Dança

Licenciatura

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Dança estrutura-se a partir da pesquisa como elemento transversal do currículo. O desenho curricular concebe a pesquisa como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica. Desenvolvem-se, ao longo do Curso, de forma integrada com a pesquisa, os núcleos básicos, específicos e pedagógicos do Curso de Licenciatura em Dança.

No Curso de Licenciatura em Dança enfatiza-se que a arte deve ser entendida como área de conhecimento. Dessa maneira, na análise da dinâmica dos espaços sociais, é possível constatar que os campos artístico e científico se constituem a partir da construção e da prática das relações, respondendo, assim, ao movimento das transformações da própria realidade, às formas de percebê-la, de compreendê-la e representá-la.

Compreendendo a dimensão que o ensino de Arte assume na atualidade, o professor de Dança precisa estar consciente da sua importância, tendo conhecimento de que a forma como conduz o processo de ensino é tão significativa quanto o produto final.

Deve-se ressaltar que o foco do Curso de Licenciatura em Dança é a formação de professores habilitados para o ensino de Dança na educação básica. Nesse sentido,faz-se necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, a especificidade da área, ou seja: o curso de licenciatura em Dança deve ensejar, como perfil desejado do formando, c apacitação para a apropriação do pensamento reflexivo e da sensibilidade artística, comprometida com a produção coreográfica, com espetáculo da dança, com a reprodução do conhecimento e das habilidades, revelando sensibilidade estética e cinesiologica, inclusive como elemento de valorização humana e da expressão corporal, visando integrar o indivíduo na sociedade e tornando-o participativo de suas múltiplas manifestações culturais.

Além dos processos de ensino, espera-se que o acadêmico do Curso de Licenciatura em Dança possa se apropriar dos elementos indispensáveis à pesquisa e à produção do conhecimento, em uma articulação entre Arte e Ciência.

A compreensão de artista-docente, presente na concepção do Curso, enseja a formação integral do professor Licenciado em Dança, possibilitando a abrangência das relações de trabalho, das alternativas sociopolíticas de transformação da sociedade e de si próprio, da construção de bases para o contínuo e necessário processo de pesquisa e reconstrução do saber numa perspectiva da integralidade de saberes que possam permitir: a percepção do valor da subjetividade e da alteridade; a compreensão do papel social da educação e da escola; o domínio dos conteúdos de Dança e suas didáticas; a construção de processos de investigação que tenham por finalidade o aprimoramento das práticas cênicas e pedagógicas; a apropriação de conhecimentos artísticos, pedagógicos e da diversidade presentes na prática da Dança.




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