Comitê de Ética com Seres Humanos

Apresentação

COMITÊ DE ÉTICA COM SERES HUMANOS

O Comitê de Ética com Seres Humanos doravante denominado CESH, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é um órgão colegiado, interdisciplinar, educativo, consultivo e deliberativo de natureza técnico-científica, vinculado ao Conselho de Ética (CE) da UEMS. 

Tem a finalidade de defender os interesses dos envolvidos na pesquisa, em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento dos mesmos, dentro de padrões éticos, com observância aos atos normativos dos Conselhos competentes, além de regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de atividades de  pesquisa com seres humanos no âmbito da UEMS e de outras instituições do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Os projetos avaliados são em sua maioria:

Área ciências biológicas e da saúde: Estudos envolvendo seres humanos diretamente ( analise clínica, obtenção de amostras biológicas, degustação de alimentos em desenvolvimento, práticas de atividades físicas, desenvolvimento de novos fármacos, vacinas ou novos métodos cirúrgicos etc.) ou indiretamente (uso de prontuários, análises documentais institucionais, etc.).

Área ciências sociais e humanas: Estudo independentemente da área, em que haja alguma interação com seres humanos (aplicação de entrevistas, questionários, estudos etnográficos, roda de conversa etc) presencial ou online.

Acompanhe nosso site: www.uems.br para mais informações sobre as medidas preventivas adotadas contra o Corona Virus pela UEMS.

A comunidade academica pode entrar em contato pelo e-mail: cesh@uems.br ou pelo telefone: 3902-2699 atendimento estará sendo feito presencialmente, das 08:00 às 13:00 horas, de segunda a sexta-feira.

 

 

V CAMPANHA DE INTEGRIDADE E ÉTICA NA PESQUISA, CLIQUE AQUI.

 



Anexos:
Livro sobre a atual Resolução CNS 466/12 - Sônia Maria O. Andrade
Aprovação do Registro de Renovação do CESH/UEMS
RECESSO/2021 - 2022 - CESH
LOGO CESH/UEMS


Composição
Submissão de Projetos de Pesquisa
Sistema CEP/CONEP
Dúvidas Frequentes
Legislação
Agenda de Reuniões
Contato