Letras Português-Espanhol

Licenciatura

Apresentação

 

Apresentação


A comunicação, a informação, a interação e a formação do ser humano são alguns dos principais objetos de estudo do Curso de Letras. Neste, o aluno se ocupa, de maneira geral, dos diferentes aspectos da linguagem, que vão desde a gramática de uma língua – sua história e estrutura – até a mais alta expressão cultural e artística de um povo, que é a literatura produzida por ele.

O objetivo do curso é formar profissionais interculturalmente competentes para atuar como professores no Ensino Fundamental e Médio que saibam mobilizar os saberes aprendidos durante o curso e voltá-los para a prática cotidiana da formação continuada, pautando-se em ações investigativas como instrumento para compreender e intervir no processo de construção do conhecimento. A Licenciatura também possibilita ao graduado em Letras seguir a carreira acadêmica.

 

Áreas de Atuação

 

O campo de atuação específico e mais usual do profissional da área de Letras é o magistério. Isso quer dizer que este profissional poderá atuar como professor de língua (portuguesa e espanhola) e suas respectivas literaturas nos ensinos fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Caso o profissional tenha interesse em atuar no ensino superior deverá prosseguir seus estudos, realizando cursos em nível Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). Entretanto, o curso não mais se restringe à carreira de magistério. O graduado em Letras poderá atuar também como revisor e editor de textos em empresas públicas e privadas; poderá trabalhar como pesquisador em institutos, organizações não governamentais, empresas públicas e/ou privadas e bibliotecas.

 

 Recursos oferecidos

 

Além de  constituir  um corpo docente formado por doutores e mestres, oferece aos alunos Laboratório para subsidiar a aquisição da competência em língua espanhola e acesso a Laboratórios de Informática, à Biblioteca,  bem como participação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, para auxiliar na sua formação profissional, no desempenho das habilidades comunicativas e nas exigências do mercado de trabalho.

 

Informações do Curso

 

Curso Letras Habilitação Português/Espanhol
Duração mínima do Curso 4 anos
Duração máxima 7 anos
Número de vagas 40
Município em que é ofertado Dourados – MS
Período de funcionamento Matutino
Modalidade Licenciatura
Categoria Anual

 _______________________________________________________________________________________________________

  • Autorizado pela Deliberação CEE/MS nº. 4.787, de 20 de agosto de 1997 e pela Portaria PRAC/UEMS nº. 003, de 10 de dezembro de 1997.
  • Reconhecido pela Deliberação CEE/MS nº. 9.712, de 21 de dezembro de 2011.
  • Conceito obtido no ENADE/2011: B

 

 Atualizado em: 19/09/2017




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico