Geografia

Licenciatura

Disciplinas

 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

O currículo do Curso está organizado para priorizar a formação que destaca a construção do pluralismo de ideias e concepções teóricas, práticas e pedagógicas, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Esta abordagem, voltada para identificação de questões socioculturais, é fundamental para a formação docente por abordar temas relevantes na vida profissional.

Tais temas aparecem, em maior evidência, nas disciplinas: Dinâmicas Populacionais; Língua Brasileira de Sinais; Psicologia da Educação; Seminários Integradores às Transversalidades no Ensino de Geografia; Seminários Integradores: Sociedade, Sexualidade e Diversidade de Gênero; Fundamentos em Educação Especial; Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia I e II; Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia; Geografia, Cultura e Identidade; e Instrumentalização para o Ensino de Geografia: África e Oceania. Estas disciplinas, especificamente, procuram trabalhar com questões relacionadas com: exclusão social; ético-raciais; culturais; religiosas; políticas; gênero; sexualidade, direitos humanos, etc.

Embora o PPC não proponha a criação de uma disciplina específica de língua portuguesa, o Projeto prioriza a ampliação e aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e a capacidade oral e escrita. Portanto, tal preocupação não perpassa como disciplina, mas sua transversalidade permite que esteja presente em disciplinas e atividades desenvolvidas durante a formação inicial.

A carga horária teórica das disciplinas exige uma série de leituras obrigatórias e complementares, bem como a produção de textos e apresentações oral, as quais valorizam a capacidade comunicativa, oral e escrita, e evidenciam a importância da linguagem formal na prática docente. As disciplinas Iniciação à Pesquisa em Geografia, Prática de Pesquisa em Geografia, Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia (I e II) e Estágio Curricular Supervisionado (I e II) correspondem às disciplinas que possuem preocupação acentuada em relação à redação científica, pois nelas, os alunos precisam elaborar projetos de pesquisa e relatórios, com destaque para linguagem no processo de ensino-aprendizagem. Além disto, o próprio trabalho de conclusão de curso corresponde a atividade relacionada à ampliação e ao aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e à capacidade comunicativa escrita.

Além das disciplinas elencadas na Matriz Curricular do PPC de Geografia, Licenciatura, o acadêmico deverá cumprir 136 horas-aulas de disciplina(s) eletiva(s) para fins de enriquecimento curricular, de aprofundamento e atualização de conhecimentos que complementem a formação acadêmica. Será considerada como disciplina(s) eletiva(s) aquela(s) que não pertença(m) à grade curricular de Curso. Essa carga horária de 136 horas-aulas deverá ser cumprida a partir do segundo semestre da 1ª série do Curso até o final do primeiro semestre da 4ª série do curso, e pode ser cursada em 01 disciplina de 136 horas ou por meio de 02 disciplinas de 68 horas.

Com exceção do Estágio Curricular Supervisionado I e II, as demais disciplinas são semestralizadas podendo ser ofertadas no modelo condensado, desde que devidamente justificada e aprovada pelo Colegiado de Curso.

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

1º ANO

Disciplina Carga horária Teórica Estudos Orientados Prática como componente curricular TOTAL
Introdução à Cartografia 4 48 - 20 68
Geologia 4 68 -  
68
Iniciação à Pesquisa em Geografia  4 68 -    
História do Pensamento Geográfico 4 68 -  
68
História Econômica
Geral
4 48 20  
68
Conceitos e Categorias em Geografia 4 68 -  
68
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia 4 28 20 20
68
Climatologia 4 68 -  
68
Dinâmicas Populacionais 4 28 20 20
68
Geografia de Mato Grosso do Sul 4 48 - 20
68
Cartografia Escolar 4 28 - 20 68
SUBTOTAL   568 80 100 748

2º ANO 

Pedologia   4  68  -  68
 Geografia Urbana  4  68  -  -  68
 Região e Regionalização  4  68  -  -  68
Formação Territorial do Brasil 4 68 - - 68
Georafia e Meio Ambiente 4 28 20 20 68
Hidrografia 4 48 - 20 68
Geomorfologia 4 48 - 20 68
Epistemologia na Geografia 4 48 20 - 68
Geografia Agrária 4 68 - - 68
Economia do Território 4 28 20 20 68
Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia I 4 8 20 40 68
SUBTOTAL - 548 - 120 748

3º ANO

História e Filosofia da Educação 4 68 -  - 68 
Política Educacional Brasileira e Gestão Escolar 4 48 20  - 68 
Psicologia da Educação 4 68 -  -  68
Didática 4 68 -  -  68
Seminários Integradores às Transversalidades no Ensino de Geografia 4 48 20  -  68
Geografia Política 4 68 -  -  68
Organização do Espaço Mundial 4 68 -  -  68
Prática de Pesquisa em Geografia 4 48 20  -  68
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia 4 48 - 20   68
Geografia, Cultura e Identidade 4 28 20 20   68
Prática e produção de materiais didáticos para o ensino de Geografia 4 8 -  60  68
Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia II 4 8 20  40  68
Estágio Curricular Supervisionado I
6 - -  -  204
SUBTOTAL 576 100 140 816

4º ANO

Língua Brasileira de Sinais 4 68 -   68
Seminários Integradores: Sociedade, Sexualidade e
Diversidade de Gênero
4 48 20   68
Biogeografia 4 68 -   68
Geografia do Brasil I 4 48 - 20 68
Fundamentos em Educação Especial 4 68 - 20 68
Instrumentalização para o Ensino de Geografia: África e Oceania 4 28 20 20 68
Instrumentalização para o Ensino de Geografia: Américas 4 28 20 20 68
Instrumentalização para o Ensino de Geografia: Europa e Ásia  4 28 20 20 68
Geografia do Brasil II 4 48 - 20 68
Geografia da América Latina 4 48 - 20 68
Estágio Curricular Supervisionado II 4 - - - 204
SUBTOTAL - 480 80 120 680



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico