ARELIN

Eventos e Notícias

17.12.2021. ARELIN E PROEC DIVULGAM PROPOSTAS ENQUADRADAS APÓS RECURSOS NO EDITAL CONJUNTO 01.2021 PARA SELEÇÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO INTERNACIONAL E AUXÍLIO MOBILIDADE (PIBEXin)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN)  e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) divulgam o Edital Conjunto 04/2021 com as propostas enquadradas após recursos para bolsas de extensão internacional e auxílio mobilidade.

Confira o edital AQUI.

 

14.12.2021. ARELIN E PROEC DIVULGAM PROPOSTAS ENQUADRADAS NO EDITAL CONJUNTO 01.2021 PARA SELEÇÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO INTERNACIONAL E AUXÍLIO MOBILIDADE (PIBEXin)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN)  e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) divulgam o Edital Conjunto 03/2021 com as propostas enquadradas para bolsas de extensão internacional e auxílio mobilidade.

Confira o edital AQUI.

10.12.2021. PRORROGAÇÃO DO EDITAL CONJUNTO ARELIN-PROPPI 01/2021 PARA SELEÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL E AUXÍLIO MOBILIDADE INTERNACIONAL

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) tornam público a PRORROGAÇÃO do cronograma e alteração nos item 8.2 e 14.2 do Edital Conjunto Arelin-PROPPI n.º 01/21. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 17/12/2021.

Confira o edital de prorrogação aqui.

Caso esteja com dificuldades para anexar a CARTA DE ACEITE e COMPROVANTE DE PROFICIÊNCIA no SIGPROJ, acesse o esquema explicativo AQUI.

 

26.10.2021.  UEMS firma convênio com universidade da Argentina

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizará no dia 04 de novembro, às 17h (horário de Brasília/Argentina), um evento on-line para celebração de convênio de colaboração acadêmica, científica e cultural com a Universidade Católica de Santiago del Estero (UCSE), da Argentina.

Esse evento contará com a presença dos reitores: Dr. Laércio Alves de Carvalho (UEMS) e do Eng. Luis Eugenio Lucena (UCSE); e do Ministro João Carlos Parkinson (Ministério das Relações Exteriores).

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que esse convênio impulsiona a nossa inserção internacional, “principalmente reforçando o nosso compromisso com a internacionalização, visto que essa consolidação da UEMS no exterior é fundamental para o desenvolvimento de parcerias no Ensino, Pesquisa e Extensão para que os nossos alunos, professores e técnicos administrativos possam cada vez mais aprimorar o seu conhecimento ou trocar experiências em outros países, no sentido de desenvolver novos produtos para a sociedade sul-mato-grossense”, destaca.

O objetivo do convênio é desenvolver programas anuais de intercâmbio científico e cultural que incluirão: 1. Execução de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; 2. Programas para realizar estudos de pós-graduação ou pesquisa; 3. Intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação; 4. No caso específico de alunos, considerando os regulamentos internos de cada instituição, baseado em até dois semestres, nos quais os alunos cancelarão a mensalidade na Universidade de origem, e não poderão optar pela transferência definitiva para a outra instituição pelo simples fato de participarem do intercâmbio; 5. Intercâmbio de informações sobre sua organização, estrutura e funcionamento, bem como o desenvolvimento dos programas anuais; 6. Execução de cursos, seminários, simpósios, etc. em que professores participam e podem atender alunos das duas instituições; 7. Promoção de atividades para capacitação e qualificação de professores, pesquisadores, técnicos e alunos; 8. Troca de material bibliográfico, edições, e outros, bem como a sua divulgação adequada por meio dos canais que estabeleceram.

 

13.09.2021. Evento "I Encontro sobre Internacionalização, Inovação, Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas"

O curso de Letras UU de Cassilândia convida pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse na área dos estudos em Internacionalização, Inovação, Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas ou que desenvolvem pesquisas e trabalhos nesse horizonte a participarem e enviarem propostas de GT e de comunicação para o “I Encontro Brasileiro sobre Internacionalização e Inovação em Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas” e para a “I Semana do Curso de Letras da UEMS-Cassilândia/MS”.
 

28.07.2021 Evento "Simpósio Internacional sobre Geoeducações, Agroecologias e Biodiversidades"

O Simpósio Internacional sobre Geoeducações, Agroecologias e Biodiversidades – SIGAB ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021, online.

O SIGAB será um espaço de discussão crítica sobre caminhos alternativos para o desenvolvimento da humanidade no século XXI com foco nas abordagens interdisciplinares a relação sociedade-natureza. O Encontro permitirá a troca de experiências, entre cadêmicos, agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada (instituições de ensino, pesquisa, extensão; ONGs; associações; cooperativas etc), de todas as regiões brasileiras e de Moçambique.

Confira a programação do evento aqui.

 

22.07.2021 Evento "Turismologando pelo mundo"

20.05.2021 Avaliação da Semana de Internacionalização

Com o intuito de saber a opinião da comunidade acadêmica acerca da Semana de Internacionalização da UEMS, além de sugestões para o próximo evento, a ARELIN disponibilizou um formulário on-line e convida os participantes da Semana a preenchê-lo. O formulário estará disponível no período de 19 de maio a 7 de junho. Para acessar o formulário, clique aqui.

 

10.05.2021 Evento sobre internacionalização da UEMS terá transmissões ao vivo

Começa nesta terça-feira (11), a I Semana de Internacionalização UEMS, evento organizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Serão três dias de evento gratuito, online e com emissão de certificado de participação. Acesse a página do evento e confira a programação.

“Queremos que essa I Semana de Internacionalização seja marcante, queremos mostrar as oportunidades das diversas formas de mobilidade que podem ser exploradas por alunos, técnicos e professores da UEMS e incentivar que ações de internacionalização em casa sejam abraçadas pelos cursos e programas de forma intencional e progressiva. Até a sexta-feira (7) tínhamos mais de 300 inscritos no evento, e hoje (10), no dia de encerramento das inscrições, esperamos alcançar mais inscritos interessados em saber como acontece e que caminhos há para a internacionalização na UEMS”, relata a Chefe da Arelin, Prof.ª Dra. Rosenery Loureiro Lourenço.

O evento contará com palestras e mesas-redondas sobre temas de relevância para a internacionalização da UEMS, com transmissões ao vivo pelo Canal de Youtube da UEMS Internacional. Acesse aqui. Mesmo quem não estiver inscrito no evento pode assistir à programação gratuita, nesse caso sem acesso ao certificado de participação.

Ainda sobre o evento, a chefe da Arelin explica que a ideia inicial era ter realizado o evento presencialmente, mas que foi precisa adaptar por conta da pandemia e que essa readaptação trouxe uma nova perspectiva. “ Este evento foi gerado com muito carinho! Nossa expectativa é alcançar alunos, técnicos e professores vinculados a todos os cursos e programas da UEMS, esperamos que as palestras e lives permitam a comunidade acadêmica conhecer o que tem sido feito pela ARELIN em termos de internacionalização, mas principalmente se ver como parte da internacionalização daqui para frente ”, finaliza Rosenery.

Confira a programação:

Dia 01 - 11/05/2021

  • Abertura 08:00 - 08:30
  • A importância e os Processos da Internacionalização na UEMS 09:00-10:30
  • Experiências acadêmicas e multiculturais: a voz do docente e do discente estrangeiro na UEMS 14:00-16:00

Dia 02 - 12/05/2021

  • Como ser um Intercambista? 14:00-14:40
  • O acesso às bolsas e as vivências internacionais de alunos da UEMS no Canadá 14:40-16:00
  • Caminhos e possibilidades a partir de convênios de cooperação 19:00-19:40
  • Mobilidade virtual e co-tutelas internacionais 19:40-21:00

Dia 03 - 13/05/2021  

  • Mesa Redonda: Internacionalização em casa e Aprendizagem de Idiomas 09:00-11:30

 

03.05.2021>>  Candidatos selecionados pelo GCUB para o curso de "Ética, Universidade e Sociedade"  ofertado pelo GCUB em parceria com Universidade do Equador

A Arelin torna público o resultado da seleção dos candidatos UEMS feito pelo GCUB entre todas as Universidades signatárias da rede. O curso ofertado pelo GCUB em parceria com a Universidade de Azuay do Equador, com carga horária de 30 horas e início em 05 de maio.

A lista com todos os selecionados pode ser verificada no site: https://www.gcub.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Planilha-Classificados-Curso-de-Etica-Universidade-e-Sociedade.pdf

 

29.04.2021>> Arelin divulga inscritos para curso de "Ética, Universidade e Sociedade"  ofertado pelo GCUB em parceria com Universidade do Equador

A Arelin torna público os alunos de pós-graduação e servidores (de acordo com o público-alvo definido) inscritos para o curso "Ética, Universidade e Sociedade", ofertado pelo GCUB em parceria com a Universidade de Azuay do Equador, com carga horária de 30 horas e início em 05 de maio.

Reitera-se que a Arelin fez a pré-seleção dos interessados com base na proporcionalidade entre as categorias (aluno, técnico e docente) e no nível de conhecimento da língua espanhola e, remeteu os respectivos nomes e dados ao GCUB, que fará a seleção final entre todas as Universidades signatárias do grupo. O resultado da seleção final será divulgado no dia 30 de abril e poderá ser consultado diretamente no site do GCUB (https://www.gcub.org.br/ ou da Arelin.

A Arelin fará contato via e-mail com os selecionados informando os trâmites junto ao GCUB.

 

16.04.2021>> Arelin promove a I Semana de Internacionalização UEMS em maio

A Assessoria de Relações Internacionais (Arelin) promoverá a I Semana de Internacionalização UEMS de 11 a 13 de maio. Será um evento totalmente online, com objetivo de apresentar os caminhos e possibilidades para a internacionalização e compartilhar experiências de intercâmbio internacional de membros da comunidade acadêmica da UEMS.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/semanadeinternacionalizacaouems/

Haverá certificação de participação.

Confira abaixo a programação da Semana:

 

07.04.2021>> Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) oferta curso em parceria com a Universidade de Azuay do Equador

O GCUB em parceria com a Universidade de Azuay do Equador está ofertando o curso "Ética, Universidade e Sociedade" com carga horária de 30 horas. O curso é fruto do Acordo de Cooperação assinado em março de 2021 entre o GCUB e a Universidad del Azuay.

O objetivo do curso é compreender coletivamente, na sala de aula virtual, o papel da ética em sua relação com a universidade e a sociedade, a partir da afirmação categórica de que o objetivo humano e civilizatório é a proteção e o cuidado com a vida por meio do fortalecimento das condições ambientais e sociais que favorecem a sobrevivência e a  projeção.

Podem participar do curso docentes, servidores que exercem cargos de gestão na UEMS (coordenadoria, chefia, assessorias, diretorias, gerências, pró-reitorias) e alunos de pós-graduação.

As inscrições vão até o dia 27 de abril e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/fawu9Jn7xiX9XxmA7

 

04.02.2021>> ARELIN divulga Edital para seleção de Programas de Pós-graduação da UEMS interessados em receber alunos estrangeiros

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) torna público o Edital 001/2021-Arelin, para selecionar Programas de pós-graduação sctricto sensu da UEMS que tenham interesse em receber alunos estrangeiros do Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (ProAFri). Este Programa é ofertado em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), rede da qual a UEMS é signatária. Serão selecionados dois programas de pós-graduação.

Os programas interessados devem se manifestar através de formulário específico constante no Edital 001/2021.

Para conhecer o Edital, clique aqui.

 

19.01.2021>> ARELIN divulga questionário para a Avaliação Institucional da Internacionalização da UEMS

A Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN) preparou um questionário com o objetivo de conhecer a percepção da comunidade universitária a respeito do processo de internacionalização da UEMS; assim como, ter uma avaliação das ações promovidas pela ARELIN. O questionário deverá ser preenchido online usando a plataforma GoogleForm até o dia 19 de fevereiro de 2021.

Para acessar a questionário e contribuir para uma UEMS mais internacional, CLIQUE AQUI.

 

Arelin publica lista de editais de bolsas de intercâmbio que abrem anualmente

A Assessoria de Relações Internacionais preparou uma lista de várias oportunidades de bolsas de intercâmbio que abrem anualmente. Assim, os alunos e servidores interessados em realizar intercâmbio durante sua graduação ou pós-graduação podem verificar quais os países de interesse, mês de abertura do edital e também os principais requisitos de cada programa, tendo tempo hábil para se preparar para essas oportunidades.

Para acessar a lista CLIQUE AQUI

Além disso, é possível acessar a série de vídeos 5 Passos para Ser um Intercambista UEMS, que trazem o passo-a-passo de como consquistar uma oportunidade de intercâmbio.

Para ter acesso aos vídeos CLIQUE AQUI

 

Conheça a diferença entre TOEFL, IELTS, TOEIC e Cambridge Tests

Pretende fazer um teste de proficiência, mas não sabe exatamente qual deve realizar?

Os alunos que pretendem estudar no exterior devem enfrentar um exame específico para mensurar seu nível de inglês. Por isso, é essencial entender a diferença entre cada um deles. Há universidades que exigem o TOEFL. Outras não abrem mão do IELTS. Para o mercado de trabalho, as grandes multinacionais solicitam o TOEIC. Se você ainda está na dúvida sobre qual teste pode ser o mais indicado para o seu objetivo, entenda agora a diferença entre TOEFL, IELTS, TOEIC e os exames de Cambridge!

TOEFL

Um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos do mundo, o TOEFL é requisitado pelo meio acadêmico. Ainda que universidades europeias aceitem uma boa nota no teste, ele é infinitamente mais requerido por Universidades Americanas e Canadenses.

Qual é a validade  do TOEFL?

A pontuação que você obter no TOEFL será válida por dois anos. Fique ligado, portanto, no período que você vai precisar utilizar esse teste. De nada adianta se esforçar e garantir uma nota boa se o prazo expirar.

Como é a prova?

A prova do TOEFL é composta por quatro etapas (reading, listening, speaking e writing). Você terá quatro horas e meia para executá-la e um intervalo rápido de dez minutos para dar aquela respirada.

IELTS

Outro exame de proficiência em inglês bem conhecido entre os estudantes que desejam se qualificar no exterior é o IELTS. Aceito em até 140 países, o teste é o “queridinho” das universidades europeias.

A nota do IELTS vai de 0 a 9 e a pontuação ideal vai depender da sua universidade – as mais competitivas costumam pedir acima de 7.5. Outras já admitem com 5.5. Não existe uma regra clara sobre a validade do IELTS. Entretanto, há um padrão internacional que recomenda que qualquer teste de proficiência deve ser aceito dentro do período máximo de 2 anos. Este também é o tempo pelo qual seus dados ficam registrado no sistema do Britsh Council.

Como é a prova?

Há duas modalidades de provas do IELTS: o Academic, voltado a interessados em estudar no exterior, e o IELTS General Training, para quem busca oportunidades de estágio e emprego.

A prova IELTS também é composta por quatro etapas (reading, listening, speaking e writing). Você terá até 3 horas para executá-la. Por isso, novamente, lembramos: administre o seu tempo.

Cambridge: reconhecido mundialmente

O exame Cambridge English é reconhecido mundialmente e tem como objetivo colocar o candidato em contato com situações da vida real, contribuindo para desenvolver as competências necessárias e se comunicar de forma eficaz.

Elaborado pela Cambridge English Language Assesment – setor da Universidade de Cambridge e uma das maiores equipes dedicadas à pesquisa de idiomas no mundo -, o exame é oferecido em diversas modalidades. Para os estudantes interessados em estudar lá fora, os mais indicados são:

  • B2 First ou First Certificate in English (FCE)

Certificação prova que o estudante possui as competências linguísticas necessárias para comunicar com confiança em contextos mais exigentes.

  • C1 Advanced ou Certificate of Advanced English (CAE);

Certificação de nível avançado, que demonstra que tem as competências linguísticas procuradas por empresas e universidades.

  • C2 Proficiency (CPE).

Prova que o aluno tem um excepcional domínio do inglês e é capaz de comunicar com a fluência e a precisão de um falante de inglês extremamente competente.

Qual é a validade do Cambridge?

Os exames de Cambridge não possuem validade. No entanto, sabe-se que as competências linguísticas diminuem com o tempo se não forem usadas e mantidas. É justamente por isso que boa parte das instituições exigem você tenha feito o exame em um período de até 2 anos.

TOEIC: foco no mercado de trabalho

Elaborado pela mesma instituição responsável pelo TOEFL, a ETS, o exame TOEIC tem como intuito medir a sua proficiência na língua inglesa em situações cotidianas e voltadas para o mercado de trabalho.

Qual é a validade?

A validade do TOIEC segue o mesmo esquema dos exames IELTS e Cambridge.  Não existe uma regra pré-determinada, mas não é recomendável utilizar a pontuação do exame 2 anos após a realização da prova.

Como é a prova?

A prova TOIEC é dividida em duas partes. A primeira é a listening e reading, prova feita em papel com 200 questões que envolvem diálogos, interpretação de texto, além de frases para completar.

Já a etapa speaking e writing envolve conversa, descrição de fotografias, leitura em voz alta, além de debates em que você será convidado a expressar a sua opinião sobre determinado assunto. Na compreensão escrita, você deverá descrever uma frase com base na fotografia mostrada, responder uma solicitação escrita e elaborar um texto opinativo.

Fontes:

https://blog.informationplanet.com.br/exame-proficiencia-ingles/

https://exame.abril.com.br/carreira/toefl-ou-ielts-entenda-a-diferenca-entre-os-exames/

 

ETS lança edição especial Home Edition do teste TOEFL

Em decorrência da pandemia do coronavírus, provocando o fechamento de centros aplicadores em todo o Brasil, a Educational Testing Service (ETS) lançou o Special Home Edition, que possibilita aos alunos, professores e candidatos em geral, a fazerem os exames GRE - General Test e o TOEFL iBT®, na segurança de suas residências.

Esse método de aplicação é gerenciado por um sistema remoto de proctors, o ProctorU®, respeitando normas restritas de segurança e mantendo a confiabilidade dos exames. 

A ETS criou um webinar para esclarecer mais sobre o TOEFL Home Edition. Clique no link para inscrição: visit here.

 

A ARELIN divulga nota sobre a emissão de documentos institucionais

A ARELIN informa que, com base na Portaria UEMS 018/2020, que torna pública as medidas de proteção para enfrentamento da urgência e emergência de saúde pública decorrente da doença Coronavírus (COVID-19) no âmbito da Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e, prezando pela segurança e saúde da comunidade universitária, não recomenda a viagens ao exterior, independente de qual seja a modalidade de intercâmbio. Em face disso, não serão emitidos documentos institucionais para suportar a inscrição em processos relacionados a bolsas e/ou mobilidade internacional durante esse período de insegurança na saúde pública.

A ARELIN sabe que essa medida afeta o sonho de muitos acadêmicos e professores que estão se preparando para realizar intercâmbio para atividades de ensino, pesquisa e extensão em outros países.

Porém trata-se de uma medida necessária em virtude da situação vivida em todo o mundo. Informamos ainda, que essa Instrução perdurará enquanto a Portaria 018/2020 estiver vigente e a segurança e saúde de acadêmicos e professores não forem posta em risco.

Para acessar a Portaria 018/2020, clique aqui.

 

A ARELIN divulga o Guia do Estudante e do Pesquisador Estrangeiro

A Assessoria de Relações Internacionais divulga o Guia do Estudante e do Pesquisador Estrangeiro, elaborado pela ARELIN de Dourados e e organizado pela Dra. Maria Eugênia Petenuci e Prof. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço.

O Guia traz informações sobre o Brasil, Mato Grosso do Sul, a UEMS e as principais infomações de como o aluno e o pesquisador estrangeiro regularizam sua estadia no Brasil. Além disso, são apresentadas informações de todas as Unidades Universitárias da UEMS.

Neste Guia o aluno e o pesquisador estrangeiro também encontram informações básicas, tais como: retirar CPF, transporte público, telefonia.

Conheça o Guia, clicando aqui: http://www.uems.br/assets/uploads/arelinter/arquivos/1_2020-03-23_09-36-15.pdf

 

 



Anexos:
GRupo Coimbra - Workshop
Edital 01/2021 - Arelin - Seleção Programas ProAfri
Lista de Espera
CAPA
Programação Semana Arelin - Dia 1
Programação Semana Arelin - Dia 2
UEMS e UCSE


Apresentação
Mobilidade
Convênios, Acordos e Redes
Gestão e Indicadores
Formulários
Contato
Eventos e Notícias
Editais
Consulados e Embaixadas
Oportunidades para Pós-Graduação
Semana de Internacionalização
Oportunidades para Graduação
Manuais e Regulamentos