CEPEGRE
CENTRO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA
O CEPEGRE foi criado desde setembro de 2014 por meio da RESOLUÇÃO COUNI-UEMS Nº 437, de 11 de junho de 2014 como uma das exigências do termo de Convênio n. 104/2012 celebrado entre a UEMS e a UNIÃO, por intermédio da Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidencia da República – SPM/PR. Com a criação das normas para criação e implantação de CEPEXs, via Resolução COUNI/UEMS n. 455, de 11 de agosto de 2015, foi publicada a Portaria UEMS a Portaria UEMS n. 054/2016, de 03 de maio de 2016, a qual implanta o CEPEGRE.
O CEPEGRE nasceu a partir de uma proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia – GEPEGRE/UEMS/CNPq que tem cinco linhas de pesquisas estruturadas. Contudo, no decorrer de sua implementação, pesquisadores do GEPEGRE que participam de outros grupos ( Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Política, Planejamento Educacional e História de Étnico Racial – GEPPEHER; Grupo de pesquisa em Educação, Cultura e Diversidade; Grupo de Estudos, Pesquisa e política de Educação Supérior – GEPPES), trouxeram para compor o centro pesquisadores de outros grupos. Formando a base do CEPEGRE temos hoje três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: o GEPEGRE (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8003696352344454), o GEPEI – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Interculturalidade e Inclusão e o GESC - Grupo de Estudos Culturais, Semióticos e Fronteiriços da UEMS.
As temáticas de EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA e ETNIA formam o arcabouço geral do centro e, dentro destas em estreita articulação entre si, de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar, os projetos, eventos e discussões teóricas e produção bibliográfica (resumos, artigos, capítulos de livros, livros, orientações de TCC , especializações e mestrado) em geral se configuram e são executados.
O CEPEGRE tem como objetivo geral propor, subsidiar, articular monitorar e avaliar políticas públicas e políticas de ação afirmativa, ligadas às questões de educação, gênero e sexualidade, cultura, raça e etnia, com foco no processo de inclusão para o acesso, permanência e conclusão na Educação Básica e Superior. Visa ainda, por meio do diálogo e participação efetiva junto aos demais sistemas de educação, órgãos governamentais, não governamentais e Movimentos Sociais – local, regional, nacional e internacional - desenvolver estudos e ações na luta contra os processos de discriminação, racismo, homofobia, xenofobia, violência contra a mulher e demais formas de violência
Jean Willian de Souza
Última atualização em 31 de outubro de 2019 às 20:26:00
