Direito

Bacharelado

Apresentação

 

BREVE HISTÓRIA DO CURSO DE DIREITO DE DOURADOS

O curso de Direito da UEMS foi criado em junho de 1994, e inicialmente implantado nas cidades de Três Lagoas e Paranaíba. Em 1996, depois de um acordo com a UEMS, a UFMS assume o curso de Direito da cidade Três Lagoas.

Diante deste fato, a comunidade jurídica de Dourados deflagra uma luta para a criação do Curso de Direito na sede. Dentre muitos que participaram deste movimento destacamos os nomes do Prof. Lúcio Flávio Joice Sunakozawa, então professor na Unidade Universitária de Ponta Porã, e do Professor Dr. Helder Baruffi, da UFMS/CEUD hoje UFGD.

Em 1997, as 50 (cinquenta) vagas do Curso de Direito da Unidade Universitária de Três Lagoas foram remanejadas para a Sede, em Dourados, e oferecidas no período matutito.

Depois desta conquista muitos professores e juristas adotaram a luta e se dedicaram na consolidação deste curso. Dentre os quais citamos os nomes do Prof. Lúcio Flávio Joice Sunakozawa, o primeiro coordenador do curso, Prof. Dr. Dorval Batista Dallagnollo, Prof. Me André Martins Barbosa, Profª. Ma Nair Carril Fonseca, entre outros que sempre lutaram pela efetivação do curso na sede. O curso com o passar do tempo foi ganhando novos professores efetivos, que passaram a se dedicar com muito empenho na consolidação do mesmo.

A preocupação primordial do Curso de Direito é a de formar cidadãos e profissionais conscientes, atuantes nos diversos movimentos sociais, assumindo, destarte, o papel de agente constitutivo, mediador e modificador da sociedade e aberto às transformações sociais e às novas exigências da sociedade contemporânea.

Entende-se que a vocação do curso está voltada para a atuação nos campos do Direito Público e Privado, em geral, e mais especificamente, nas áreas ambientais, agrárias, dos direitos difusos e coletivos, dos direitos laborais e do desenvolvimento sustentável.

O perfil do profissional que o Curso de Direito da UEMS deseja formar se assenta na formação generalista e humanista voltada para o exercício da cidadania, para o bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange, enfim, para a construção da justiça social e de uma sociedade mais igualitária e democrática.

 

Áreas de Atuação:

1. Atividades Públicas Próprias do Bacharel em Direito

  • Magistratura - Juiz Estadual ou Federal
  • Ministério Público Estadual - Promotor
  • Ministério Público Federal - Procurador da República
  • Defensoria Pública – Defensor Público Estadual ou Federal
  • Advocacia Pública - União, Estados, Municípios, Autarquias, Empresas Estatais
  • Agentes de Segurança Pública - Delegados de Polícia Civil ou Federal, Oficiais Militares
  • Docência no Ensino Superior - Professor, Pesquisador, Consultor

 

2. Advocacia Privada

Consultoria, Assessoria, Mediação, Arbitragem, ações judiciais relativas ao Processo Constitucional, Cível, Penal, Trabalhista, Tributário, Administrativo, Ambiental, Agrário, Empresarial, Consumidor, Previdenciário, Internacional, Bioética, Eleitoral, Digital, dentre outras áreas.

 

Informações Básicas do Curso

Curso de Graduação Bacharelado em Direito

O Curso é oferecido com carga horária de 3.825 (três mil, oitocentos e vinte e cinco) horas aulas e atividades, com prazo mínimo de 5 (cinco) anos e máximo de 8 (oito) anos para integralização.

O Curso de Graduação em Direito é ofertado com 50 vagas, na Unidade de Dourados, no período matutino, em Regime Anual e confere o grau de BACHAREL EM DIREITO. Para a obtenção da habilitação de Advogado, o egresso deve ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

Autorizado pelo Parecer CEE/MS nº 8/94 de 09 de fevereiro de 1994 e reconhecido pela Deliberação CEE/MS 5637 de 10 de dezembro de 1999.

 

RECONHECIMENTO PELA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - OAB

Selo de Qualidade "OAB Recomenda" - 2009

Selo de Qualidade "OAB Recomenda" - 2012

Selo de Qualidade "OAB Recomenda" - 2015

Selo de Qualidade "OAB Recomenda" - 2018

 

RECONHECIMENTO PELO GUIA DO ESTUDANTE

4 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2011 - Editora Abril

5 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2012 - Editora Abril

4 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2013 - Editora Abril

4 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2014 - Editora Abril

 

NOTAS ENADE

Nota 5 - ENADE 2009

Nota 4 - ENADE 2014

Nota 4 - ENADE 2015

Nota 4 - ENADE 2018

 

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico