Ciências Biológicas

Bacharelado

Apresentação

O Curso de Ciências Biológicas, modalidade bacharelado, foi criado na Unidade de Dourados em 2012. O Projeto Pedagógico aprovado pela Câmara de Ensino do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Deliberação nº 224 CE/CEPE) foi implantado em 2013, com uma oferta de 25 vagas. Além das tensões criadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e, posteriormente, pelo Conselho Federal de Biologia (CRBio), para que os cursos fossem organizados para atender a formação de um profissional para atuar em um determinado nicho do mundo do trabalho, o contexto institucional, também, influenciou a reformulação da licenciatura e a criação do bacharelado. Nesta perspectiva, destaca-a se o interesse de uma parcela significativa de estudantes que tem procurado o Curso de Ciências Biológicas de Dourados pelo bacharelado. Evidencia isto, por exemplo, a expressiva inserção do Curso no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e o fato dos projetos dos estudantes serem enquadrados em uma das subáreas da biologia. Destaca-se ainda que vários professores efetivos, orientadores do PIBIC, estão vinculados a pós-graduação da UEMS (Recursos Naturais, Mestrado e Doutorado) e de outras instituiçoes parceiras (UFMS e UFGD). Em decorrência da articulação com a pós-graduação, vários egressos que participaram do PIBIC foram aprovados em processos seletivos para pós-graduação na UEMS, na UFGD e em outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Brasil.

 

Informações do Curso

Nome Curso: Ciências Biológicas

Modalidade: Bacharelado

Título conferido: Bacharel em Ciências Biológicas

Unidade: Dourados

Tempo para integralização: mínimo de 4 anos, máximo de 7 anos.

Turno de funcionamento: Integral (Vespertino e Noturno)

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30 e Sábado das 7:30 as 11:00 e das 13:30 às 17:00

 

Avaliação do MEC: Considerando que o Curso foi criado em 2012 e teve sua implantação a partir de 2013, ainda não foi realizado a avaliação do MEC através do ENADE.

O Curso teve a renovação do reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação através da DELIBERAÇÃO CEE/MS N.° 11.372, DE 4 DE JUNHO DE 2018 pelo prazo até 31 de dezembro de 2021.

 

O RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NO LINK ABAIXO:

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2015

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2016

 

Localização: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Em frente ao aeroporto (Cidade Universitária) UEMS Bloco D

Contato Coordenação de Curso: (067) 3902 2682 - E-mail: biologicasb.dourados@uems.br

Facebook: Ciências Biológicas Dourados

 

Áreas de Atuação do Bacharel em Ciências Biológicas

Em linhas gerais, o Curso objetiva formar profissionais com competência técnica para atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e, também, para desempenhar outras funções como biólogo, em empresas públicas e/ou privadas.

 

Áreas e Subáreas

As áreas e subáreas do conhecimento do Biólogo foram definidas pela Resolução CFBio Nº 10, de 05 de julho de 2003.

 

Análises Clínicas.

Biofísica: Biofísica celular e molecular, Fotobiologia, Magnetismo, Radiobiologia

Biologia Celular.

Bioquímica: Bioquímica comparada, Bioquímica de processos fermentativos, Bioquímica de microrganismos, Bioquímica macromolecular, Bioquímica micromolecular, Bioquímica de produtos naturais, Bioenergética, Bromatologia, Enzimologia.

Botânica: Botânica aplicada, Botânica econômica, Botânica forense, Anatomia vegetal, Citologia vegetal, Dendrologia, Ecofisiologia vegetal, Embriologia vegetal, Etnobotânica, Biologia reprodutiva, cologia, Fisiologia vegetal, Fitogeografia, Fitossanidade, Fitoquímica, Morfologia vegetal, Manejo e conservação da vegetação, Palinologia, Silvicultura, Taxonomia/Sistemática vegetal, Tecnologia de sementes.

Ciências Morfológicas: Anatomia humana, Citologia, Embriologia humana, Histologia, Histoquímica, Morfologia.

Ecologia: Ecologia aplicada, Ecologia evolutiva, Ecologia humana, Ecologia de ecossistemas, Ecologia de populações, Ecologia da paisagem, Ecologia teórica, Bioclimatologia, Bioespeleologia, Biogeografia, Biogeoquímica, Ecofisiologia, Ecotoxicologia, Etnobiologia, Etologia, Fitossociologia, Legislação ambiental, Limnologia, Manejo e conservação, Meio ambiente, Gestão ambiental.

Educação: Educação ambiental, Educação formal, Educação informal, Educação não formal.

Ética: Bioética, Ética profissional, Deontologia, Epistemologia.

Farmacologia: Farmacologia geral, Farmacologia molecular, Biodisponibilidade, Etnofarmacologia, Farmacognosia, Farmacocinética, Modelagem molecular, Toxicologia.

Fisiologia: Fisiologia humana, Fisiologia animal.

Genética: Genética animal, Genética do desenvolvimento, Genética forense, Genética humana, Aconselhamento genético, Genética do melhoramento, Genética de microrganismos, Genética molecular, Genética de populações, Genética quantitativa, Genética vegetal, Citogenética, Engenharia genética, Evolução, Imunogenética, Mutagênese, Radiogenética.

Imunologia: Imunologia aplicada, Imunologia celular, Imunoquímica.

Informática: Bioinformática, Bioestatística, Geoprocessamento.

Limnologia.

Micologia: Micologia da água, Micologia agrícola, Micologia do ar, Micologia de alimentos, Micologia básica, Micologia do solo, Micologia humana, Micologia animal, Biologia de fungos, Taxonomia/Sistemática de fungos.

Microbiologia: Microbiologia de água, Microbiologia agrícola, Microbiologia de alimentos, Microbiologia ambiental, Microbiologia animal, Microbiologia humana, Microbiologia de solo, Biologia de microrganismos, Bacteriologia, Taxonomia/Sistemática de microrganismos, Virologia.

Oceanografia: Biologia Marinha (Oceanografia biológica).

Paleontologia: Paleobioespeleologia, Paleobotânica, Paleoecologia, Paleoetologia, Paleozoologia.

Parasitologia: Parasitologia ambiental, Parasitologia animal, Parasitologia humana, Biologia de parasitos, Patologia, Taxonomia/Sistemática de parasitos, Epidemiologia.

Saúde Pública: Biologia sanitária, Saneamento ambiental, Epidemiologia, Ecotoxicologia, Toxicologia.

Zoologia: Zoologia aplicada, Zoologia econômica, Zoologia forense, Anatomia animal, Biologia reprodutiva, Citologia e histologia animal, Conservação e manejo da fauna, Embriologia animal, Etologia, Etnozoologia, Fisiologia animal/comparada, Controle de vetores e pragas, Taxonomia/Sistemática animal, Zoogeografia.

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico