Enfermagem

Bacharelado

Apresentação

A Enfermagem tem por objetivo a atuação prática, prestar serviços aos seres humanos, assim, a educação e o ensino de enfermagem são voltados para essa atuação. Desta forma o planejamento curricular deve apresentar uma seqüência lógica e coerente, incluindo o marco filosófico, o conceitual, os objetivos gerais e específicos das séries para que se possa organizar e integrar as disciplinas. E também formar profissional apropriado de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados num pensar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/comunidade.


Áreas de Atuação


O Ser humano Enfermeiro do Curso de Enfermagem da UEMS deverá ter formação generalista, humanista, reflexiva e crítica. Deverá ser um profissional responsável pela arte e a ciência do cuidar, com competências e habilidades para identificar o perfil epidemiológico nacional e regional,  compromissado com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano (indivíduo, família e coletividade). Suas ações devem atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS, serem baseadas no rigor científico e intelectual e pautadas em princípios éticos.

Além disso, o profissional Enfermeiro formado na UEMS, a partir do Projeto Pedagógico de 2012, será Enfermeiro com Licenciatura em Enfermagem capacitado para atuar na Educação Profissional em Enfermagem e na Educação em saúde à comunidade em geral.


Informações do Curso


Nome do curso:  Enfermagem

Atualmente o curso vive um processo de mudança em seu Projeto Pedagógico. Os ingressantes no curso de Enfermagem da UEMS no período de 2004 até 2011, seguiram/seguirão o Projeto Pedagógico de 2004.

Os ingressantes a partir de 2012 até 2014 seguiram/seguirão o Projeto Pedagógico de 2012.

Modalidade: Para os ingressantes até 2011, é o Bacharelado.

Para os ingressantes a partir de 2012 é Bacharelado e Licenciatura.

Duração do curso: Para os ingressantes em 2012: 5 anos  (o período mínimo para a integralização é de 5 anos e o máximo é de 8 anos)

Modalidade: Para os ingressantes a partir de 2015 a modalidade é bacharelado

Duração do curso: Para os ingressantes a partir de 2015: 5 anos  (o período mínimo para a integralização é de 5 anos e o máximo é de 8  anos)

Número de vagas: 50   

Municípios ofertados: Dourados /MS                

Período(s) ofertados: Anual/ Integral

Nota no ENADE: 4

Autorizado: Deliberação CEE/MS nº 5463, de 23/07/1999, a partir de 01/01/1999, por cinco anos, até 31/12/2003. Deliberação CEE/MS nº 7669, de 20/10/2004, a partir de 01/01/2005, por cinco anos, até 31/12/2009. Vinculado ao ciclo avaliativo.

Recursos

Laboratório de Anatomia Humana: onde são realizadas as atividades pertinentes ao estudo da anatomia humana, por meio de peças anatômicas e do cadáver.

Laboratório de Semiologia e Semiotécnica: O Laboratório de Semiologia e Semiotécnica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato grosso do Sul é um espaço concebido para o aprendizado dos futuros profissionais em enfermagem, que tem a oportunidade de praticar e aprender individualmente e em grupos de acadêmicos, com o auxílio dos professores dos conteúdos e os monitores selecionados. Nesta atmosfera a proposta é desenvolver habilidades técnicas e psicomotoras nos alunos do curso de enfermagem de graduação as práticas da assistência. O laboratório de Técnicas em Enfermagem conta com materiais e equipamentos peculiares à profissão.

Laboratório de Ciências Biológicas da Saúde: destinado aos estudos referentes à Histologia Humana, Biologia Geral, Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico