Geografia

Licenciatura

Apresentação

Coordenação

Nome do Coordenador – Prof. Dr. Walter Guedes da Silva

Licenciado e Bacharel em Geografia, pelo Centro Universitário de Dourados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002). Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Adjunto dos Cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharelado,  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, planejamento e gestão do território e ensino de geografia.

CONTATO: (67) 3901-1880 / 99211-9094

E-mail: guedes@uems.br

Secretário do Curso: Pedro Vidal

Secretária acadêmica: Andressa Santos (andressa@uems.br)

 

CONCEPÇÃO DE CURSO

Os princípios que norteiam o curso se inspiram na busca pela compreensão da natureza do processo educacional, no que se referem aos seus aspectos éticos, políticos e sociais, salvaguardando, dessa forma, uma tessitura socioeducacional pautada nos princípios da diversidade das relações étnico-raciais e de gênero, bem como aos princípios do direito elementar do ser humano e ao ambiente em consonância aos preceitos da sustentabilidade.

Nessa perspectiva, visam potencializar o papel da educação e da escola considerando os movimentos e os tempos históricos da sociedade brasileira, num contexto mundial dinamizado por uma profusão de conhecimentos científico-tecnológicos e culturais, que possibilitam aos homens a realização das suas possibilidades e melhores condições de vida. Diante disto, os componentes curriculares visam favorecer o desenvolvimento de diversas aptidões, tanto referentes ao conhecimento específico da área quanto os pedagógicos. Por conta disto, o currículo do curso está estruturado num conjunto de disciplinas voltado para formação docente e a construção da identidade profissional. Além disto, visa promover o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico-reflexivo, da prática democrática e da atitude de solidariedade para atender à dimensão social da formação.

É fundamental observar que no curso de Geografia o espaço geográfico é entendido como decorrente do processo de interação entre a sociedade e a natureza, sendo dinamicamente construído e reconstruído nas mais diversas escalas. Os componentes curriculares do curso, portanto, contemplam princípios educacionais cujas aprendizagens criam vínculos entre o conjunto de teorias, conceitos e conhecimentos à realidade escolar e o papel da Geografia na formação cidadã.

 

Objetivos Geral e Específicos

Geral:

  • Formar professor de Geografia para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com competência técnica, política e pedagógica.

 

Específicos:

  • Propiciar uma formação que contemple sua atuação profissional no ensino de Geografia, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, enfatizando a autonomia e a reflexão crítica em sua práxis docente;
  • Capacitar os acadêmicos para o pleno exercício profissional, com o desenvolvimento de habilidades e o domínio de técnicas que lhes permitam articular diferentes níveis do conhecimento geográfico, integrando ensino, pesquisa e extensão;
  • Formar profissional qualificado para a análise socioespacial que compreenda a interação complexa entre o homem e a natureza, permitindo-lhe uma formação humanista no entendimento das transformações do espaço geográfico e da sociedade;
  • Assegurar que a formação do profissional contemple a reflexão geográfica a partir da relação entre os elementos e fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais;
  • Garantir uma formação acadêmica que contemple a análise de campo articulada à teoria, possibilitando a análise e representação do espaço geográfico.

 

Perfil Profissional do Egresso

Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Geografia, os egressos do curso de Geografia, licenciatura, devem possuir o seguinte perfil:

  • Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
  • Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Conhecer as principais metodologias e técnicas de ensino da geografia.

 

Competências e Habilidades

Formar profissionais com sólidos conhecimentos na área de geografia, que entendam o processo de aprendizagem na sua totalidade em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Geografia e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica.

 

  • Quanto aos conhecimentos da área
  • Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
  • Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
  • Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação dos conhecimentos geográficos;
  • Propor e elaborar projetos de pesquisa no âmbito da área de atuação da Geografia, com análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área de ensino de Geografia;
  • Utilizar os recursos da tecnologia da informação e comunicação aplicados ao conhecimento geográfico;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;
  • Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
  • Analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  • Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o contexto proposto;
  • Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
  • Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;
  • Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
  • Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino e aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

 

  • Quanto à docência
  • Comprometer-se com os valores inspiradores da sociedade democrática;
  • Compreender o papel social da escola e promover a educação para a cidadania;
  • Dominar os conteúdos a serem socializados, os seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
  • Conhecer os processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • Saber organizar sua prática profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica;
  • Buscar o desenvolvimento de uma consciência política e profissional que seja alimentada pela crítica das questões educacionais e pela autocrítica às suas próprias ações;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras.



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