Engenharia Florestal

Bacharelado

Disciplinas

Matriz Curricular

De acordo com a Lei n. 9.394, de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e exposto no Projeto Pedagógico 2014 para o curso de Engenharia Florestal a organização curricular é feita por meio da integralização dos seguintes núcleos:

 

? Núcleo de Conteúdos Básicos

O núcleo de conteúdos básicos é composto por campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. A lista abaixo apresenta sua composição:

Biologia, Estatística, Expressão Gráfica, Física, Informática, Matemática, Metodologia Científica e Tecnológica, e Química.

 Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais

O núcleo de conteúdos profissionais essenciais é composto por campos de saber destinado à caracterização da identidade do profissional de Engenharia Florestal. O agrupamento desses campos gera grandes áreas que definem o campo profissional e o agronegócio, integrando as subáreas de conhecimento que identificam o Engenheiro Florestal. A lista abaixo apresenta sua composição:

Avaliação e Perícias Rurais; Cartografia e Geoprocessamento; Construções Rurais; Comunicação e Extensão Rural; Dendrometria e Inventário Florestal; Economia e Mercado do Setor Florestal; Ecossistemas Florestais; Estrutura de Madeira; Fitossanidade; Gestão Empresarial e Marketing; Gestão dos Recursos Naturais Renováveis; Industrialização de Produtos Florestais; Manejo de Bacias Hidrográficas; Manejo Florestal; Melhoramento Florestal; Meteorologia e Climatologia; Política e Legislação Florestal; Proteção Florestal; Recuperação de Ecossistemas Florestais Degradados; Recursos Energéticos Florestais; Silvicultura; Sistemas Agrossilviculturais; Solos e Nutrição de Plantas; Técnicas e Análises Experimentais; e Tecnologia e Utilização dos Produtos Florestais.

Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos

O núcleo de conteúdos profissionais específicos contribui para o aperfeiçoamento da qualificação profissional do aluno e têm como finalidade a garantia de flexibilização curricular do futuro Engenheiro Florestal, de tal forma a contemplar seus interesses e necessidades específicas. Essas disciplinas deverão apresentar enfoque na formação científica, técnica e crítica do aluno e abordar principalmente atividades relacionadas ao setor florestal. Diante disto, o principal objetivo destas disciplinas é complementar a formação do aluno, oferecendo opções diversificadas para a construção de conhecimento verticalizado. A tabela abaixo apresenta sua composição.




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