Bacharelado em Letras

Bacharelado

Apresentação

     

BACHARELADO EM LETRAS

 

CONCEITO MÁXIMO OBTIDO NA AVALIAÇÃO DE CURSO: NOTA 5

CALENDÁRIO DE AULAS DOS CURSOS DE LETRAS 2018: link no final da página

 

 Apresentação

     O Bacharelado em Letras tem seu perfil construído na relação dos estudos de linguagem com as humanidades, com a arte e cultura e com a ciência. Também prepara profissionais para a Pós-Graduação, possibilitando o ingresso na carreira universitária, como também forma intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores de comunicação social e assessores culturais no mercado editorial, no jornalismo cultural ou temático, na publicidade, na prática de gêneros textuais literários. O Bacharel poderá atuar como crítico literário, na elaboração de textualidades das novas tecnologias; ou como assessor, consultor técnico ou revisor de projetos e textos, nos mais diversos espaços públicos e privados. 

       O aluno do Bacharelado fará o curso em três anos e, posteriormente, caso opte por uma segunda formação, poderá cursar, segundo legislação brasileira, cursos de formação pedagógica - composta por disciplinas pedagógicas, para que obtenha a titulação de licenciado em Letras.

      Ressalta-se que no Estado de Mato Grosso do Sul não há Bacharelados em Linguística ou Literatura, pois a área de linguagem foi pensada quase que exclusivamente voltada para a formação de professores. Entretanto, está claro que as atividades dos profissionais da área de Letras se ampliaram com as transformações materiais e produtivas da sociedade, uma vez que certos ambientes de produção – como editoração em meio eletrônico, o aumento significativo do jornalismo cultural, dos periódicos impressos, das editoras, dos programas de Mestrado em Letras, etc. – anteriormente não existiam ou ainda não haviam se desenvolvido suficientemente para garantir uma demanda de formação profissional universitária. Portanto, formar um profissional de Letras que atue na e para além da escola é reconhecer que na contemporaneidade os espaços tradicionais de educação também se ampliaram, extrapolando a escola, enquanto também se ampliaram os espaços e meios de atuação científicos e educativos, que por sua vez necessitam de licenciados e bacharéis diferenciados e preparados para as novas atuações. 

      Além do campo da pesquisa, é possível ainda conceber de forma concreta o bacharelado como um profissional pesquisador habilitado a desenvolver atividade de pesquisa na escola pública, na perspectiva de junto com o professor, promover uma intervenção na melhoria do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 

 

Áreas de atuação

 

- Editoras: revisão, tradução, consultoria científica.

- Jornalismo – impresso e eletrônico: crítica literária, revisão de textos, equipe de editoração.

- Informática: suporte para criação de sites

- Pós-Graduação e Docência no Ensino Superior: ingresso em mestrados, doutorados e, após a formação pedagógica, na carreira docente.

- Órgão Públicos e Privados: Secretarias de Governo, Empresas, órgão públicos em geral que necessite de um especialista em linguagens, como intérpretes, assessores, secretários ou consultores.

Publicidade: elaboração de propagandas, roteiros, programas televisivos, mídias em geral.

- Escola Pública: após a formação pedagógica, o bacharel também poderá atuar como professor do nível fundamental e médio.

 

 

Informações sobre o Curso de Letras Bacharelado 

 

Curso: Letras, Bacharelado

Titulação: Bacharel em Letras

Turno de Funcionamento:  Integral (vespertino e noturno)  

Local de oferta: Unidade Universitária de Campo Grande

Número de vagas: 40 vagas

Regime de oferta: Presencial/ Seriado/ Modular

Período de Integralização: mínimo 03 anos e máximo de 06 anos 

Carga horária do Conselho Nacional de Educação (CNE): 2.400

Carga horária do Curso: 2.628

Tipo de ingresso: Processo seletivo: a critério da Instituição (vestibular próprio ou nota do ENEM Exame Nacional do Ensino Médio com seleção realizada pelo Sisu)

 

 

      Na formação do bacharel há uma intensa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a conduzir o aluno ao conhecimento das teorias, das culturas e da história humanas, enquanto o possibilita integrar o mundo de trabalho com maiores opções de atuação. Na formação do bacharelado as práticas pedagógicas estarão integradas aos aprendizados teóricos junto com a licenciatura, fazendo com que o bacharel também esteja apto a atuar no âmbito da educação. O Curso tem um perfil de ensino humanista, abrange perspectivas teóricas das áreas de literatura e linguística, e terá duas ênfases: Literatura e Linguística. 

O Bacharelado Será integralizado com a complementação de 2628 horas, assim compostas:

 

1) 680 horas cursadas na Licenciatura em Letras, no período noturno, compostas de disciplinas de formação básica da área de Letras.

2) 1768 cursadas no Bacharelado, durante três anos.

3) As 1768 horas específicas no Bacharelado serão divididas em duas partes: a primeira, cursada em 18 meses, é o núcleo comum, e será cursada por todos os ingressantes, sendo composta de 952 horas. Na segunda parte 816 horas composta por disciplinas das subáreas: linguística e Literatura, sendo composta por 816 horas por disciplinas optativas, os alunos farão a opção devendo ser escolhidas dentro do rol de unidades de estudo ofertadas.

 

 

 

 

 



DISCURSO DE PARANINFO - PROF DR MÁRCIO A. MACIEL
DISCURSO DISCENTE - COLAÇÃO DE GRAU - 2016
REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - MANUAL DO ACADÊMICO
AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM LETRAS - 2015
GRUPOS DE PESQUISA - CURSOS DE LETRAS
REVISTAS ACADÊMICAS DOS CURSOS DE LETRAS
BACHARELADO EM LETRAS - APRESENTAÇÃO
TCC - MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONCLUSÃO DO TCC
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - MANUAL DE PROCEDIMENTOS
LANÇAMENTO DE LIVRO - PROF DR MÁRCIO A. MACIEL
UEMS DE CAMPO GRANDE RECEBE REPRESENTANTE DO CONSULADO FRANCÊS
Discurso da paraninfa - 1a. turma de Letras Bacharelado 2014
Calendário Acadêmicos UEMS 2018
CALENDÁRIO DE AULAS 2018 - atualizado em 17-06-2018


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico