Agronomia

Bacharelado

Apresentação

A Agronomia é um curso ligado às Ciências Agrárias, envolvendo, portanto, profissionais que estão diretamente relacionados às questões agrícolas, seja no desenvolvimento científico-tecnológico, ou em problemas sociais cada vez mais presentes no campo.

Como as atividades relacionadas à agropecuária projetam o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul e contribuem para uma grande parcela do PIB brasileiro, o curso de Agronomia da UEMS contribui sobremaneira para capacitar profissionais especializados, engajados com a necessidade de conviver com as limitações e as potencialidades do Cerrado, visando aproveitar a sua riqueza e maximizar a produção de alimentos, energia, produtos têxteis, dentre outros.

Os princípios e objetivos para o Curso de Agronomia da UEMS, incluem: gerar e desenvolver tecnologias para o desenvolvimento agropecuário no estado de Mato Grosso do Sul; capacitar recursos humanos; estabelecer um elo entre o homem do campo e os centros geradores de tecnologia; colaborar com a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem das atividades da terra e trabalhar para a sustentabilidade da agricultura.

 

Áreas de Atuação

 

O profissional formado em Agronomia poderá atuar em diferentes frentes de trabalho, tais como: a) Órgãos de Assistência Técnica, Assessoria e Consultoria, públicos ou privados; b) Professor Universitário; c) Empresas que desenvolvem e comercializam insumos, implementos e máquinas agrícolas; d) Gestores de Empresas rurais; e) Órgãos de Fiscalização; f) Empresas de Paisagismo e Jardinagem; g) Direção de Obra e Serviço Técnico; h) Vistoria, Perícia, Avaliação, Experimentação, Ensaio e Divulgação Técnica, Extensão, sendo usualmente contratado por Instituições Públicas como a Embrapa, Agraer, IBAMA, IAGRO, CONAB, Secretárias de Agricultura; Empresas Multinacionais e Indústrias de Transformação de Produtos Agropecuários, como Usinas e Destilarias de Açúcar e Álcool.

 

Informações do Curso

 

Nome do curso: Agronomia (Bacharelado)

Duração do curso: 5 anos (período de integralização em até 8 anos)

Número de vagas: 50 vagas anuais

Município ofertado: Aquidauana

Período(s) ofertados: O curso é bacharelado, em turno integral de funcionamento, regime de oferta seriado anual, com todas as disciplinas semestralizadas.

A Implantação se deu pela Resolução CEPE-UEMS n° 143, de 04 de novembro de 1999, o Reconhecimento pela Deliberação CEE/MS n° 7373, de 19 de dezembro de 2003 e a última Renovação de Reconhecimento pela DELIBERAÇÃO CEE/MS N° 8958, de 17 de dezembro de 2008.

O curso obteve nota 3 no ENADE no ano de 2010.

O curso está instalado em uma propriedade com 806 hectares dotada da infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de atividades práticas ligadas à área, tais como: laboratórios de ensino,(Zoologia, Microscopia, Anatomia animal, Química e Bioquímica, Geologia, Mineralogia e Informática); laboratórios de pesquisa (Solos, Carcinocultura, Entomologia agrícola; Nutrição de plantas; Fertilidade dos solos; Qualidade de água e Cultivo protegido). Possui ainda setores de produção, como: Fruticultura, Olericultura; Mecanização agrícola; Processamento de Produtos Vegetais; Suinocultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Piscicultura, Avicultura e Forragicultura. Conta com uma Empresa Júnior que propicia aos acadêmicos desenvolverem atividades junto à comunidade local.




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico