Bacharelado em Letras

Bacharelado

Apresentação

     

BACHARELADO EM LETRAS

 

CONCEITO MÁXIMO OBTIDO NA AVALIAÇÃO DE CURSO: NOTA 5

CALENDÁRIO DE AULAS DOS CURSOS DE LETRAS 2018: link no final da página

 

 Apresentação

     O Bacharelado em Letras tem seu perfil construído na relação dos estudos de linguagem com as humanidades, com a arte e cultura e com a ciência. Também prepara profissionais para a Pós-Graduação, possibilitando o ingresso na carreira universitária, como também forma intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores de comunicação social e assessores culturais no mercado editorial, no jornalismo cultural ou temático, na publicidade, na prática de gêneros textuais literários. O Bacharel poderá atuar como crítico literário, na elaboração de textualidades das novas tecnologias; ou como assessor, consultor técnico ou revisor de projetos e textos, nos mais diversos espaços públicos e privados. 

       O aluno do Bacharelado fará o curso em três anos e, posteriormente, caso opte por uma segunda formação, poderá cursar, segundo legislação brasileira, cursos de formação pedagógica - composta por disciplinas pedagógicas, para que obtenha a titulação de licenciado em Letras.

      Ressalta-se que no Estado de Mato Grosso do Sul não há Bacharelados em Linguística ou Literatura, pois a área de linguagem foi pensada quase que exclusivamente voltada para a formação de professores. Entretanto, está claro que as atividades dos profissionais da área de Letras se ampliaram com as transformações materiais e produtivas da sociedade, uma vez que certos ambientes de produção – como editoração em meio eletrônico, o aumento significativo do jornalismo cultural, dos periódicos impressos, das editoras, dos programas de Mestrado em Letras, etc. – anteriormente não existiam ou ainda não haviam se desenvolvido suficientemente para garantir uma demanda de formação profissional universitária. Portanto, formar um profissional de Letras que atue na e para além da escola é reconhecer que na contemporaneidade os espaços tradicionais de educação também se ampliaram, extrapolando a escola, enquanto também se ampliaram os espaços e meios de atuação científicos e educativos, que por sua vez necessitam de licenciados e bacharéis diferenciados e preparados para as novas atuações. 

      Além do campo da pesquisa, é possível ainda conceber de forma concreta o bacharelado como um profissional pesquisador habilitado a desenvolver atividade de pesquisa na escola pública, na perspectiva de junto com o professor, promover uma intervenção na melhoria do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 

 

Áreas de atuação

 

- Editoras: revisão, tradução, consultoria científica.

- Jornalismo – impresso e eletrônico: crítica literária, revisão de textos, equipe de editoração.

- Informática: suporte para criação de sites

- Pós-Graduação e Docência no Ensino Superior: ingresso em mestrados, doutorados e, após a formação pedagógica, na carreira docente.

- Órgão Públicos e Privados: Secretarias de Governo, Empresas, órgão públicos em geral que necessite de um especialista em linguagens, como intérpretes, assessores, secretários ou consultores.

Publicidade: elaboração de propagandas, roteiros, programas televisivos, mídias em geral.

- Escola Pública: após a formação pedagógica, o bacharel também poderá atuar como professor do nível fundamental e médio.

 

 

Informações sobre o Curso de Letras Bacharelado 

 

Curso: Letras, Bacharelado

Titulação: Bacharel em Letras

Turno de Funcionamento:  Integral (vespertino e noturno)  

Local de oferta: Unidade Universitária de Campo Grande

Número de vagas: 40 vagas

Regime de oferta: Presencial/ Seriado/ Modular

Período de Integralização: mínimo 03 anos e máximo de 06 anos 

Carga horária do Conselho Nacional de Educação (CNE): 2.400

Carga horária do Curso: 2.628

Tipo de ingresso: Processo seletivo: a critério da Instituição (vestibular próprio ou nota do ENEM Exame Nacional do Ensino Médio com seleção realizada pelo Sisu)

 

 

      Na formação do bacharel há uma intensa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a conduzir o aluno ao conhecimento das teorias, das culturas e da história humanas, enquanto o possibilita integrar o mundo de trabalho com maiores opções de atuação. Na formação do bacharelado as práticas pedagógicas estarão integradas aos aprendizados teóricos junto com a licenciatura, fazendo com que o bacharel também esteja apto a atuar no âmbito da educação. O Curso tem um perfil de ensino humanista, abrange perspectivas teóricas das áreas de literatura e linguística, e terá duas ênfases: Literatura e Linguística. 

