Ciências Biológicas

Licenciatura

Apresentação

O Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, que a partir de 2015 será ofertado no período matutino, tem como objetivo: 

 

  • Formar profissionais qualificados para atuarem como professores de Ciências e Biologia na Educação Básica.
  • Propiciar condições para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades de Ensino e Extensão, que tenham o conhecimento biológico e a formação do professor como eixos norteadores.
  • Proporcionar uma formação interdisciplinar e ética visando uma atuação profissional responsável para realizar ações coletivas, manifestando-se através das atitudes humanas diante do conhecimento e de sua disseminação.
  • Colaborar para a sustentabilidade socioambiental do Estado de Mato Grosso do Sul, mediante a geração e disseminação do conhecimento relativo às questões ambientais e educacionais.
  • Estimular o aluno a continuar sua formação acadêmica por meio de Programas de Pós-Graduação que os melhor qualifiquem à docência, pesquisa e outras atividades profissionais que demandem excelência no conhecimento.
 
Áreas de Atuação
 
O licenciado em Ciências Biológicas  poderá exercer atividades como: 
 
- Ministrar aulas e realizar atividades afins ao exercício da docência em Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia, no Ensino Médio.
 
- Desenvolver idéias inovadoras capazes de ampliar e aperfeiçoar os processos educacionais ou outros relacionados à área de Ciências Biológicas.
 
- Propor, coordenar, orientar e supervisionar estudos, projetos ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou do ensino, bem como os que se relacionem à conservação do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
 
- Avaliar as condições socioeconômicas e ambientais dos locais onde desenvolva suas atividades profissionais, sendo capaz de empregar e desenvolver procedimentos adequados à realidade, buscando o desenvolvimento de forma sustentável;
 
- Orientar escolhas e decisões baseadas em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
 
- Aplicar a metodologia científica e divulgar os resultados da pesquisa em veículos próprios da área e demais meios para disseminar o conhecimento;
 
- Considerar os aspectos de organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
 
- Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diversos profissionais, assumindo uma postura de flexibilidade de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo.
 
Informações do Curso
 
Nome do curso: Ciências Biológicas, Licenciatura
 
   Duração do curso: Mínimo de 4 anos e máximo de 7 anos
 
   Processo seletivo: ENEM
 
   Número de vagas: 40
 
   Município ofertado: Coxim, MS
 
   Período ofertado: Matutino
 
   Regime de oferta: Seriado anual, com disciplinas semestrais
 
   Autorização: PortariaResolução CEPE-UEMS Nº420 (10 maio 2004)
 
   Conceito do Curso no ENADE:   3   (ano que foi obtido: 2011)

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico