Direito

Bacharelado

Apresentação

 

Histórico do Curso de Direito da Unidade de Dourados

O curso de Direito da UEMS foi criado em junho de 1994, e inicialmente implantados nas cidades de Três Lagoas e Paranaíba. Em 1996, a UFMS despois de um acordo com a UEMS assume o curso de Direito da cidade Três Lagoas.

Diante deste fato a comunidade jurídica de Dourados deflagra uma luta para a criação do Curso de Direito na sede. Dentre muitos que participaram deste movimento destacamos os nomes do Prof. Lúcio Flávio Joice Sunakozawa, então professor na Unidade Universitária de Ponta Porã, e do Professor Dr. Helder Baruffi, da UFMS/CEUD hoje UFGD.

Em 1997, as 50 (cinquenta) vagas do Curso de Direito da Unidade Universitária de Três Lagoas foram remanejadas para a Sede, em Dourados, e oferecidas no período matutito.

Depois desta conquista muitos professores e juristas adotaram a luta e se dedicaram na consolidação deste curso. Dentre os quais citamos os nomes do Prof. Lúcio Flávio Joice Sunakozawa, o primeiro coordenador do curso, Prof. Dr. Dorval Batista Dallagnollo, Prof. Me André Martins Barbosa, Profª. Ma Nair Carril Fonseca, entre outros que sempre lutaram pela efetivação do curso na sede. O curso com o passar do tempo foi ganhando novos professores efetivos, que passaram a se dedicar com muito empenho na consolidação do mesmo.

A preocupação primordial do Curso de Direito é a de formar cidadãos e profissionais conscientes, atuantes nos diversos movimentos sociais, assumindo, destarte, o papel de agente constitutivo, mediador e modificador da sociedade e aberto às transformações sociais e às novas exigências da sociedade contemporânea.

 

Entende-se que a vocação do curso está voltada para a atuação nos campos do Direito Público e Privado, em geral, e mais especificamente, nas áreas ambientais, agrárias, dos direitos difusos e coletivos, dos direitos laborais e do desenvolvimento sustentável.

 

O perfil do profissional que o Curso de Direito da UEMS deseja formar se assenta na formação generalista e humanista voltada para o exercício da cidadania, para o bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange, enfim, para a construção da justiça social e de uma sociedade mais igualitária e democrática.

 

Áreas de Atuação

 

Carreira Jurídica:

 

  • Magistratura - Juiz
  • Ministério Público Estadual - Promotor
  • Ministério Público Federal - Procurador da República
  • Defensoria Pública – Defensor Público
  • Procuradoria do Estado e do Municipio - Procurador
  • Delegacia Civil e Federal – Delegado

 

 Advocacia: 

 

  • Cível, Penal, Trabalhista, Tributária, Ambiental, Agrária, Empresarial, Previdenciária, Direito Público Administrativo e ainda as mais novas áreas que surgem: Direito Internacional, Telecomunicações, Bioética, Direito Eleitoral, Tecnologia da Informação: Informática e Internet. 

 

O Bacharel em Direito ou Advogado poderá atuar também como docente, pesquisador e consultor.

 

Informações do Curso

Curso de Graduação em Direito

O Curso é oferecido com carga horária de 4.624 (quatro mil, seiscentos e vinte e quatro) horas aulas e atividades, com prazo mínimo de 5 (cinco) anos e máximo de 8 (oito) anos para integralização.

 

O Curso de Graduação em Direito é ofertado com 50 vagas, na Unidade de Dourados, no período matutino, em Regime Anual e confere o grau de BACHAREL EM DIREITO, mas, para obter a habilitação de Advogado, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

 

Autorizado pelo Parecer CEE/MS nº 8/94 de 09 de fevereiro de 1994 e reconhecido pela Deliberação CEE/MS 5637 de 10 de dezembro de 1999.

 

RECONHECIMENTO PELA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - AOB

Selo de Qualidade "OAB Recomenda" - 2007/2009

Selo de Qualidade "OAB Recomenda" - 2011/2012

 

RECONHECIMENTO PELO GUIA DO ESTUDANTE

4 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2011 - Editora Abril

5 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2012 - Editora Abril

4 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2013 - Editora Abril

 

4 Estrelas - Guia do Estudante- Melhores Universidades 2014 - Editora Abril

 

Nota 5 - ENADE 2009

Nota 4 - ENADE 2014

Nota 4 - ENADE 2015

 

 

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico