Engenharia Florestal

Bacharelado

Estágio & TCC

ESTÁGIO

O Estágio Curricular Supervisionado é o conjunto de atividades de ensino e aprendizagem proporcionado ao aluno pela sua participação em situação real de trabalho. Oportunidade de reflexão teórico-prática em que os alunos poderão melhor refletir sobre o seu fazer profissional. O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em uma atividade que objetiva aperfeiçoar os conceitos teórico-práticos, permitindo ao aluno:

  1. analisar e problematizar as atividades na área da Engenharia Florestal, a partir de vivência prática;
  2. articular questões teórico-metodológicas à prática laboral, revelando capacidade crítica e analítica de situações vivenciadas;
  3. desenvolver autonomia de estudo para melhor articular o conhecimento formal com os conhecimentos decorrentes da prática cotidiana;
  4. aprimorar habilidades e competências para produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico da área florestal.

O Estágio Curricular Supervisionado visa assegurar o contato do aluno com situações, contextos e instituições, inclusive as de ensino e pesquisa, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Constitui-se de duas modalidades: Obrigatório e Não-Obrigatório.

 

Estágio Curricular Supervisionado Não-Obrigatório é uma atividade opcional, subordinada às exigências curriculares dos cursos, que contribui para a formação acadêmico-profissional do aluno e enriquece sua formação humana.

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é definido como pré-requisito no Projeto Pedagógico (PP) do curso para aprovação e obtenção do diploma.

 

Veja a seguir os documentos e normas que regulamentam o estágio curricular do curso de Engenharia Florestal.

 




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivos proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicação da metodologia científica; despertar ou desenvolver no aluno o interesse pela pesquisa; aprimorar a formação profissional, contribuindo para melhor visão dos problemas agropecuários, o que possibilitará a utilização de procedimentos científicos no encaminhamento das soluções e abordar tópicos específicos de conhecimentos relativos a atividades de ensino, pesquisa ou extensão. Esta atividade será obrigatória aos alunos matriculados no 5° ano do curso e tem uma carga horária de 68 horas.

As normas internas relativas ao TCC deverão ser aprovadas pelo colegiado de curso, seguindo as orientações da PROE (Art. 180, do Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS).




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico