CEMAP

CENTRO DE ESTUDOS EM MEIO AMBIENTE, ÁREAS PROTEGIDAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

INFRAESTRUTURA DO CEMAP

 

CARCIPANTA – Laboratório de Carcinologia, Carcinicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais do Cerrado e Pantanal

Coordenadora: Profa. Dra. Liliam de Arruda Hayd

Nesse campo demonstrativo são realizados trabalhos do CARCIPANTA (Centro de Carcinologia, Carcinicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais do Cerrado e Pantanal), destinados ao uso ornamental e iscas vivas.

O CARCIPANTA possui um laboratório de larvicultura de organismos aquáticos com área de 50,5 m², um laboratório de biometria e um laboratório de cultivo de 20 m² respectivamente.

Equipamentos e materiais do laboratório:

A larvicultura está equipada com uma bancada de granito com cuba de água lateral de 5,6 m central e uma lateral de 5,8 m, sistema de distribuição de ar, 02 compressores de ar radial, 01 ar-condicionado tipo Split; 16 tanques cilíndricos de fundo cônico de 20L, 16 biofiltros de 10L, 02 aquários de 50L para manutenção dos reprodutores, 02 prateleiras embutidas e 10 aquários de acrílico de 25L, bomba de água submersa, Medidor de pHmetro de bancada, Equipamento YSI 63 (pH, T e salinidade), YSI 556 multiparâmetro (T, OD, Condutividade, e ORP), gerador movido a gasolina; 02 compressores de ar radial; inúmeros aquários de vidro de 5 L para a obtenção de larvas de fêmeas ovígeras separadas em cultivos individuais, aquários de vidro de 30 L para cultivos em massa e vários materiais de aeração (mangueiras, pedras porosas, conectores, bombas de aeração, etc..); béqueres de 1000 ml para cultivos em massa de larvas, vidrarias para a realização das análises de água (balões, provetas, béqueres, etc.. Dispõe de tanques de polietileno para o cultivo e manutenção dos reprodutores e realização da larvicultura.

O Laboratório de cultivo contem uma bancada de granito, 02 sistemas de cultivo de organismos aquáticos, sendo um sistema fechado dinâmico (SFD) e outro sistema aberto, 01 destilador, 01 deionizador, 01 liofilizador, 01 geladeira duplex, 02 peneiras retangulares, 01 puçá circular e 01 rede de plâncton.

A cozinha contem uma geladeira duplex, 01 Freezer horizontal , 01 micro-ondas e 01 armário.

Funcionários: O CARCIPANTA não dispõe de funcionário em regime permanente.

 

LAGEAAP - Laboratório de Gestão, Educação Ambiental e Áreas Protegidas

Coordenador: Prof. Dr. Afrânio José Soriano

A área física do Lageaap é de 50.5 m2, sendo dividido em 2 salas pequenas e uma grande.
As salas pequenas são destinadas aos Pesquisadores DCRs (uma Doutora Bióloga e dr. Agrônomo) e pesquisadores Juniors (3 biólogos, 2 eng. florestais) e o espaço maior para uso de todos.

Inclui o Espaço Natureza (pequeno museu natural) e as Trilhas Interpretativas dentro da Fazenda Experimental – Área de Preservação Permanente (APP) de 250ha.

Equipamentos e materiais do laboratório:

2 GPS GARMIM, 2 impressoras wi-fi, 3 computadores, 1 data show, 12 barracas, 18 kits de rapel (mosquetões, capacetes, cadeirinhas, cordas, etc), 2 caiques e 1 bote tipo rafit, máquina fotográfica profissional, filmadora tipo go pro, livros, e vários materiais para uso em educação ambiental e geoprocessamento), 6 armários de aço, entre outros móveis;

O Espaço Natureza (pequeno museu natural) que faz parte do LAGEAAP, possui materiais lúdicos sobre biodiversidade, painéis didáticos sobre meio ambiente, e material em via humida e taxidermizado.

 

BOTFLOR- Laboratório de Botânica e Recursos Florestais

Coordenador: Prof. Dr. Norton Hayd Rego

A área física BOTFLOR é de 50.5 m2, sendo dividido em 2 sala.
O laboratório abriga equipamentos e materiais que são usados para análise e preparo de material botânico para conservação e identificação. O ambiente é climatizado e conta com bancadas de trabalho, armários e prateleiras para abrigar e sustentar os equipamentos e ferramentas de trabalho.

Equipamentos e materiais do laboratório:

Estufas de secagem ( 02), Armários de Aço (02), Suta, Balança, Prensas,Ferramentas de coleta botânica (tesouras, podões, etc), Estereoscópico eletrônico, Lupa ótica, Vidrarias, Coleções (carpoteca e exsicatas), Clinometro , Binóculos, Equipamentos de proteção individual para coleta de campo, Viveiro para avaliação de banco de sementes
LABFAUNA - Laboratório de manejo de Fauna e taxidermia e coleção zoológica didática.

Equipamentos: 6 binóculos, uma armadilha fotográfica, perneiras, capas de chuva, baldes para pit fall, armadilhas Sherman, dinamômetros de mão ( um da marca pesola), redes, facões, lanternas, etc.

A área física do LABFAUNA é de 28 m2. Esse espaço é bem restrito e possibilita apenas trabalhos básicos de manejo. A meta é implantar o Criatório de Animais Silvestres.

 

LABFAUNA – Laboratório de manejo de fauna e taxidermia (coleção zoodidática)
Coordenador:  Prof. Dr. Afrânio José Soriano

Colaboradora: Profa. Dra. Priscila Gusmão Pompiani

 

GABINETE DE PESQUISA E APOIO

A área física da sala é de cerca de 9 m2, sendo um espaço estratégico para as atividades de todos os membros da equipe, uma vez que se constitui num laboratório/escritório de transito.

Equipamentos: telefone, internet, impressora wi-fi, computadores.


VEÍCULOS

O GEMAP conta com uma frota de veículos para atender suas necessidades e também dos parceiros, em especial do projeto Geopark Bodoquena Pantanal (com sedes em Campo Grande, Nioaque, Jardim e Ladário - essas duas últimas em processo de implantação).

Os veículos são:

  • 1 micro-ônibus (18 lugares), marca Mercedes,  ano 1997;
  • 1 van cargo (Tamanduá Móvel), marca Sprinter, ano 1997 (aguardando os recursos do PROExT 2013, para ser revisada, reformada e equipada);
  • 2 Toyotas Bandeirantes, ano 1997.

Apresentação
Missão e Visão
Equipe
Parque de Equipamentos e Instrumentos de Pesquisa
Projetos
Produção bibliográfica, técnica e tecnológica
Parceiros
Notícias e eventos
Contato
Arquivos para Download
Estrutura Multiusuaria