Comitê de Ética com Seres Humanos

Dúvidas Frequentes

Prezada Comunidade academica, o Comitê de Ética com Seres Humanos está a disposição para sanar dúvidas e fazer esclarecimentos pertinentes sobre cadastro e uso da Plataforma Brasil, Bioética, trâmites e sobre normas  nacionais vigentes. Bem como seus membros estão a diposição da comunidade interna e externa, segue abaixo respostas para questões recorrentes, se necessario entre em contato conosco pelo fone: 67. 3902-2699 ou pelo e-mail: cesh@uems.br.

1) Perguntas frequentes, no anexo;

2) Como visualizar o parecer consubstanciado?

3)  Não consigo anexar meus arquivos na Plataforma Brasil - Habilitar o botão anexar no Firefox e Chrome.

4) Minha pesquisa é com população indígena, a apreciação ética da pesquisa será como as demais?

Não, a população indígena é considerada "Área Temática Especial" pelas Norma Vigentes, leve em consideração que após a avaliação do CESH e Aprovação do Protocolo, o mesmo será automaticamente enviado para segunda avaliação ética pela CONEP; a fim de garantir a observância de todos os pontos definidos nas normas. Além da Resolução CNS 466/12, 510/16, Norma Operacional 001/2013 atente-se a Resolução 304/00 que trata de estudos com população indígena. Seu cronograma deve ter previsão mínima para início da coleta de dados de 120 dias. Acesse as informações disponiveis, para ingreso em terra indigena no site da FUNAI.

5) O que é TCLE e TALE? Como fazer-lo corretamente?

6) Documentos que  compõe um protocolo de pesquisa? 

7)  Qual a diferença de projeto com coparticipante e projeto multicêntrico?

Projetos com coparticipação: São aqueles desenvolvidos em sua maior parte em uma instituição proponente, e apenas uma etapa (ex: coleta de dados) na coparticipante. A coparticipante deve ser inserida no campo específico na Plataforma com CNPJ correto para assim que o projeto for aprovado ele ser encaminhado via Plataforma a eles.

OBS: Pedimos cuidado extremo ao inserir as coparticipantes (inclusive verificando se o CNPJ é válido) para que o projeto seja encaminhado às mesmas corretamente. Os trâmites envolvendo as entidades coparticipantes não são de responsabilidades das instituições proponentes.

Projetos multicêntricos: Projetos desenvolvidos por inteiro em várias instituições. Após o projeto ser aprovado no centro principal,  ele será replicado aos demais centros para que os responsáveis em cada centro possam fazer a edição, adicionando documentos locais e submetendo ao CEP do centro participante.

V CAMPANHA DE INTEGRIDADE E ÉTICA NA PESQUISA, CLIQUE AQUI.

Diálogos em pílulas - Vídeos rápidos, CLIQUE AQUI.

Podcast - Com ciência e com respeito, CLIQUE AQUI.

Plataforma Brasil - Videos CONEP, CLIQUE AQUI.

Acesse nos anexos.



Anexos:
6) Documentos necessários - Protocolo de pesquisa
1) Perguntas Frequentes
2) Como visualizar o parecer consubstanciado
3) Habilitar o botão Anexar no Firefox e Google Chrome
Cronograma
Para a pesquisa ser Ética
5) TALE
5) TCLE


Composição
Submissão de Projetos de Pesquisa
Sistema CEP/CONEP
Dúvidas Frequentes
Legislação
Agenda de Reuniões
Contato