CEMAP

CENTRO DE ESTUDOS EM MEIO AMBIENTE, ÁREAS PROTEGIDAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

METAS E OBJETIVOS DO CEMAP

O Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimentos Sustentável (CEMAP) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), funciona com base no Regulamento Interno CEMAP que delibera sobre as normas relativas às atividades didático-científicas e administrativas, em conformidade com a resolução COUNI/UEMS n° 455/2015 que rege a implantação dos Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), bem como demais normas da UEMS.

O CEMAP – UEMS é um Centro de Excelência que visa a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e congrega diversos Laboratórios e Grupos de Pesquisa compostos por integrantes de instituições parceiras nacionais e internacionais. O CEMAP juntamente com a comunidade universitária da UEMS, visa desenvolver projetos de forma independente ou em parceria com órgãos do governo, empresas público-privadas, institutos de pesquisa e universidades.

Sua atuação terá caráter multidisciplinar e interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas de conhecimento das ciências naturais, biológicas, agrárias, humanas e meio ambiente. Sua temática principal se baseia no desenvolvimento sustentável e na abordagem sistêmica.

O CEMAP será responsável pelo planejamento e execução dos projetos aprovados pela sua equipe. As atividades de ensino, pesquisa e extensão, seguirão as normas internas da UEMS e do Regulamento Interno CEMAP. 

Os principais objetivos do CEMAP são: 

  • contribuir para a realização dos objetivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, dentro de sua área de competência;
  • promover o desenvolvimento científico e tecnológico regional nas áreas que envolvam as ciências agrárias, biológicas e ambientais;
  • fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão, incluindo a criação de Cursos e Eventos, e o desenvolvimento de ações de Assessoria e Consultoria, que tenham como escopo final a prestação de serviços e a difusão de conhecimentos capazes de promover o desenvolvimento da sociedade e a formação de profissionais competentes dentro de sua temática de atuação;
  • estabelecer parcerias com as outras unidades da UEMS, centros de pesquisas, universidades, com instituições públicas e privadas, empresas e demais atores da sociedade civil organizada nacional ou internacional, preferencialmente no âmbito da área de ciência ambiental e da gestão e manejo de áreas protegidas.

Apresentação
Missão e Visão
Equipe
Parque de Equipamentos e Instrumentos de Pesquisa
Projetos
Produção bibliográfica, técnica e tecnológica
Parceiros
Notícias e eventos
Contato
Arquivos para Download
Estrutura Multiusuaria