Comitê de Ética com Seres Humanos

Apresentação

COMITÊ DE ÉTICA COM SERES HUMANOS

O Comitê de Ética com Seres Humanos doravante denominado CESH, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é um órgão colegiado, interdisciplinar, educativo, consultivo e deliberativo de natureza técnico-científica, vinculado ao Conselho de Ética (CE) da UEMS. 

Tem a finalidade de defender os interesses dos envolvidos na pesquisa, em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento dos mesmos, dentro de padrões éticos, com observância aos atos normativos dos Conselhos competentes, além de regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de atividades de  pesquisa com seres humanos no âmbito da UEMS e de outras instituições do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Os projetos avaliados são em sua maioria:

Área de Saúde: Estudos envolvendo seres humanos diretamente (clínicos, obtenção de amostras biológicas, etc.) ou indiretamente (uso de prontuários, análises documentais institucionais, etc.).

Outras áreas: Qualquer estudo, independentemente da área, em que haja alguma interação com seres humanos (aplicação de entrevistas, questionários, estudos etnográficos).

 

O atendimento é de Segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

Telefônico e presencial, bem como respostas de e-mails.

Estamos em recesso/férias, retornaremos o atendimento normal dia 29 de julho.



Anexos:
Composição do CESH - 2018 a 2021
Livro sobre a atual Resolução CNS 466/12 - Sônia Maria O. Andrade
Aprovação do Registro de Renovação do CESH/UEMS


Composição
Submissão de Projetos de Pesquisa
Sistema CEP/CONEP
Dúvidas Frequentes
Legislação
Agenda de Reuniões
Contato