Engenharia Florestal

Bacharelado

Disciplinas

Matriz Curricular

De acordo com a Lei n. 9.394, de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e exposto no Projeto Pedagógico 2014 para o curso de Engenharia Florestal a organização curricular é feita por meio da integralização dos seguintes núcleos:

Núcleo de Conteúdos Básicos

O núcleo de conteúdos básicos é composto por campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. A lista abaixo apresenta sua composição:

Biologia
Estatística
Expressão Gráfica
Física
Informática
Matemática
Metodologia Científica e Tecnológica
Química

 Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais

O núcleo de conteúdos profissionais essenciais é composto por campos de saber destinado à caracterização da identidade do profissional de Engenharia Florestal. O agrupamento desses campos gera grandes áreas que definem o campo profissional e o agronegócio, integrando as subáreas de conhecimento que identificam o Engenheiro Florestal. A lista abaixo apresenta sua composição:

Avaliação e Perícias Rurais
Cartografia e Geoprocessamento
Construções Rurais
Comunicação e Extensão Rural
Dendrometria e Inventário Florestal
Economia e Mercado do Setor Florestal
Ecossistemas Florestais
Estrutura de Madeira
Fitossanidade
Gestão Empresarial e Marketing
Gestão dos Recursos Naturais Renováveis
Industrialização de Produtos Florestais
Manejo de Bacias Hidrográficas
Manejo Florestal Melhoramento Florestal
Meteorologia e Climatologia
Política e Legislação Florestal
Proteção Florestal
Recuperação de Ecossistemas Florestais Degradados
Recursos Energéticos Florestais
Silvicultura
Sistemas Agrossilviculturais
Solos e Nutrição de Plantas
Técnicas e Análises Experimentais
Tecnologia e Utilização dos Produtos Florestais

Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos

O núcleo de conteúdos profissionais específicos contribui para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do aluno e têm como finalidade a garantia de flexibilização curricular do futuro Engenheiro Florestal, de tal forma a contemplar seus interesses e necessidades específicas. Essas disciplinas deverão apresentar enfoque na formação científica, técnica e crítica do aluno e abordar principalmente atividades relacionadas ao setor florestal. Diante disto, o principal objetivo destas disciplinas é complementar a formação do aluno, oferecendo opções diversificadas para a construção de conhecimento verticalizado.

 

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso para mais detalhes sobre a Matriz Curricular.




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