ARELIN

Oportunidades para Graduação

Oportunidades para a Graduação

31.10.2022 - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE NACIONAL DA ABRUEM

A Câmara de Internacionalização e Mobilidade Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) lançou na última o edital do Programa de Mobilidade Nacional (PMN).

Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 1.200 vagas em 13 Instituições de Ensino Superior filiadas à Abruem. Estudantes de qualquer uma das 47 IES filiadas podem participar.

As inscrições devem ser feitas com os coordenadores do PMN de suas instituições de origem. Constam do edital os nomes e contatos dos coordenadores das IES ofertantes de vagas. Caso o estudante seja de outra universidade filiada, as orientações podem ser feitas nos apartamentos de internacionalização.

O início das aulas será de acordo com o calendário acadêmico das IES de destino, conforme consta do edital. Em caso de dúvidas, basta enviar e-mail para mobilidade.cri@uenp.edu.br ou preencher o formulário presente no link: https://sites.google.com/view/mobilidadenacional/contato

A seleção dos candidatos às vagas disponíveis obedecerá os critérios de ordem de recebimento das candidaturas (por e-mail e Correios), do preenchimento de todos os requisitos do edital, e da análise pelo coordenador de curso das disciplinas solicitadas no Plano de Estudos do candidato. Como critérios de desempate, será levado em conta o desempenho acadêmico e a média global das notas do candidato.

Ofertam vagas no PMN de 2023 as seguintes Instituições:

Universidade Estadual de Londrina (UEL);

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS);

Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp);

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb);

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc);

Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UniFae);

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc);

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS);

Universidade de Rio Verde (UniRV);

Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat);

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs);        

e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp)

 

27.09.2022 – Programa de Intercâmbio 2023 na Universidade Brunei Darussalam

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB informa que foi prorrogado o prazo para indicação dos estudantes para o Programa de Intercâmbio 2023 da Universidade Brunei Darussalam - UBD, em Brunei. A indicação dos estudantes pode ser feita até o dia 15 de outubro de 2022.

O formulário de inscrição (incluindo documentos de apoio) pode ser enviado por e-mail para o Diretor de Relações Globais em office.gr@ubd.edu.bn

São requisitos para elegibilidade: Ter concluído pelo menos um ano de estudo em tempo integral em uma das universidades parceiras da UBD; Indicado pelo Escritório Internacional (ou equivalente) da universidade de origem; Atingiu um mínimo de CGPA 2,5 (de 4,0) ou 3,0 (de 5); Proficiência em inglês do IELTS 6.0 ou TOEFL 550 ou equivalente.

Também deve ter um passaporte com pelo menos 6 meses de validade a partir da data de partida de Brunei após o término do programa e deve aderir às DIRETRIZES PARA VIAGENS PARA E FORA DE BRUNEI DARUSSALAM AR – TERRA – MAR:  https://www.pmo.gov.bn/EPG/Perjalanan.aspx

Para quaisquer dúvidas, entrar em contato diretamente com a responsável pelo intercâmbio:

 Dr. Sabrina Daud - Diretora de Relações Globais

email: sabrinadaud@ubd.edu.bn

telefone: +673 2460922/3 ramal: 2112

Para mais informações, favor consultar o site.

 

23.09.2022 - Bolsas para graduação na Coreia do Sul na KAIST University

A KAIST University é uma universidade pública coreana localizada em Daejeon e renomada nas areas de ciencia e tecnologia. Por meio do programa KAIST International Student Scholarship, a instituição está oferencendo bolsas para graduação na Coreira do Sul.

A iniciativa é voltada a estudantes internacionais interessados em fazer faculdade em diversas áreas. Também é possível aplicar para essa universidade GKS que dá bolsas para graduação e pós na Coreia do Sul da Embaixada da Coreia. As bolsas da KAIST University incluem isenção de taxas de matrícula por oito semestres, subsídio mensal (350.000 won sul-coreano) e seguro saúde.

A universidade sul-coreana possui 27 departamentos e cursos nas mais diversas áreas.

Para ser considerado para as bolsas, o candidato deve ser, primeiramente, admitido em um curso de graduação da universidade.

Os requisitos para se candidatar como estudante internacional incluem saber inglês, não ter pais coreanos ou, caso seja de origem coreana, ter feito ensino fundamental e médio fora da Coreia do Sul.

Além disso, durante o curso de graduação na Coreia do Sul, os bolsistas devem manter uma média acima de 2,7 de 4,3 após o seu primeiro ano de curso.

O período de candidatura para as bolsas é o mesmo das inscrições para a universidade. Na verdade, não há uma candidatura separada para o programa de bolsas. Os prazos são, portanto, 21 de outubro para o early application e os períodos de regular e late application se encerram em 13 de janeiro e 26 de maio respectivamente.

Para concorrer, será necessário preencher um formulário específico para solicitação da bolsa. Além dele, durante a candidatura online, é exigido o envio de alguns documentos, como: Formulário de inscrição; Carta de recomendação; Histórico do ensino médio; Resultado de um teste padronizado (SAT) Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, TOEIC); passaporte.

Todos os detalhes podem ser encontrados aqui.

Para acessar o guia do candidato, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

02/09/2022 - Universidade de Saskatchewan oferece bolsas para faculdade no Canadá

A Universidade de Saskatchewan está recebendo inscrições para bolsas para fazer faculdade no Canadá, baseado no mérito e oferece bolsas no valor de 10 mil dólares canadenses cada uma para estudantes que estejam ingressando em qualquer curso de graduação.

Essas bolsas dão um valor baseado no mérito para estudantes que estejam entrando na faculdade — que são automaticamente considerados para o benefício. 

Os alunos internacionais que desejam estudar na Universidade de Saskatchewan devem cumprir o requisito mínimo do seu curso de escolha. É importante olhar no site da instituição o seu curso específico e também os critérios do seu curso.

Também é necessário ter proficiência em inglês para poder ser aceito na Universidade de Saskatchewan e concorrer às bolsas de estudo. Os testes aceitos e as notas mínimas de inglês na Universidade de Saskatchewan são:

  • IELTS Academic: 6,5 (com mínimo de 6 em cada seção);
  • TOEFL iBT (incluindo o TOEFL Home Edition): 86 (mínimo de 19 em cada seção) – confira como fazer a prova com desconto;
  • CanTEST: 4,5;
  • CAEL: 70;
  • MELAB: 85;
  • PTE Academic: 63 (mínimo 59 em cada seção);
  • CAE: C com score 65;
  • Duolingo: 110.

Para ser considerado para as bolsas, é preciso fazer a inscrição para o curso de interesse até 15 de fevereiro. Os interessados devem, primeiramente, preencher um formulário online e, depois, fornecer os documentos solicitados, pagar a taxa de inscrição e ter a proficiência até 1º de março.

Além do certificado de inglês, entre os documentos necessários também está o histórico do ensino médio.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

19.08.2022 – Emory University oferece bolsas para graduação nos EUA.

A Emory University está recebendo inscrições para várias bolsas para graduação nos EUA.

Há bolsas de estudo e programas de diferentes tipos, incluindo bolsas integrais e parciais. O objetivo da universidade é capacitar os alunos com os recursos e apoio necessários para que eles atinjam todo o seu potencial.

Os seus programas de bolsas para graduação nos EUA estão distribuídos em três categorias diferentes.

Para concorrer às bolsas para graduação nos EUA, os candidatos internacionais devem comprovar fluência em inglês. Para isso, será preciso apresentar o resultado de um teste de proficiência (TOEFL, IELTS ou DET).

Para ser considerado para qualquer uma das bolsas para graduação nos EUA, é preciso aplicar para universidade no máximo até o dia 15 de novembro.

Em geral, não é necessário, portanto, enviar nenhum formulário ou material adicional para concorrer ao auxílio.

O candidato com necessidade financeira deve entrar em contato com o escritório de assistência financeira da universidade. A solicitação dessas bolsas exige o envio de formulários fornecidos pela instituição antes do início das aulas, como atestado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, cartas de recomendação, personal statement e certificado de proficiência em inglês, common app. Vale lembrar que a Emory University aceita ENEM como credencial para estudantes brasileiros poderem estudar por lá.

Os nomes dos selecionados para as bolsas de estudos da universidade americana devem ser anunciados em abril.

Mais informações aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

 

 

05.08.2022. PRÊMIO PARA JOVENS CIENTISTAS

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de divulgar a abertura do prazo de candidaturas para a primeira edição do Prêmio Internacional UNESCO – Al Fozan para a promoção de jovens cientistas em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas (STEM).

O objetivo do prêmio é estimular o interesse de jovens pela ciência e promover a cooperação internacional e o compartilhamento de conhecimentos científicos.

O Prêmio, que será concedido bianualmente a partir de 2022, reconhecerá as realizações de cinco jovens cientistas, de até 40 anos, que liderem a transformação e o desenvolvimento socioeconômico em escala global.

O prêmio consistirá em recompensa monetária de US$ 50.000 para cada um dos cinco vencedores regionais, representando cada uma das cinco regiões geográficas da UNESCO, somando um valor total de US$ 250.000. Além disso, serão entregues diploma e medalha a cada um dos contemplados.

As candidaturas para o prêmio podem ser submetidas digitalmente, até 15 de novembro de 2022, por meio do site https://unescoalfozanprize.org/.

Em caso de dúvida, entrar em contato por meio do seguinte correio eletrônico: unescoalfozanprize@unesco.org.

Fonte: https://www.gcub.org.br/

 

22.07.2022. Bolsa para estudar teatro na Alemanha recebe inscrições

Se você está atrás de uma bolsa para estudar Teatro ou Dança na Alemanha ou cursos na área da indústria criativa, o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD)  está com “A” oportunidade aberta. São bolsas para cursos de mestrado e qualificação (para quem já fez mestrado) na Alemanha para cursar teatro ou dança. O DAAD também oferece bolsas para cursos de arquiteturaArtes Visuais, Design, Comunicação Visual, Cinema e Música.

O programa de bolsa para estudar teatro na Alemanha tem como objetivo o aperfeiçoamento de estudantes já graduados altamente qualificados e oferece a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior.  A bolsa de estudos do DAAD dá passagem aérea, seguro-saúde e 861 euros mensais.

Podem se candidatar estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados.

Além disso, também é preciso ter proficiência no idioma em que seu curso será ministrado. Ou seja, se seu curso for em inglês, você precisa ter inglês fluente e uma prova de proficiência válida que comprove isso (como IELTS ou TOEFL, por exemplo). O nível do conhecimento de inglês exigido é definido pelo professor orientador ou por normas da universidade onde você vai querer se inscrever.

Já se o curso for em alemão, você precisa ter o nível mínimo B1 no Goethe Zertifikat ou Test DaF. A bolsa inclui um curso prévio de alemão na Alemanha.

O prazo para submeter a documentação para candidatura é 2 de novembro.

Confira mais informações sobre as bolsas aqui.

Veja o edital aqui.

Fonte: partiuintercambio.org 

 

15.07.2022. Programa de bolsas no México para intercâmbio

Merit Awards for International Students ou Becas de Excelencia del Gobierno de México para Extranjeros é um programa do governo mexicano que contempla estudantes estrangeiros com bolsas para Intercâmbio no México. As candidaturas estão abertas até o dia 24 de julho.

O objetivo das bolsas para pós-graduação no México é fortalecer o papel do país como ator com responsabilidade global. O programa do AMEXCID contempla candidatos interessados em diferentes modalidades e durações de bolsas:

  • Programa de intercâmbio na graduação (graduação sanduíche) – máx. 24 meses;

  • Especialidades e subespecialidades médicas (máx. 36 meses);
  • Cursos de alta especialidade médica (máx. 12 meses).

A bolsa para intercâmbio inclui um auxílio mensal equivale a cerca de 11.700,36 pesos mexicanos por mês.

Para se candidatar, o estudante precisa ter um diploma universitário que permita o acesso ao curso desejado. Além disso, está entre os requisitos de um candidato ideal ter uma média de no mínimo 85 (em uma escala de 0 a 100). É necessário também ter proficiência em espanhol.

Para receber o benefício, o candidato precisa também cumprir os requisitos do curso escolhido e ser aceito no curso ao qual se candidatou.

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas através do Sistema de Gestión de Cooperación Académica (SIGCA). A candidatura deve ser feita em espanhol e os documentos que não estiverem em língua espanhola devem ser acompanhados de tradução. No entanto, pode ser uma tradução simples, não juramentada.

Confira o edital para candidatura aqui.

Saiba quais as instituições participantes aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

08.07.2022. Estágio virtual na Argentina, na área de Direitos Humanos

A FLACSO Argentina, em colaboração com as Abuelas da Plaza de Mayo divulgam o Programa de Estágio em Direitos Humanos, Justiça Social e Interculturalidade.

O estágio foi criado em 2014 e neste ano de 2022 será realizado em formato virtual, com 10 semanas de duração. Também tem a opção de realizar um seminário intensivo presencial de 10 dias na cidade de Buenos Aires.

O Estágio em Direitos Humanos, Justiça Social e Interculturalidade está dirigido a estudantes internacionais hispano-falantes ou não. O deadline para postulação ao programa de estágio virtual é dia 8 de agosto de 2022, sendo a data de início do programa o dia 15/08/2022 e término em 21/10/2022. Com relação ao seminário intensivo presencial em Buenos Aires, o deadline para postulação é o dia 30 de setembro de 2022, sendo a data de início do seminário o dia 24/10/2022 e finalizando em 02/11/2022.

Para mais informações, o site oficial do Programa é http://adelastudyabroad.flacso.org.ar/ (copie e cole no seu navegador). Dúvidas podem ser sanadas nos seguintes e-mails: adelastudyaborad@flacso.org.ar e arizzotti@flacso.org.ar .

 

07.07.2022. Estágios financiados promovidos pelo Tribunal Penal Internacional de Haia

Estão abertas, até 15 de julho de 2022, oportunidades de estágio remunerado, promovidos pelo Tribunal Penal Internacional de Haia. Os candidatos devem ser originários de países em desenvolvimento e que sejam estados parte do Estatuto de Roma - o Brasil é um estado parte!

A qualificação exigida depende da área de interesse, mas é necessário ter concluído a graduação ou estar no final dos estudos. Há oportunidades para Direito, Relações Internacionais, Ciência Política, Recursos Humanos e Administração de Empresas. Não é necessário ter experiência profissional, contudo, é necessário proficiência em inglês ou francês.

Para mais informações, inclusive sobre documentos necessários para a candidatura clique aqui.

 

30.06.2022. Universidade de Toronto dá bolsas para graduação no Canadá

Lester B. Pearson International Scholarships é um programa anual da Universidade de Toronto que oferece bolsas para graduação no Canadá. Ele tem o objetivo de dar a estudantes estrangeiros a oportunidade de estudar em uma renomada instituição de ensino superior. Na seleção, a prioridade é dada a alunos que tenham uma forte ligação com suas comunidades e tenham potencial para contribuir positivamente com elas e com o mundo.

As bolsas para graduação da Universidade de Toronto são integrais e cobrem a mensalidade da universidade, os livros, as taxas e residência por quatro anos. A cada ano cerca de 40 estudantes são contemplados. Não há restrições quanto a área de estudos – é possível escolher qualquer um dos muitos cursos oferecidos pela instituição canadense. Para se candidatar, além de não ter cidadania canadense, é preciso estar no último ano da escola ou se formar não antes de junho de 2022. Os selecionados irão iniciar os estudos em setembro de 2023.

Além de ser bom aluno, para estudar na Universidade de Toronto, é preciso comprovar que você tem conhecimento suficiente de inglês para fazer a faculdade. 

Os candidatos devem ser indicados pela escola na qual estudam e inscrição para um curso de graduação na Universidade de Toronto. As escolas devem nomear os estudantes interessados até o dia 30 de novembro.  Já o prazo para a candidatura a um curso da universidade é 16 de dezembro, mas a instituição recomenda fortemente que os candidatos façam suas aplicações até 7 de novembro para garantirem vaga nos cursos do seu interesse.

Outra data importante é 17 de janeiro de 2023 — depois da indicação da escola e da inscrição no curso, o candidato tem até essa data para se candidatar especificamente à bolsa da Universidade de Toronto. Todo o processo de candidatura deve ser realizado pela internet.

Quer mais uma boa notícia? A Universidade de Toronto aceita a nota do ENEM.

Veja mais informações sobre o programa e como concorrer aqui.

Fonte: partiuintercambio.org



30.06.2022. Turin School oferece bolsas para curso online sobre regulação de serviços públicos

Turin School of Local Regulation, na Itália, está recebendo candidaturas para a 24ª edição da International Summer School on Regulation of Local Public Services. A Summer School oferece a oportunidade de conhecer professores e participantes internacionais interessados ??em aprender e compartilhar experiências sobre políticas locais e regulamentação local. Este ano, a Summer School acontecerá online e a participação é gratuita!

As bolsas para o curso da Turin School são voltadas para estudantes da graduação que estejam no último ano e estudantes de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado. A Turin Summer School busca oferecer uma “imersão total” na regulação das taxas de utilização dos serviços públicos locais, como por exemplo, resíduos, água, transportes públicos e aquecimento urbano.

O curso da Turin School será online via Zoom, entre 12 a 16 de setembro de 2022, das 13h às 16h45 no horário de Roma.

O curso será conduzido em inglês. A primeira parte será dedicada à teoria, modelos econômicos e instrumentos analíticos para regulação local. A segunda parte inclui análise setorial dos principais serviços públicos locais industriais (por exemplo, ciclo da água, resíduos urbanos), estudos de casos nacionais e palestras de convidados.

As inscrições são feitas no site do curso. O candidato deverá preencher um formulário em inglês com suas informações pessoais e acadêmicas e/ou profissionais, declarando, entre outras coisas, o seu nível de conhecimento da língua inglesa e do Microsoft Excel. Além disso, ele terá de produzir um pequeno texto de no máximo 100 palavras respondendo à pergunta: “Por que você gostaria de participar da Summer School?”. Deve ser anexado à candidatura o currículo em inglês atualizado. A participação é gratuita para quem se inscrever, sendo que o curso irá aceitar um máximo de 500 participantes. 

As inscrições estão abertas até o dia 22 de agosto de 2022. Os participantes aceitos serão informados por e-mail até ao dia 2 de setembro de 2022. Para dúvidas sobre o programa ou sobre as inscrições, você pode entrar em contato com a coordenadora do programa, Fulvia Nada, pelo e-mail: iss@turinschool.eu.

Saiba mais sobre o curso e como se inscrever aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

 

20.06.2022. Universidade de Salamanca e Banco Santander dão 40 bolsas para graduação na Espanha

Está aberto o edital do programa da Universidade de Salamanca patrocinado pelo Banco Santander que oferece bolsas para graduação na Espanha a estudantes latino-americanos. As inscrições vão até as 14h (hora espanhola) do dia 21 de junho.

As bolsas para graduação na Espanha incluem isenção da matrícula; alojamento e manutenção em uma residência universitária em quarto duplo de 01/10/2021 até 31/07/2022; seguro-saúde. É necessário possuir comprovante de proficiência nível B2 em espanhol.

A Universidade de Salamanca oferece 68 cursos de graduação na Espanha e 25 cursos de dupla titulação. Para se candidatar, é preciso preencher o formulário de inscrição e enviá-lo por e-mail para bingrado@usal.es, juntamente com a documentação, que deve estar em espanhol. Também é necessário preencher a candidatura no site do Santander.

Confira o edital aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

10.06.2022. MOBILIDADE VIRTUAL NA AUSTRÁLIA

Estudar na Austrália está ao seu alcance! Descubra o que as instituições australianas podem te oferecer.
O Governo da Austrália convida você para participar da 1º edição da Feira Study Australia Experience no dia 14 de junho de 2022, com a participação de 30 instituições australianas para alunos que tenham interesse em realizar mobilidade virtual. O evento é online, gratuito e aberto a estudantes e acadêmicos.

Inscrições em  https://studyaustraliaexperience.com/

01.06.2022. UNSW (Austrália) oferece bolsas para estudar em Sydney: graduação

A Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney), na Austrália, está recebendo inscrições para bolsas voltadas a estudantes internacionais.

O programa International Scientia Coursework Scholarship contempla tuition completa para graduação ou pós. O programa também oferece bolsas que são desconto de 20 mil dólares na tuition em todos os anos do curso na Austrália. Esse programa requer uma candidatura paralela à inscrição no curso de interesse e a candidatura precisa ser feita até 31 de julho.

Os programas da UNSW Sydney oferecem diferente tipos de bolsas, algumas são integrais e outras parciais. Também há bolsas que ajudam a custear outras despesas associados aos estudos.

Além disso, os bolsistas também têm acesso facilitado à candidatura para morar na residência universitária, recebem convites para eventos da UNSW e participam gratuitamente do Programa de Desenvolvimento Profissional da universidade.

O UNSW International Scholarships é voltado para cidadãos de qualquer país. Quem deseja fazer graduação, deverá ter concluído o ensino médio. Contudo, para se candidatar ao programa, é preciso receber, até o prazo de inscrições do programa, uma oferta de admissão em um curso de graduação. É importante notar que o candidato, para ser admitido na universidade deverá ter cumprido os requisitos gerais para estudantes internacionais e aqueles específicos do curso. É necessário, ainda, comprovar conhecimento em inglês através do resultado de um teste de proficiência.

Mais informações em https://www.scholarships.unsw.edu.au/unsw-scholarships-international-students-commencing-term-3-2022

Fonte: partiuintercambio.org



17.05.2022. Bolsa para curso de italiano na Itália

O programa do Ministério das Relações Exteriores italiano (MAECI) está com o edital aberto de bolsas para curso de italiano na Itália. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho de 2022. A bolsa é destinada a estudantes que queiram frequentar um curso de italiano em uma universidade do país por três meses.

O programa do governo italiano inclui seguro saúde e o pagamento mensal de um subsídio de 900 euros para cobrir os custos de vida do bolsista no país. Contudo, os selecionados para as bolsas para curso de idioma na Itália não ganham isenção de taxas de matrícula no curso. A bolsa também não cobre passagem e nem acomodação.  É necessário ter no máximo 28 anos e possuir conhecimento básico da língua italiana.

A candidatura para a bolsa para estudar na Itália deve ser feita pela internet no Portale Study in Italy (https://studyinitaly.esteri.it/en/home_borse) até as 14h (horário da Itália) do dia 9 de junho. É necessário, primeiramente, se registrar, criando um usuário e uma senha, para depois enviar a candidatura.

Confira o edital do programa em aqui.

Fonte: partiuintercambio.org

28.04.2022. Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) tem vaga de estágio na Suíça

No CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, físicos e engenheiros estão investigando a estrutura fundamental do universo. Usando os maiores e mais complexos instrumentos científicos do mundo, eles estudam os constituintes básicos da matéria - partículas fundamentais que são feitas para colidir em uma velocidade próxima à da luz. Se você é graduado nas áreas técnicas ou administrativas e deseja passar alguns meses treinando “on-the-job”, imagine fazer seu estágio no CERN em Genebra. Uma adição impressionante ao seu currículo!

O CERN oferece um número limitado de vagas ao longo de 2022, com duração de 1 a no máximo 6 meses. Para se qualificar para uma vaga no programa, é necessário atender aos seguintes requisitos:

- ser estudante em tempo integral no nível de graduação e ter pelo menos 18 anos de idade.

- ter como campo de estudo uma das seguintes áreas: física aplicada, computação, matemática, eletricidade, eletrônica, engenharia mecânica ou civil, instrumentação, ciência dos materiais, proteção contra radiação, segurança e proteção ambiental, topografia, ultra-alto vácuo, comunicação. Um número muito limitado de vagas pode estar disponível em áreas administrativas como: tradução, secretariado avançado, contabilidade, serviços jurídicos, recursos humanos, biblioteconomia, logística.

- ter um bom conhecimento de inglês e/ou francês.

A duração do estágio é mínima de 1 mês e máxima de 6 meses e é necessário ter um seguro completo válido na área de Genebra (França e Suíça) para despesas médicas, acidentes de trabalho e particulares, bem como qualquer deficiência resultante de doenças e acidentes profissionais e não profissionais. Os selecionados recebem um subsídio mensal de 1.516 francos suíços. No entanto, o custo de vida em Genebra é alto e esse subsídio é apenas um complemento, sendo necessário ter recursos financeiros adequados para se sustentar na área local.

As inscrições vão até 31/10/2022.

Mais informações aqui.


28.04.2022. Bolsas Santander Sustentabilidade | Cambridge Judge Business School

Se você deseja ser participar ativamente das iniciativas verdes em seu local de trabalho, em qualquer setor, ou deseja direcionar sua carreira profissional para a sustentabilidade, inscreva-se nas Bolsas Santander Sustentabilidade | Habilidades para a Transição Verde – Cambridge Judge Business School.

A bolsa tem o propósito de te dar uma visão global dos problemas e desafios ambientais e o conhecimento para resolvê-los no âmbito de sua carreira ou local de trabalho. Ao longo do curso, você explorará o impacto que as iniciativas sustentáveis têm em mercados e organizações, bem como a maneira como as empresas estão reagindo à pressão ambiental. Você irá adquirir habilidades práticas criando um plano de ação individual e tornando-se parte ativa das iniciativas sustentáveis de sua organização.

Além disso, você receberá um Certificado de Conclusão da Cambridge Judge Business School. O curso tem duração de seis semanas, 100% on-line, é ministrado pelos principais especialistas e é gratuito. Não é necessário ter diploma universitário.

Duração da bolsa: 6 semanas

Compromisso de tempo semanal: 4 a 5 horas por semana

Formato do programa: Sessões on-line + síncronas

Idioma: Em espanhol, inglês e português

Mais informações aqui.

26.04.2022. Humphrey Fulbright: bolsa de estudos para profissionais fazerem intercâmbio nos EUA

 O programa Humphrey da Fulbright foca em profissionais que tenham, pelo menos, cinco anos de carreira (depois de formados). O programa é a oportunidade de fazer um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos com tudo pago por 10 meses. O programa é voltado para profissionais brasileiros que trabalhem no setor público ou no terceiro setor (ONGs).

Para poder se inscrever para o programa Humphrey é necessário ter – pelo menos – cinco anos de experiência depois de formado, ser brasileiro, ter uma graduação em uma das áreas do programa,  não ter estudado um ano ou mais em universidade norte-americana nos últimos sete anos (até agosto de 2023) e não ter experiência de mais de seis meses nos EUA nos últimos cinco anos (até agosto de 2023).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fulbright até 31 de maio. A seleção também exige que os candidatos tenham fluência em inglês comprovada com o English Assesment Form, TOEFL ou IELTS realizados após outubro de 2020.

Mais informações em: https://fulbright.org.br/

Dúvidas podem ser enviadas para o email: humphrey@fulbright.org.br 

 

07.04.2022. Bolsas para pesquisa na Europa: oportunidade para jovens pesquisadores e professores latino-americanos

Um programa do Coimbra Group está recebendo inscrições para bolsas para pesquisa na Europa. As oportunidades são direcionadas para jovens professores e pesquisadores latino-americanos interessados em fazer uma estadia de pesquisa em países como Itália, França, Espanha, Portugal e outros. Os selecionados provenientes da América Latina podem escolher entre 15 universidades do Coimbra Group para acolher a sua estadia:

    • Universidade de Barcelona (Espanha);
    • Universidade de Granada (Espanha);
    • Universidade de Pavia (Itália);
    • Universidade de Poitiers (França);
    • Universidade de Salamanca (Espanha);
    • Universidade de Siena (Itália).

As datas e a estrutura da estadia, que será realizada no ano letivo de 2022/2023, serão acordadas com o tutor e a universidade anfitriã. Portanto, todos os detalhes práticos referentes ao período da mobilidade, pagamento das bolsas, certificados e procedimentos de visto devem ser discutidos com a instituição de acolhimento.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de abril no site do Coimbra Group. A candidatura deve ser submetida em inglês, mas serão aceitas também em espanhol, caso esteja aplicando para Granada ou Salamanca, ou em português, caso o estudante aplique para a Universidade de Coimbra.

Mais informações em https://www.coimbra-group.eu/scholarships/latin-america-la/

 

06.04.2022. Curso de inglês online e gratuito do Cambridge English

Cambridge English é uma instituição ligada à Cambridge University que qualifica alunos e professores no mundo todo. Eles oferecem vários materiais gratuitos, entre eles atividades preparatórias para exames, jogos e cursos de inglês online. Eles também têm aulas preparatórias para o IELTS!

Mais informações em https://www.cambridgeenglish.org/learning-english/free-resources/?utm_source=partiu%20intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=curso%20de%20ingles%20online

 

Curso de inglês gratuito na ESOL COURSES

O ESOL Courses é um site gratuito de ensino de inglês. ESOL significa “english for speakers of other languages”. O portal disponibiliza um vasto material e diversos cursos online de inglês para todos os níveis. Há conteúdo tanto para alunos quanto para professores.

Mais informações em https://www.esolcourses.com/?utm_source=Partiu%20Intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=curso%20de%20ingles%20online

 

24.03.2022. XIII EDIÇÃO DO PROGRAMA PARA O FORTALECIMENTO DA FUNÇÃO PÚBLICA NA AMÉRICA LATINA

Aberta a chamada para a XIII edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, que 
acontecerá presencialmente de 17 de outubro a 1º de dezembro de 2022 na Espanha, Colômbia (Universidad de los
Andes) e Brasil (Fundación Getulio Vargas).
O Programa de Fortalecimento do Serviço Público na América Latina surgiu
em 2010 como uma iniciativa da Fundação Botín para garantir que mais dos melhores estudantes universitários da
América Latina decidam se comprometer com suas sociedades por meio do serviço público, tudo com o objetivo de
fortalecer o bom funcionamento das instituições e melhorar o desenvolvimento social, econômico e sustentado de seus
países.
Os candidatos que atendam ao perfil e requisitos devem processar e fazer o upload da seguinte documentação para se
inscrever:
-Carta de endosso do reitor da Universidade. -Compromisso da universidade em supervisionar e fornecer pelo menos 250 horas de estágio ou "período de
desenvolvimento profissional" após a conclusão do programa. Caso a universidade não possa lhe fornecer esse período
de desenvolvimento profissional, você deve anexar uma
-Declaração pessoal na qual concorda em buscá-la por seus próprios meios.
-Fotocópia do passaporte. (Caso não tenha e seja escolhido, o candidato deverá processar o passaporte por conta
própria em tempo hábil).
-Uma fotografia tamanho passaporte em .GIF ou .JPG. (Boa resolução) -Declaração juramentada do candidato sobre a veracidade das informações acadêmicas declaradas, compromisso de
realizar as práticas e de participar ativamente da Rede de Servidores Públicos uma vez finalizado o programa.
-Link para o vídeo no YouTube, de duração máxima (1) minuto, em espanhol, respondendo às instruções descritas no
formulário de inscrição.
-Certificado que acredita o nível de inglês (NÃO OBRIGATÓRIO). Se você é brasileiro, prove seu nível de espanhol.
(Documentação não obrigatória, mas recomendada).
O objetivo do programa é que os alunos desenvolvam e fortaleçam sua vocação para servir seus países a partir da
esfera pública, por meio de uma experiência de formação que lhes proporcione conhecimentos, valores e princípios
fundamentais para o bom exercício da função pública.
Inscrições até 16 de maio de 2022. Os alunos que desejam se inscrever devem preencher o formulário de inscrição: https://becas.fundacionbotin.org/.

Mais informações podem ser obtidas no endereço electrônico programaspbotin@fundacionbotin.org ou https://fundacionbotin.org/programas/fortalecimiento-funcion-publica-america-latina/

 

17.03.2022. 

Inscrições Abertas para as sessões do Propell Workshop - Capacitação para professores e estudantes de Língua Inglesa

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) convida professores e estudantes de Língua Inglesa d para participar das sessões do Propell Workshop para o TOEFL iBT.

workshop é gratuito e será realizado em três sessões:

 

1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading Session

Data: 25 de Março de 2022 

Horário: 16:00 às 18:00 (BRT)

Facilitadora: Adiane Blum, Diretora da ETS

 

2ª Sessão: Listening + Speaking Session

Data: 29 de Março de 2022

Horário: 16:00 às 18:30 (BRT)

Facilitador: Edson Canela, Diretor da ETS

 

3ª Sessão: Writing Session + TOEFL Resources and Prep. Materials

Data: 05 de Abril de 2022 

Horário: 16:00 às 18:30 (BRT)

Facilitadora: Adiane Blum, Diretora da ETS

A carga horária é de 7 horas e a data limite para as inscrições é 23 de Março de 2022, até as 23:59 (horário de Brasília-DF).

As inscrições, bem como outras informações, podem ser efetuadas aqui..



10.03.22. HUAWEI-SRE 1000 Talentos para o Desenvolvimento Digital da América Latina e Caribe

Está aberta a convocatória da 2ª Edição do Programa de bolsas de estudo HUAWEI-SRE 1000 talentos para o desenvolvimento digital na América Latina e Caribe, direcionado a mulheres estudantes, profissionais e/ou acadêmicas interessadas em Tecnologias da Informação e Comunicação. O programa tem o objetivo de reduzir a diferença de gênero, através do desenvolvimento de profissionais de TICs na era digital.

Os cursos serão ministrados virtualmente em inglês, com duração de 6 a 20 horas, dependendo da área escolhida. Ao final, as participantes receberão uma certificação digital sem custo, válida por 3 anos.

Inscrições até 28 de março através de https://sigca.sre.gob.mx/

Mais informações em https://www.huawei.com/mx/events/mx/1000-talentos-para-el-desarrollo-digital

24.02.22

Becas Santander Language

O Santander disponibiliza 5.000 bolsas de cursos de inglês online. Estude no seu próprio nível e ritmo durante 12 semanas para obter o certificado de conclusão. Necessário ter mais de 18 anos. Inscrições abertas até 29 de março de 2022. Mais informações aqui.

22.02.22

       O Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e Caribe (CREFAL) convida docentes, estudantes e todas as pessoas interessadas em incorporar em suas práticas a educação em direitos humanos para se inscreverem no curso Educação em Direitos Humanos: conhecer, aplicar, intervir. A duração do curso é de 10 semanas, de 15 de março a 23 de maio de 2022, com carga horária de 80h. O curso é gratuito e será disponibilizado de forma online.

Mais informações em: http://www.crefal.org/

 

       

 

       O British Council está recrutando candidatas latino-americanas formadas em disciplinas STEM para um programa de bolsas para mulheres na ciência. As selecionadas farão mestrado nas melhores universidades do Reino Unido com todas as despesas pagas. O programa de bolsas para mulheres na ciência do British Council tem parceria com 19 instituições de ensino superior britânicas. Ele apoia mulheres que tenham necessidade de auxílio financeiro e que desejam inspirar as meninas das futuras gerações a seguir carreira científica. Entre os requisitos para participar do programa do British Council para fazer mestrado no Reino Unido, estão:

  • Ser cidadã de países elegíveis (Brasil está na lista);
  • Estar disponível para fazer um curso de tempo integral a partir de setembro de 2022;
  • Demonstrar necessidade de apoio financeiro;
  • Ter diploma de graduação que permita acesso ao mestrado;
  • Saber inglês;
  • Ser ativa no campo e ter experiência ou interesse comprovado em sua área de estudo;
  • Ser apaixonada pelo que estuda e estar disposta a se engajar como ex-bolsista do British Council.

As inscrições vão até abril de 2022. Mais informações em https://www.britishcouncil.org/study-work-abroad/in-uk/scholarship-women-stem

 

 19.07.21>> Universidade de Toronto oferece bolsas para graduação no Canadá

Lester B. Pearson International Scholarships é um programa anual da Universidade de Toronto que oferece bolsas para graduação no Canadá. O Pearson busca reconhecer jovens de todo o mundo que apresentam bom desempenho, criatividade e espírito de liderança. Na seleção, a prioridade é dada a alunos que tenham uma forte ligação com suas comunidades e tenham potencial para contribuir positivamente com elas e com o mundo. 

Para mais informações, acesse: https://future.utoronto.ca/pearson/

Para verificar os cursos ofertados acesse: https://future.utoronto.ca/academics/undergraduate-programs/

Para se inscrever: https://future.utoronto.ca/apply/

 

14.06.21>>Fundación Lengua: bolsa para estudar espanhol na Espanha

A Fundación Lengua está com seu edital de bolsas de estudos abertos. As bolsas são para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid, na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar.

Para mais informações, acesse:

https://www.fundacionlengua.com/es/becas-2021-cursos-espanol/art/24212/?utm_source=partiu%20intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=becas

 

 



Anexos:
Modelo de carta de recomendação - inglês
Convocatória curso CREFAL
Informações curso CREFAL


Apresentação
Mobilidade
Convênios, Acordos e Redes
Gestão e Indicadores
Formulários
Contato
Eventos e Notícias
Editais
Consulados e Embaixadas
Oportunidades para Pós-Graduação
Semana de Internacionalização
Oportunidades para Graduação
Manuais e Regulamentos