O Bacharelado Será integralizado com a complementação de 2628 horas, assim compostas:

 

1) 680 horas cursadas na Licenciatura em Letras, no período noturno, compostas de disciplinas de formação básica da área de Letras.

2) 1768 cursadas no Bacharelado, durante três anos.

3) As 1768 horas específicas no Bacharelado serão divididas em duas partes: a primeira, cursada em 18 meses, é o núcleo comum, e será cursada por todos os ingressantes, sendo composta de 952 horas. Na segunda parte 816 horas composta por disciplinas das subáreas: linguística e Literatura, sendo composta por 816 horas por disciplinas optativas, os alunos farão a opção devendo ser escolhidas dentro do rol de unidades de estudo ofertadas.

 

Grupos de Pesquisa do Curso de Letras - Bacharelado

 

Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq)

Líder: Profa. Dra. Aline Saddi Chaves

Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1437889819582733

Facebook: Núcleo de Estudos Bakhtinianos

Este grupo de pesquisa reúne pesquisadores (doutores e mestres) e estudantes de graduação e pós-graduação em torno de reflexões, estudos e análises de textos relacionados à apropriação da teoria do dialogismo do Círculo de Bakhtin no âmbito da chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD). A perspectiva adotada é a do ecletismo teórico, pelo reconhecimento de que a recepção das obras do Círculo de Bakhtin, no que tange às reflexões sobre língua, linguagem, dialogismo, enunciação, interação e gêneros do discurso, se dá, necessariamente, no contexto da já reconhecida e legitimada tradição de análise do discurso, pela perspectiva teórica iniciada por Michel Pêcheux na França, nos final dos anos 1960. São contemplados, nessa abordagem renovada da análise do discurso, os corpora institucionalizados, tanto quanto os ordinários; os diferentes tipos de semiose dos textos contemporâneos (verbal, não verbal, verbo-visual, etc.); os observáveis da materialidade linguística para além de unidades semânticas, em direção de unidades maiores, como os gêneros do discurso; os papeis desempenhados pelo locutor e destinatário na co-construção do sentido, entre outros. Diante desse quadro, esta pesquisa se interessa por problemáticas relacionadas às diferentes esferas de atividade humana mediadas pela linguagem - política, mídias, publicidade, escola, etc. -, em um viés teórico-epistemológico, analítico e aplicado (ensino e aprendizagem de gêneros discursivos).
 

Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (NEAD)

Líder: Prof Dr Marlon Leal Rodrigues

Endereço: http://www.cepad.net.br/site/

A proposta do grupo é refletir - a partir da AD de linha francesa e suas vertentes teóricas - sobre a discursividade que envolve a escola de ensino fundamental e médio cujo recorte é a violência na/da escola, desde a definição de violência e suas práticas até a prática discursiva sobre a corporeidade escolar, prédios e sujeitos. O objetivo é abordar algumas discursividades aparentemente ?evidentes?, como a do senso comum, a escola em si como espaço social que possui o seu próprio, e a outra, a questão da violência como prática social em seus diversos aspectos, preconceito social ou racial, questões ligadas ao projeto pedagógico até as relações de trabalho e a própria convivência cotidiana na/da escola. O objetivo geral é analisar em que sentido a escola se constitui também em um espaço da prática de violência, em que sentido a violência é um próprio na/da escola e em que sentido as outras violências adentram a escola para nela se constituir em mais um espaço. O projeto sobre ?Violência na/da Escola? (2008-2011) é o desdobramento de reflexões sobre sujeito, história, ensino, identidade e cotidiano que o grupo vem desenvolvendo. A proposta, entre os outras, visa a contribuir para pensar políticas públicas na/da escola.

 

Educação, Cultura e Diversidade

Líderes: Profa Dra Maria leda Pinto e Prof Dra Léia Teixeira Lacerda

 O grupo congrega pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), articulando-se a outros Centros de referência em pesquisa e documentação no país e no exterior. Sua principal preocupação é difundir as informações coletadas e publicar as pesquisas desenvolvidas por seus membros em livros e revistas especializadas, bem como fomentar o debate teórico metodológico, trazendo a público, em seminários, reuniões científicas e congressos nacionais e internacionais, os resultados parciais e finais de suas pesquisas. A produção acadêmica do grupo centra-se nos resultados das investigações realizadas no Estado de Mato Grosso do Sul, com as seguintes temáticas de estudo: cultura e escolarização das populações indígenas e quilombolas; cultura e escolarização afro-descendente; escolarização e educação do campo; educação especial, cultura e construções identitárias do homem pantaneiro; a diversidade em perspectiva histórica das instituições escolares e a formação de professores da Educação Básica. A pesquisa sobre a diversidade tem sua relevância na necessidade de promover a visibilidade que esses grupos requerem no processo de escolarização e de inclusão social, bem como, em razão do objetivo principal das políticas públicas nacionais. Considerando que a UEMS é precursora das ações afirmativas, no Estado e desenvolve um trabalho de Pós-Graduação "lato sensu" de destaque nos diversos municípios em que atua, o grupo de pesquisa tem como objetivo ampliar as discussões sobre a diversidade com vista à formação de professores preparados para atuarem no ensino fundamental e médio com a inclusão social. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores contam com recursos financeiros da Fundect e do CNPq.

 

Grupo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos

   Líder: Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza

 O objetivo do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos será, através do intercâmbio, ensino e da pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, contribuir para o conhecimento de comunidades de fala. O GPESD da UEMS será um centro de estudos e pesquisa cujos professores e pesquisadores trabalharão em conjunto para aprofundar o conhecimento através de discussões e reflexões teóricas multidisciplinares. À Sociolingüística cabe o estudo da variedade lingüística a partir de dois pontos de vista: diacrônico e sincrônico. Do ponto de vista diacrônico (histórico), o pesquisador estabelece ao menos dois momentos sucessivos de uma determinada língua, descrevendo-os e distinguindo as variantes em desuso (arcaismos). Do ponto de vista sincrônico (mesmo plano temporal), o pesquisador pode abordar seu objeto a partir de três pontos de vista: geográfico (ou diatópico), social (ou diastrático) e estilístico (contextual ou diafásico). À Dialetologia cabe assumir a tarefa de descrever os diferentes dialetos em que a língua se diversifica no espaço e de lhes estabelecer limites. Desenvolver-se-à também estudos acerca de Linguística Geral e Semiótica.

 

Group of Researches and Linguistic and Cultural Studies

    Líder: Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza

The Group for Research and Cultural Studies Brazil-Turkey aims the realization and implementation of research projects that involve common themes between the State University of Mato Grosso do Sul and the University of Istanbul in Turkey. The Group also aims to promote cultural and educational activities to strengthen the interaction between the Turkish and Brazilian communities in Mato Grosso do Sul State, to integrate the two ones, supporting, organizing and conducting presentations, exhibitions, meetings, seminars,events, language, art and culture courses, in order to interact and change experiences, respecting the Turkish and Brazilian diversity. The Group of Researches, in general areas, will be a reference of space and interaction between the two universities, integrating the two communities, as well and promoting technical and scientific cultural exchanges between universities in the instances of all Master courses offered and graduation ones from these institutions of higher education in both countries.

 

Literatura e Humanidades

Líder: Prof Dr. Daniel Abrão

Endereço: http://literhumanas.wix.com/letras

O grupo de pesquisa Literatura e Humanidades (UEMS/CNPQ) é composto por professores, graduandos e pós-graduandos dos Cursos de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e também de outras Instituições de Ensino Superior, como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Rondônia.

Fundado em 2002, quando ainda se chamava Literatura, História e Sociedade, o grupo busca congregar estudos  da Teoria e Crítica Literária e diversas áreas de Humanidades, valorizando o estudo de textos literários em conexão com os diversos saberes que permitem o conhecimento científico dos fenômenos estéticos, sociais, históricos e culturais, entre outros. Foram desenvolvidos até o momento muitos eventos, publicações e diversas orientações que resultaram em iniciações científicas, trabalhos de conclusão de Curso e dissertações de Mestrado.

Os textos literários, na perspectiva do grupo, são estudados levando em conta aspectos intrínsecos e estruturais de sua organização textual interna, bem como a relação das obras literárias com aspectos extrínsecos relevantes da produção material da linguagem, incidindo na pesquisa tanto de simulacros representacionais, que apostam na autonomia do signo literário, como também nos aspectos sociais e históricos presentes no texto literário.

 

NuPeQ – Núcleo de Pesquisa em quadrinhos

    Líder: Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes

Em 2012 e 2013 prosseguiu com os encontros semanais do NuPeQ para discussão e debate teórico além das orientações de projetos. Como resultado das atividades foram publicados dois livros (1) Quadrinhos e Transdisciplinaridade e (2) Para o Alto e Avante. Os textos estão ligados a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país. O grupo organizou duas Jornadas de Filologia na UEMS - UUCG com diversos trabalhos ligados à linguagem e aos quadrinhos. É importante ressaltar que o grupo está vinculado ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letra e ao Mestrado Profissional em Letras da UEMS-Campo Grande-MS.

 

Núcleo de Estudos Historiográficos de MS

 O Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul (NEHMS) compreende estudos sobre a heterogeneidade do cânone literário no Brasil. Estudos estes que  apontam para a importância da literatura enquanto elemento cultural, investigando a relevância do percurso historiográfico na materialização da tradição literária, na construção do cânone e sua influência no ensino de literatura.Entendemos que a apresentação de autores marginais dentro da perspectiva historiográfica contributivamente para uma maior compreensão da diversidade literária, fator que colabora para a discussãoda historiografia enquanto método de análise. São objeto de estudos autores compreendidos como marginais em uma perspectiva canônica. O NEHMS promove uma aproximação entre pesquisadores de três instituições de ensino do Estado:  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O núcleo está vinculado ao Grupo de Pesquisa "Historiografia, Cânone e Ensino", que integra docentes das instituições sul-mato-grossenses, supracitadas, pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Acre e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Literatura, Memória e Acervos

Lider: Profª Draª Eliane Maria de Oliveira Giacon
Vice-lider: Prof. Dr. Emílio Davi Sampaio

O grupo viabiliza-se com a pesquisa voltada para o estudo de escritores do século XX e início do XXI, no sentido da recuperação tanto da memória oral, documental e escrita, no tocante à fortuna crítica, aos acervos e arquivos dos escritores e sobre a produção dos mesmos. Uma das linhas de pesquisa deste grupo terá como foco os escritores de Mato Grosso do Sul, devido ao fato de que há muita produção que necessita ser visitada não só na divulgação como também na gênese, quando e em quais condições culturais e sociais houve a produção. Os estudos literários, nos últimos anos passam por um crescente necessidade de analisar e guardar a memória de escritores, a fim de que a produção escrita e as anotações, primeiras publicações, fortuna crítica, possam ser alvo de leituras e análises futuras. O guardar fontes é uma parte da pesquisa, o outro se desenvolve no estudo da produção e no estudo da fortuna crítica dos escritores.

 

Laboratório de Pesquisa em Acervos Pessoais Jindrich Trachta

    Coordenadora: Profa. Dra. Eliane Maria de Oliveira Giacon


Projeto financiado pela FUNDECT, em 2011, hoje se constitui num espaço para a pesquisa de acervos pessoais, recuperação e organização de bibliotecas. O LPAP Jindrich Trachta foi montado em 2015 e faz treinamento com a Biblioteca da UEMS, bem como trabalha em conjunto com o Centro de Memória Jindrich Trachta e Univesidade Federal de Minas Gerais. Para 2016 estaremos recebendo estagiários e iniciando um processo de recuperação de livros raros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A efetivação da compra dos últimos equipamentos e a adequação deles aos preços atuais depende dos depósitos finais da FUNDECT/CAPES. Desta forma o projeto continua em vigor até 2016.

 

 

Revistas Acadêmicas do Curso de Letras

 

REVISTA DISCURSIVIDADE

http://www.discursividade.cepad.net.br/

Web-Revista DISCURSIVIDADE desde 2008 é uma publicação semestral por linha teórica ou por tema que integram os estudos linguísticos. A partir da edição (06)passou a ser uma publicação do CEPAD – Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da Unidade Universitária de Campo Grande, Curso de Letras: Licenciatura Port/Inglês e Port/Espanhol com suas respectivas literaturas; e Bacharelado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários, e também ao Programa de Mestrado em Letras de Campo Grande-MS e do NEAD – Núcleo de Estudos em Análise do Discurso.

 

REVISTA PÁGINA DE DEBATE: QUESTÕES DE LINGUÍSTICA E LINGUAGEM

http://www.linguisticaelinguagem.cepad.net.br/

A Web-Revista Página de Debate desde 2009 é uma publicação semestral por linha teórica ou por tema que integram os estudos linguísticos, vinculada ao Programa de Mestrado em Letras de Campo Grande-MS, Cepad – Centro de Pesquisa em Análise do Discurso e NEAD – Núcleo de Estudos em Análise do Discurso.

 

SOCIODIALETO

http://www.sociodialeto.com.br

 A Web-Revista SOCIODIALETOé uma publicação eletrônica (ISSN 2178-1486) quadrimestral, sem fins lucrativos, com difusão gratuita na Internet via a World-Wide Web. Iniciativa do Cursos de Bacharelado em Linguística e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Com a aprovação pela CAPES do Mestrado em Letras a Web-Revista SOCIODIALETO passou a ser uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras – UEMS e visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação na língua portuguesa para alunos e professores de graduação e pós-graduação. A partir de Fevereiro de 2012 está indexada no DOAJ - Directory of Open Access Journals, base de pesquisa mantida pela Lund University, da Suécia. 

 

LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA

http://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM

A criação da Web Revista Linguagem, Educação e Memória, de publicação semestral, faz parte de um projeto conveniado pelo Centro de Memória Jindrich Trachta e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. A Web Revista além do propósito de divulgação de resultados de pesquisa, visa também homenagear a memória do senhor Jindrich Trachta pela sua contribuição. A Web Revista Linguagem, Educação e Memória está vinculada ao Centro de Memória Jindrich Trachta, Curso de Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas/UEMS, Curso de Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua espanhola e suas respectivas literaturas/UEMS e Curso de Letras: Bacharelado – Ênfase aos Estudos Linguísticos e Estudos Literário/UEMS, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Letras/UEMS e CEPAD – Centro de Pesquisa em Análise do Discurso.

 

REVISTA MOSAICOS

http://www.uems.br/revista/mosaicos/

A Revista Mosaicos tem como proposta de trabalho estimular a produção de artigos científicos, resenhas de livros, poemas e textos ficcionais, oferecendo-se como um espaço, para a comunidade acadêmica em geral, de publicação de experiências e reflexões científicas na área de humanidades. Com isso, a Revista Mosaicos pretende fomentar o papel que a Universidade Pública assume na produção e divulgação do conhecimento, buscando a efetiva participação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no diálogo com outras Universidades (Públicas, Privadas e Comunitárias) e com a sociedade como um todo, tendo como foco o entrelaçamento de temas concernentes ao homem, com as seguintes áreas de interesse: história, filosofia, literatura, linguagem, educação, arte, cultura. Nossa concepção de Humanidades reforça o caráter histórico do homem como um ser social. Justamente por isso, trabalhamos no sentido de socializar o debate científico, num ambiente interativo e aglutinador, buscando estimular, com isso, novas questões que contenham pistas relevantes para o crescimento de novos estudos e investigações em linhas de pesquisa que integrem a graduação e a pós-graduação. Acentue-se que o uso de novas tecnologias de informação constitui valioso salto para ampliar o acesso ao conhecimento, a reflexão, a interatividade e a avaliação crítica dos novos espaços de trabalho. Nessa perspectiva, a Revista Mosaicos visa a facilitar a aproximação de pesquisadores, a qualquer distância que estejam, no escoamento e no acesso às produções científicas.

 
REVELL – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS

http://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/index


A REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS, ISSN 2179-4456, é resultado de ações desenvolvidas nos cursos de Graduação em Letras da UEMS e no Programa de Pós-Graduação StrictoSensu  em Letras da UEMS. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UEMS a Revell funciona como um espaço de interação entre pesquisadores do Brasil e de outros países. Seu principal objetivo é divulgar pesquisas por meio a publicação de artigos científicos de pesquisadores em diferentes IES do Brasil e exterior, bem como estimular a publicação de textos literários inéditos comoforma de criar um espaço para a produção e circulação de obras e autores. Compreende uma ação conjunta do Curso de Letras da UEMS de Campo Grande, do Grupo de Pesquisa "Literatura, História e Sociedade" e, desde 2012, do Grupo de Pesquisa "Historiografia, Cânone e Ensino - GPHCE"  e do Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul - NEHMS, bem como dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato  e Stricto em Letras da UEMS.

A ideia central da REVELL é promover o diálogo plural e a proximidade das ações de pesquisa em Estudos Literários em busca da valorização de diferentes linguagens. É também um momento de estimular a produção de novos conhecimentos ao desenvolver o espírito de pesquisa e, consequentemente, contribuir para a formação dos profissionais da área de Letras em Mato Grosso do Sul, via contato como pesquisadores de outras IES brasileiras e estrangeiras.

Os artigos, resenhas, entrevistas e textos literários publicados na Revista de Estudos Literários da UEMS resultam de duas chamadas temáticas em forma de dossiê e de chamadas temáticas livres durante o ano. É uma publicação semestral e compreende um esforço em divulgar as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a contribuição de autores espalhados por diferentes instituições de ensino brasileiras e estrangeiras.

 

 



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