CERNA

CENTRO DE ESTUDOS EM RECURSOS NATURAIS

Apresentação

O Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA) foi criado em 2016, surgindo da necessidade de identificar e concentrar a capacidade instalada em pesquisa no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), para otimizar competências em pesquisa e envolver recursos humanos e financeiros que pudessem ser gerenciados com maior eficiência. 

Atualmente o CERNA/UEMS é composto por doze laboratórios distribuídos em dois conjuntos laboratoriais (CL1 e CL2). O CL1 é composto por laboratórios multiusuários com atividades que envolvem pesquisadores das áreas de Física, Química e Biologia, e o CL2 é composto pelos Laboratórios de Biologia, Ecologia, Biotecnologia, Física e Química. Além da estrutura edificada, o CERNA/UEMS conta com uma gama de equipamentos destinados à pesquisa que o coloca em destaque no cenário Estadual, dada a diversidade e a qualidade tecnológica de seus instrumentos de análise.

As pesquisas desenvolvidas são, em sua maioria, de caráter interdisciplinar, principalmente pela diversidade de formação de seus pesquisadores. São projetos que visam formar recursos humanos em diferentes níveis. Além dos Cursos de Graduação em Física, Engenharia Física, Química, Química Industrial, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária, os pesquisadores do CERNA também atuam na formação de mestres e doutores através do seu Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN).

 

Objetivos

O CERNA tem como objetivos desenvolver estudos biológicos e ecológicos de diferentes grupos animais e vegetais e suas relações com o ambiente; estudar e caracterizar as propriedades química, física e biológica de produtos naturais, papel biológico e aplicabilidade; desenvolver análises e materiais avançados aplicados ao diagnóstico e monitoramento dos recursos naturais.

 

Metas

O Centro tem como meta integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes, visando a proposição de projetos interdisciplinares, com maior competitividade, capazes de serem fomentados por órgãos específicos e também por diferentes setores da sociedade, que permitam o aumento da capacidade de orientação no PGRN, via credenciamento de novos docentes e da melhoria do conceito do Programa, resultando em consequência na melhoria do sistema de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS.

 

Regulamento Interno

O Regulamento Interno do CERNA detalha sua finalidade, organização e competências. Ele ajuda a equipe a nortear suas ações junto à UEMS e à comunidade. Suas ações são definidas pelo Conselho Técnico Científico que tem como presidente o Coordenador Geral do Centro.

 

Membros do Conselho Técnico Científico (CTC)

Titulares com mandato 2020-2022

Representantes docentes:     Profa. Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso

                                               Prof. Dr. Etenaldo Felipe Santiago

                                               Prof. Dr. Jonas da Silva Mota

                                               Prof. Dr. Yzel Rondon Súarez

Representante técnico:          Mestre Franksteffen Silva Maia

Representante discente:        Adriana Morais do Nascimento Matos

Suplentes com mandato 2020-2022

Representantes docentes:     Prof. Dr. Antonio Rogério Fiorucci

                                               Prof. Dr. Carlos Henrique Portezani

Representante técnico:          Dra. Cinthia Aparecida de Andrade Silva

Representante discente:        Bruno Henrique Feitosa

 

Coordenador Geral

Prof. Dr. Sandro Marcio Lima

Período: 03/05/2020 a 02/05/2022

 

Galeria de Coordenadores

Prof. Dr. William Fernando Antonialli Junior

Período: 03/05/2016 a 02/05/2018

Prof. Dr. William Fernando Antonialli Junior

Período: 03/05/2018 a 02/05/2020

 

 

 

 

Apresentação
Missão e Visão
Equipe
Parque de Equipamentos e Instrumentos de Pesquisa
Projetos
Produção bibliográfica, técnica e tecnológica
Parceiros
Notícias e eventos
Contato
Arquivos para Download