Ciências Biológicas

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008) é a etapa preparatória para o exercício da docência em Ciências e Biologia, nos ensinos fundamental e médio, respectivamente;

  • Órgãos públicos Municipais de Mundo Novo e região, em escolas, colégios e departamentos do Meio Ambiente, Educação e Cultura;

Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório

Essa modalidade de estágio é uma atividade opcional que visa contribuir com a formação acadêmico-profissional do aluno, sendo desenvolvida em órgãos públicos ou empresas privadas que empregam profissionais da área de Ciências Biológicas para atuação em atividades características da docência como, por exemplo, ministrando palestras, minicursos, oficinas e projetos didáticos, com o acompanhamento de profissional responsável da área.

 

Página da Divisão de Estágios Curriculares

Relação de Estágios Vigentes - atualizado em 14/02/2020



Regulamento Geral dos Estágios da UEMS
Orientações Complementares de Estágio - 2020
Estágio Não Obrigatório - Instruções para Alunos Estagiários
Estágio Não Obrigatório - Modelo de avaliação do estagiário pela Organização Concedente
Estágio Não Obrigatório - Modelo de planejamento de estágio
Estágio Não Obrigatório - Modelo de relatório - parcial ou final
Estágio Não Obrigatório - Modelo de Termo de Compromisso de Estágio
Relação de Convênios entre UEMS e Escolas
Estágio Supervisionado em Biologia - Estudo do Meio
Estágio Supervisionado em Biologia - Ficha de Estágio de Observação
Estágio Supervisionado em Biologia - Ficha de Estágio de Participação
Estágio Supervisionado em Biologia - Roteiro do Relatório de Observação
Estágio Supervisionado em Biologia - Roteiro do Relatório de Participação
Estágio Supervisionado em Biologia - Roteiro para Elaboração das Atividades de Participação
Estágio Supervisionado em Biologia - Termo de Compromisso

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

2020

Projetos de TCC 2020

 

 

ACADÊMICO

ORIENTADOR

COORIENTADOR

TÍTULO DO PROJETO

01

Alaine Alves Moreira

Michele Apa. Dos Santos Nóbrega

“Análise dos processos de decomposição e sucessão ecológica em uma carcaça de suíno”

02

Ana Cristina Durê Rodrigues

Andrêssa Gomes de R. Alves

“A inclusão de alunos autistas no ensino de ciências em uma escola pública estadual do município de Iguatemi/MS”

03

Ana Elisa Campos Faria

Elaine Antoniassi L. Kashiwaqui

“Ecologia trófica de Cyanocharax alburnus (Hensel, 1870) em uma área aquícola do Reservatório de Salto Caxias, bacia do rio Iguaçu, Paraná, Brasil.”

04

Ana Carolina dos Santos Cipriani

Milza Celi Fedatto Abelha

“Dieta de peixes do rio Iguatemi e tributários”

05

Alessandra Esposito de Freitas

Elaine Antoniassi L. Kashiwaqui

“Registros fotográficos da paisagem da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista”

06

Anderson dos Santos Cipriani

Elaine Antoniassi L. Kashiwaqui

“Ecologia da espécie Sturnira lilium (E. Geoffroy, 1810) em fragmentos florestais do município de Mundo Novo-MS”

07

Carla Regina da Silva Pereira

Andrêssa Gomes de R. Alves

“Análise bibliográfica sobre afetividade no processo ensino-aprendizagem escolar”

08

Carina Gonçalves Feitosa

Ana Francisca G. da Silva

“Caracterização físico-química e microbiológica do leite “in natura”

09

Diego de Lima Faganelli

Marcelo Leandro Bueno

Vanessa Pontara

“Flutuações climáticas do Quaternário e suas implicações na Conexão das espécies arbóreas Amazônicas-Atlânticas disjuntas via Cerrado”

10

Daniélle Pereira G. da Silva

Ana Francisca G. da Silva

“Triagem fitoquímica e avaliação do potencial antioxidante de Nectandra oppositifolia (Lauraceae)”

11

David Rodrigo R. dos Santos

Alessandra R. de Moraes

“Uma análise do ICMS Ecológico nos municípios do Conisul/MS”

12

Fernanda Camargo R. da S. Alencar

Junias Belmont Alves

Vanessa Daiana Pedrancini

“Interação entre aluno autista, professor e responsáveis no ensino regular de Ciências em uma escola pública do Mato Grosso do Sul”

13

Joyce Luana dos S. Gonzalez

Vanessa Daiana Pedrancini

“Evasão no Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Mundo Novo, no período de 2016 a 2019”

14

Larina Albuquerque Gonçalves Galdino

Vanessa Daiana Pedrancini

"Conhecimentos, práticas e percepção de risco em relação às doenças sexualmente transmissíveis dos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas de Mundo Novo-MS"

15

Maiko Fernandes de Oliveira

Ana Francisca G. da Silva

“Screening fitoquímico e avaliação do potencial antioxidante dos extratos etanólicos das folhas, cascas e frutos de Solanum viarum Dunal (Solanaceae)”

16

Samara Fernanda de Oliveira

Valéria Flávia Batista da Silva

“Distribuição potencial da macrófita aquática invasora Hydrilla verticillata (F. f.) Royle, sob cenários climáticos atual e futuro, na bacia Paraná Paraguai”

17

Sidilene Caciano da Silva

Andrêssa Gomes de R. Alves

“Processo de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais:  a percepção da família”

18

Sirlene Souza Sobrinho

Tiago Felipe de Senes Lopes

Ana Francisca G. da Silva

“Avaliação do potencial mutagênico do derivado sintético cumarínico 4-hidroxicumarina”

19

Willian Marcondes Carneiro

Carlos Alexandre Fernandes

“Estudos cromossômicos utilizando diferentes marcadores moleculares em Stethaprioninae (Characiformes, Characidae) da bacia do alto Rio Paraná”

  • Regulamento e Normas do TCC e modelos textuais estão no final da página

 

Ano letivo - 2019

Aluno

Orientador

Título do Projeto

Anderson Carlos Martin

Milza Celi Fedatto Abelha

REJEITOS DE MINERAÇÃO: IMPACTOS AMBIENTAIS NO BRASIL

Bruno Henrique Feitosa

Ana Francisca Gomes da Silva

POTENCIAL ANTIOXIDANTE E TEORES DE FENÓIS, FLAVONOIDES E TANINOS TOTAIS DE Croton floribundus e Croton urucurana (EUPHORBIACEAE)

Daniela Raiane de Brito Souza Garcia Hirono

Orientadora: Célia dos Santos Moreira
Co-orientador: Vanessa Daiana Pedrancini

ABORDAGEM DA TEMÁTICA RESÍDUOS SÓLIDOS NO ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DE UMA OFICINA DIDÁTICA

Diego Cabral dos Santos

Orientador: Marcos Massuo Kashiwaqui
Coorientador: Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui

CONTROLE DE NEMATOIDES FITOPARASITAS VIA TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA EM UMA PROPRIEDADE DE MUNDO NOVO-MS.

Douglas Camargo Batista

Milza Celi Fedatto Abelha

VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM LAGOA DO PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE, RIO PARANÁ, BRASIL

Eliel Guedes Delfino da Silva

Milza Celi Fedatto Abelha

VARIAÇÃO PERCENTUAL DE GORDURA DO LEITE E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS

Henrique Ledo Lopes Pinho

 

Valéria Flávia Batista da Silva

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA POTENCIAL DE Brycon nattereri (GÜNTHER, 1864) E Brycon hilarii (VALENCIENNES, 1850), NA BACIA PARANÁ-PARAGUAI

Jheniffer Batista dos Santos

 

Vanessa Daiana Pedrancini

O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM MUNDO NOVO – MS

José Lucas Errera Gomes

Orientador: Marcos Massuo Kashiwaqui
Co-orientadora: Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui

APLICAÇÃO DE PRODUTOS COMERCIAIS DE BASE BIOLÓGICA EM CULTIVO DE SOJA NATURALMENTE INFESTADO POR FITONEMATOIDES

Leonardo Moreira e Silva Gomes

 

Orientadora: Alessandra Ribeiro de Moraes
Co-orientadora: Jaqueline Fernanda Meireles

ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA REFERENTE AO TEMA RESÍDUOS SÓLIDOS QUANTO ÀS FORMAS DE ABORDAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Lícia da Rocha Baez

 

Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui

ALTERAÇÕES DENTÁRIAS EM MORCEGOS DE FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DE MUNDO NOVO/MS

Mônica Karine de Oliveira Soares

Valéria Flávia Batista da Silva

LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE ANFÍBIOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Murilo Braga Spornraft

Orientador: Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui
Coorientador: Oscar Akio Shibatta

DESCRIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SEIS ESPÉCIES DE Crenicichla (Cicliformes) DO BAIXO RIO IGUAÇU A MONTANTE DAS CATARATAS

Patrícia Gomes Soares

Orientadora: Alessandra Ribeiro de Moraes
Coorientador: Diego Alexandre Hackl

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES COMUNICATIVAS DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ITAQUIRAÍ – MS.

Sandra Regina Ribeiro da Silva

 

Orientadora: Zildamara dos Reis Holsback
Coorientadora: Vanessa Daiana Pedrancini

USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MUNDO NOVO

Sérgio Lopera

Orientadora: Alessandra Ribeiro de Moraes.
Co-orientadora: Aline Cristina Paulino dos Anjos.

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE QUEIMADAS E DO PADRÃO DE PRECIPITAÇÃO NO RESGATE DE ANIMAIS SILVESTRES PELO BOMBEIRO COMUNITÁRIO EM GUAÍRA/PR

 

Ano letivo - 2018

Aluno

Orientador

Título do Projeto

Amanda Evelin de Menezes

Vanessa Daiana Pedrancini

Concepções dos alunos da educação básica e ensino superior sobre as QSCS clonagem e transgênicos

Andréa Gonzales Dantas de Carvalho

Milza Celi Fedatto Abelha

Assembleia de macroinvertebrados associada à Eichhornia azurea (Pontedericeae) na Lagoa Saraiva, alto rio Paraná, Brasil

Carolina Pereira Lopes

Célia dos Santos Moreira

Percepções dos alunos da educação básica e ensino superior sobre as QSCS células-tronco e conservantes alimentícios

Débora Regina Almeida Sant´Ana 

Carlos Alexandre Fernandes

Estudos citogenéticos convencionais e moleculares em
Megaleporinus obtusidens (Characiformes, Anostomidae): uma
revisão bibliográfica

Jhenifer Spliethoff

Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui

Levantamento florístico e fitossociologia de macrófitas aquáticas em tanques escavados para piscicultura no município de Mundo Novo/MS

Joice Kellen Ventura dos Santos

Vânia Tomazelli de Lima

Estresse salino na germinação de sementes e desenvolvimento de plântulas de sangra d´água (Croton urucurana Baillon)

Letícia Pezentti

Ana Francisca Gomes da Silva

Avaliação do potencial antioxidante e determinação do teor de compostos fenólicos e flavonoides totais de Cinnamomum triplinerve (Lauraceae)

Mayara Cristina Neves Abel

Ana Francisca Gomes da Silva

Avaliação do potencial alelopático e determinação do teor de fenóis e flavonoides totais de lianas em um fragmento florestal urbano

Natalício da Silva dos Santos

Diovani Piscor

Ensino de conceitos de Genética no Ensino Médio: uma abordagem do entendimento dos alunos do ultimo ano da Educação Básica, dificuldades docentes e análise dos conceitos no Livro Didático

Nathani Fernandes Alves Silva

Ana Francisca Gomes da Silva

Avaliação do potencial alelopático do óleo essencial de Schinus terebenthifolius, Raddi (Anacardiaceae)

Rodrigo Antonio Molina Azevedo

Vanessa Daiana Pedrancini

Estágio supervisionado: importância na formação docente e as concepções de licenciandos em Ciências Biológicas

Sandra Fleita Gervin

Vanessa Daian Pedrancini

Transgênicos: Uma abordagem Sociocientífica no Ensino de Biologia

 



Normas para elaboração do projeto de TCC
Normas de Elaboração do TCC
Anexo I - Carta de Aceite
Anexo II - Carta de Intenção do aluno
Anexo III - Formulário do coorientador
Anexo IV- Carta de encaminhamento do projeto
Anexo V - Carta de encaminhamento do TCC
Anexo VI - Formulário do projeto
Anexo VII - ficha de acompanhamento
Anexo VIII - Carta de Encaminhamento do TCC - Versão final
Modelos pré-Textuais - TCC
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
Relação de Trabalhos de Conclusão de Curso - 2003 - 2018


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico