Ciências Biológicas

Bacharelado

Projetos

Atividades Complementares

2016

 -Aula de Campo: Introdução à Ciências Biológicas -

Local: Parque Arnulpho Fioravante (Dourados/MS) 16/04/2016 - atividade realizada com o primeiro ano

Objetivos: introduzir os alunos de graduação do primeiro ano do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado nos conceitos básicos de ecologia, conservação e diversidade permitindo a integração dos alunos e dos conhecimentos básicos servindo como estímulo a permanência no curso.

- Aula de Campo: Estudos avançados dos ecossistemas pantaneiros e de cerrado (1 a 7/05/2016)

Local: Corumbá/MS

Objetivos: Articular conhecimentos tratados nas disciplinas do curso no sentido de compreender a dinâmica dos ecossistemas pantaneiros e identificar os efeitos da ação antrópica sobre os ecossistemas naturais tais como hidrovias, mineradoras e pesca profissional, de forma a fomentar uma visão da relação homem - natureza voltada para preservação das bases naturais.

 

2015

-Aula de Campo: Excursão didática ao litoral de norte do Estado de São Paulo– Município de Ubatuba (5/4 a 12/04/2015)

Local: Ubatuba/SP

Objetivos: Articular conhecimentos tratados nas disciplinas do curso no sentido de compreender a dinâmica dos ecossistemas litorâneos e,  identificar os efeitos da ação antrópica sobre os ecossistemas litorâneos, essencial para uma visão da relação homem - natureza voltada para preservação das bases naturais

 

2014

- Aula de Campo: Introdução à Ciências Biológicas (17/05/2014)

Local: Fazendinha Ecológica - Dourados

Objetivos: Pretendeu-se com a atividade prática introduzir aos alunos de graduação do primeiro ano do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado nos conceitos básicos de ecologia, conservação e diversidade permitindo a integração dos alunos e dos conhecimentos básicos servindo como estímulo a permanência no curso.

 

-Aula de Campo: Ecologia de Campo: Pantanal (20/10/2014 a 25/10/2014)

Local: Passo do Lontra - Corumbá

Objetivos: Complementar a formação dos alunos através de aulas práticas (em campo e laboratório) sobre temas abordados em várias disciplinas das áreas de Ecologia, Zoologia e Botânica.

 

2013

- Aula de Campo: Introdução à Ciências Biológicas (20/04/2013)

Local: Parque Arnulpho Fioravante - Dourados

Objetivos: Pretendeu-se com a atividade prática introduzir aos alunos de graduação do primeiro ano do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado nos conceitos básicos de ecologia, conservação e diversidade permitindo a integração dos alunos e dos conhecimentos básicos servindo como estímulo a permanência no curso.

 

- Ecologia do Cerrado: Biodiversidade e Interação (13 a 15/09/2013)

Local: Jardim/MS

Objetivos: Com o curso pretende-se abordar questões sobre os aspectos ecológicos e geológicos da formação do planalto da Bodoquena enfocando a adaptação da fauna e flora nos diversos tipos de ambientes na transição entre o cerrado strito senso e à mata de galeria, além disso, discutir as questões ambientais que envolvem o uso do solo e o turismo na região de Jardim.

 

Atividades Complementares

 

As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo complementar a formação acadêmica. Em consonância com Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS, a carga horária prevista para AC, para efeito de integralização curricular, deve ser,

prioritariamente, nas seguintes modalidades:

I – Participação em atividades acadêmicas: monitoria acadêmica, projetos de ensino, cursos na área de formação e especiais, eventos acadêmicos (semana acadêmica, seminários, congressos, conferências, colóquios, etc.)

II – Participação em atividades científicas (projetos de pesquisa, eventos científicos, projetos de iniciação científica).

III – Participação em atividades de extensão em que o discente participar, como projeto e/ou eventos culturais e exposições, conforme legislação vigente.




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico