Letras Português-Espanhol e suas Literaturas

Licenciatura

Apresentação

O curso

O Curso de Letras (Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas) está inserido em Campo Grande, em um cenário em que a formação de professores e o estudo de diversas manifestações e suportes de linguagens, se tornam cada vez mais necessários. A articulação entre licenciatura e bacharelado - presentes na Unidade Universitária de Campo Grande -, visando a formação de um professor/pesquisador dinâmico, projeta um profissional preparado para a constante atualização, em um contexto em que o estudo da Língua Espanhola ganha importância estratégica, considerando as novas configurações produtivas mundiais como o Mercosul bem como as novas rotas para o pacífico (como o Corredor Bioceânico), que ampliam as potencialidades das trocas materiais e culturais de Mato Grosso do Sul, estado duplamente situado em fronteira estratégica para o desenvolvimento do país.

 

Conceito e qualidade

O curso foi cadastrado no Guia do Estudante da Abril com conceito 5 estrelas, nota máxima atribuída aos cursos de graduação do país (ver avaliação do curso na página do Guia do Estudante). Em avaliação pelo Conselho Estadual de Educação, o curso obteve nota 4,0 (numa escala de 0 a 5,0) em processo de reconhecimento de curso exigido pelo MEC, realizado em 2017.

 

Corpo docente qualificado

Ao ingressar no curso de Letras (Português/Espanhol), o acadêmico terá aulas com professores doutores e mestres nas áreas de Literatura, Linguística, Língua e Literaturas de Língua Espanhola bem como disciplinas na área pedagógica, os quais desenvolvem projetos, na Universidade, podendo orientar os alunos em Iniciação Científica, TCC's, Projetos de Ensino e Extensão, Publicações, Apresentações em eventos, etc. (Ver professores)

 

Formação humanista, crítica e atualizada

A Licenciatura, com 3.498 horas, é oferecida de forma presencial, seriada e modular, e visa formar professores com domínio atualizado do conhecimento científico, na área de estudos de linguagens e sua operacionalização didático-pedagógica. Possui atualizações na dinâmica do conhecimento pedagógico da área de Letras, abarcando estudos da língua e cultura dos povos brasileiros (afro-descendentes e indígenas), estudo de Tópicos da Educação Especial, LIBRAS e Linguagem e tecnologias digitais.
De viés humanista, o Curso de Letras Português/Espanhol e suas Literaturas alia técnica, conhecimento e cultura em seu currículo, com o objetivo de formar profissionais habilitados, de forma restrita e legal, tanto em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa quanto em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola. Salientamos a importância do papel do curso em formar profissionais críticos e prontos para a busca contínua por novos conhecimentos e acompanhar as transformações linguístico-sócio-culturais e literárias da contemporaneidade, a fim de que possam desenvolver o seu fazer profissional, quer seja na escola, na imprensa, na pesquisa científica ou na sociedade em geral. Tais profissionais terão o papel de contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, com o propósito de superar as desigualdades sociais e transformar as condições de existência, hoje, vigentes.

 

Áreas de atuação profissional

O curso visa formar profissionais na área das linguagens, considerando os seus mais variados aspectos de atuação, em especial a atuação docente. Exigirá do profissional em Letras competências que o capacitem para o trabalho sistemático, reflexivo e crítico da linguagem, em sua dimensão pedagógica e científica, possuindo habilidades didático-pedagógicas, linguísticas e literárias em questões relativas a diferentes contextos das manifestações de linguagem escrita e oral.

O Licenciado em Letras Português/Espanhol e suas Literaturas poderá, inicialmente, atuar nas escolas da Educação Básica e demais instituições públicas e privadas ligadas à educação, bem como poderá desenvolver trabalhos em setores públicos e/ou privados que solicitem conhecimentos e formação no estudo das diversas linguagens e suas dimensões pedagógicas.

 

Rumo à Pós-graduação

O graduado e a graduada em Letras pode ainda seguir seus estudos ingressando na Pós-Graduação. A Unidade de Campo Grande oferec, nesse sentido, dois Programas de Pós-Graduação: o Mestrado Acadêmico em Letras (PPG-Letras) e o Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), ambos em nível de Stricto Sensu.

O Mestrado Acadêmico em Letras (Ver página aqui) destina-se a acolher projetos de pesquisa nas áreas de Linguística e Literatura, oportunizando ao acadêmico o desenvolvimento do conhecimento científico e cultural em Letras, ampliando, com isso, suas oportunidades profissionais.

O PROFLetras (Ver página aqui), por sua vez, é um mestrado profissional destinado aos licenciados que já atuam como professores nas escolas, oportunizando, dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas que vinculam a área de Letras e suas relações com o ensino, já existentes em um ambiente escolar.

Há, ainda, por fim, a possibilidade de o/a acadêmico/a, após a graduação, realizar Pós-graduação na UEMS, em nível de Lato Sensu, com especializações que ampliarão seu currículo, tais como: Cultura e Diversidade, Língua e Cultura Terena, Multiletramentos e Processos autorais na Educação Básica, dentre outras.

 

Informações gerais

 Curso de Letras, licenciatura - habilitação português/espanhol e suas literaturas

Titulação: Licenciado em Letras - habilitação português/espanhol

Turno de Funcionamento: Noturno

Local de oferta: Unidade Universitária de Campo Grande

Número de vagas: 40

Carga horária: 3670 horas (Licenciatura)

Regime de oferta: Presencial/ Seriado/ Modular

Período de Integralização: mínimo 04 anos e máximo de 07 anos

 

Coordenação:

Profa. Vanessa Arlésia de Souza Ferretti

Telefone: (67) 3901-4622

E-mail: letrasespanhol.cg@uems.br

 

Apoio técnico

Jean Willian de Souza

Telefone: (67) 3901-4622

E-mail: jeansouza@uems.br

 

Secretaria acadêmica:

Ronaldo Costa

Telefone: (67) 3901-4615

E-mail: ronaldocosta@uems.br

 

Calendário de aulas 2021:



Calendário de aulas (07/10/2021)


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico