Agronomia
Bacharelado
O Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia visa sistematizar ações que este curso da UEMS, na Unidade Universitária de Maracaju, deva executar na busca do ensino de qualidade e na formação do profissional que atenda as expectativas do mercado de trabalho e da sociedade em geral. A ideia, que direciona a estruturação do curso de Agronomia da Unidade Universitária de Maracaju e, em especial, este Projeto Pedagógico, é o anseio de implantar ensino de graduação de qualidade e capaz de definir o diferencial na formação acadêmica e profissional, de acordo com as necessidades de desenvolvimento regional e do País. Entretanto, é preciso organizar alguns setores bem definidos, e sistematizar algumas orientações e procedimentos pedagógicos, que contribuam para a formação de profissionais habilitados e capazes de atender as demandas da sociedade em geral.
As aulas práticas de campo e de laboratório do curso de Agronomia são atividades disciplinares obrigatórias e regidas por regulamentos próprios, aprovados pelo CEPE, e a oferta dependerá da especificidade de cada disciplina, que poderá realizar em diferentes ambientes.
As turmas deverão ser divididas para realização de aulas práticas de laboratório, seguindo todas as prerrogativas aprovadas institucionalmente.
Vale ressaltar que nas atividades práticas poderá ser utilizada, a metodologia de problematização para aprimoramento do processo de aprendizagem. Temos proposto a Metodologia da Problematização como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho, para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Este método pode ser definido como a criação de situações problemas, conforme relatado pelo arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: (i) observação de um problema real; (ii) análise dos “pontos-chaves” da observação realizada; (iii) teorização dos aspectos relacionados ao problema observado; (iv) formulação da hipóteses de possíveis soluções do problema; (v) aplicação dos resultados nas situações reais e as possíveis respostas a partir desta intervenção.
Dessa forma, o curso de Agronomia da UEMS busca atender o direcionamento expresso nas Diretrizes curriculares e adequar-se a novos tempos, que exigem profissionais criativos, dinâmicos, flexíveis, atualizados tecnicamente e aptos a enfrentarem os desafios colocados no seu cotidiano. Para suprir essa demanda do mercado de trabalho é necessária uma forma de ensinar que articule a experiência pessoal, conhecimentos adquiridos no dia a dia, com informações atualizadas, sendo esses os elementos que contribuirão na construção do conhecimento e no aprendizado voltado para a solução de problemas.
Esta prática é diferencial na forma como os conteúdos são trabalhados, que o ensino através das metodologias ativas preenche a falha da pedagogia tradicional, no que tange o processo formativo, mostrando melhores resultados quanto a uma aprendizagem significativa do discente em formação.
O curso poderá utilizar diferentes estratégias e métodos de ensino ativos, a depender dos conteúdos e temas selecionados para cada série. O pressuposto organizativo é o trabalho em pequenos grupos, promovendo a centralidade do processo didático no estudante e permitindo ao docente atuar como facilitador do processo, acompanhando constantemente seu desenvolvimento por meio das avaliações processuais e formativas.
Além da aplicação de metodologias ativas, as disciplinas trabalharão a formação cidadã, que em essência é a Educação em Direitos Humanos, atendendo ao trabalho de temas transversais aplicados na ciência agronômica e que a legislação da educação institui em diversos temas além da Educação em Direitos Humanos, como temas relacionados à pessoa com deficiência, questões étnico-raciais, questões ambientais e outros temas técnicos e humanísticos da atualidade.
PROJETO PEDAGÓGICO PARA INGRESSANTES (TURMA DE 2022)
PROJETO PEDAGÓGICO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2023
