Gestão de Projetos

Sobre  a APCR

 

A Assessoria de Projetos e Captação de Recursos (APCR) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) é um órgão de assessoramento e apoio dos órgãos executivos superiores vinculado à Reitoria da UEMS, cuja finalidade direciona-se a implementação e o gerenciamento de projetos, a captação de recursos e promover atendimento aos projetos de interesse geral da UEMS. Uma das ações dessa Assessoria consiste na implantação do Escritório de Projetos da UEMS (do inglês Project Management Office - PMO).

 

 

 

Breve histórico...

 

Na sociedade do conhecimento criar, disseminar e utilizar o conhecimento são ações que servem como alavanca para o alcance de metas e superação de obstáculos. Estas são as diretrizes que permeiam o ambiente empresarial e, portanto, o anseio da sociedade que necessita do conhecimento produzido para seu uso apropriado.

 

Assim como a gestão do conhecimento, o gerenciamento de projetos também ganhou forças neste novo cenário, já que os projetos de modo geral vêm se tornando cada vez maiores e mais complexos e, se bem gerenciados, trazem vantagens competitivas e maior benefício.

 

Para dar apoio ao gerenciamento de projetos, é cada vez mais comum que as organizações, instituições criem “escritórios” de gerenciamento de projetos, tendo eles as responsabilidades de centralizar e coordenar os projetos sob o seu domínio.

 

O marco inicial para a implantação do Escritório de Projetos (PMO) da UEMS foi a assinatura, em outubro de 2011, do “Termo de Abertura do Projeto para Implantação do Escritório de Projetos (PMO) da UEMS” pelo Magnífico Reitor Fabio Edir dos Santos Costa.

 

Em outubro foi realizada uma palestra de sensibilização, proferida pelo Prof. Guilherme Maia (consultor contratado para auxiliar neste trabalho), referente aos procedimentos para a implantação do Escritório de Projetos (PMO) para toda a Alta Direção da UEMS em Dourados. Como resultado dessa ação ficou definido que seria realizada uma oficina com todos os dirigentes de todas as Unidades Universitárias da UEMS para a diagramação dos principais problemas enfrentados bem como as potencialidades dessas unidades, com vistas a eleger os projetos que seriam gerenciados pelo Escritório de Projetos.

 

Em novembro de 2011 foi realizada a 1ª Oficina de capacitação dos dirigentes e, esses por sinal, ficaram responsáveis em replicar a mesma oficina no âmbito das suas Unidades Universitárias a fim de consolidar a diagramação prévia dos problemas e potencialidades das suas Unidades.

 

Os resultados dos trabalhos das oficinas das Unidades Universitárias foram apresentados na 2ª Oficina, realizada no final de novembro de 2011 na sede da UEMS. Posteriormente foram realizados os mesmos levantamentos na Unidade Universitária da UEMS em Dourados.

 

Analisando as informações coletadas, pode-se concluir que os principais problemas das Unidades Universitárias da UEMS no Ensino, na Pesquisa e na Extensão estão estruturados nos seguintes eixos temáticos: Infraestrutura (laboratorial e física); Tecnologia da Informação; Informática; Comunicação; Gestão (Administrativa Financeira e de Projetos); Recursos Humanos (administrativos técnicos e docentes); Acadêmicos e Acervo Bibliográfico.


Atualmente, o processo de implantação do PMO da UEMS está na fase inicial de "mudança da cultura organizacional", em que se procura difundir entre todos os atores envolvidos nesse processo um consenso com vistas a obter resultados significativos de adesão. No ano de 2015 organizamos uma Carteira de Projetos, a qual, apresenta as necessidades básicas das 15 Unidades Universitárias da Uems. Concomitantemente, estamos reestruturando a página desta assessoria no intuito de mantê-los informados sobre o processo de captação de recursos.


O Escritório de Projetos (PMO) tem como principal objetivo identificar, estimular e apoiar a utilização das melhores práticas de gerenciamento de projetos, de tal forma que a organização possa implementar suas estratégias e alcançar seus objetivos por meio de projetos. Deste modo, especificamente, o Escritório se dispõe a:

  • Identificar e desenvolver metodologias, melhores práticas e normas de gerenciamento de projetos que possam ser aproveitadas pela Uems;
  • Centralizar e gerenciar as informações para políticas, procedimentos, modelos e outras documentações compartilhadas de todos os projetos institucionais da Uems;
  • Atuar como Escritório Central para operação e gerenciamento de ferramentas que possam ser úteis ao bom gerenciamento dos projetos desenvolvidos pela Uems, tais como softwares, estratégias, ferramentas, etc.;
  • Coordenar todas as comunicações dos projetos institucionais desenvolvidos pela Uems;
  • Figurar como uma plataforma de aconselhamento para gerentes de projetos da Instituição como um todo;
  • Monitorar os prazos e orçamentos dos projetos desenvolvidos pela Uems; e,
  • Outros processos que se fizerem necessários para o bom andamento dos projetos da Uems.




Equipe: 

Vera Lúcia Lescano de Almeida/veralescano@uems.br

Leila Roque Ribeiro Marques/leila@uems.br


Telefone: 3902 2477

ATENÇÃO:

CHAMADA fUNDECT/UEMS Nº 25/2015 - APOIO A GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UEMS - até 18/12/20

Atenção: Data prorrogada até 15/02/2016 (DO. 02/12/2015)



A Assessoria informa sobre Editais em aberto para captação de recursos publicados pela ABCR.

A ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e mobilizadores de recursos e que tem como principal objetivo estabelecer uma ampla rede nacional, fortalecendo os laços entre os profissionais que atuam na área e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão.

Criada em 1999, a ABCR tem como missão promover, desenvolver e regulamentar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do Terceiro Setor. Entre suas principais metas, destacam-se a de trabalhar para assegurar a credibilidade e representatividade da profissão e a de apoiar, indiretamente, organizações sociais na importante tarefa de construir uma sociedade mais justa.

Embora tenha surgido por iniciativa de um grupo de profissionais de São Paulo, a ABCR conta atualmente com mais de 400 associados de todo os Estados do país, e com Núcleos Regionais em Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Além disso, contamos também com três Grupos Temáticos para debater temas específicos da captação de recursos: Cultura, Educação e Direito.

Mais informações sobre editais encontram-se no link a seguir.


Para maiores informações sobre como desenvolver um projeto ou para acompanhar os projetos concluídos/andamento, você pode acessar os links abaixo:

www.ricardo-vargas.com/pt/

www.mundopm.com.br/

proppuemsdourados.blogspot.com.br

www.capes.gov.br\editais_abertos

www.cultura.gov.br





Instruções do escritório de projetos
Diagrama dos problemas
Estrutura analítica de riscos
Estrutura analítica do projeto
Termo de abertura de projeto
Relação de Projetos Cadastrados no SIMEC

Mapa com as Unidades e Polos da Uems

História & Missão
Órgãos Colegiados
Reitoria
Comissão de Avaliação
Conselho de Ética
Gabinete da Reitoria
Eleições