Comissão de Avaliação
Avaliação das Instituições de Educação Superior
 
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
à melhoria da qualidade da educação superior;
à orientação da expansão de sua oferta;
ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
 
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:
 
Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
 
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep (no caso da UEMS, por ser uma instituição Estadual, a Avaliação Externa é realizada pelo Conselho Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul), a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.
 
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.
 
 
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
 
É uma comissão de avaliação institucional, legalmente constituída, que tem por finalidade fixar e desenvolver a política de avaliação que orientará suas atividades junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores da Universidade, além de coordenar e articular os processos internos de avaliação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, de acordo com a proposta elaborada, considerando os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, Lei Nacional nº 10.861, de 14 de abril de 2004. (Art. 2º, Resolução COUNI-UEMS Nº 399, de 3 de julho de 2012).
 
 
Auto Avaliação Institucional
 
É um processo que irá identificar as fragilidades e as potencialidades da instituição nas dez dimensões previstas em lei, a auto-avaliação é um importante instrumento para a tomada de decisão e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões.
A avaliação interna ou auto-avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.
 
___
 
CONTATO
 

A secretaria da Comissão Própria de Avaliação (CPA) está localizada no Bloco B, piso superior.

 

Telefone: 3902-2634 (Jelly) , Contato preferencialmente por email

 

E-mail: cpa@uems.br



Anexos:
Ficha de inscrição
Edital 36/2017

Legislação
Relatórios Antigos
Relatórios Recentes
Comissões
Ciclo 2012-2015
Reuniões
Formulários
ENADE
Links
Eleições