Engenharia Florestal

Bacharelado

Professores

Coordenação 

Prof.  Dr. Allan Motta Couto (Coordenador)

Prof.  Dr. Diego Pierre de Almeida (Coordenador Adjunto)

Email: engenhariaflorestal.aquidauana@uems.br / engenhariaflorestal@uems.br

Telefone: (67) 3904 2931

 

DOCENTES

Profa. Dra. ADRIANA DE FÁTIMA GOMES GOUVÊA 

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2004), pesquisadora no Laboratório de Química da Madeira LCP/UFV(2005), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa ( 2012). Possui diversas participações em projetos desenvolvidos na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Atualmente é Professora Adjunta-Nível V da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Aquidauana, MS) atuando no curso de graduação em Engenharia Florestal.

email: agouvea@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0688213337315187


Prof. Dr. AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Geografia: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É prof. Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul atuando como prof. dos cursos de Engenharia Florestal (Aquidauana) e Geografia (Campo Grande). Tem experiência na área de Gestão e Manejo de Áreas Protegidas (UCs), com ênfase em Estradas-parque (Parkways), atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e gestão ambiental (planejamento de UCs.), educação ambiental, desenvolvimento sustentável, trilha interpretativa, centro de visitantes, ecoturismo e percepção ambiental e manejo de fauna com ênfase em projetos de mitigação de acidentes com animais silvestres em rodovias . Atualmente é Diretor Científico do GEOPARK Bodoquena - Pantanal (colaborador), coordenador do projeto "Estrada Viva: a fauna pede passagem" convenio CEMAP/UEMS e AGESUL (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos do MS) e Coordenador do CEMAP - Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável da UEMS junto as Unidades de Aquidauana e Campo Grande

e-mail: afranio@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9676252154356360


Prof. Dr. ALFREDO RAUL ABOT 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Nacional do Centro da Provincia de Buenos Aires (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1997). Atualmente é professor adjunto, nível IV, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Área de Concentração em Produção Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente com insetos-pragas das culturas. Tem experiência em apicultura, apis mellifera, polinização. 

e-mail: arabot@uems.br

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3387469745568454


Prof. Dr. ALLAN MOTTA COUTO 

Professor Adjunto pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia da Madeira pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira também na Universidade Federal de Lavras. Durante sua vivência no referido programa de pós-graduação se envolveu em projetos de pesquisas envolvendo qualidade da madeira, ensaios não destrutivos da madeira e energia da biomassa florestal.

e-mail: allan@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4013425804491434


Prof. Dr. ANTONIO CORRÊA DE OLIVEIRA FILHO 

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1985), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).Coordenou os Cursos de Agronomia da Univercidade Católica Dom Bosco(2005-2006) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul , Unidade Universitaria de Cassilandia(2007-2008).Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS.Curso de Agronomia da Unidade Universitaria de Aquidauna.Pesquisador aposentado da Agencia de Desenvolvimento Agrario e Extenção Rural -AGRAER . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termoterapia, alho, quebra de dormência, cultivo protegido e Lycopersicon esculento.Ministra as disciplinas Olericultura I e II ,Floricultura e Jardinocultura ,Extensao ,Comunicaçao e Sociologia no Curso de Agronomia e Arborizaçao e Paisagismo no Curso de Engenharia Florestal da UEMS-Aquidauana MS. 

e-mail: acorrea@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6947251223892611


Prof. Dr. ARMANDO CIRILO DE SOUZA 

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP-Bauru, Pós Doutorado - ?Processamento e Caracterização Termo-Mecânica de Ligas de Zircônio Aplicadas em Reatores Nucleares? - Instituto de Pesquisas Enegéticas Nucleares - IPEN/USP, Pós Doutorado - "Microstructural Evolution of Zr Alloys submitted Hot Rolling and Thermomechanical Compression" - The University of Sheffield - England. Pós Doutorado - " Caracterização microestrutural de compósitos de tungstênio para a construção do receptáculo e transporte de substâncias radioativas"- Instituto de Pesquisas Enegéticas Nucleares - IPEN/USP. Atualmente é professor do ensino superior e pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e membro permanente do programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais do Instituto de Física da UFMS. Tem experiência na área de Propriedades Anelásticas de Metais e Ligas, Difusão Atômica em Sólidos, Atrito Interno em Metais e Ligas, Processamento e Caracterização de Metais e Ligas, Vidros de Fluoretos e Métodos Sol-Gel, Espectroscopia Óptica (Fototérmica). Atuando atualmente com processamento e caracterização de novos compósitos e de metais e ligas (Zircônio e Nióbio) aplicados em Reatores Nucleares e na Industria Aeroespacial

e-mail: armando@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7344026838439133


Profa. Dra. CRISTIANE GONÇALVES DE MENDONÇA 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2004). Desde 2004 é professora do ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Aquidauana, nos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal e no curso de pós-graduação em Produção Vegetal. Tem experiência na área de pesquisa com Agronomia, com ênfase em Ciência das Plantas Daninhas, Fisiologia de Plantas Cultivadas e Manejo Fitossanitário 

e-mail: cgmendonca@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5777690283907013


Prof. Dr. CRISTIANO PEREIRA DA SILVA 

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1996-1999). Mestrado em Agronomia - Sistema de Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FEIS/SP. Doutorado em Agronomia - Sistema de Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCA/SP. Área de atuação: Ciências Agrárias, Florestais e Ambientais. e-mail: cpsilva.cetec@gmail.com. Atua nas diferentes modalidades educacionais, nos seguimentos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além de Consultoria e empresas e instituições privadas e públicas. 

e-mail: cristiano.silva@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2646902602362374


Profa. Dra. DEISY LÚCIA CARDOSO ALEXANDRINO SANTOS 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2006), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde trabalha com Conservação a Flora Pantaneira. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento de plantas, análises dialélicas, fruticultura (mamão), germinação, sementes. 

e-mail: deisycardoso@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6107649294544148


Prof. Dr. DEIZELUCI DE FÁTIMA PEREIRA ZANELLA 

Possuo graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestrado em Química Orgânica (2007) pela mesma instituição. Sou professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana e de Dourados. Desenvolvo projetos de pesquisa, investigando a atuação de fungos.

e-mail: deizeluci@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3205249570014091


Prof. Dr. DIEGO PIERRE DE ALMEIDA 

Professor do curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Engenheiro florestal com mestrado em Tecnologia de Celulose e Papel (2010) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e North Carolina State University (2014). Tem experiência na área de Recursos Florestais com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

e-mail: diegoalmeida@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3213826398358829


Prof. Dr. EDÍLSON URBANO 

Possui graduação em Engenharia Florestal (2005), aperfeiçoamento em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2006), mestrado em Engenharia Florestal - Área de Manejo Florestal (2007) e doutorado em Engenharia Florestal - Área de Manejo Florestal (2018). Cursos Realizados na Universidade Federal do Paraná ? UFPR. Atuou como Engenheiro jr - Planejamento Florestal na Jari Celulose de setembro de 2006 a outubro de 2008, como Engenheiro Florestal - Planejamento Florestal na Florestal Gateados de outubro de 2008 a maio de 2009, no Serviço Florestal Brasileiro / Ministério do Meio Ambiente de maio de 2009 a maio de 2011 e Professor assistente III do curso de Engenharia Florestal na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS de maio de 2011 até março de 2018, quando passou a atuar como Professor Adjunto IV no curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente ministra as disciplinas de Dendrometria, Crescimento e Produção, Inventário Florestal e Manejo de Florestas Plantadas

e-mail: edurbano@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4280743745722180


Prof. Dr. FELIPE ANDRÉ SGANZERLA GRAICHEN 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor dos Cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Aquidauana - MS). Tem experiência em Fitopatologia atuando principalmente nos seguintes temas: genética e fisiologia da interação patógeno-hospedeiro.

e-mail: felipeandre@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0796995820190577


Prof. Dr. FILIPE VALADÃO DO PRADO CACAU 

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Clones de eucalipto, implantação e manutenção florestal, espaçamento e arranjo espacial de plantio e sistemas de gestão da qualidade aplicados a silvicultura.

e-mail: filipecacau@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3007825914797808


Prof. Dr. GUILHERME SILVERIO AQUINO DE SOUZA 

Graduado (2013) em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), possui mestrado (2016) e doutorado (2019) em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com ênfase em geoprocessamento e inteligência artificial. Atualmente é professor da UEMS nos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia atuando na área ambiental e florestal com ênfase em sensoriamento remoto, e modelagem de dados por algoritmos de aprendizado de máquina. As principais aplicações incluem: modelagem e otimização florestal, classificação de imagens digitais (orbitais e aéreas), estimativas de parâmetros biofísicos ambientais via sensoriamento remoto, e ecologia da paisagem. No manejo florestal, desde 2013, aprofundou-se no estudo de equações de afilamento do tronco de árvores e sortimento ótimo da madeira, cujo tema hoje é uma de suas principais linhas de aplicação da inteligência artificial. Além disso, na área ambiental, compõe o Grupo de Estudo em Manejo de Áreas Protegidas (GEMAP/UEMS) onde trabalha com a descoberta de padrões de atropelamentos de animais nas estradas da região da Serra da Bodoquena e gestão ambiental das bacias hidrográficas inseridas na mesma região

e-mail: guilherme.souza@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1638183020358550


Prof. Dr. JOSÉ EVARISTO GONÇALVES 

Graduação em Química - Licenciatura Plena pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (2002); Graduação em Química Industrial Bacharelado pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (2002). Mestrado em Eng. Agronômica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2006), no qual trabalhou com bioenergia a partir de resíduos da agroindústria; Doutorado em Eng. Agronômica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011), no qual trabalhou com bioenergia a partir de resíduos de biomassa e avaliações ambiental e química. Atualmente faz parte do quadro de docentes efetivos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Aquidauana - cursos de Engenharia Florestal e Agronomia.

e-mail: jevaristog@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1874070694357586


Profa. Dra. MAIELE LEANDRO DA SILVA 

Possui graduação em Agronomia (2007), mestrado em Fitotecnia (2010) e doutorado em Doutorado em Fitotecnia (2012) todos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Experimentação Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: hortaliças, cultivos consorciado e cultivos alternados.

e-mail: maiele@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8210568300556807


Profa. Dra. MERCIA IKARUGI BOMFIM CELOTO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Aquidauana. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade. 

e-mail: mercia@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4439289942164179


Profa. Ms. MONIK BEGNAME DE CASTRO 

Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Lavras e mestra em Engenharia Florestal pela mesma instituição de ensino. Tenho experiência na área de engenharia de desenvolvimento com foco em projetos de melhorias em processos produtivos (colheita/silvicultura), modelagem preditiva de distribuição de espécies, com foco nas mudanças climáticas e suas consequências na distribuição de espécies arbóreas, legislação ambiental, avaliação de impactos ambientais e sistemas de informações geográficas.

e-mail: monik.castro@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3648631715244547


Profa. Dra. NATASCHA GÓES CINTRA BORLACHENCO 

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental pela Universidade Russa da Amizade dos Povos (2010), em Moscou, Rússia. É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, docente dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, atuando principalmente nas áreas de Economia rural, Educação Ambiental, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e extensão nas áreas de Economia Rural, Educação Ambiental e Conservação e Preservação do Meio Ambiente. Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco.

e-mail: nacintra@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9006134186807089


Prof. Dr. NORTON HAYD REGO 

Possui graduação em Agronomia pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (1992), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul . Tem experiência na área de ecologia florestal, gestão restauração ambiental.

e-mail: norton@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5643778682656429


Profa. Dra. PATRICIA VIEIRA POMPEU 

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Período de doutorado sanduíche na área de Hidrologia e Manejo de bacias hidrográficas, realizado na VU University, Amsterdam. Pós-doutorado nas Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza, Climatologia florestal, Florestas Nebulares, Hidrologia Florestal, Eco- Hidrologia, Conservação e Manejo de bacias hidrográficas.

e-mail: patricia.pompeu@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3570257348302067


Prof. Ms. PAULO NERES CARVALHO 

Possui graduação em Ciencias-Habilitacao em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986). especialização na Faculdade Bernardo Sayão, Anápolis- GO, mestre pela UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados-MS, no mestrado profissional (Profmat). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de , com ênfase em Ciências Exatas e da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, matemática, ensino, trabalhadores em educação. 

e-mail: paulonc@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3756642177311478


Profa. Dra. PRISCILA GUSMÃO POMPIANI 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia de Gônadas de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: ultraestrutura, lagoas marginais, monitoramento da ictiofauna para implantação de PCH, reprodução e ecologia de peixes.

e-mail: priscila@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7495467507350800


Prof. Dr. ROGÉRIO FERREIRA DA SILVA 

Em 1987 ingressei no curso de Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá, MT, concluindo-o em 1989. Em 1995 obtive o título de Engenheiro Agrônomo pela UFRRJ. Em março de 1996, iniciei o curso de pós-graduação a nível de Mestrado em Ciência do Solo, na UFRRJ, concluindo-o em julho de 1998. Exerci o cargo, em comissão, de Diretor de Departamento de Agricultura (julho de 1998 a dezembro de 2000) e de Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (janeiro a março de 2001) na Prefeitura Municipal de Tanguá, RJ. Em 2001 fui pesquisador bolsista do CNPq (Desenvolvimento Científico Regional-DCR) na Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS. Em 2003 ingressei no curso de pós-graduação a nível de Doutorado em Solos, na UEL, PR, concluindo-o em fevereiro de 2006. Em junho de 2006 iniciei o Pós-Doutorado na Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS, concluindo-o em julho de 2007. Tenho experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia do Solo: Manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos temas: ecologia do solo, fauna do solo, atributos químicos, físicos e biológicos do solo, fixação biológica de nitrogênio, agroecologia, uso de plantas de cobertura, etnosustentabilidade, sustentabilidade de sistemas de produção agropecuária, bioindicadores de qualidade do solo. Em 2007 a 2010, exerci o cargo de Técnico de Nível Superior na UEMS, Dourados, MS, com atividades voltadas a acompanhar as políticas públicas voltadas as questões de inclusão social e o combate à exclusão dos grupos histórica e socialmente discriminados. Atualmente, sou professor adjunto do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Unidade Universitária de Glória de Dourados/UEMS.

e-mail: rogerio@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5225626857674427


Prof. Dr. THIAGO WOICIECHOWSKI 

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2009), Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2011), área de Manejo Sustentável de Recursos Florestais e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2015), área de Conservação da Natureza. Atualmente é professor adjunto nível IV na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Aquidauana, nos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia. Atua e leciona nas áreas de Silvicultura e Conservação da Natureza trabalhando especificamente com solos e nutrição florestal; serapilheira e ciclagem de nutrientes em ambientes florestais; educação em solos e fertilização de mudas florestais.

e-mail: thiagowoi@uems.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0432580771108457




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico