Letras Português-Inglês e suas Literaturas

Licenciatura

Professores

PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA

LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS

 

PROFESSORES EFETIVOS

 

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves

alinechaves@uems.br 

Bacharel, mestre e doutora em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado na Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), sob orientação de Sophie Moirand, integrando os laboratórios de pesquisa Syled (Systèmes Linguistiques, Énonciation et Discours) e Cediscor (Centre de Recherches sur les Discours Ordinaires et Spécialisés). Professora de Linguística na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação e nos Mestrados Acadêmico e Profissional. Desenvolve e orienta pesquisas no domínio da Análise do Discurso Francesa, em torno da representação midiática de acontecimentos discursivos e transposição didática de gêneros do discurso. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS). Docente colaboradora no Acervo de Pesquisas "Maria da Glória de Sá Rosa".

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6047308880452890

Prof. Dr. Marcos Vinicius Teixeira

Possui Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2007-2012), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003-2005) e Graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Literários - pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999-2002). É professor do curso de Letras e do mestrado acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul atuando na unidade universitária de Campo Grande-MS. É líder do Grupo de Pesquisa "Modernismo periférico: poéticas do século XX". Desenvolve pesquisa relacionada à Literatura Brasileira do século XX.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055868192756896

 

Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues

marlon@uems.br

Graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela FERP-VR/RJ (1993), hoje UGD-VR Universidade Geraldi Di Biasi de Volta Redonda-RJ. Concluiu o Mestrado em Letras (Estudos Lingüísticos, Análise do Discurso, AD) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Campus de Três Lagoas, doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e faz supervisão de pós-doutoramento (2008) na mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, professor colaborador do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas e professor efetivo do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Gtrosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso de Linha Francesa AD. É membro do NED Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (UEMS). Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao sujeito, à identidade e à história.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776670Z0

 

Prof. Dr. Miguel Eugênio de Almeida

miguel@uems.br

É doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981); licenciado em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1981). Desde 1999 até o momento, é professor efetivo (titular) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Curso de Graduação em Letras-Português/Espanhol, em Letras-Português/Inglês, em Letras-Bacharelado; e professor da Pós-Graduação (Stricto Senso), no Mestrado em Letras e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Tem experiência de ensino em IES na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia Geral, Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem, Teoria da Educação e Psicologia das Relações Humanas. No momento, atua em ensino e pesquisa e extensão nas seguintes sub-áreas do conhecimento científico: Filologia Portuguesa; Língua Clássica-Latim;Lingüística Histórica; Semântica da Enunciação; Semiótica Objetal, Historiografia da Língua Portuguesa; Gramaticografia.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777952H7

 

Prof. Dr. Herbertz Ferreira

herbertz@uems.br

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Ministra a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o curso de Letras Português-Inglês. Líder do grupo NEPLI-On (Núcleo de Ensino e Pesquisas Libras On-line). Colabora com pesquisas no Acervo "Maria da Glória de Sá Rosa" e supervisiona área de Libras no Núcleo de Ensino de Línguas (NEL). Orienta pesquisas no Mestrado Profissional de Letras (ProfLetras).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6167459778900900

 

Prof Dr. Daniel Abrão

danielabrao@uems.br

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre e Doutor em Teoria da Literatura pela UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Tem experiência no ensino básico, no Município de Campo Grande, e desde 1999 é Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência administrativa na criação e coordenação de Cursos de Graduação em Letras e Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu. Atua nas disciplinas do campo literário na Graduação em Letras, no Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura e Humanidades desde 2002, com organização de pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários, tendo como resultado a publicação de diversos artigos, capítulos e livros sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola e, em parceria com órgãos e secretarias públicas, projetos de formação de leitores.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777226T4

 

Profa. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

Possui pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). É Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestre em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2006). Diplomada no curso de pós-graduação em Management (MBA) pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2003). Diplomada no curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Possui o DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1994), adquirindo o título de Royal Society of Arts -RSA. Licenciada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela PUC-Rio (1984). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. Foi tesoureira da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) no biênio 2014-2015. Foi professora da Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul na graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda e na pós-graduação lato sensu no curso de MBA (2010-2011) e assumiu a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda em 2011. Trabalhou na Cultura Inglesa Rio (1986-2009), onde foi professora, coordenadora pedagógica e gerente de filial (1993-2009). Foi professora de classe de alfabetização, de inglês no Ensino Fundamental e em instituições particulares de Língua Inglesa (1979-1998). Tem experiência profissional nas seguintes áreas: Estudos da Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística; Administração Escolar, com ênfase em Gestão Organizacional e Gestão de Pessoas; e Administração de Empresas, com ênfase em Comunicação Empresarial, Marketing, Liderança e Negociação. Atualmente, suas áreas de interesse são: Sociolinguística Interacional / Variacionista e Linguística Aplicada, com foco em Ensino de Línguas, Formação de Professores, Línguas de Comunidades Minoritárias e (De)colonialidade, Fronteiras, Língua, Cultura e Identidade.

 Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455376H9

 

Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes

natanielgomes@uol.com.br

Possui graduação em Letras (Português / Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente faz Pós-Doutorado em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor da graduação e do programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ-UEMS) e do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS). Além disso é pesquisador do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT-UERJ). Autor de inúmeros artigos e de mais de 20 livros.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794900J2

 

Profa. Dra. Jaqueline Daniela Basso

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS-Unidade Campo Grande. Membro do Comitê Editorial da Revista Itinerarius Reflectionis- UFG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha Estado, Política e Formação Humana. Desenvolveu pesquisa de doutoramento na área de História da Educação acerca do Ruralismo Pedagógico no Estado de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940 . Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da Universidade Federal de São Carlos- GEPEC/ UFSCar. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4224464620856250

 

Profª Drª Lucilene Soares da Costa

brise1990@yahoo.com.br

É licenciada em Letras (Português/inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre e doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006 atua como docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde ministra disciplinas na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura infanto-juvenil e Literatura e outras artes, na Graduação em Letras, e Literatura infantil e Itinerários culturais no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC). Desenvolve pesquisas e orientações sobre formação de Leitores e formas confessionais na literatura contemporânea em Língua Portuguesa. Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Letras (UEMS - Campo Grande) entre 2018 e 2019

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758496U3

 

Profª Drª Sônia Filiú Albuquerque Lima

soniafiliu@uems.br

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Adventista São Paulo (1984), com Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP (2001) e também Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, com bolsa da FUNDECT, Desde 2005 é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência de 20 anos na Educação Básica, tendo atuado como professora, diretora e coordenadora de escolas. Desenvolve e orienta pesquisas na seguinte temática: formação docente, educação especial, ensino-aprendizagem, educação étnico-racial, cultura, identidade e diferença.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718139P2

 

Prof. Dr. Fábio Dobashi Furuzato

fabiodf71@yahoo.com.br

Graduado em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Bauru, 1993), e, em Letras, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1998). Mestre em Teoria e História Literária: Literatura brasileira (2002) e Doutor (2009), na mesma área, pela Unicamp. Professor no Ensino Superior, desde 2002; atuando, de 2008 em diante, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Leciona nos cursos de Licenciatura em Letras (Port./Ingl. e Port./Esp.), bem como nos Mestrados Acadêmico e Profissional em Letras, na Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG). Como pesquisador, trabalha principalmente com os seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, Murilo Rubião, gênero fantástico, contos. Desenvolve atualmente um projeto de pesquisa sobre as principais abordagens teóricas e interpretativas sobre a literatura fantástica, ao mesmo tempo em que examina as principais obras literárias analisadas pelos teóricos do gênero.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734623H4

 

Prof. Me. Paulo Edyr Bueno de Camargo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1991, especialização em Fundamentos da Educação - Área de atuação em Psicologia da Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1996 e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1999. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação antiga e medieval, historiografia da educação brasileira, escolanovismo, estado, política pública, universidade, qualidade total, educação e trabalho e movimentos sociais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702543P1

 

Profª Me. Flávia Cavalcanti Gonçalves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2002). Atualmente é professora efetiva na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul , atuando em Artes Cênicas, Letras Inglês e Letras Espanhol. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Cênicas na Unidade Universitária da UEMS em Campo Grande e trabalhou nas Unidades de Dourados, Ponta Porã, Amambai, Naviraí e Nova Andradina. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora da Pós-Graduação e Diretora Pedagógica Adjunta da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã-MS, atual Magsul. Trabalhou como professora no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Amambai, FIAMA em Amambai-MS. Possui 17 anos de experiência na Educação Básica atuando como professora, supervisora escolar e coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, novas tecnologias na educação, história em quadrinhos, teatro e Educação de Jovens e Adultos.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750133A4

 

Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília, na área de Português como Língua de Acolhimento (2019). Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), com período de estágio de doutorado sanduíche na University of British Columbia, Canadá. Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Especialização em Novas Tendências no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Católica Dom Bosco (2004) e Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista (2001). É professor associado da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), onde coordena o Programa UEMS ACOLHE, para acolhimento linguístico a migrantes e refugiados, e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros da Instituição. Tem interesse por pesquisas na área de português como língua estrangeira, língua segunda e língua de acolhimento, identidade e interculturalidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0443000638083834

 

Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel

Pós-Doutor pelo programa de PhD in Urban Education da City University of New York - Estados Unidos. Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra. Atualmente é professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina e Assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil- Biênio 2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador cinco vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3940070820451122

 

Prof. Dr. Ravel Giordano de Lima Faria Paz

É professor efetivo de Literatura na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), possui graduação em Letras (Licenciatura Plena - Português/Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Teoria e História da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). No mestrado, estudou o espaço da contradição nos dois primeiros romances de Chico Buarque, Estorvo e Benjamim, e no doutorado o sublime romântico em Machado de Assis, numa aproximação contrastiva com a obra de Almeida Garrett. Atualmente, dedica-se ao estudo da espectropoética de Jacques Derrida em aproximações com as teorias da narrativa, valendo-se para tanto de um corpus variado, que inclui autores de língua portuguesa e estrangeira e narrativas literomidiáticas.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755063E1

 

Profa. Dra. Maria Helena de Queiróz

 

Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Assis, na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua na área de Letras nas disciplinas Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literatura Comparada.

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7297076160264845

 

Prof. Dra. Mircia Hermenegildo Salomão Conchalo

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola (2008), Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos (2010/2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranaguá, onde ministrou disciplinas de linguística e língua portuguesa nos cursos de graduação. Coordenou também o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Língua Portuguesa em 2017. Foi Professora Adjunta na área de língua espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus de Currais Novos (CERES). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, onde ministra disciplinas das áreas de língua portuguesa e linguística. Tem interesse nos seguintes temas: sociolinguística quantitativa, variação estilística, pesquisa etnográfica, sociolinguística e ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8067029121176082

 

Profa. Dra.  Susylene dias de Araújo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, teoria e crítica literária, graduação em letras e crítica, história literária.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0871454222913974

 

Profa. Dra. Vanessa Arlesia de Souza Ferretti Soares

ossui Licenciatura em Letras (Português/Literatura), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010); Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na Educação básica, técnica e superior. É professora adjunta - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade Campo Grande), onde ministra disciplinas no curso de Letras (Bacharelado, Inglês e Espanhol). Integra o Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA) e o Grupo de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Edita a Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Empreende pesquisa a partir da Análise de Discurso Crítica, da Análise Crítica de Gênero e da Análise Dialógica do Discurso. Interessa-se por temas como: gêneros discursivos, identidades e práticas sociais; masculinidades; políticas de combate à violência contra a mulher; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782761597893745

 

 

PROFESSORES CONVOCADOS

 

 

Prof. Me. Jorge Augusto Balestero

factora1@hotmail.com   

Professor no curso de Letras (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Campo Grande. Possui Graduação em Letras, com Habilitação em Português/ Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/ CPNA - Brasil). Mestrado em Letras, área de Historiografia literária: recepção e crítica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPTL - Brasil). Atualmente desenvolve pesquisa em nível de Doutorado, na área de Teoria e Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ IBILCE - Brasil). Possui experiência especializada na grande área de Letras, com ênfase em Literatura, História e Cultura brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9175677347204802 

 

Profa. Me. Maiara Cano Romero Pereira

maiara.cano@hotmail.com  

Possui graduação em Letras Português/Espanhol e suas literaturas e Letras bacharelado com ênfase em Linguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016) . Especialista em LIBRAS pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) / Portal Educação (2017). Atua como professora convocada dos cursos de Letras Português/Inglês e Bacharelado em Letras da UEMS, em Campo Grande (MS). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Discurso de linha francesa, línguas, culturas e identidades em contato e LIBRAS.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473569H4

 

Profª Me. Marly Custódio da Silva

Possui Mestrado em Letras - Linguagem: Língua e Literatura - Sociolinguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Especialização em Comunicação: linguagens, construção textual e literatura pela Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (2010) e graduação em Letras (Português/Inglês) e suas respectivas literaturas pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Professora Substituta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e membro do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) desde 2014. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Língua e Cultura Latina I, atuando principalmente nos seguintes temas: Variação Linguística e Histórias em Quadrinhos e Língua e Cultura Latina I.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4302725J6

 

Profa. Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira

É graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), tem mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2007), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e atua como pesquisadora no Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado de Mato Grosso do Sul, com financiamento do CNPq; tendo vínculo com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul como Pesquisadora e Professora Colaboradora. Tem experiência em Linguística atuando principalmente nas seguintes áreas: Semântica, Análise de discurso e História das Ideias Linguísticas com os temas: enunciação, enunciado, sujeito, discurso, estudo do léxico em dicionários brasileiros, marcha para o Oeste, progresso e modernidade.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758825P6



QUADRO DE PROFESSORES - 2016 - CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS E SUAS LITERATURAS


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico