Ciências Biológicas

Bacharelado

Apresentação

Os objetivos do Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, são:

  • Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, com valorização de todas as disciplinas da estrutura curricular.
  • Construir e disseminar os conhecimentos biológicos, buscando a prática profissional de qualidade formal e qualidade política.
  • Formar biólogos capacitados para o pleno exercício de sua profissão, fornecendo conteúdo e prática para a correlação entre saber e fazer.
  • Dar condições para o aprendizado pleno e contribuir para a apropriação e construção de conhecimento verticalizado.
  • Ser agente transformador da realidade, por meio do debate crítico dos problemas da sociedade e do meio ambiente, com ética, responsabilidade e respeito a todas as formas de vida.
  • Exercitar o círculo hermenêutico da interpretação – reflexão – nova interpretação para uma visão crítica da realidade.

Áreas de Atuação


O Bacharel em Ciências Biológicas, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (SESu/MEC, de abril de 2010), atua no desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada sobre seres vivos em seus diferentes níveis organizacionais – desde molecular até ecossistemas. Elabora e executa estudos e projetos ligados à Biologia, relacionados ao levantamento e sistematização de espécies, atuando na preservação, saneamento, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas, visando o melhoramento do meio ambiente e da qualidade de vida. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Efetua análises e perícias, emitindo laudos técnicos e pareceres relativos às áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Informações do Curso

Nome: Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado
Duração: mínimo de 4 anos, máximo de 7 anos
Número de vagas: 15 vagas por ano
Endereço: Avenida Brasil, 771 Centro - CEP 79740-000 - Ivinhema - MS
Regime de aulas e período: disciplinas anuais, com aulas de segunda a sexta-feira no período vespertino (13:00h às 17:20 h) e no período noturno (19:00 h às 23:20 h) e aos sábados no período vespertino (13:00h às 17:20 h).
Reconhecimento e avaliações: O Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, foi criado e teve seu funcionamento autorizado pela Resolução CEPE-UEMS 1.228, de 24 de outubro de 2012. A oferta de vagas para 2013 foi aprovada pela Resolução CEPE-UEMS 1.229, de 24 de outubro de 2012. Por se tratar de um curso novo, ainda não houve avaliação por parte do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.
Recursos oferecidos pelo curso: além de suas salas de aula e biblioteca, o curso conta com: laboratório de biologia, laboratório de química, laboratório de ensino, laboratório de citogenética, laboratório de botânica, laboratório de informática, rede de internet sem fio, sala de estudo ampla e adequada, sala de multimeios, viveiros de mudas, orquidário, canteiro experimental e de plantas medicinais, auditório, sala do Centro Acadêmico, quadra poliesportiva e lanchonete.
Programas institucionais: o Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, oferece várias modalidades de auxílio ao estudante, dentre as quais: Concessão de Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia para alunos carentes; Programa Institucional de Monitoria, com atividades de ensino nas quais o aluno realiza procedimentos acadêmicos auxiliares nos processos didático-pedagógicos, sob a orientação de professor, com ou sem auxílio financeiro; Programa de Iniciação Científica, com ou sem bolsa de estudos, onde o aluno se inicia na pesquisa científica sob orientação de professor; Programa de Bolsas de Extensão, onde o aluno executa ações voltadas para a comunidade sob orientação de professor. Programa de Educação Tutorial (PET), o qual realiza atividades de extensão e pesquisa, integrando-se com a comunidade interna e externa. 
Atividades acadêmicas: o Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, promove ainda viagens e visitas técnicas e de estudo do meio, com oportunidade de observação e estudos "in loco", contribuindo para uma formação integral. Estimula ainda a participação em eventos, congressos e seminários acadêmicos e científicos, para uma plena vivência universitária.



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico