Informática

A Diretoria de Informática

Gerenciador de e-mail (Gmail)

---

Servidores da UEMS

A mudança do gerenciador (servidor) de e-mail será realizada no dia 27 de Novembro de 2020 às 00h.

O gerenciador de e-mail atual, o Horde, será substituído pelo gerenciador do Gmail.

 

As mensagens recebidas no gerenciador Horde até o dia 26 de Novembro de 2020 às 23:59 ficarão disponíveis para consulta, por meio do acesso pela intranet ou pelo endereço webmail2.uems.br

---

ALUNOS - Graduação e Pós-graduação

A partir do dia 05/04/2021 o e-mail institucional dos alunos da UEMS serão dsiponibilizado por meio do gerenciador Gmail. Será utilizado no login o CPF do aluno (exemplo: CPF@academicos.uems.br).

Novos alunos terão acesso ao e-mail institucional a partir do momento que o (a) secretário (a) acadêmico (a) inserir a matrícula do aluno no Sistema Acadêmico da UEMS (SAU) ou Sistema de Pós-graduação (SigPos).

Para o acesso ao e-mail institucional o alunos deverá executar as orientações do tutorial do primeiro acesso, disponibilizado para os coordenadores de curso.

ATENÇÃO: essa conta de e-mail institucional, o aluno, deverá utilizá-la exclusivamente para a comunicação interna com a UEMS. Não a utilize para atividades pessoais/particulares externas.

Além do Gmail, outras ferramentas estão disponíveis para a comunidade acadêmica pelo G Suite for Education. Essas ferramentas podem ser acessadas a partir do login pelo e-mail ou diretamente pelo login no endereço google.com.

Ressaltamos a importância de todos conhecerem os procedimentos e orientação definidos na INSTRUÇÃO NORMATIVA/RTR/UEMS N° 001/2020, de 17 de novembro de 2020, sobre o correio eletrônico (e-mail) institucional.

A DINF está à disposição para ajudá-los (as) e tirar suas dúvidas. Entrem em contato conosco pelo nosso Help Desk, enviando uma mensagem de e-mail para informatica@uems.br

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA/RTR/UEMS Nº 001/2020,  de 17 de novembro de 2020.

Define os procedimentos e orientações para o uso do servidor de e-mail da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Arquivo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Orientação sobre as senhas

 

Disponibilizamos um tutorial sobre o Acesso aos Sistemas e Definição e Uso das Senhas Pessoais dos Professores e Técnicos Admisnitrativos. Arquivo

 

Caso você tenha algum problema ou dúvida  sobre sua senha, envie uma mensagem para informatica@uems.br.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recuperação automática da senha pelo gerenciador de e-mail institucional

 

O gerenciador do e-mail institucional, o Gmail, permite a recuperação automática da senha, por meio do cadastro de um e-mail particular ou número de celular no perfil do usuário.

Vídeo de orientação para configurar a recuperção automática, link

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O e-mail institucional é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança das informações e deve ser utilizado por toda a comunidade

 

Qualquer dúvidas sobre o serviço de e-mail ou troca de senha, envie uma mensagem de e-mail para o endereço informatica@uems.br.

 

Orientações sobre o uso do e-mail:

 

- O e-mail institucional é a identidade do usuário dentro e fora da Universidade.

 

- Elabore uma assinatura para o e-mail, exemplo:

                  Prof. (título) nome completo

                  Nome(s) do curso(s)

                  Unidade Universitária

                  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

                  Endereço do curriculo lattes

 

- Use o e-mail institucional para as comunicações formais.

        - Não use o e-mail institucional para ações particulares na internet. Como por exemplo, para se cadastrar em sites de compras, redes sociais (Facebook, Instagram, entre outras), comunicações pessoais.

 

Contato:

  • Telefone: (67) 3902-1837/2475 
  • Chefia: Fábio Augusto de Souza Seabra
  • Horário de funcionamento: 07:30h às 16:30h.
  • E-mail: informatica@uems.br
  • Equipe:
    • Carlos José Viana
    • Elias Casali

 

 



Anexos:

IN-TRT-UEMS-N-001-2020
Acesso aos Sistemas e Definição e Uso das Senhas Pessoais


A Diretoria
Documentos
E-mail
G Suite for Education
Internet
Microsoft 365 Educacional
Sistemas
Suporte Técnico
CAFe
Help Desk