Ciências Sociais - Licenciatura

Licenciatura

Apresentação

O Curso de Ciências Sociais propicia aos estudantes uma formação teórico-metodológica consistente em torno dos eixos que formam a identidade do curso (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), e fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social.

 

O Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi implantado no ano de 2007. Funciona no período NOTURNO com 30 vagas anuais para a habilitação Licenciatura em Ciências Sociais, e de 20 vagas anuais para a habilitação Bacharelado em Ciências Sociais a partir de 2015. Ambas as habilitações têm duração mínima de 4 anos. O tempo máximo de integralização do curso é de 7 anos.

 

Objetivos do curso

O curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul tem como objetivo geral propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica consistente em torno dos eixos que formam a identidade do curso (Antropologia, Ciência política e Sociologia), e fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social. Criar uma estrutura curricular que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos estudantes e uma ampla formação humanística.

 

Nesse sentido, este curso pretende formar profissionais com habilitação técnica e autonomia intelectual, na condição de:

 

1) Licenciatura em Ciências Sociais, visando os objetivos:

GERAIS:

  • Propiciar uma formação teórico-metodológica básica consistente em torno dos eixos que integram a identidade do curso (Antropologia, Ciência política e Sociologia);
  • Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social;
  • Criar uma estrutura curricular interdisciplinar que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos alunos e uma ampla formação humanística;
  • Compreender e valorizar a múltipla e complexa formação histórica da realidade social e a busca de respostas para problemas da sociedade contemporânea.

 

ESPECÍFICOS:

  • Capacitar, por intermédio de uma sólida formação científica, para o ensino das Ciências Sociais, Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino de nível fundamental, médio e superior, cumpridas as exigências legais;
  • Propiciar conhecimentos pedagógicos com habilidades necessárias ao exercício da docência em Ciências Sociais;
  • Formular, desenvolver e coordenar projetos educacionais em instituições de  educação formal ou nãoformal;
  • Formar profissionaisdotados de capacidade crítica,que tenhampor princípio a busca constante por novos conhecimentos;
  • Desenvolver o senso crítico de maneira responsável e construtivana apreensão de diferentes situações sociais e utilizar o diálogo como condução e mediação de conflitos;
  • Contribuir para as mudanças sociais necessárias à construção de uma sociedade mais crítica, justa e humana; 

 

2) Bacharelado em Ciências Sociais, visando os objetivos:

GERAIS:

  • Propiciar uma formação teórico-metodológica básica consistente em torno dos eixos que integram a identidade do curso (Antropologia, Ciência política e Sociologia);
  • Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social;
  • Criar uma estrutura curricular interdisciplinar que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos alunos e uma ampla formação humanística;
  • Compreender e valorizar a múltipla e complexa formação histórica da realidade social e a busca de respostas para problemas da sociedade contemporânea.

 

ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver pesquisas nasáreasde Ciências Sociais;
  • Planejar, realizar pesquisas, prestar consultorias e assessorias de caráter social, político, cultural e socioambiental;
  • Promover a pesquisa e a extensão, dirigidos ao entendimento dos interesses locais, regionais ou nacionais;
  • Formular e coordenar programas de ação social, visando a minimizar impactos sobre os modos de vida e a cultura das populações locais;
  • Contribuir para as mudanças sociais necessárias à construção de uma sociedade mais crítica, justa e humana;
  • Questionar os modelos sociais vigentes, apresentando discussões e debates para chegar, junto à comunidade, a propostas que colaborem para a melhoria dos aspectos sócio-históricos e econômicos da região.

Áreas de Atuação

 
O perfil do profissional Licenciado em Ciências Sociais consiste na seguinte formação de um profissional habilitado para:
  • desenvolver atividades de docência;
  • desenvolver atividades de pesquisa na área educacional;
  • formular, acompanhar e desenvolver políticas e projetos pedagógicos na área;
  • atuar como técnico especializado da área educacional junto ao setor público e privado;
 
O perfil do profissional Bacharel em Ciências Sociais consiste na seguinte formação de um profissional habilitado para:
  • desenvolver pesquisa em sua área de formação;
  • atuar em empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, entidades públicas e privadas;
  • desenvolver assessoria, consultoria, planejamento, projetos;
  • prestar serviços na área específica de sua formação básica: Sociologia, Antropologia e Ciência Política;
  • utilizar os dados resultantes de pesquisas para a melhor elaboração de políticas públicas que atendam a realidade regional e nacional.
  • atuar nos setores de pesquisas;

Informações do Curso

 Título conferido: Licenciado em Ciências Sociais (30 vagas) e Bacharelado em Ciências Sociais (20 vagas).
Situação legal: reconhecido
Integralização: mínima: Licenciatura: 4 anos/ máxima: Licenciatura: 7 anos
Turno: matutino
Regime: presencial
Tipo de ingresso: Processo seletivo - Vestibular (ENEM/SiSU)
 
Concorrência Vestibular
2009
Vagas Gerais: 3,43
Cotas (negros): 1,0
Cotas (indígenas): 0
Total de inscritos: -
 
2010
Vagas Gerais: 2,1
Cotas (negros): 0,6
Cotas (indígenas): 0,2
Total de inscritos: 67
 
2011 (SiSU)
Vagas Gerais: 7,42
Cotas (negros): 5,25
Cotas (indígenas): 0
Total de inscritos: 250
 
 
 
 
Disciplinas básicas do curso:
Antropologia, Política, Sociologia, História, Filosofia, Metodologia Científica, Economia, Prática de Leitura e Produção de Texto, Psicologia, Informática, Didática, Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), Geopolítica, Ética, Movimentos sociais contemporâneos.
 
 
PUBLICAÇÕES
 
Artigos e Periódicos
Revista Interfaces da Educação
http://periodicos.uems.br/index.php/interfaces/index
 
Livros (publicados por professores e alunos)
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro; SOUZA, José Antônio de (Org.). Pesquisa em Educação: indissociabilidade entre ensino e extensão. Curitiba, PR: CRV, 2011.
 
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro. Pesquisa em Educação: inclusão, história e política. Campo Grande: UCDB, 2008.
 
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro. Pesquisa em Educação: política, sociedade e tecnologia. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2007.
 
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro; ARAÚJO, Elson Luiz de (Orgs.). Concepções e trajetórias de pesquisas em educação. 1. Ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2010.
 
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro; BATISTA, Claudia Karina Ladeia (Org.). Educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Birigui, SP: Boreal, 2010.
 
CALIL, Mário Lúcio Garcez. Efetividade dos Direitos Sociais: prestação jurisdicional com base na ponderação de princípio. Porto Alegre: Nuria Fabris Editora, 2012.
 
CARVALHO, Jacques Elias de; FREITAS, Silvane Aparecida de (orgs.). Política, identidade e marginalidade. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2011.
 
GENUINO, Adejunior; CATOLINO, Bruno Augusto Pasian; GONÇALVES, Thiago André Silva. Temas Atuais em Direitos Humanos: uma abordagem interdisciplinar. Curitiba: Editora CRV, 2011.
 
PRADO, Alessandro Martins Prado; BATISTA. Claudia Karina Ladeia; SANTANA, Isael José. Direito à Memória e à Verdade e Justiça de Transição no Brasil: uma história inacabada! Uma República inacabada!. Curitiba: Editora CRV, 2011.
 
PRADO, Alessandro Martins Prado; BATISTA. Claudia Karina Ladeia; SANTANA, Isael José. Direitos Humanos: novos olhares. Curitiba: Editora CRV, 2011.
 
PRADO, Alessandro Martins et al. (Org.). Práxis Educacional, Direitos Fundamentais e Política: Perspectivas para o Século XXI. Curitiba: Editora CRV, 2011.
 
 
GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISA
 
 
Grupo: GESCIP - GRUPO DE ESTUDOS EM CIDADES, IDENTIDADES E POLÍTICAS
Descrição:
Coordenador:Prof. Dr. Carlos Eduardo França
E-mail: carloseduardo@uems.br
 
Grupo: ANTROPOLOGIA E CONSUMO
Coordenadora:Profª Me. Maria Raquel da Cruz Duran
E-mail: clavedera@yahoo.com.br
Descrição: A disciplina pretende, num primeiro momento, situar a discussão sobre o econômico nas abordagens da antropologia clássica, partindo, num segundo momento, a problematizar questões ligadas à emergência e desenvolvimento da cultura de consumo contemporânea. A centralidade que o consumo assume nas sociedades contemporâneas, como forma de construção de identidades e constituição de estilos de vida será debatida sob a ótica que o percebe como um fenômeno que encontra fértil solo para seu desenvolvimento na modernidade.
Público-alvo: alunos do curso de Ciências Sociais
 
Confira a relação completa de projetos desenvolvidos pelo curso nos links PROJETOS e BANCO DE ARQUIVOS



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