Ciências Sociais - Licenciatura

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO


O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se num componente curricular obrigatório para conclusão do curso. As experiências vivenciadas ( nas escolas de educação básica, principalmente, e outros espaços educativos voltados à educação científica) serão importantes para que os futuros professores mobilizem conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, tanto nas disciplinas de domínio das ciências humanas quanto nas de domínio da educação. Portanto, o estágio deve possibilitar ao aluno um contato direto com as escolas, principal espaço de atuação do licenciado em Ciências Sociais, tanto no sentido de conhecer a rotina da instituição e de seus profissionais, quanto no sentido de levar às instituições propostas inovadoras. Para tanto, o acesso a resultados de pesquisa, em particular na área de ensino de sociologia, politica e antropologia, e o estudo de obras fundamentais no campo da educação será fundamental.

Estágio Curricular Supervisionado - I (204 horas)


O Estágio Curricular Supervisionado I será realizado na 3ª série, mediante plano de estágio aprovado pela COES. Compete aos professores do Estágio os primeiros contatos com as escolas concedentes para realização do estágio, bem como as orientações na elaboração do plano de estágio.
A avaliação será realizada mediante a apresentação do relatório de estágio contemplando todo processo de estágio, a anuência dos diretores e professores das disciplinas, bem como outros elementos que se façam necessários conforme regulamento específico da COES com aprovação em colegiado.
É facultado ao aluno desenvolver o estágio em mais de uma escola, sendo necessário um plano para cada instituição. Contudo, o aluno deverá apresentar a COES apenas um único relatório ao final do Estágio Curricular Supervisionado I descrevendo criticamente toda sua experiência no estágio, contendo, no mínimo, os seguintes aspectos:
I - contextualização física, política, social e cultural da organização concedente onde o estágio foi realizado;
II - descrição e análise das atividades do estágio desenvolvidas, com as conclusões pertinentes;
III - sugestão de encaminhamentos aos problemas e/ou avanços detectados;
IV - produções resultantes.
Ao longo do Estagio Curricular Supervisionado I o aluno, de forma geral deverá desenvolver uma discussão dos princípios do estágio supervisionado e sua relação com a formação profissional do licenciado em Ciências Sociais, bem como enfatizar os principais aspectos do projeto pedagógico da escola junto à comunidade escolar objeto de seu campo de estágio. Para iniciar e cursar a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I no 3º ano do curso o aluno deverá ter cursado e obtido aprovação na disciplina de Didática I do 2º ano do curso.

Estágio Curricular Supervisionado - II (204 horas)


O Estágio Curricular Supervisionado II será desenvolvido na 4ª série do curso, mediante plano de estágio aprovado pela COES. O Estágio Curricular Supervisionado II envolve o planejamento da fase de regência de classe e regência no Ensino Médio. Além da regência no ensino, o aluno também deverá realizar oficinas ou minicursos de forma individual ou coletiva na escola sobre temas transversais que têm uma identidade com o curso de Ciências Sociais.
Competem aos professores do Estágio os primeiros contatos com as escolas concedentes para realização do estágio, bem como as orientações na elaboração do plano de estágio. Também será facultado ao aluno o desenvolvimento do estágio em mais de uma escola, sendo necessário, neste caso um plano para cada instituição, sendo, no entanto, apenas um relatório final, contendo, no mínimo, os seguintes aspectos:
I – observação dos alunos, da regência dos professores titulares e da vida escolar na escola onde se realiza o estágio;
II - descrição e análise das atividades do estágio desenvolvidas relativas a sua experiência de interação com observações pertinentes;
III – sugestão, discussão e críticas aos possíveis problemas encontrados, bem como soluções e contribuições para ensino de sociologia no ensino médio;
IV - elaboração do Relatório Final de Conclusão do Estágio Supervisionado e produções resultantes.
Para iniciar o estágio curricular supervisionado II, no entanto, o aluno deverá ter cursado e ser aprovado o Estagio Curricular Supervisionado I, devendo também ter sido aprovado na disciplina de Didática II.
Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Estagio Curricular Supervisionado poderão ser aproveitados no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Orientação de Estágio


A orientação do estágio ficará sob a responsabilidade dos professores vinculados às disciplinas de Estágio Supervisionado I e II e, na medida do possível, a supervisão do estágio curricular obrigatório no 3º e 4º anos e no ensino médio não devem ser assumidas pelo mesmo profissional. Para efeito de lotação, atribuir-se-á 4 horas para cada professor de estágio no plano de atividades ou em documento similar. Se necessário, a supervisão de estágio poderá ser assumida por um docente do Curso que não esteja vinculado às Práticas de Ensino. Para tanto, o docente deverá ser prioritariamente licenciado ou ter experiência na educação básica.
Para seleção dos campos de estágio será observado o texto que trata do Estágio Curricular Supervisionado no Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS. No sentido de valorizar a diversidade, a supervisão deve incentivar os alunos a buscarem diferentes instituições, inclusive as privadas.
O trabalho de orientação e acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado, inclusive as atividades organizadas para socialização das experiências, pode apresentar evidências para avaliação do Projeto Pedagógico do Curso. O estágio pode reforçar os estudos realizados nas práticas de ensino e, também, evidenciar a importância de se tratar determinados conteúdos da educação básica e metodologias de ensino. Ainda, durante o estágio a Comissão de Auto avaliação pode utilizar alguns instrumentos para obtenção de dados visando avaliar a articulação entre as disciplinas de formação básica e as de formação específica.

Estágio Curricular Supervisionado não Obrigatório


Esta modalidade de estágio compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do aluno e tem como objetivo proporcionar ao aluno a participação em situações reais típicas do meio profissional, que propiciem complementação a sua formação acadêmica.
O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório será desenvolvido em instituições de diversas naturezas e proporcionará diferentes experiências na área de atuação do profissional do curso de Ciências Sociais. As instituições nas quais poderá ser realizado este tipo de estágio são: empresas, hospitais, consultórios, bibliotecas, associações civis, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros. Tais atividades devem ser organizadas a partir de parceria entre a universidade e a comunidade e obedecerão a legislação nacional específica (Lei de Estágio), bem como normas internas da UEMS, que regulam os convênios e demais exigências legais, além da aprovação da Comissão de Estágios do curso.

 

 




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

CONCEPÇÃO E DEFINIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

Entende-se por Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, o resultado de investigação científica, cuja temática deve estar em consonância com as questões sociais próprias das abordagens das Ciências Sociais. É de caráter obrigatório e será desenvolvido um trabalho ao longo do curso.

O aluno desenvolverá um artigo científico, podendo ser de caráter teórico ou teórico/empírico, com temática relacionada a uma das áreas e subáreas das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Política), ou áreas de formação básica e de formação específica.

Para a orientação do artigo, o aluno terá um professor orientador, integrante do quadro da UEMS, desde que sob a perspectiva metodológica das Ciências Sociais, bem como os princípios norteadores do Projeto Pedagógico no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

Os alunos que desenvolveram projetos de Iniciação Científica, projetos de extensão, de ensino e monitoria, poderão utilizar as observações e os dados empíricos constantes nos relatórios para a construção das suas análises acadêmicas e elaboração do artigo científico, desde que estejam em conformidade com as temáticas acima mencionadas, adequados às normas da UEMS, e em conformidade com a ABNT quanto à redação de trabalho científico.

A sistemática de organização, orientação, supervisão, apresentação e avaliação dos   artigos serão realizadas de acordo com as normas vigentes nesta instituição, com regulamentação própria aprovada pelo Colegiado de Curso com anuência da Pró-Reitoria de Ensino - PROE.




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