Geografia
Licenciatura
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR |
O currículo do Curso está organizado para priorizar a formação que destaca a construção do pluralismo de ideias e concepções teóricas, práticas e pedagógicas, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Esta abordagem, voltada para identificação de questões socioculturais, é fundamental para a formação docente por abordar temas relevantes na vida profissional.
Tais temas aparecem, em maior evidência, nas disciplinas: Dinâmicas Populacionais; Língua Brasileira de Sinais; Psicologia da Educação; Seminários Integradores às Transversalidades no Ensino de Geografia; Seminários Integradores: Sociedade, Sexualidade e Diversidade de Gênero; Fundamentos em Educação Especial; Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia I e II; Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia; Geografia, Cultura e Identidade; e Instrumentalização para o Ensino de Geografia: África e Oceania. Estas disciplinas, especificamente, procuram trabalhar com questões relacionadas com: exclusão social; ético-raciais; culturais; religiosas; políticas; gênero; sexualidade, direitos humanos, etc.
Embora o PPC não proponha a criação de uma disciplina específica de língua portuguesa, o Projeto prioriza a ampliação e aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e a capacidade oral e escrita. Portanto, tal preocupação não perpassa como disciplina, mas sua transversalidade permite que esteja presente em disciplinas e atividades desenvolvidas durante a formação inicial.
A carga horária teórica das disciplinas exige uma série de leituras obrigatórias e complementares, bem como a produção de textos e apresentações oral, as quais valorizam a capacidade comunicativa, oral e escrita, e evidenciam a importância da linguagem formal na prática docente. As disciplinas Iniciação à Pesquisa em Geografia, Prática de Pesquisa em Geografia, Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia (I e II) e Estágio Curricular Supervisionado (I e II) correspondem às disciplinas que possuem preocupação acentuada em relação à redação científica, pois nelas, os alunos precisam elaborar projetos de pesquisa e relatórios, com destaque para linguagem no processo de ensino-aprendizagem. Além disto, o próprio trabalho de conclusão de curso corresponde a atividade relacionada à ampliação e ao aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e à capacidade comunicativa escrita.
Além das disciplinas elencadas na Matriz Curricular do PPC de Geografia, Licenciatura, o acadêmico deverá cumprir 136 horas-aulas de disciplina(s) eletiva(s) para fins de enriquecimento curricular, de aprofundamento e atualização de conhecimentos que complementem a formação acadêmica. Será considerada como disciplina(s) eletiva(s) aquela(s) que não pertença(m) à grade curricular de Curso. Essa carga horária de 136 horas-aulas deverá ser cumprida a partir do segundo semestre da 1ª série do Curso até o final do primeiro semestre da 4ª série do curso, e pode ser cursada em 01 disciplina de 136 horas ou por meio de 02 disciplinas de 68 horas.
Com exceção do Estágio Curricular Supervisionado I e II, as demais disciplinas são semestralizadas podendo ser ofertadas no modelo condensado, desde que devidamente justificada e aprovada pelo Colegiado de Curso.
ESTRUTURA CURRICULAR |
|||||
1º ANO |
|||||
Disciplina | Carga horária | Teórica | Estudos Orientados | Prática como componente curricular | TOTAL |
Introdução à Cartografia | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Geologia | 4 | 68 | - | 68 |
|
Iniciação à Pesquisa em Geografia | 4 | 68 | - | ||
História do Pensamento Geográfico | 4 | 68 | - | 68 |
|
História Econômica Geral |
4 | 48 | 20 | 68 |
|
Conceitos e Categorias em Geografia | 4 | 68 | - | 68 |
|
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Climatologia | 4 | 68 | - | 68 |
|
Dinâmicas Populacionais | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Geografia de Mato Grosso do Sul | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Cartografia Escolar | 4 | 28 | - | 20 | 68 |
SUBTOTAL | 568 | 80 | 100 | 748 | |
2º ANO |
|||||
Pedologia | 4 | 68 | - | - | 68 |
Geografia Urbana | 4 | 68 | - | - | 68 |
Região e Regionalização | 4 | 68 | - | - | 68 |
Formação Territorial do Brasil | 4 | 68 | - | - | 68 |
Georafia e Meio Ambiente | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Hidrografia | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Geomorfologia | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Epistemologia na Geografia | 4 | 48 | 20 | - | 68 |
Geografia Agrária | 4 | 68 | - | - | 68 |
Economia do Território | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia I | 4 | 8 | 20 | 40 | 68 |
SUBTOTAL | - | 548 | - | 120 | 748 |
3º ANO |
|||||
História e Filosofia da Educação | 4 | 68 | - | - | 68 |
Política Educacional Brasileira e Gestão Escolar | 4 | 48 | 20 | - | 68 |
Psicologia da Educação | 4 | 68 | - | - | 68 |
Didática | 4 | 68 | - | - | 68 |
Seminários Integradores às Transversalidades no Ensino de Geografia | 4 | 48 | 20 | - | 68 |
Geografia Política | 4 | 68 | - | - | 68 |
Organização do Espaço Mundial | 4 | 68 | - | - | 68 |
Prática de Pesquisa em Geografia | 4 | 48 | 20 | - | 68 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Geografia, Cultura e Identidade | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Prática e produção de materiais didáticos para o ensino de Geografia | 4 | 8 | - | 60 | 68 |
Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia II | 4 | 8 | 20 | 40 | 68 |
Estágio Curricular Supervisionado I |
6 | - | - | - | 204 |
SUBTOTAL | - | 576 | 100 | 140 | 816 |
4º ANO |
|||||
Língua Brasileira de Sinais | 4 | 68 | - | 68 | |
Seminários Integradores: Sociedade, Sexualidade e Diversidade de Gênero |
4 | 48 | 20 | 68 | |
Biogeografia | 4 | 68 | - | 68 | |
Geografia do Brasil I | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Fundamentos em Educação Especial | 4 | 68 | - | 20 | 68 |
Instrumentalização para o Ensino de Geografia: África e Oceania | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Instrumentalização para o Ensino de Geografia: Américas | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Instrumentalização para o Ensino de Geografia: Europa e Ásia | 4 | 28 | 20 | 20 | 68 |
Geografia do Brasil II | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Geografia da América Latina | 4 | 48 | - | 20 | 68 |
Estágio Curricular Supervisionado II | 4 | - | - | - | 204 |
SUBTOTAL | - | 480 | 80 | 120 | 680 |
