Ciências Biológicas

Bacharelado

Estágio & TCC

ESTÁGIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - PREVISTO NO PROJETO PEDAGÓGICO 2018

O estágio é ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular com o objetivo de formar o educando para a vida cidadã e para o trabalho. O Estágio Curricular Supervisionado possibilitará aos alunos experiências nas áreas de atuação previstas no Parecer CFBio nº 01/2010 para a Área de Meio Ambiente.

Assim, o estagiário terá oportunidade de delinear sua prática a partir de um processo reflexivo que possibilitará a ele lidar de forma adequada com a complexa realidade profissional. O estágio pode ser iniciado já no primeiro ano do Curso. 

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

Os alunos cumprirão 360 horas de estágio profissionalizante, como propõe o Parecer CFBio nº 01/2010, visando proporcionar o desenvolvimento da autonomia necessária para que o futuro profissional possa atuar com qualidade em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços na área de meio ambiente. 

Os dados obtidos durante o Estágio poderão ser aproveitados para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desde que atendam as especificidades previstas no regulamento do TCC.

A Universidade celebrará convênios com instituições públicas e privadas nas áreas em que se prevê a atuação do Biólogo Bacharel conforme previsto em legislação específica. O Estágio também poderá ser realizado na própria instituição, na modalidade de Estágio de Iniciação Científica e no desenvolvimento de Ações de Extensão. Todas as
atividades de estágio serão realizadas mediante a apresentação de um Plano de Atividades, conforme previsto em regulamento próprio. Para fins de avaliação, o Relatório  Final de Estágio deverá ser entregue pelo aluno, de acordo com cronograma e normas estipuladas pelo curso.

Estágio Curricular Supervisionado não obrigatório

Essa modalidade de estágio é uma atividade opcional que visa contribuir com a formação profissional do aluno por meio de experiências diversas que promoverão sua competência como biólogo, em órgãos públicos ou empresas privadas que empregam profissionais da área de Ciências Biológicas, como por exemplo, usinas sucroalcooleiras,
hospitais, laboratórios de análises clínicas, fecularias, usinas hidrelétricas, órgãos ambientais, instituições de ensino superior, dentre outros, com o acompanhamento de profissional responsável da área e um professor orientador da Instituição de Ensino. 

A COES indicará o professor orientador que acompanhará a elaboração e o cumprimento do plano de atividades do estagiário, bem como relatórios e outros documentos disponibilizados pela Pró - Reitoria de Ensino (PROE) e COES. 

 

 

CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PREVISTAS NO PROJETO PEDAGÓGICO 2013

O estágio é ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular com o objetivo de formar o educando para a vida cidadã e para o trabalho.

O Estágio Curricular Supervisionado possibilitará aos alunos do Curso de Ciências Biológicas, Bacharelado, experiências nas áreas de atuação previstas no Parecer CFBio nº 01/2010 para a Área de Meio Ambiente.

Assim, o estagiário terá oportunidade de delinear sua prática a partir de um processo reflexivo que possibilitará a ele lidar de forma adequada com a complexa realidade profissional. 

A organização do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e do Estágio Curricular Supervisionado Não-obrigatório será realizada pela COES, juntamente com os orientadores de estágio, em articulação com a PROE (Art. 177 da Resolução CEPE-UEMS nº 867).

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (360 horas)

Os alunos cumprirão 360 horas de estágio profissionalizante, como propõe o Parecer CFBio nº 01/2010, podendo iniciá-lo a partir da 1ª série do curso, visando proporcionar o desenvolvimento da autonomia necessária
para que o futuro profissional possa atuar com qualidade em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços na área de meio ambiente.

Os dados obtidos durante o Estágio poderão ser aproveitados para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desde que atendam as especificidades previstas no regulamento do TCC.

A celebração de convênio é facultada a Universidade com instituições públicas e empresas prevendo a realização de estágios curriculares profissionalizantes na área de meio ambiente. O Estágio também poderá ser realizado na própria instituição, na forma de Estágio de Iniciação Científica e no desenvolvimento de Ações de Extensão, nesta mesma área, mediante a apresentação de um Plano de Atividades.

A orientação dos alunos no Estágio Curricular Obrigatório poderá ser feita tanto por professor efetivo quanto por professor convocado. No caso da orientação feita por professor efetivo, a respectiva carga-horária será contabilizada em seu plano de atividades. Em se tratando de orientação por professor convocado, será contabilizada uma hora semanal em sua planilha de lotação por orientando, até o máximo de 6 orientandos concomitantemente.

Atividades profissionais na área de meio ambiente desenvolvidas no decorrer do curso poderão ser aproveitadas como estágio profissionalizante, ficando a sua validação a cargo da Coordenação de Curso.

Para fins de avaliação, o Relatório Final de Estágio deverá ser entregue pelo aluno à coordenadoria do curso ou a COES, de acordo com cronograma e normas estipuladas pelo curso e de acordo com as normas vigentes.

Estágio Curricular Supervisionado Não obrigatório

Essa modalidade de estágio é uma atividade opcional que visa contribuir com a formação acadêmico-profissional do aluno por meio de experiências diversas que promoverão sua competência como biólogo, em órgãos públicos ou empresas privadas que empregam profissionais da área de Ciências Biológicas, como por exemplo, usinas sucroalcooleiras, hospitais, laboratórios de análises clínicas, fecularias, usinas hidrelétricas, órgãos ambientais, instituições de ensino superior, dentre outros, com o acompanhamento de profissional responsável da área e um professor orientador da Instituição de Ensino.

A COES indicará o professor orientador que acompanhará a elaboração e o cumprimento do plano de atividades do estagiário, por meio de reuniões com as demais partes envolvidas no estágio, bem como de relatórios e outros documentos disponibilizados pela PROE e COES.



Termo de Compromisso de Estágio Curricular Supervisionado
Delib. CE/CEPE-UEMS Nº289/2018 - Regulamento Geral dos Estágios supervisionados dos cursos de gradua

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em uma atividade de investigação obrigatória para integralização do curso, que deverá tratar de um tema livre, à escolha do aluno, abrangendo assunto de ensino, pesquisa ou extensão. Terá destinado para sua execução uma carga horária de 100h no PP2018 e 150h no PP2013. O aluno deverá obedecer às normas do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

Cronograma para TCC no ano letivo de 2020:

09/03/20 - Entrega da Carta de Aceite do orientador e Carta de Compromisso do aluno

31/03/20 - Entrega da Carta de Encaminhamento do Projeto de TCC e Formulário do Projeto de TCC

16/12/20 - Entrega da Carta de Encaminhamento do TCC para defesa e entrega do TCC

05 até 15/01/21 - Defesas de TCC

*O acadêmico terá 15 dias contados da sua defesa para entregar a versão final do TCC impressa e versão final do TCC em pdf (Portable document Format) acompanhado da carta de encaminhamento da versão final do TCC.

* A entrega da versão definitiva do TCC deverá ter o aval do orientador (por aval entende-se a assinatura da folha de Aprovação e carta de encaminhamento da versão final). Caso o prazo não seja cumprido, o acadêmico será considerado reprovado. No ato da entrega do TCC na Secretaria, o acadêmico deverá assinar a lista com data da entrega.

 



Anexo 1 - Carta de Aceite do orientador
Anexo 2 - Carta de Compromisso do Aluno
Anexo 3 - Carta de Encaminhamento do projeto de TCC
Anexo 4 - Formulário de cadastro do Coorientador
Anexo 5 - Formulário do projeto de TCC
Anexo VI - Carta de Encaminhamento do TCC para defesa
Anexo VII - Carta de Encaminhamento do TCC - Versão final
Modelos Pré-textuais
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
Edital 001 - Vagas para TCC em 2020
Edital 002 - Cronograma do TCC para 2020
Homologação dos Projetos de TCC 2020
Novo Cronograma de Trabalho de Conclusão de Curso 2020 - Alterado de acordo com Novo Calendário


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico