada “Mobilidade Low-Touch: desafios, aprendizagens, oportunidades e perspectivas da internacionalização”.

Também estiveram presentes no evento a vice-reitora da UEMS, profa. Dra. Celi Correa Neres, a pró-reitora de Ensino, profa. Dra. Maria José de Jesus e a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, profa. Dra. Erika Kaneta Ferri.

 

24.05.2022. Bolsas parciais para cursos de verão ou inverno na Califórnia

Estudantes universitários ou graduados poderão se inscrever bolsas de estudos parciais na Califórnia. São diversas áreas e os cursos tem duração de 3 semanas em janeiro ou julho. No momento, as datas estão abertas para Janeiro e Julho de 2023 e Janeiro e Julho de 2024. Todas as aulas serão em inglês.

Os alunos terão o apoio do Admission Office para toda sua preparação de viagem, sendo o apoio para solicitar o visto B1/B2 turismo e negócios, preços especiais de hospedagens, teste de inglês de nivelamento (sem custos), sendo que essa preparação ocorrerá 4 meses antes do início do programa.

Assim, o primeiro passo deve ser a escolha do programa, o período e submeter o formulário de solicitação de bolsas, o Application Form.  Se a bolsa for aprovada, o candidato contará com um assistente acadêmico para concluir sua inscrição e dar suporte para os candidatos.

Os interessados podem pedir mais informações para o e-mail ricardo.usp@profbritto.com ou preenchendo o seguinte formulário: https://international.ibs-americas.com/ub-california-b3-17-05 

  

 

20.04.2022. Arelin abre inscrições para a 2ª Semana de Internacionalização UEMS

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promove a 2ª Semana de Internacionalização da UEMS, com o propósito de debater o desenvolvimento das atividades de internacionalização. O tema deste ano, 2022, será "Avanços na consolidação da internacionalização da comunidade universitária".

O evento será de 10 a 12 de maio, totalmente online e gratuito, contando com palestras e mesas-redondas, focando nas experiências e possibilidades de internacionalização.

Acesse o site: https://www.even3.com.br/internacionalizauems/ e faça sua inscrição!

Vem com a gente!

31.03.2022. Diálogos para uma UEMS mais internacional e inovadora

A PROPPI  e a ARELIN realizarão visitas na unidade de Dourados para diálogos sobre inovação e internacionalização com os alunos e professores. Entre no link e indique o dia que você participará dessa programação importante para sua vida acadêmica e profissional. É gratuito.

05/04 – Local: Anfiteatro do Bloco A
7h30 – 9h diálogo com os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação
9h - 11h - diálogo com os docentes
13h 30 – 15h – diálogo com os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação

06/04 – Local: Anfiteatro do Bloco A
17h 30 – 19h30 – diálogo com docentes  19h 30 – 21h – diálogo com os alunos de graduação e pós-graduação 

https://forms.gle/MXkDxkLdUYr3JBzi6

 

31.03.2022. ARELIN DIVULGA O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES EM INGLÊS E ESPANHOL FINANCIADO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MOBILIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL (PIAFmob)

A ARELIN divulga  o resultado final do processo seletivo para capacitação de servidores da UEMS nos idiomas inglês e espanhol. Os cursos terão início em abril de 2022 e os selecionados devem aguardar contato por email.

Confira o resultado aqui.

21.03.2022. Sessão informativa - Exame DELE

Os diplomas de espanhol DELE são títulos oficiais do Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha. Os DELE não têm data de caducidade e estão consolidados desde o início de sua trajetória em 1989, com um amplo reconhecimento internacional. 

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB e o Instituto Cervantes, em parceria, divulgam a sessão informativa sobre o referido exame, evento gratuito que será transmitido pelo youtube.

Data limite para inscrições: 22 de março de 2022, até às 23:59 (horário de Brasília-DF). Público alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB - a UEMS é associada ;-) . Não há limite de vagas. As inscrições poderão ser realizadas por meio do deste formulário.

 

18.03.2022. A ARELIN divulga  a análise das inscrições dos candidatos ao processo seletivo para capacitação nos idiomas inglês e espanhol. 

Confira o edital aqui.

 

17.03.2022. BOLSAS PARA ARTISTAS NA ESPANHA

Fundação Botín, localizada em Santander, na Espanha, está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas para artistas na Espanha. O prazo de inscrições vai até o dia 6 de maio.

O programa oferece seis bolsas de Artes Visuais destinadas a formação, pesquisa e realização de projetos pessoais no âmbito da criação artística. Podem participar do intercâmbio na Espanha artistas de qualquer nacionalidade, sendo que uma bolsa de estudo é são destinadas a um jovem espanhol e as outras cinco para candidatos de qualquer idade e país.

O valor de cada bolsa é de 23 mil euros para cobertura dos gastos de viagem e acomodação e os custos de vida do selecionado. Além do valor, os bolsistas terão direito também a um seguro de saúde.

ara se candidatar às bolsas de Artes Plásticas é necessário preencher um formulário online e depois enviar a documentação em papel para a sede da fundação. O endereço para envio é Pedrueca 1, 39003, Santander, Espanha.

Os documentos solicitados são: Fotocópia do passaporte; Fotografia em tamanho documento; Currículo; Título do projeto e resumo (com objetivo, justificativa e cronograma de realização); Documentação gráfica, impressões ou cópias em cor do trabalho do artista (não se aceitam originais).

A documentação deve ser preferencialmente em espanhol, mas serão aceitos excepcionalmente documentos em inglês.

É possível solicitar informações através do email becas@fundacionbotin.org.

Site da Fundação: https://fundacionbotin.org/

 

17.03.2022. Concurso de redação apoiado pela Unesco dá prêmios em dinheiro

O Concurso de Redação para Jovens (International Essay Contest for Young People) é uma iniciativa da Goi Peace Foundation apoiada pela UNESCO. Ela é voltada para jovens de todo o mundo que tenham menos de 25 anos. Os vencedores desta edição irão ganhar uma quantia em dinheiro.  A competição é anual e tem o objetivo de aproveitar a energia, a criatividade e a iniciativa da juventude mundial para promover a paz e o desenvolvimento sustentável. A ideia é inspirar a sociedade a aprender com os jovens e a refletir sobre como cada um de nós pode fazer a diferença no mundo. Para se candidatar e concorrer a uma quantia em dinheiro e uma viagem para o Japão, há duas opções: enviá-la pelo correio ou fazer a inscrição no site do concurso. As candidaturas enviadas pelo correio devem incluir folha de rosto com: categoria (criança ou jovem); título; nome do candidato; endereço; telefone; e-mail; nacionalidade; idade; gênero; nome da escola (se aplicável); contagem de palavras. Professores e diretores podem enviar redações de um grupo de alunos. De qualquer modo, devem ser incluídos os nomes e as idades dos participantes e o contato do professor/diretor responsável. Para se candidatar através do site , é necessário se registrar na página do concurso e seguir os passos solicitados. Nos dois casos, as redações precisam ser recebidas até o dia 15 de junho.

Mais informações em https://www.goipeace.or.jp/en/work/essay-contest/

Para inscrever a redação: https://goipeace-essaycontest.org/

 

16.03.2022. ARELIN DIVULGA AS PROPOSTAS ENQUADRADAS PARA AUXÍLIO MOBILIDADE INTERNACIONAL-PÓS RECURSO

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) divulga a análise das propostas enquadradas, após análise de recurso, do Edital Conjunto 01/2021 ARELIN-PROPI-PROEC, para seleção de propostas para auxílio mobilidade internacional.

Confira o edital aqui.

 

15.03.2022. Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial

A UNESCO, através do Instituto Internacional da UNESCO para Educacão Superior na América Latina e Caribe (IESALC), o Centro Internacional para la Gestión de la Educación Superior (ICHEM) e o Grupo de trabalho sobre Igualdade Racial da Universidad de Bath, do Reino Unido; a Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) na Argentina, a Universidad de las Regiones Autónomas de la Costa Caribe Nicaragüense (URACCAN) e a Universidad de las Indias Occidentales convidam para o webinar “¿Qué pueden hacer las instituciones de educación superior para erradicar el racismo internamente y en sus sociedades” em virtude do Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

O webinar acontecerá em 21 de março, das 10h às 11h30 (horário de Caracas, que é igual ao horário de MS).

O evento será transmitido pela plataforma Zoom em inglês e espanhol, com tradução simultânea.

Inscreva-se aqui.

 

11.03.2022. ARELIN DIVULGA O RESULTADO FINAL DOS SERVIDORES CLASSIFICADOS PARA CAPACITAÇÃO EM INGLÊS E ESPANHOL

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) torna pública o resultado final do processo seletivo para capacitação nos idiomas inglês e espanhol.

Confira o Edital Conjunto 06/2022/ARELIN-PROEC-PRODHS/UEMS aqui.

10.03.2022. ARELIN DIVULGA AS PROPOSTAS ENQUADRADAS PARA AUXÍLIO MOBILIDADE INTERNACIONAL

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) divulga a análise das propostas enquadradas e não enquadradas do Edital Conjunto 01/2021 ARELIN-PROPI-PROEC, para seleção de propostas para auxílio mobilidade internacional.

Confira o edital aqui.

08.03.2022. Curte Podcasts?

 

 

A Aliança Francesa, em parceria com pesquisadoras e intelectuais francesas criou o Podcast Têtes Chercheuses/ Mentes Pesquisadores : uma série de retratos destinados à destacar as mulheres lusófonas e francófonas que marcaram e ainda marcam a história das ciências.
Mentes Pesquisadoras é uma iniciativa das Alianças Francesas com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français. Acesse aqui.

 

Edital de vagas suplementares para cursos de idiomas. A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) lançam conjuntamente o Edital 004/2022, de vagas suplementares, para capacitação de servidores efetivos da UEMS nos idiomas Inglês ou Espanhol. 

Serão ofertadas turmas de língua inglesa e língua espanhola para professores e 4 vagas em língua espanhola para técnicos. Veja mais informações aqui.

03.03.2022

I SEMINÁRIO TRANSNACIONAL SOBRE CULTURA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA

O evento tem como objetivo debater sobre o papel da cooperação para o desenvolvimento das instituições do ensino superior, sendo voltado para professores do ensino superior; professores de ensino geral; alunos de graduação; alunos de pós-graduação; pesquisadores sem vínculo.

A participação como ouvinte no seminário será mediante inscrição prévia no site do evento. Nesta edição, em virtude da pandemia do coronavírus e atendendo as medidas de biossegurança, o evento será online e os certificados de participação serão enviados para os inscritos imediatamente a seguir ao término do evento.

Período de inscrições: de 25 de fevereiro a 08 de março de 2022. Clique aqui  parar fazer sua inscrição.

Data do evento: dias 09 e 10 de março de 2022 em ambiente virtual (Plataforma Google meet).

Mais informações aqui.

25.02.2022  ARELIN LANÇA EDITAL CONJUNTO COM PROEC E PRODHS, DE VAGAS SUPLEMENTARES, PARA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES EM INGLÊS E ESPANHOL FINANCIADO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MOBILIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL (PIAFmob)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) lançam conjuntamente o Edital 004/2022, de vagas suplementares, para capacitação de servidores efetivos da UEMS nos idiomas Inglês ou Espanhol. 

Serão ofertadas turmas de língua inglesa e língua espanhola para professores e 4 vagas em língua espanhola para técnicos.

Confira o edital aqui.

18.02.2022 Alteração de cronograma do Edital Conjunto 01/2022/ARELIN-PROEC-PRODHS/UEMS

Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) torna público a alteração do cronograma do Edital Conjunto 01/2022/ARELIN-PROEC-PRODHS/UEMS, publicado no Diário Oficial suplementar de 18/02/2022, à página 2. Confira o edital clicando aqui.

18.02.2022 Divulgação da análise das inscrições referente ao processo seletivo para o curso de idiomas - Edital Conjunto 01/2022/ARELIN-PROEC-PRODHS/UEMS

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) torna público a análise e classificação dos candidatos ao processo seletivo para os cursos de idiomas de Inglês e Espanhol, aberto pelo Edital Conjunto 01/2022/ARELIN-PROEC-PRODHS/UEMS, publicado no Diário Oficial suplementar de 18/02/2022, às páginas 2, 3 e 4. Confira o edital aqui.

08.02.2022 Arelin e PROEC lançam Edital Suplementar 01/2022 para seleção de propostas para UMA Pibexin

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) lançam o Edital Suplementar 01/2022 para preenchimento de UMA bolsa de extensão internacional e auxílio mobilidade. 

As inscrições vão até o dia 31 de março de 2022 e as informações podem ser acessadas em: http://www.uems.br/arelin/menu/1d420af42a9c9cbc9a3601f28c4dba40

20.01.2022 Seleção aberta para cursos de inglês e espanhol para servidores UEMS

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS); informam o lançamento do Edital do Programa Institucional de Apoio Financeiro à Mobilidade Nacional e Internacional (PIAFMob). O objetivo do programa é capacitar servidores efetivos da Universidade em cursos de inglês e espanhol como forma de fomentar a internalização da UEMS.

Acesse o Edital Programa Institucional de Apoio Financeiro à Mobilidade Nacional e Internacional (PIAFMob) na página 33 do Diário Oficial Eletrônico

Sobre os cursos

Os cursos de inglês e espanhol serão realizados por meio do Núcleo de Ensino de Línguas (NEL/ PROEC). Cada curso será ofertado em dois módulos anuais, sendo cada módulo com duração de 4 meses. O primeiro módulo ocorrerá de março a junho e o segundo módulo ocorrerá de agosto a novembro. Cada módulo terá carga horária de 45 horas, ministradas em 30 encontros on-line, sendo dois encontros por semana, com duração de 1h30m cada encontro. As aulas ocorrerão em formato on-line, por meio da plataforma Zoom.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 20 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022.

Serão ofertadas 3 turmas de língua inglesa para um total de 60 professores e 2 turmas de língua espanhola para um total de 40 professores. E 2 turmas de língua inglesa para um total de 20 técnicos e 1 turma de língua espanhola para um total de 20 técnicos.

As inscrições de docentes serão feitas exclusivamente pela internet, neste link: https://bityli.com/XFIRf

As inscrições de técnicos serão realizadas por este link: https://bityli.com/Wzurh

Para mais informações acesse www.uems.br/arelin

Esclarecimentos e as informações adicionais acerca do conteúdo do Edital podem ser obtidos por meio do e-mail: arelin@uems.br ou pelo telefone (67) 3902-2674, no horário das 7:30h às 11:30h – 12:30h às 16h30h.

 

20.01.2022. UEMS/Aquidauana: Intercambista haitiano defende dissertação de mestrado no programa produção vegetal

O acadêmico, Pierre Moise Louis, é o mais novo Mestre em Produção Vegetal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O intercambista chegou ao Brasil em fevereiro de 2020 para estudar no Programa de Pós-graduação em Agronomia: Produção vegetal da Unidade de Aquidauana. Com orientação dos professores, Dr. Gustavo e Dr. Matheus Gustavo da Silva, o haitiano desenvolveu a pesquisa “Fosfatagem e desempenho de variedades de soja em solo de textura arenosa”.

Pierre conta que para escolher a universidade para o intercâmbio pesquisou primeiro o clima das regiões do Brasil, viu que Mato Grosso do Sul tinha uma temperatura parecida com a de seu país, depois pesquisou quais universidades tinham a opção de fototécnica e encontrou a UEMS.

“A universidade contribuiu positivamente para o meu mestrado. O conhecimento adquirido com professores universitários me ajudou muito durante o mestrado. O trabalho de laboratório e as atividades com meu orientador foram muito importantes”, destaca Pierre.

A pesquisa de Pierre teve o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação de fósforo no crescimento e na produtividade em duas variedades de soja, além de verificar os componentes de produção de seis variedades de soja na região de Anastácio (MS). “Estou muito feliz por terminar o mestrado. Meu objetivo agora é começar o doutorado”, finaliza.

Internacionalização

De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) nos últimos dois anos, a UEMS recebeu quatro alunos estrangeiros por meio da parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que lançou editais para recepção de alunos estrangeiros provenientes dos países da América Latina, Caribe e África.

Os acadêmicos intercambistas estão matriculados nos Programas de Mestrado em Agronomia nas Unidades de Aquidauana e Cassilândia; e também no Programa de Mestrado em Zootecnia (UEMS/Aquidauana) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (UEMS/Dourados).

Para 2022, a ARELIN informa que há previsão de recepção de mais dois alunos estrangeiros por meio do Programa De Formação De Professores De Educação Superior Para A América Latina E O Caribe (PROLAC), ofertado pelo GCUB e do qual a UEMS é signatária.

Da UEMS para o mundo

Os alunos da UEMS podem participar de programas de intercâmbio ofertados por agências de fomento externas, como: Fundação Botin, Fundação Carolina, entre outros. Ou ainda, participar dos programas institucionais de mobilidade internacional: o Programa de Bolsas de extensão internacional e mobilidade acadêmica (PIBEXIn) e Programa de Bolsas de Iniciação cientifica internacional e mobilidade acadêmica (PIBICIn), que tiveram seus editais lançados em 2021, ambos com inscrições encerradas neste momento.

Os alunos de pós-graduação da UEMS também podem participar do Programa Institucional de Auxílio Mobilidade Internacional, que oferta três auxílios para alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação nível de mestrado e três auxílios para alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação nível de doutorado. As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro e devem ser feitas diretamente no SIGPROj na aba Extensão.

Conheça as oportunidades para Graduação

Conheça as oportunidades para Pós-Graduação

Conheça mais sobre o trabalho da Arelin em www.uems.br/arelin

 

17.12.2021. ARELIN E PROEC DIVULGAM PROPOSTAS ENQUADRADAS APÓS RECURSOS NO EDITAL CONJUNTO 01.2021 PARA SELEÇÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO INTERNACIONAL E AUXÍLIO MOBILIDADE (PIBEXin)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN)  e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) divulgam o Edital Conjunto 04/2021 com as propostas enquadradas após recursos para bolsas de extensão internacional e auxílio mobilidade.

Confira o edital AQUI.

 

14.12.2021. ARELIN E PROEC DIVULGAM PROPOSTAS ENQUADRADAS NO EDITAL CONJUNTO 01.2021 PARA SELEÇÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO INTERNACIONAL E AUXÍLIO MOBILIDADE (PIBEXin)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN)  e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) divulgam o Edital Conjunto 03/2021 com as propostas enquadradas para bolsas de extensão internacional e auxílio mobilidade.

Confira o edital AQUI.

10.12.2021. PRORROGAÇÃO DO EDITAL CONJUNTO ARELIN-PROPPI 01/2021 PARA SELEÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL E AUXÍLIO MOBILIDADE INTERNACIONAL

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) tornam público a PRORROGAÇÃO do cronograma e alteração nos item 8.2 e 14.2 do Edital Conjunto Arelin-PROPPI n.º 01/21. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 17/12/2021.

Confira o edital de prorrogação aqui.

Caso esteja com dificuldades para anexar a CARTA DE ACEITE e COMPROVANTE DE PROFICIÊNCIA no SIGPROJ, acesse o esquema explicativo AQUI.

 

26.10.2021.  UEMS firma convênio com universidade da Argentina

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizará no dia 04 de novembro, às 17h (horário de Brasília/Argentina), um evento on-line para celebração de convênio de colaboração acadêmica, científica e cultural com a Universidade Católica de Santiago del Estero (UCSE), da Argentina.

Esse evento contará com a presença dos reitores: Dr. Laércio Alves de Carvalho (UEMS) e do Eng. Luis Eugenio Lucena (UCSE); e do Ministro João Carlos Parkinson (Ministério das Relações Exteriores).

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que esse convênio impulsiona a nossa inserção internacional, “principalmente reforçando o nosso compromisso com a internacionalização, visto que essa consolidação da UEMS no exterior é fundamental para o desenvolvimento de parcerias no Ensino, Pesquisa e Extensão para que os nossos alunos, professores e técnicos administrativos possam cada vez mais aprimorar o seu conhecimento ou trocar experiências em outros países, no sentido de desenvolver novos produtos para a sociedade sul-mato-grossense”, destaca.

O objetivo do convênio é desenvolver programas anuais de intercâmbio científico e cultural que incluirão: 1. Execução de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; 2. Programas para realizar estudos de pós-graduação ou pesquisa; 3. Intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação; 4. No caso específico de alunos, considerando os regulamentos internos de cada instituição, baseado em até dois semestres, nos quais os alunos cancelarão a mensalidade na Universidade de origem, e não poderão optar pela transferência definitiva para a outra instituição pelo simples fato de participarem do intercâmbio; 5. Intercâmbio de informações sobre sua organização, estrutura e funcionamento, bem como o desenvolvimento dos programas anuais; 6. Execução de cursos, seminários, simpósios, etc. em que professores participam e podem atender alunos das duas instituições; 7. Promoção de atividades para capacitação e qualificação de professores, pesquisadores, técnicos e alunos; 8. Troca de material bibliográfico, edições, e outros, bem como a sua divulgação adequada por meio dos canais que estabeleceram.

 

13.09.2021. Evento "I Encontro sobre Internacionalização, Inovação, Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas"

O curso de Letras UU de Cassilândia convida pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse na área dos estudos em Internacionalização, Inovação, Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas ou que desenvolvem pesquisas e trabalhos nesse horizonte a participarem e enviarem propostas de GT e de comunicação para o “I Encontro Brasileiro sobre Internacionalização e Inovação em Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas” e para a “I Semana do Curso de Letras da UEMS-Cassilândia/MS”.
 

28.07.2021 Evento "Simpósio Internacional sobre Geoeducações, Agroecologias e Biodiversidades"

O Simpósio Internacional sobre Geoeducações, Agroecologias e Biodiversidades – SIGAB ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021, online.

O SIGAB será um espaço de discussão crítica sobre caminhos alternativos para o desenvolvimento da humanidade no século XXI com foco nas abordagens interdisciplinares a relação sociedade-natureza. O Encontro permitirá a troca de experiências, entre cadêmicos, agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada (instituições de ensino, pesquisa, extensão; ONGs; associações; cooperativas etc), de todas as regiões brasileiras e de Moçambique.

Confira a programação do evento aqui.

 

22.07.2021 Evento "Turismologando pelo mundo"

20.05.2021 Avaliação da Semana de Internacionalização

Com o intuito de saber a opinião da comunidade acadêmica acerca da Semana de Internacionalização da UEMS, além de sugestões para o próximo evento, a ARELIN disponibilizou um formulário on-line e convida os participantes da Semana a preenchê-lo. O formulário estará disponível no período de 19 de maio a 7 de junho. Para acessar o formulário, clique aqui.

 

10.05.2021 Evento sobre internacionalização da UEMS terá transmissões ao vivo

Começa nesta terça-feira (11), a I Semana de Internacionalização UEMS, evento organizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Serão três dias de evento gratuito, online e com emissão de certificado de participação. Acesse a página do evento e confira a programação.

“Queremos que essa I Semana de Internacionalização seja marcante, queremos mostrar as oportunidades das diversas formas de mobilidade que podem ser exploradas por alunos, técnicos e professores da UEMS e incentivar que ações de internacionalização em casa sejam abraçadas pelos cursos e programas de forma intencional e progressiva. Até a sexta-feira (7) tínhamos mais de 300 inscritos no evento, e hoje (10), no dia de encerramento das inscrições, esperamos alcançar mais inscritos interessados em saber como acontece e que caminhos há para a internacionalização na UEMS”, relata a Chefe da Arelin, Prof.ª Dra. Rosenery Loureiro Lourenço.

O evento contará com palestras e mesas-redondas sobre temas de relevância para a internacionalização da UEMS, com transmissões ao vivo pelo Canal de Youtube da UEMS Internacional. Acesse aqui. Mesmo quem não estiver inscrito no evento pode assistir à programação gratuita, nesse caso sem acesso ao certificado de participação.

Ainda sobre o evento, a chefe da Arelin explica que a ideia inicial era ter realizado o evento presencialmente, mas que foi precisa adaptar por conta da pandemia e que essa readaptação trouxe uma nova perspectiva. “ Este evento foi gerado com muito carinho! Nossa expectativa é alcançar alunos, técnicos e professores vinculados a todos os cursos e programas da UEMS, esperamos que as palestras e lives permitam a comunidade acadêmica conhecer o que tem sido feito pela ARELIN em termos de internacionalização, mas principalmente se ver como parte da internacionalização daqui para frente ”, finaliza Rosenery.

Confira a programação:

Dia 01 - 11/05/2021

  • Abertura 08:00 - 08:30
  • A importância e os Processos da Internacionalização na UEMS 09:00-10:30
  • Experiências acadêmicas e multiculturais: a voz do docente e do discente estrangeiro na UEMS 14:00-16:00

Dia 02 - 12/05/2021

  • Como ser um Intercambista? 14:00-14:40
  • O acesso às bolsas e as vivências internacionais de alunos da UEMS no Canadá 14:40-16:00
  • Caminhos e possibilidades a partir de convênios de cooperação 19:00-19:40
  • Mobilidade virtual e co-tutelas internacionais 19:40-21:00

Dia 03 - 13/05/2021  

  • Mesa Redonda: Internacionalização em casa e Aprendizagem de Idiomas 09:00-11:30

 

03.05.2021>>  Candidatos selecionados pelo GCUB para o curso de "Ética, Universidade e Sociedade"  ofertado pelo GCUB em parceria com Universidade do Equador

A Arelin torna público o resultado da seleção dos candidatos UEMS feito pelo GCUB entre todas as Universidades signatárias da rede. O curso ofertado pelo GCUB em parceria com a Universidade de Azuay do Equador, com carga horária de 30 horas e início em 05 de maio.

A lista com todos os selecionados pode ser verificada no site: https://www.gcub.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Planilha-Classificados-Curso-de-Etica-Universidade-e-Sociedade.pdf

 

29.04.2021>> Arelin divulga inscritos para curso de "Ética, Universidade e Sociedade"  ofertado pelo GCUB em parceria com Universidade do Equador

A Arelin torna público os alunos de pós-graduação e servidores (de acordo com o público-alvo definido) inscritos para o curso "Ética, Universidade e Sociedade", ofertado pelo GCUB em parceria com a Universidade de Azuay do Equador, com carga horária de 30 horas e início em 05 de maio.

Reitera-se que a Arelin fez a pré-seleção dos interessados com base na proporcionalidade entre as categorias (aluno, técnico e docente) e no nível de conhecimento da língua espanhola e, remeteu os respectivos nomes e dados ao GCUB, que fará a seleção final entre todas as Universidades signatárias do grupo. O resultado da seleção final será divulgado no dia 30 de abril e poderá ser consultado diretamente no site do GCUB (https://www.gcub.org.br/ ou da Arelin.

A Arelin fará contato via e-mail com os selecionados informando os trâmites junto ao GCUB.

 

16.04.2021>> Arelin promove a I Semana de Internacionalização UEMS em maio

A Assessoria de Relações Internacionais (Arelin) promoverá a I Semana de Internacionalização UEMS de 11 a 13 de maio. Será um evento totalmente online, com objetivo de apresentar os caminhos e possibilidades para a internacionalização e compartilhar experiências de intercâmbio internacional de membros da comunidade acadêmica da UEMS.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/semanadeinternacionalizacaouems/

Haverá certificação de participação.

Confira abaixo a programação da Semana:

 

07.04.2021>> Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) oferta curso em parceria com a Universidade de Azuay do Equador

O GCUB em parceria com a Universidade de Azuay do Equador está ofertando o curso "Ética, Universidade e Sociedade" com carga horária de 30 horas. O curso é fruto do Acordo de Cooperação assinado em março de 2021 entre o GCUB e a Universidad del Azuay.

O objetivo do curso é compreender coletivamente, na sala de aula virtual, o papel da ética em sua relação com a universidade e a sociedade, a partir da afirmação categórica de que o objetivo humano e civilizatório é a proteção e o cuidado com a vida por meio do fortalecimento das condições ambientais e sociais que favorecem a sobrevivência e a  projeção.

Podem participar do curso docentes, servidores que exercem cargos de gestão na UEMS (coordenadoria, chefia, assessorias, diretorias, gerências, pró-reitorias) e alunos de pós-graduação.

As inscrições vão até o dia 27 de abril e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/fawu9Jn7xiX9XxmA7

 

04.02.2021>> ARELIN divulga Edital para seleção de Programas de Pós-graduação da UEMS interessados em receber alunos estrangeiros

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) torna público o Edital 001/2021-Arelin, para selecionar Programas de pós-graduação sctricto sensu da UEMS que tenham interesse em receber alunos estrangeiros do Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (ProAFri). Este Programa é ofertado em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), rede da qual a UEMS é signatária. Serão selecionados dois programas de pós-graduação.

Os programas interessados devem se manifestar através de formulário específico constante no Edital 001/2021.

Para conhecer o Edital, clique aqui.

 

19.01.2021>> ARELIN divulga questionário para a Avaliação Institucional da Internacionalização da UEMS

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) preparou um questionário com o objetivo de conhecer a percepção da comunidade universitária a respeito do processo de internacionalização da UEMS; assim como, ter uma avaliação das ações promovidas pela ARELIN. O questionário deverá ser preenchido online usando a plataforma GoogleForm até o dia 19 de fevereiro de 2021.

Para acessar a questionário e contribuir para uma UEMS mais internacional, CLIQUE AQUI.

 

Arelin publica lista de editais de bolsas de intercâmbio que abrem anualmente

A Assessoria de Relações Internacionais preparou uma lista de várias oportunidades de bolsas de intercâmbio que abrem anualmente. Assim, os alunos e servidores interessados em realizar intercâmbio durante sua graduação ou pós-graduação podem verificar quais os países de interesse, mês de abertura do edital e também os principais requisitos de cada programa, tendo tempo hábil para se preparar para essas oportunidades.

Para acessar a lista CLIQUE AQUI

Além disso, é possível acessar a série de vídeos 5 Passos para Ser um Intercambista UEMS, que trazem o passo-a-passo de como consquistar uma oportunidade de intercâmbio.

Para ter acesso aos vídeos CLIQUE AQUI

 

Conheça a diferença entre TOEFL, IELTS, TOEIC e Cambridge Tests

Pretende fazer um teste de proficiência, mas não sabe exatamente qual deve realizar?

Os alunos que pretendem estudar no exterior devem enfrentar um exame específico para mensurar seu nível de inglês. Por isso, é essencial entender a diferença entre cada um deles. Há universidades que exigem o TOEFL. Outras não abrem mão do IELTS. Para o mercado de trabalho, as grandes multinacionais solicitam o TOEIC. Se você ainda está na dúvida sobre qual teste pode ser o mais indicado para o seu objetivo, entenda agora a diferença entre TOEFL, IELTS, TOEIC e os exames de Cambridge!

TOEFL

Um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos do mundo, o TOEFL é requisitado pelo meio acadêmico. Ainda que universidades europeias aceitem uma boa nota no teste, ele é infinitamente mais requerido por Universidades Americanas e Canadenses.

Qual é a validade  do TOEFL?

A pontuação que você obter no TOEFL será válida por dois anos. Fique ligado, portanto, no período que você vai precisar utilizar esse teste. De nada adianta se esforçar e garantir uma nota boa se o prazo expirar.

Como é a prova?

A prova do TOEFL é composta por quatro etapas (reading, listening, speaking e writing). Você terá quatro horas e meia para executá-la e um intervalo rápido de dez minutos para dar aquela respirada.

IELTS

Outro exame de proficiência em inglês bem conhecido entre os estudantes que desejam se qualificar no exterior é o IELTS. Aceito em até 140 países, o teste é o “queridinho” das universidades europeias.

A nota do IELTS vai de 0 a 9 e a pontuação ideal vai depender da sua universidade – as mais competitivas costumam pedir acima de 7.5. Outras já admitem com 5.5. Não existe uma regra clara sobre a validade do IELTS. Entretanto, há um padrão internacional que recomenda que qualquer teste de proficiência deve ser aceito dentro do período máximo de 2 anos. Este também é o tempo pelo qual seus dados ficam registrado no sistema do Britsh Council.

Como é a prova?

Há duas modalidades de provas do IELTS: o Academic, voltado a interessados em estudar no exterior, e o IELTS General Training, para quem busca oportunidades de estágio e emprego.

A prova IELTS também é composta por quatro etapas (reading, listening, speaking e writing). Você terá até 3 horas para executá-la. Por isso, novamente, lembramos: administre o seu tempo.

Cambridge: reconhecido mundialmente

O exame Cambridge English é reconhecido mundialmente e tem como objetivo colocar o candidato em contato com situações da vida real, contribuindo para desenvolver as competências necessárias e se comunicar de forma eficaz.

Elaborado pela Cambridge English Language Assesment – setor da Universidade de Cambridge e uma das maiores equipes dedicadas à pesquisa de idiomas no mundo -, o exame é oferecido em diversas modalidades. Para os estudantes interessados em estudar lá fora, os mais indicados são:

  • B2 First ou First Certificate in English (FCE)

Certificação prova que o estudante possui as competências linguísticas necessárias para comunicar com confiança em contextos mais exigentes.

  • C1 Advanced ou Certificate of Advanced English (CAE);

Certificação de nível avançado, que demonstra que tem as competências linguísticas procuradas por empresas e universidades.

  • C2 Proficiency (CPE).

Prova que o aluno tem um excepcional domínio do inglês e é capaz de comunicar com a fluência e a precisão de um falante de inglês extremamente competente.

Qual é a validade do Cambridge?

Os exames de Cambridge não possuem validade. No entanto, sabe-se que as competências linguísticas diminuem com o tempo se não forem usadas e mantidas. É justamente por isso que boa parte das instituições exigem você tenha feito o exame em um período de até 2 anos.

TOEIC: foco no mercado de trabalho

Elaborado pela mesma instituição responsável pelo TOEFL, a ETS, o exame TOEIC tem como intuito medir a sua proficiência na língua inglesa em situações cotidianas e voltadas para o mercado de trabalho.

Qual é a validade?

A validade do TOIEC segue o mesmo esquema dos exames IELTS e Cambridge.  Não existe uma regra pré-determinada, mas não é recomendável utilizar a pontuação do exame 2 anos após a realização da prova.

Como é a prova?

A prova TOIEC é dividida em duas partes. A primeira é a listening e reading, prova feita em papel com 200 questões que envolvem diálogos, interpretação de texto, além de frases para completar.

Já a etapa speaking e writing envolve conversa, descrição de fotografias, leitura em voz alta, além de debates em que você será convidado a expressar a sua opinião sobre determinado assunto. Na compreensão escrita, você deverá descrever uma frase com base na fotografia mostrada, responder uma solicitação escrita e elaborar um texto opinativo.

Fontes:

https://blog.informationplanet.com.br/exame-proficiencia-ingles/

https://exame.abril.com.br/carreira/toefl-ou-ielts-entenda-a-diferenca-entre-os-exames/

 

ETS lança edição especial Home Edition do teste TOEFL

Em decorrência da pandemia do coronavírus, provocando o fechamento de centros aplicadores em todo o Brasil, a Educational Testing Service (ETS) lançou o Special Home Edition, que possibilita aos alunos, professores e candidatos em geral, a fazerem os exames GRE - General Test e o TOEFL iBT®, na segurança de suas residências.

Esse método de aplicação é gerenciado por um sistema remoto de proctors, o ProctorU®, respeitando normas restritas de segurança e mantendo a confiabilidade dos exames. 

A ETS criou um webinar para esclarecer mais sobre o TOEFL Home Edition. Clique no link para inscrição: visit here.

 

A ARELIN divulga nota sobre a emissão de documentos institucionais

A ARELIN informa que, com base na Portaria UEMS 018/2020, que torna pública as medidas de proteção para enfrentamento da urgência e emergência de saúde pública decorrente da doença Coronavírus (COVID-19) no âmbito da Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e, prezando pela segurança e saúde da comunidade universitária, não recomenda a viagens ao exterior, independente de qual seja a modalidade de intercâmbio. Em face disso, não serão emitidos documentos institucionais para suportar a inscrição em processos relacionados a bolsas e/ou mobilidade internacional durante esse período de insegurança na saúde pública.

A ARELIN sabe que essa medida afeta o sonho de muitos acadêmicos e professores que estão se preparando para realizar intercâmbio para atividades de ensino, pesquisa e extensão em outros países.

Porém trata-se de uma medida necessária em virtude da situação vivida em todo o mundo. Informamos ainda, que essa Instrução perdurará enquanto a Portaria 018/2020 estiver vigente e a segurança e saúde de acadêmicos e professores não forem posta em risco.

Para acessar a Portaria 018/2020, clique aqui.

 

A ARELIN divulga o Guia do Estudante e do Pesquisador Estrangeiro

A Assessoria de Relações Internacionais divulga o Guia do Estudante e do Pesquisador Estrangeiro, elaborado pela ARELIN de Dourados e e organizado pela Dra. Maria Eugênia Petenuci e Prof. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço.

O Guia traz informações sobre o Brasil, Mato Grosso do Sul, a UEMS e as principais infomações de como o aluno e o pesquisador estrangeiro regularizam sua estadia no Brasil. Além disso, são apresentadas informações de todas as Unidades Universitárias da UEMS.

Neste Guia o aluno e o pesquisador estrangeiro também encontram informações básicas, tais como: retirar CPF, transporte público, telefonia.

Conheça o Guia, clicando aqui: http://www.uems.br/assets/uploads/arelinter/arquivos/1_2020-03-23_09-36-15.pdf

 

 



Anexos:
GRupo Coimbra - Workshop
Edital 01/2021 - Arelin - Seleção Programas ProAfri
Lista de Espera
CAPA
Programação Semana Arelin - Dia 1
Programação Semana Arelin - Dia 2
UEMS e UCSE
banner 2
banner
English Club
Foto Pierre
Foto capacitação idiomas
Pibexin suplementar
Arte Semana II
Foto Abruem
Study australia
Bramex


Apresentação
Mobilidade
Convênios, Acordos e Redes
Gestão e Indicadores
Formulários
Contato
Eventos e Notícias
Editais
Consulados e Embaixadas
Oportunidades para Pós-Graduação
Semana de Internacionalização
Oportunidades para Graduação
Manuais e Regulamentos