Ciências Sociais

Licenciatura

Apresentação

Turno: Noturno

Duração: 4 anos

Coordenadora: Profa. Dra. Célia Maria Foster Silvestre

e-mail: celiasilvestre@uems.br

   

Reconhecimento:

A Deliberação CEE/MS nº. 9366, de 17 de setembro de 2010, reconheceu o Curso de Ciências Sociais da UEMS, oferecido pela Unidade Universitária de Amambai.

 

 O Curso de Ciências Sociais - licenciatura,da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foicriado por meio da Resolução CEPE-UEMS Nº 634 de 13 de julho de 2006 e implantado no ano de 2008. Funciona no período noturno, com oferta de40 vagas anuais.

 Contempla conteúdos que objetivam desenvolver a consciência crítico-reflexiva do futuro profissional para agir em uma sociedade diversa, dinâmica e em constante processo de mudança, tendo na docência e na pesquisa um dos instrumentos para investigar, analisar e atuar sobre a realidade do mundo em que vive.

  A formação do profissional de Ciências Sociais é de caráter humanístico e inclui conhecimentos histórico-sociológicos e culturais de natureza teórico-científica. Seu objeto de estudo é a cultura, a sociedade e as relações em que o ser humano está inserido. Com atuação crítica e participativa, o profissional de Ciências Sociais revela-se como agente na busca de maior justiça social.

 

Áreas de Atuação

 

   O Curso de Ciências Sociais - licenciatura, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pretende formar profissionais com habilitação técnica e autonomia intelectual, na condição de Licenciados em Ciências Sociais, habilitados para:

- desenvolver atividades de docência;

- desenvolver atividades de pesquisa em educação e nas áreas das ciências sociais, considerando que todo professor deve ser um pesquisador;

- formular, acompanhar e desenvolver políticas e projetos pedagógicos na área;

- atuar na área de formação junto ao setor público e privado;

- prestar assessoria especializada a órgãos governamentais e não-governamentais, bem como a setores da sociedade civil (sindicatos, partidos políticos, associações, organizações com fins educacionais);

- desenvolver projetos sociais, através de ações de extensão.

   O Licenciado em Ciências Sociais é o profissional habilitado a desenvolver atividades de docência (Ensino Médio), bem como formular, acompanhar e desenvolver políticas e projetos pedagógicos na área, devendo, portanto, possuir sólida formação nos conteúdos relacionados aos eixos de formação e também nas matérias didático-pedagógicas, além de desenvolver atividades de pesquisas.

    É importante ressaltar que o licenciado poderá também atuar como técnico especializado da área educacional junto ao setor privado ou prestar assessoria especializada a órgãos governamentais e não-governamentais, bem como setores da sociedade civil (sindicatos, partidos políticos, associações, projetos sociais). 

 

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico