CEPEED

CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO

GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISAS - INSTITUCIONALIZADOS

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PRÁXIS EDUCACIONAL - GEPPE.

LINHAS DE PESQUISA: Educação e Violência, Educação Especial e Teorias e Práticas Educacionais. 

LABORATÓRIOS CEPEED: 1, 2 e 4

LIDERES: Doracina Aparecida de Castro Araujo e Elson Luiz de Araujo 

PESQUISADORES: Carlos Eduardo França, Doracina Aparecida de Castro Araujo, Elson Luiz de Araujo José Antonio de Souza, Lucélia Tavares Guimarães, Maria Helena Bimbatti Moreira e Maria Silvia Rosa Santana.

DESCRIÇÃO: O objetivo da criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE) foi para discutir e refletir sobre questões educacionais relevantes para a comunidade educacional. Inicialmente, por meio de suas pesquisas contribuir com a comunidade educacional de Paranaíba e, posteriormente, investigar outras situações e localidades, sempre visando a contextualização histórica, os fatos, os trabalhos, as abordagens, de forma dialética e comprometida com as causas sociais, econômicas e políticas. Destarte, tem como meta princípal pesquisar e retornar para o campo e os sujeitos da investigação sugestões para aperfeiçoar o que foi verificado e/ou comprovado em diversas comunidades. A especificidade do GEPPE está em voltar-se para o envolvimento coletivo de seus componentes e a articulação entre a pesquisa o ensino e a extensão no âmbito da UEMS e de outras instituições, um retroalimentando o outro, assim como, buscar alternativas de agrupar pessoas de diversas áreas do saber.As pesquisas deverão ser socializadas na comunidade educacional, por meio de artigos, relatórios, apresentações em congressos, seminários, entre outras formas e estratégias de divulgação.

ANO DE CRIAÇÃO: 2007

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - GEPHEB.

LINHAS DE PESQUISA: História da Infância, das Instituições Educativas e da Formação de Professores e História do Ensino de Língua e Literatura. 

LABORATÓRIOS CEPEED: 3

LÍDERES: Ademilson Batista Paes e Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

PESQUISADORES: Ademilson Batista Paes e Estela Natalina Mantovani Bertoletti.  

DESCRIÇÃO: GEPHEB - O Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira tem como eixos norteadores a história da escolarização da infância, das práticas, das disciplinas e instituições escolares. Suas ações estão concentradas em ensino, pesquisa e extensão, cujos objetivos encontram-se no fomento da pesquisa na graduação e pós-graduação por meio da produção de trabalhos acadêmicos; publicação de artigos em periódicos, anais e capítulo de livros; articulação,intercâmbio e colaboração com outros grupos de pesquisa que constituem o campo, vinculados ou não a outras instituições; organização, colaboração e coordenação de eventos institucionais e interinstitucionais na área.

ANO DE CRIAÇÃO: 2005

 

GRUPO DE PESQUISA TEORIA, METODOLOGIA E INTERPRETAÇÕES NA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NO BRASIL

LINHAS DE PESQUISA: História da Historiografia Brasileira, História e Historiografia da Educação Brasileira, Interpretação de Imagens e Ensino de História, Produção de Textos Didáticos e Organização de Bibliografias no Campo da Teoria e História da Historiografia e Teoria da História do Brasil.

LABORATÓRIOS CEPEED: 3

LIDERES: Diogo da Silva Roiz e Estevao Chaves de Rezende Martins.

PESQUISADORES: Diogo da Silva Roiz e Tânia Regina Zimmermann.

DESCRIÇÃO: O grupo tem como problemática central: pensar como foi escrita a história da historiografia brasileira, e, consequentemente, de que modo foi organizado e pensado o ofício de historiador no Brasil. Ao longo desses anos foram publicados artigos, resenhas, capítulos de livros e livros (individuais e coletivos) que tratam dessas questões. O grupo também procurou articular seu trabalho com a criação de blogs especializados: 1. Pensando o ensino de História. 2. Pensando a escrita da História. Além disso, muitos dos pesquisadores estão ou terminando seus doutoramentos ou realizando seus estágios de pós-doutorado. Isso mostra o crescimento do grupo de pesquisa, em seu processo de consolidação. Foram publicadas duas coletâneas em 2015: "Métodos e técnicas da pesquisa histórica" e "A história intelectual".

ANO DE CRIAÇÃO: 2008

 

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM E ENSINO

LINHAS DE PESQUISA: Discurso e ensino/aprendizagem de língua materna, Estudos linguisticoss e sua relação com o ensino/aprendizagem de língua materna e língua estrangeira e Linguagem, Educação e Sociedade. 

LABORATÓRIOS CEPEED: 4

LIDERES: Silvane Aparecida de Freides e Neide Araujo Castilho Teno 

PESQUISADORES: José Antonio de Souza e Milka Helena Castilho Slavez.

DESCRIÇÃO: O grupo tem apresentado o resultado de suas pesquisas em eventos científicos no país e no exterior, além de orientar diversas Dissertações de Mestrado nos Programas de Pós-Graduação em Letras, em Educação e Profletras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul .

ANO DE CRIAÇÃO: 2002

 

 

Apresentação
Contato
Links e Downloads
Metas e Objetivos
Ações
Produções acadêmicas e Produtos
Pesquisadores/as
Infraestrutura
Projetos de ensino, pesquisa e extensão
Notícias e eventos
Grupos de pesquisa