Ciências Sociais - Licenciatura

Licenciatura

Apresentação

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

 

O Curso de Ciências Sociais na modalidade licenciatura propicia aos estudantes uma formação teórico-metodológica consistente em torno dos eixos que formam a identidade do curso (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), fornecendo instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social, especialmente no âmbito de formação voltada ao médio. 

 

O Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi  nota máxima na última avaliação do ENADE em 2017, ou seja, nota (5). Somente doze universidades tiveram esta nota e a UEMS de Paranaíba é uma delas, dentre os 98 cursos presenciais de licenciatura avaliados no país. No Centro-Oeste é um dos dois melhores cursos da modalidade. Implantado no ano de 2007 o curso funciona atualmente no período NOTURNO com 30 vagas anuais para a habilitação Licenciatura em Ciências Sociais. A habilitação têm duração mínima de 4 anos, sendo o tempo máximo de integralização do curso de 7 anos. O curso conta com amplo quadro de professores doutores formados nas principais universidades do país. Cabe destacar que o curso conta com atualmente com mais de 10 doutores sendo 3 com pós-doutorados.  

 

Objetivos:

O curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul se consolida como um proposta consistente e de alta qualidade na formação de futuros profissionais, especialmente na área de sociologia, sendo facultado aos formandos a possibilidade de atuação em cursos de nível superior em instituições de ensino público e privadas mediante neste caso aos cursos de pós-graduação, em especial mestrado e doutorado. Ademais, o curso fornece uma  ampla formação humanística e de base que facilita o dialógo interdisciplinar ou a atuação em outros campos de saber na área de humanidades. 

Em linhas gerais o curso de licenciatura em ciências sociais pretende formar profissionais com habilitação técnica e autonomia intelectual que visam:

  • Propiciar uma formação teórico-metodológica básica consistente em torno dos eixos que integram a identidade do curso (Antropologia, Ciência política e Sociologia);
  • Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social;
  • Criar uma estrutura curricular interdisciplinar que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos alunos e uma ampla formação humanística;
  • Compreender e valorizar a múltipla e complexa formação histórica da realidade social e a busca de respostas para problemas da sociedade contemporânea.

De forma especifica o curso visa:

  • Capacitar, por intermédio de uma sólida formação científica, para o ensino das Ciências Sociais, Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino de nível fundamental, médio e superior, cumpridas as exigências legais;
  • Propiciar conhecimentos pedagógicos com habilidades necessárias ao exercício da docência em Ciências Sociais;
  • Formular, desenvolver e coordenar projetos educacionais em instituições de  educação formal ou nãoformal;
  • Formar profissionais dotados de capacidade crítica,que tenhampor princípio a busca constante por novos conhecimentos;
  • Desenvolver o senso crítico de maneira responsável e construtivana apreensão de diferentes situações sociais e utilizar o diálogo como condução e mediação de conflitos;
  • Contribuir para as mudanças sociais necessárias à construção de uma sociedade mais crítica, justa e humana; 

 

Áreas de Atuação
 
 
O perfil do profissional Licenciado em Ciências Sociais consiste na seguinte formação de um profissional habilitado para:
  • desenvolver atividades de docência;
  • desenvolver atividades de pesquisa na área educacional;
  • formular, acompanhar e desenvolver políticas e projetos pedagógicos na área;
  • atuar como técnico especializado da área educacional junto ao setor público e privado;
  • Em conformidade com as diretrizes legais e politicas estadual os licenciados em ciências sociais também poderão exercer a função de educador social mediante a diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE e do Estuto da Criança e do Adolescente - ECA.  
Além destas possibilidades o profissional licenciado poderá fazer pesquisas e atuar em outros setores públicos e privados, conforme as exigências especificas de modo similar aos bacháreis em ciências sociais, mediante a cursos de pesquisas especificos.  
 
Informações do Curso
 
Título conferido: Licenciado em Ciências Sociais (30 vagas)
Situação legal: reconhecido
Integralização: mínima: Licenciatura: 4 anos/ máxima: Licenciatura: 7 anos
Turno: matutino
Regime: presencial
Tipo de ingresso: Processo seletivo - (ENEM/SiSU)
 
 

 

Indígenas

Negros

Geral

Ano

Vagas

Insc.

C/V

Vagas

Insc.

C/V

Vagas

Insc.

C/V

2013

(L/B)

4

6

1,5

8

45

5,6

40

269

6,7

2014

3

3

1,0

6

29

4,8

30

214

7,1

2015

6

31

5,2

3

3

1,0

30

207

6,9

2016

3

0,0

0,0

6

39

6,5

30

190

6,3

2017

3

4

1,3

6

43

7,2

30

215

7,2

 
 
 
Outras informaçoes sobre a formação de licenciado em Ciências Sociais poderão ser encontradas nos seguintes links:
 
Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais: https://abecs.com.br/ 
Associação Brasileira de Antropologia: http://www.portal.abant.org.br/ 
Associação Brasileira de Ciência Política: https://cienciapolitica.org.br/ 
Sociedade Brasileira de Sociologia: http://www.sbsociologia.com.br/2017/home.ph
 



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico