Computação

Licenciatura

Apresentação

Breve histórico

A UEMS, em sua constante busca pela excelência, sempre tem procurado intensificar a sua ação em demandas regionalizadas que expressam necessidades de formação de professores, mão-de-obra técnica especializada para o mercado de trabalho, capacitação de profissionais da educação e outros setores, além do atendimento à demandas tanto para gradução como pós-graduação, contribuindo para a diminuição do quadro histórico de desigualdades socioeconômicas e culturais do país.
Dentre as muitas demandas existentes, está a necessidade da formação, em muitas regiões, de profissionais para: (1) o ensino e orientação do uso dos recursos tecnológicos educacionais, tais como o planejamento e/ou desenvolvimento de atividades e ferramentas, utilização das diferentes mídias existentes e a organização e manutenção dos recursos disponíveis e (2) a crescente necessidade na indústria e comércio de profissionais da Tecnologia da Informação. Desta forma, buscando atender tais demandas, o Curso de Computação, Licenciatura foi originalmente idealizado em Nova Andradina, iniciando a sua primeira turma a partir de 2010.
De forma mais ampla, este Curso forma profissionais com base abrangente do conhecimento científico e tecnológico, das tecnologias da informação e dos conhecimentos fundamentais da computação, visando a geração de inovações no processo de formação de professores para a educação básica: ensinos fundamental, médio e profissional. O egresso atua, principalmente, no ensino da Computação, no desenvolvimento de recursos tecnológicos para a educação e na pesquisa da Computação como um instrumento educacional. O egresso também pode atuar na indústria e comércio como um profissional da Tecnologia da Informação.
De acordo com o Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação (SBC, 2002), a formação profissional docente, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do educando, terá como fundamentos a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades (LDB, art.61, parágrafo único, II e III).
Ainda, de acordo com Curriculo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação (SBC, 2002), a concepção do Curso de formação docente em Computação abrange o enfoque de formação especializada e multidisciplinar. Ambos os campos de atuação do licenciado podem ter a Computação como corpo de conhecimentos multidisciplinar e/ou especializado.
O Projeto Pedagógico (PP) 2010 do Curso de Computação, Licenciatura da UEMS de Nova Andradina foi reformulado em 2014 visando atender as indicações da Comissão de Avaliação In Loco, conforme o Parecer CEE/MS nº 025/2013. Os PPs 2010 e 2014 foram elaborados em consonância com o que preconiza as legislações vigentes do Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação (SBC, 2002) edas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (MEC/CNE, 2012). Desta forma, o PP 2010 foi (re)construído para garantir as articulações do Parecer citado e também para impulsionar melhorias que estão sendo constantemente realizadas.
Em outubro de 2015 foi realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) uma nova Avaliação de Curso para Renovação de Reconhecimento. O Curso de Computação, Licenciatura da UEMS de Nova Andradina foi avaliado com nota 4 (Conceito Final de Curso), numa escala de 1 a 5.

 

Áreas de Atuação

O perfil do egresso licenciado em Computação está baseado no documento oficial da Sociedade Brasileira da Computação – SBC -, chamado “Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação”, homologada em assembléia da  SBC em julho de 2002 (CRL-LC/2002), e adaptado para questões sociais, culturais e econômicas do Estado e da Região de Nova Andradina.

Desta forma, o curso de Computação, Licenciatura proposto tem por objetivo a formação de professores da área da Computação, capazes de tratar os conteúdos da ciência da computação, necessários e significativos para a educação báscia: ensinos Fundamental, Médio e Técnico, e também para atuarem em empresas de consultoria e assessoria em informática, empresas de desenvolvimento de software educacional, empresas que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de funcionários. Esse profissional deverá ser capaz de:

  • Contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender as demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e com o futuro.
  • Desenvolver autonomia intelectual para que possam se relacionar ativamente com o mundo do conhecimento e com os demais atores que integram o contexto educacional;
  • Trabalhar em prol da inclusão social e digital, garantindo comunicabilidade e acessibilidade dos alunos independente de sua origem social, cultural, econômica e étnica, de suas características e necessidades educativas;
  • Compreender a equidade e a qualidade na educação como fenômeno social;
  • Escolher, avaliar, administrar softwares e sistemas para uso educacional considerando as necessidades dos alunos e a etapa do ensino no qual estão inseridos,
  • Elaborar produtos educacionais, e projetos pedagógicos de informática condizentes com o contexto e necessidades atuais do país;
  • Estabelecer parcerias com a comunidade em prol da qualidade na educação e do desenvolvimento local.

 

 

Identificação do Curso (a partir do Projeto Pedagógico 2014):

Curso: Computação, Licenciatura.

Título Conferido: Licenciado em Computação.

 

Turno: noturno.

 

Duração: 04 (quatro) anos.

 

Integralização Curricular: Prazo mínimo para integralização: 04 (quatro) anos.

 

                                                     Prazo máximo para integralização: 07 (sete) anos.

 

Vagas: 40 vagas.

 

Local da Oferta: Unidade Universitária de Nova Andradina.

 

Carga Horária – CNE/CP n° 02/2002: mínimo de 2800 horas.

 

Carga Horária Total do Curso: 3572 horas aulas de 50 minutos e 2976 horas aulas de 60 minutos.

 

Modalidade de Oferta: Seriado e Anual.

 

Forma de Ingresso: Processo seletivo conforme as normas vigentes da UEMS.

 

Atos Legais do Curso de Computação, Licenciatura

  • Resolução Conjunta COUNI/CEPE-UEMS n° 040, de 8 de julho de 2009 – Aprova a criação e o funcionamento do Curso de Computação, licenciatura, turno matutino, para a Unidade Universitária de Nova Andradina, da Universidade Estadual de Mato Grosso do sul.

  • Deliberação CE/CEPE n°177, de 30 de novembro de 2009 – Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Computação, licenciatura, para a Unidade Universitária de Nova Andradina, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

  • Resolução CEPE-UEMS n° 931, de 22 de fevereiro de 2010 – Homologa a Deliberação n° 177, da Câmara de Ensino, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 30 de novembro de 2009, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Computação, licenciatura, para a Unidade Universitária de Nova Andradina, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

  • Deliberação CEE/MS n° 9961, de 31 de janeiro de 2013 – Reconhece o Curso de Computação, licenciatura, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, sediada em Dourados, oferecida na Unidade Universitária de Nova Andradina, localizada no município de Nova Andradina, MS, pelo prazo de três anos, de 1° de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014.

  • Instrução Normativa PROE/UEMS nº 28/2012 de 20 de novembro de 2012 – Aprova o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Computação, Licenciatura, da Unidade Universitária de Nova Andradina, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

  • Instrução Normativa PROE/UEMS nº 25/2012 de 06 de novembro de 2012 -  Aprova o Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Computação, Licenciatura, para a Unidade Universitária de Nova Andradina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, conforme anexo que integra esta Instrução Normativa.

 

Município de Nova Andradina (www.pmna.ms.gov.br):

 

História     Hino do Município    Galeria de Fotos    Legislação     Plano Diretor     Documentário Fotográfico

IBGE: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=500620

Hoteis:

Palace Hotel e Hotel Primavera - http://www.palacehotelprimavera.com.br/

Itamaraty Plaza Hotel - http://www.itaplaza.com.br/

Hotel Tropical - http://www.hoteltropicalms.com/

Campos Hotel - R. Presidente Juscelino Kubitschek, 1130 - Centro - Telefone:(67) 3441-2337

Cínthia Hotel - R. Milton Modesto, 1433 - Centro - Telefone:(67) 3441-5897

Hotel Estoril - http://estorilhotel.wix.com/novaandradina

Hotel Vale Belo - R. Walter Hubacher, 1958 - Centro - Telefone:(67) 3441-5130

Restaurantes:

Dona Elza Restaurante - R. Vearni Castro, 1113 - Telefone:(67) 3441-8808
Cabana Grill - Alameda Primavera (atrás do B.Brasil) - Telefone: (67) 9158-6809
Churrascaria Recanto - R. Santa Lucia, 1209 - Telefone:(67) 3441-1519
Restaurante e Churrascaria Cozinha da Tide - Av. Antônio Joaquim M. A., 2599 - Telefone: (67) 3441-5726
Ponto Certo Restaurante - R. Milton Modesto, 1422 - Telefone:(67) 3441-3370
Restaurante Forno D'Ouro, Churrascaria e Pizzaria - R. São José, 1594 - Telefone:(67) 3441-2084
Restaurante Japonês Haru&Maki - Av. Antônio Joaquim de Moura, 1811 - Telefone: (67) 3441-6143
Shangay Orietal Food - http://www.shangaiorientalfooddelivery.com/
Restaurante Fast-food Fominha - Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1811

Restaurante Subway - Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade - Telefone: (67) 92730212

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico