Ciências Biológicas

Bacharelado

Apresentação

O curso visa à formação de profissionais dotados de sólida formação teórica e prática como base para uma ação competente e, conscientes da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. Para tanto, nossos objetivos mais específicos são:

- Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, com valorização de todas as disciplinas da estrutura curricular.

- Construir e disseminar os conhecimentos biológicos, buscando a prática profissional de qualidade formal e qualidade política.

- Formar biólogos capacitados para o pleno exercício de sua profissão, fornecendo conteúdo e prática para a correlação entre saber e fazer.

- Dar condições para o aprendizado pleno e contribuir para a apropriação e construção de conhecimento verticalizado.

- Ser agente transformador da realidade, por meio do debate crítico dos problemas da sociedade e do meio ambiente, com ética, responsabilidade e respeito a todas as formas de vida.

- Exercitar o círculo hermenêutico da interpretação – reflexão – nova interpretação para uma visão crítica da realidade.

 
Áreas de Atuação

O Bacharel em Ciências Biológicas, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (SESu/MEC, de abril de 2010), atua no desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada sobre seres vivos em seus diferentes níveis organizacionais – desde molecular até ecossistemas. Elabora e executa estudos e projetos ligados à Biologia, relacionados ao levantamento e sistematização de espécies, atuando na preservação, saneamento, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas, visando o melhoramento do meio ambiente e da qualidade de vida. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Efetua análises e perícias, emitindo laudos técnicos e pareceres relativos às áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

 
Informações do Curso
 
Nome: Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado
Duração: mínimo de 4 anos, máximo de 7 anos
Número de vagas: 15 vagas por ano
Endereço: Avenida Brasil, 771 Centro - CEP 79740-000 - Ivinhema - MS
Regime de aulas e período: disciplinas anuais, com aulas de segunda a sexta-feira no período vespertino (13:00h às 17:20 h) e no período noturno (19:00 h às 23:20 h) e aos sábados no período vespertino (13:00h às 17:10 h).
Reconhecimento e avaliações: O Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, foi criado e teve seu funcionamento autorizado pela Resolução CEPE-UEMS 1.228, de 24 de outubro de 2012. Foi avaliado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, DELIBERAÇÃO CEE/MS N.°11.254, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017, recebendo nota "4" (máxima), de acordo com os critérios deste Conselho. O curso teve seu Projeto Pedagógico reformulado recentemente - Deliberação CE/CEPE Nº 274, de 13 de novembro de 2017.
Recursos oferecidos pelo curso: além de suas salas de aula e biblioteca, o curso conta com: laboratório de biologia, laboratório de química, laboratório de informática, rede de internet sem fio, sala de estudo ampla e adequada, sala de multimeios, viveiros de mudas, orquidário, auditório, quadra poliesportiva e lanchonete.
Programas institucionais: o Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, oferece várias modalidades de auxílio ao estudante, dentre as quais: Concessão de Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia para alunos carentes; Programa Institucional de Monitoria, com atividades de ensino nas quais o aluno realiza procedimentos acadêmicos auxiliares nos processos didático-pedagógicos, sob a orientação de professor, com ou sem auxílio financeiro; Programa de Iniciação Científica, com ou sem bolsa de estudos, onde o aluno se inicia na pesquisa científica sob orientação de professor; Programa de Bolsas de Extensão, onde o aluno executa ações voltadas para a comunidade sob orientação de professor. Programa de Educação Tutorial (PET), o qual realiza atividades de extensão e pesquisa, integrando-se com a comunidade interna e externa. 
Atividades acadêmicas: o Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, promove ainda viagens e visitas técnicas e de estudo do meio, com oportunidade de observação e estudos "in loco", contribuindo para uma formação integral. Estimula ainda a participação em eventos, congressos e seminários acadêmicos e científicos, para uma plena vivência universitária.



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico