Ciências Biológicas

Licenciatura

Apresentação

Os objetivos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas são:

  • Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, com valorização de todas as disciplinas da estrutura curricular e integração entre Biologia e Educação.
  • Construir e disseminar os conhecimentos biológicos e pedagógicos necessários para professores da área das Ciências Biológicas, buscando prática profissional de qualidade formal e qualidade política.
  • Formar profissionais capacitados para o pleno exercício de sua profissão, fornecendo conteúdo e prática para a correlação entre saber e fazer.
  • Dar condições para o aprendizado pleno e contribuir para a apropriação e construção do conhecimento verticalizado.
  • Contribuir para a formação de agentes capazes de interferir na transformação da realidade, por meio do debate crítico dos problemas da sociedade e do meio ambiente, com ética, responsabilidade e respeito a todas as formas de vida.
  • Exercitar o círculo hermenêutico da interpretação – reflexão – nova interpretação para uma visão crítica da realidade.
 
Áreas de Atuação
 
De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, SESu/MEC, de abril de 2010, o Licenciado em Ciências Biológicasé o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Ciências e Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos de Ciências e Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento biológico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Biologia, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
 
Informações do Curso
 
Nome: Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura
Duração: mínimo de 4 anos, máximo de 7 anos
Número de vagas: 25 vagas por ano
Endereço: Avenida Brasil, 771 Centro - CEP 79740-000 - Ivinhema - MS
Regime de aulas e período: disciplinas anuais, com aulas de segunda a sexta-feira no período noturno (19:00 h às 23:20 h) e aos sábados no período vespertino (13:00h às 17:20 h).
Reconhecimento e avaliações: O Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, foi reconhecido e avaliado pelo Conselho Estadual de Educação (Deliberação CEE/MS n. 9670, de 8 de dezembro de 2011), tendo obtido conceito 4 pelos critérios da Secretaria Estadual de Educação. Seu reconhecimento é até 31 de dezembro de 2015. Teve seu projeto pedagógico reformulado recentemente, com aprovação pela Câmara de Ensino CA-UEMS em 22/11/2012. Em sua participação no ENADE de 2008 obteve o Conceito ENADE 3 ("bom") e a maior Nota IDD/ENADE – que indica o quanto o curso contribui para a formação de seus alunos – dentre todos os cursos de Ciências Biológicas de instituições públicas (federais e estaduais) presentes no Estado de Mato Grosso do Sul.
Recursos oferecidos pelo curso: além de suas salas de aula e biblioteca, o curso conta com: laboratório de biologia, laboratório de química, laboratório de ensino, laboratório de citogenética, laboratório de botânica, laboratório de informática, rede de internet sem fio, sala de estudo ampla e adequada, sala de multimeios, viveiros de mudas, orquidário, canteiro experimental e de plantas medicinais, auditório, sala do Centro Acadêmico, quadra poliesportiva e lanchonete.
Programas institucionais: o Curso de Ciências Biológicas oferece várias modalidades de auxílio ao estudante, dentre as quais: Concessão de Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia para alunos carentes; Programa Institucional de Monitoria, com atividades de ensino nas quais o aluno realiza procedimentos acadêmicos auxiliares nos processos didático-pedagógicos, sob a orientação de professor, com ou sem auxílio financeiro; Programa de Iniciação Científica, com ou sem bolsa de estudos, onde o aluno se inicia na pesquisa científica sob orientação de professor; Programa de Bolsas de Extensão, onde o aluno executa ações voltadas para a comunidade sob orientação de professor. Programa de Educação Tutorial (PET), o qual realiza atividades de extensão e pesquisa, integrando-se com a comunidade interna e externa. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no qual alunos, sob a supervisão de um docente da Universidade e da rede pública de ensino básico desenvolvem atividades voltadas para o ensino de Ciências e Biologia.
Atividades acadêmicas: o Curso de Ciências Biológicas promove ainda viagens e visitas técnicas e de estudo do meio, com oportunidade de observação e estudos "in loco", contribuindo para uma formação integral. Estimula ainda a participação em eventos, congressos e seminários acadêmicos e científicos, para uma plena vivência universitária.
 
(Veja fotos da UEMS - Unidade Universitária de Ivinhema no link "Banco de Arquivos" à esquerda.)



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico