Física

Licenciatura

Apresentação

O objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais para atuarem como professores no ensino de nível médio, em programas de extensão e para frequentar cursos de pós-graduação em áreas de pesquisa em ensino de Física.

Facebook do curso 
 
Novo site de referência da Coordenação de Física:
https://sites.google.com/view/fisicauems
 

 

Áreas de Atuação

 

O perfil previsto para o licenciado em Física formado pela UEMS é o definido para o Físico - Educador, que consta no já mencionado Parecer CNE/CES Nº 1.304/2001, a saber:

 

Físico – educador: dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação. Não se ateria ao perfil da atual Licenciatura em Física, que está orientada para o ensino médio formal (BRASIL, 2001, p. 2).O físico-educador deverá, ainda, ser um profissional consciente de suas limitações e estar continuamente em formação. Um pensador, estudioso e investigador. Um analista crítico da realidade e com a capacidade de chegar a conclusões e de tomar posições coerentes, elaborar proposições próprias para soluções dos problemas detectados. ( Parecer CNE/CES N.º 1.304/2001 de 06/11/2001, Diário Oficial da União de 7/12/2001, Seção 1, p. 25).

 

Os egressos licenciados no curso de Física serão capazes de exercer a função de professores de Física no Ensino Médio. Espera-se fornecer ao futuro professor conhecimento para elaborar e implementar atividades que propiciem aos seus alunos uma aprendizagem efetiva e eficaz dos conceitos físicos e suas implicações, bem como, avaliar a metodologia empregada e o alcance de seus resultados. O egresso do curso, também, poderá ingressar, se for de seu interesse, num programa de pós-graduação na área de ensino de Física ou em qualquer área de pesquisa em Física e desempenhar funções de um professor e pesquisador no ensino superior.

 

Informações do Curso

 

Nome do curso: Licenciatura em Física       

Duração do curso: 4 a 7 anos

Número de vagas; 40 vagas    

Período ofertado: Noturno

Licenciatura - anual

Autorizado pela Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 183 de 01/12/2009 e reformulação de projeto pedagógico aprovada pela Resolução CEPE-UEMS nº 937 de 22/02/2010

ENADE: Conceito 3 (2008)



2016 - O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - Cícera Barra Nova da silva Enseki
2016 - GLAUCOMA: CONSEQUÊNCIAS E TRATAMENTOS - Eloiza Lopes de Carvalho
2016 - O ALUNO COMO SUJEITO COGNITIVO E AFETIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
2016 - A importância dos experimentos de magnetismo e eletromagnetismo para a aprendizagem dos aluno
2016 - FUNDAMENTOS DA MECÂNICA QUÂNTICA PARA UMA ANÁLISE CONCEITUAL DO SOFTWARE ABINIT
2016 - A AFETIVIDADE COMO FATOR SIGNIFICATIVO PARA O APRENDIZADO - KARINE SAYURI MURAKAMI
UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA MAXIMA NO ESTUDO DA DINÂMICA PLANETÁRIA - Lauro da Rosa Júnior
2016 - VISÕES DE CIÊNCIA NO ENSINO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - Miguel R. O. Centu
2017 - CIÊNCIA E QUESTÕES DE GÊNERO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A MULHER NA CIÊNCIA
2017 - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: NOÇÃO DE FÍSICA POR MEIO DE ESTUDOS DE TERMOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE
2017 - USO DE ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA -
2017 - UEMS: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA PARA A REGIÃO DA GRANDE DOURADOS - Joã
2018 - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NO ESTUDO DA ELETRICIDADE: COM AVALIAÇÃO DE CONCEITO FEITA PO
2018 - ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE FÍSICA: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁ
2018- O SIGNIFICANTE FÍSICA: Construção de sentidos sobre física em livros de ficção científica - Ed
2018 - UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO SOBRE ACÚSTICA. - Jorge F. A. Pieto
2018 - NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: DISCUTINDO POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A INSERÇÃ
2018 - NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA UMA ABORDAGEM A PARTIR DO SOFTWARE TRACKER - Ruan Victo
2018 - A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO - Taísa dos S


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico