Direito

Bacharelado

Notícias e Eventos

O curso de Direito de Paranaíba, por meio de seu corpo docente e discente promove e colabora nos seguintes eventos:
 
- Encontro Internacional de Direitos Humanos de Paranaíba (EIDH)

O Encontro Internacional de Direitos Humanos de Paranaíba é um evento que agrega palestras, apresentação de trabalhos (comunicações e pôsteres), minicursos e apresentações culturais. É realizado anualmente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, desde 2000, na forma de Semana Jurídica, com o objetivo de promover a integração de pesquisadores participantes de grupos de pesquisas ou pesquisadores diletantes em torno de estudos pertinentes, principalmente, às áreas de Ciências Humanas e Sociais, e configura-se como espaço de discussão e de circulação de ideias bem como de trabalhos que fundamentam pesquisas nessas áreas.

A partir do ano de 2011 a Semana Jurídica agregou novos parceiros e se concretizou em Encontro Internacional.  As primeiras edições do Encontro Internacional de Direitos Humanos revelaram-se de enorme sucesso com mais de 500 inscritos de instituições de ensino de diversos Estados da Federação, bem como, pesquisadores da Argentina.

O principal objetivo do Encontro Internacional de Direitos Humanos de Paranaíba é divulgar o conhecimento sistematizado historicamente sobre temáticas relevantes das áreas de Ciências Sociais aplicadas, notadamente, Curso de Direito e Pós-Graduação em Direitos Humanos, tendo neste sentido o enfoque principal na efetivação da divulgação das pesquisas realizadas pelos docentes e discentes da UEMSUniversidade Estadual de Mato Grosso do SulUnidade Universitária de Paranaíbabem como, demais pesquisadores, docentes e discentes de instituições parceiras, principalmente dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e, pesquisadores de Universidades de outros países.

Confira mais informações sobre a última edição do evento no link:

www.uems.br/eventos/eidhparanaiba


- Simpósio Científico Cultural (Sciencult)
Confira mais informações sobre a última edição do evento no link:
http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/sciencult-midia



Calendário de Reuniões Ordinárias do Colegiado do Curso (2015):

12.02.2015 - 13 30h
26.02.2015 - 13 30h
21.05.2015 - 15h
25.06.2015 - 13 30h
26.11.2015 - 13 30h


Notícias

UEMS/Paranaíba: Curso de Direito apresenta peça tetral hoje (16)

Por: Rubens Urue | Postado em: 15/10/2015

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba apresenta nesta sexta-feira (16) a peça teatral "Memórias Póstumas de Brás Cubas", adaptada do livro homônimo escrito por Machado de Assis.

O espetáculo será encenado por acadêmicos do primeiro ano do curso de Direito (matutino) e acontece no auditório da Unidade, às 19h. 

O ingresso para assistir à peça teatral é 1 kg de alimento não-perecível como parte de campanha em prol da APAE da cidade. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


UEMS Paranaíba: Acadêmicos de Direito realizam doação de alimentos a Lar de Idosos

Por: Rubens Urue | Postado em: 03/12/2014

Acadêmicos do 1º ano do curso de Direito da unidade universitária de Paranaíba realizaram doações ao Lar de Idosos Santo Agostinho no último sábado, 29. Os estudantes das turmas do matutino e noturno do Bacharelado arrecadaram aproximadamente 200 kg de alimentos não perecíveis em prol da entidade. Também foram doados produtos de limpeza e higiene pessoal.

Os produtos foram recolhidos a partir das apresentações dos espetáculos ?Liberdade, Liberdade? e "O homem da Cabeça de Papelão" encenados, respectivamente, nos dias 27 e 28 de novembro no Auditório da UEMS/ Paranaíba.

As apresentações teatrais compuseram o processo de ensino-aprendizagem na disciplina Ciência Política, ministrada pelo professor Isael José Santana, integrando atividades acadêmicas junto à comunidade local e oportunizando a divulgação de arte e conhecimento.

Para Ramon Florêncio, acadêmico de Direito da turma do matutino, o teatro é um instrumento que promove reflexões sobre convivência, alteridade, união e respeito. ?Ao longo do processo nós somos desafiados a conviver com opiniões diferentes. Quando todos estão unidos para trabalhar para bem comum, as diferenças são deixadas de lado e os objetivos são alcançados?, enfatizou.

Para Monique Cantares, colaboradora do Lar de Idosos Santo Agostinho, as doações chegaram em boa hora vão ajudar na ceia dos idosos: ?Vivemos de receber doações e quando chegam presentes como estes ficamos muito felizes?, reconheceu. 

Abaixo, seguem fotos do espetáculo promovido pelos estudantes e da doação de materiais arrecadados realizada, posteriormente, ao Lar de Idosos .






UEMS/Paranaíba: Curso de Direito encena peças teatrais consagradas

Por: Rubens Urue | Postado em: 18/11/2014

A unidade universitária da UEMS de Paranaíba, por meio dos alunos do 1º ano do curso de Direito ? turmas do matutino e noturno ? encenam dois espetáculos teatrais neste mês com o objetivo de integrar atividades acadêmicas junto à comunidade local oportunizando a divulgação de arte e conhecimento.  O musical "Liberdade, liberdade", escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel será apresentado por alunos da manhã, enquanto que a turma do período noturno encenará o clássico ?O Homem da Cabeça de Papelão?, baseado na obra do cronista e contista carioca, João do Rio.  

O musical, publicado em 1965, é um marco da história teatral do Brasil por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças que criticavam a repressão imposta pelo golpe militar de 1964. Já o conto do escritor boêmio do Rio de Janeiro, irá explorar as desventuras de Antenor, o protagonista de uma história passada no hipotético País do Sol, o país do bom ? senso, o país do juízo. Os temas abordados discorrerão sobre aspectos conceituais relacionados à cidadania e ao exercício do Direito, na esteira da atualidade dessas obras para a sociedade atual.

As apresentações acadêmicas vão acontecer no Auditório da Unidade, localizado na Avenida João Rodrigues de Melo, Jardim Santa Mônica, nos dias 27 e 28 de novembro, às 19h. A entrada será a doação de 2kg de alimentos não-perecíveis (arroz, feijão, café ou açúcar) ou um pacote de biscoito (maizena ou cream-cracker, preferencialmente embalagem multipack de 375g). O material arrecadado será distribuído entre instituições de caridade de Paranaíba. Mais informações pelo telefone (67) 8124-8801





Em 2015, os alunos do Curso de Direito de Paranaíba realizaram visita técnica à Brasília, centro do poderes executivo, legislativo e judiciário, por meio do Projeto "Conhecendo os Poderes da República", sob a coordenação do professor Aires David de Lima.















Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico