Letras Português-Inglês

Licenciatura

Projetos

 

Projetos de Pesquisa

 

 

Título: Os Aspectos Culturais, Linguísticos e Cognitivos do Processo do Significado dos Kaiowá do Mato Grosso do Sul: um estudos da construção do significado de tekohá

Nome: Adilson Crepalde

Inicio: 01/02/2013

Fim: 31/12/2014

Sinopse: O estudo enfoca o significado evocado pela expressão Tekoha a partir do ponto de vista dos Kaiowa. Tal expressão tem sido traduzida para o português como território, terra, lugar onde se vive etc.; porém, a abrangência e a complexidade do conceito evocado por essa expressão encerram aspectos sociais, históricos, culturais, cognitivos e linguísticos deste grupo étnico que são fundamentais não só para a compreensão do significado da expressão, mas também para a reflexão sobre processos cognitivos e recursos linguísticos utilizados nesse processo de elaboração de significado.

Status: terminado

 

Título: Estratégia de Leitura em Língua Inglesa

Adilson Crepale

Gabriel Marchetto ( colaborador)

Sinopse: Curso de inglês instrumental preparatório para exame de proficiência para o mestrado em Ensino de Ciências. 

Início: 11/05/2015

término: 11/05/21016

Status: terminado

 

Título: Pre-intermediate English Course

Adilson Crepalde

Inicío: 01/08/2017

fim: 30/11/2107

Noemi Marques de Carvalho (colaboradora)

Sinopse: O projeto visa a oportunizar aos estudantes um curso de Inglês que possa auxiliá-los no processo de formação, oferencendo complementação aos estudos regulares.

status: em andamento

 

Título: Processo de ensino-aprendizagem de inglês para surdos.

Adilson Crepalde

Jéssica Fernanda Rodrigues (aluna do Pibic)

Sinopse: Objetivamos com o projeto compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem de inglês para surdos nas escolas públicas. Para tanto, realizaremos pesquisa participativa em 5 diferentes escolas colhendo dados de professores, intérpretes e estudantes surdos e ouvintes.

Início: 10/08/2017

fim: 10/08/2018

Status: em andamento

 

Título: Monitoria de Língua Inglesa I

Adilson Crepalde

Carlos Eduardo Utuari Junior (Colaborador)

Sinopse: O projeto de monitoria visa a oferecer mais uma possibilidade de aprendizagem dos assuntos tratados em sala de aula bem como a oferecer momentos de reflexão sobre o processo de formação e metodologia de ensino de inglês.

Status: Em andamento

 

Título: A poética do Guahu

Adilson Crepalde

Jaqueline Daniel Gonçalves (bolsista do vale universidade)

Sinopse: A estudante é indigena da etnia Kaiowa e desenvolve um trabalho sobre a poética do Guahu, um dos cantos kaiowa. A estudante desenvolve, também, um trabalho sobre o conhecimentos desse canto pelos estudantes indígenas do ensino fundamental.

Início: 16/04/2016

Status: em andamento

Adilson Crepalde

Colaborador do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE).

Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

 

Carla Regina de Souza Figueiredo

 
Projetos de Pesquisa Interinstitucionais que integro como pesquisadora/colaboradora:
1- ALiB - Atlas Linguístico do Brasil (desde 2002 até a atualidade)
2- ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul (desde 2008 até a atualidade)
 
Projeto de Pesquisa que atuo como pesquisadora/coordenadora:
1- Um estudo dos nomes de lugares (rurais e urbanos) de municípios da microrregião de Iguatemi (mesorregião Sudoeste de Mato Grosso do Sul) 
Período de Execução: 01/04/2015 até 01/04/2017
 
Bolsistas de IC (2015/2016):
1- Carolina Montiel de Sá (Projeto: Um estudo dos topônimos sul-mato-grossenses da área rural de Angélica, Deodápolis, Ivinhema, Glória de Dourados, Jateí e Novo Horizonte do Sul)
2- Gabriel Marchetto (Projeto: Aspectos da toponímia rural dos municípios sul-mato-grossenses de Coronel sapucaia, Paranhos, sete quedas, Japorã, Mundo Novo e Eldorado)
 
Disciplinas que ministro na graduação:
1- Língua Portuguesa II (Sintaxe)
2- Língua Portuguesa IV (Semântica e Estilística)
 
Disciplina que ministrarei na Pós-Graduação lato sensu:
1- Léxico, variação e ensino de língua portuguesa
 

Carla Regina de Souza Figueiredo - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atua como professora nos cursos de licenciatura em Letras (habilitação português/espanhol e habilitação português/inglês) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Dourados - nas disciplinas de Língua Portuguesa II (Sintaxe) e Língua Portuguesa IV (Semântica e Estilística) e no Programa de Pós-Graduação lato sensu em Letras (Disciplina: Léxico, variação e ensino de língua portuguesa). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em estudos de variação linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, língua falada, Toponímia, Geolinguística e Dialetologia. Participa como pesquisadora/colaboradora dos Projetos Interinstitucionais: ALiB – Atlas Linguístico do Brasil (desde 2002 até a atualidade) e ATEMS – Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul (desde 2008 até a atualidade); e como pesquisadora/ coordenadora do Projeto “Um estudo dos nomes de lugares (rurais e urbanos) de municípios da microrregião de Iguatemi (mesorregião Sudoeste de Mato Grosso do Sul)” em que agrega dois bolsistas de Iniciação Científica: 1- Carolina Montiel de Sá (Projeto: Um estudo dos topônimos sul-mato-grossenses da área rural de Angélica, Deodápolis, Ivinhema, Glória de Dourados, Jateí e Novo Horizonte do Sul), e 2- Gabriel Marchetto (Projeto: Aspectos da toponímia rural dos municípios sul-mato-grossenses de Coronel sapucaia, Paranhos, sete quedas, Japorã, Mundo Novo e Eldorado).

 

Clemilton Pereira dos Santos

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999); mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil. É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais, Semióticos e Fronteiriços da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica, discurso jornalístico, Estudos Culturais e ensino de Língua Portuguesa e Língua Latina. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4336572722397251

Projeto de pesquisa:


Título: Latinidade: uma questão de identidade em manuais didáticos de língua portuguesa,  2017. 

Status: terminado

 

Título: O ir e vir, do Latim ao Português: contribuições metodológicas para o estudo da língua latina e da língua portuguesa.

Sinopse: O presente projeto visa fomentar discussões em torno da interface Língua latina- Língua portuguesa, ressaltando a importância dos estudos diacrônicos para a solidificação cultural e linguística dos estudos da linguagem. Primeiramente, resgatar, mediante uma análise de alguns documentos oficiais da educação, a exemplo da Lei das Diretrizes e Bases da Educação ( LDB), dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Teórico Curricular, o lugar que o estudo do latim ocupa tanto na academia, quanto na prática em sala de aula para os estudos da língua portuguesa ao mesmo tempo que procuraremos verificar o conhecimento que os professores de língua portuguesa da educação básica têm sobre a importância da língua latina, suas contribuições para os estudos da língua portuguesa, bem como sua utilização, ou seja, como utilizar o latim nas aulas de português.

Status: terminado.

 

Grupo de pesquisa:

Título: Leituras e publicações de textos acerca dos princípios e aplicações dos pressupostos da semiótica greimasiana.

Status: em andamento

Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7448337796178084

 

Elza Sabino da Silva Bueno

Título: Memórias de professores: diálogos sobre o Letramento e o ensino da Língua Portuguesa

Sinopse: As ações deste projeto têm o caráter de relação entre a Universidade e as escolas públicas, de maneira a contribuir com a qualidade da Educação e uma via estratégica para concretizar as metas elencadas no PNE, por meio da construção de diálogos que articulem teoria e prática, formação e o exercício profissional da docência. A proposta está alicerçada na crença da reflexão pedagógica sob o viés do letramento, por meio de experiências de formadores que buscam a melhoria do trabalho nas instituições de educação básica, no que se refere à linguagem, leitura e escrita.
Status: Em andamento 2017- 2019 

Título: Apoio à qualificação docente: Profletras em Mato Grosso do Sul

Sinopse: A proposta do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS se baseia em dois alicerces. O primeiro se edifica em melhorar a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, do ensino fundamental, de Dourados e região, no sentido de refletirem sobre suas próprias práticas pedagógicas. O segundo se encontra no fato de que professores com conhecimentos teóricos e práticos sobre a disciplina que ministram poderão aumentar a qualidade do ensino do aluno da escola pública brasileira. Em razão disso, os docentes proponentes do projeto almejam contribuir para essa mudança no Ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas, uma vez que o PROFLETRAS/UEMS/Dourados tem como proposta desenvolver pesquisas que visem a compreensão da linguagem, de letramento em suas manifestações sócio históricas e culturais no contexto escolar. Para atingir esta proposta pretende contribuir no aprofundamento das investigações referentes às manifestações linguísticas nos contextos social, cultural e de ensino e ampliar os estudos linguísticos e literários e as relações entre literatura e ensino. Alinham-se a essas propostas, a criação de mecanismos para intensificar a produção científica articulada e produzida pelos docentes e mestrandos, a partir de conceitos fundamentados nas disciplinas do Programa, linhas de pesquisa e em projetos aos grupos de pesquisa do Programa cadastrados no CNPq.
Status: Em andamento 2016 - 2018

 

Título: Uso da abordagem sociolinguística em livros didáticos de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio: uma proposta de ensino de línguas.

Sinopse: Para o presente estudo propomo-nos a levantar e analisar como os livros didáticos abordam as variações linguísticas, no sentido de verificar se eles têm minimizado o preconceito linguístico oriundo da falsa ideologia do monolinguíssimo, presente na sociedade brasileira e cultivado por professores de língua e por autores de livros didáticos. Pretende- se verificar como os livros didáticos definem e abordam as questões relacionadas à variação linguística; se identificam e abordam as influências de línguas indígenas, africanas e/ou europeias na construção/formação das variedades linguísticas do português do Brasil e, por fim, analisar como os livros didáticos se referem à pluralidade de línguas existentes no país, uma vez que o desenvolvimento da língua em uma determinada sociedade é gradativo e contínuo enquanto que fala não deve ser vista como algo pronto e acabado, já que está em constante transformação influenciada pela cultura, região, status social, gênero, idade do falante, entre outros fatores linguísticos ou sociais, de suma importância para o estudo da língua no seio da comunidade de fala.
Situação: Em andamento 2015 – 2017

  

Título: Variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa: um estudo sociolinguístico das tirinhas utilizadas no processo de ensino aprendizagem.

Sinopse: O presente estudo objetiva verificar como são trabalhados os fenômenos de variação linguística presente nas tiras de histórias em quadrinhos (HQs) encartadas em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de escolas públicas de Campo Grande-MS. Para tanto serão pesquisadas as coleções: Trabalhando com a Linguagem (FERREIRA, 2009) dos 6º ao 9º anos, Língua Portuguesa, comunicação, cultura (FILHO, 2004) dos 6º ao 9º anos e Língua e literatura (FARACO; MOURA, 2000). A pesquisa justifica-se, uma vez que as variações linguísticas serão abordadas como um fenômeno de heterogeneidade no português do Brasil, representadas pelas diferentes maneiras de dizer a mesma coisa, em um mesmo contexto e com o mesmo valor de verdade? (TARALLO, 2007, p. 81), além de ser o resultado do movimento populacional e da ação do contato dos diferentes grupos étnicos e sociais que fazem parte do nosso processo histórico, Leite e Callou (2002). Partindo desse pressuposto, faz-se necessário entender que não se pode analisar o uso linguístico em termos de certo ou errado, e em variantes regionais melhores ou piores, mas reconhecê-las nas situações de adequação da língua no processo de comunicação, com vistas a auxiliar o falante no processo da interação linguística, Bueno e Pressotto (2011).
Situação: encerrado


Título: LÍNGUA E CULTURA KADIWÉU - análise etnossemiótica de traços da pintura corporal

Sinopse: Remanescentes dos Guaikuru, conhecidos como índios cavaleiros, por sua destreza na montaria, os Kadiwéu possuem ideais de beleza e valores estéticos que só podem ser compreendidos por meio de sua cultura, como os traços particularmente interessantes que caracterizam a arte de suas pinturas corporais, diferenciados de acordo com a hierarquia dos status sociais, uma vez que aplicada no corpo, a pintura possui uma função social e mágico-religiosa, mas é também uma maneira bonita de se apresentar, havendo assim, correspondência entre o ético e o estético. Neste contexto linguístico-cultural, o presente estudo utiliza a semiótica greimasiana como instrumento para apreender, de forma sistemática, a ideologia que permeia a arte cultural desse povo e analisa, em uma perspectiva etnossemiótica, os traços característicos da arte Kadiwéu, no sentido de contribuir para a divulgação e para a valorização da riqueza cultural desse povo guerreiro que vive de sua arte em forma de desenhos geométricos de grande beleza e equilíbrio, não só no corpo e na face, mas também em cerâmica e em utensílios domésticos.
Status: Concluído 2012 - 2014

 

Título: TEXTO HUMORÍSTICO: a importância da escolha vocabular para a construção do sentido e seu reflexo na sala de aula


Sinopse: O objetivo dessa pesquisa é verificar a importância da escolha vocabular para a construção do sentido do texto na sala de aula, além de verificar em que nível de compreensão se processa o humor refletido por meio do texto humorístico, se no nível explícito, implícito ou metaplícito. Assim, acredita-se que o nível metaplícito do texto humorístico é a base para os outros dois níveis. Isto é, este, além de constituir a sustentação dos outros dois, é também responsável pelo conhecimento tácito das regras de convívio social cuja violação liga os conteúdos do texto cômico. É, justamente, a violação destas regras que cria o conflito nas piadas e nos textos cômicos, de modo geral, como foi possível demonstrar no decorrer deste estudo, além de observar o seu reflexo no ensino aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Básico.

Status: Concluído 2010 - 2012

 

Título: Esplendor ou Miséria da tradução: um estudo de duas traduções em língua portuguesa de Beloved, de Toni Morrison

Pesquisador: Profª. Dra.  Lucilia Teodora de Leitgeb Lourenço

Início: 01/02/2013

Fim: 31/12/2014

Sinopse: Os novos desenhos de fronteiras reais e imaginadas entre países, nações e culturas tornam-se de extrema produtividade para os Estudos de Tradução na medida em que estes entendem a tradução como uma prática que tem na travessia de fronteiras sua marca registrada, gesto que, inclusive, atualiza as discussões e reflexões sobre a cultura.

Para esta tese selecionamos o texto Beloved (1987), da escritora Toni Morrison, escritora negra contemporânea, e duas traduções deste texto com o título Amada em língua portuguesa, para uma análise dessas traduções. A relevância de tal estudo encontra-se no caráter inédito da pesquisa a ser desenvolvida.

A pertinência do estudo deve-se também ao grande interesse que desperta seu texto em função do uso de dialetos ativos para a manutenção (ou não) da variante linguística usada como forma de resistência, pela população afro-descendente. Historicamente o dileto Ebonics provém do inglês do século XVII e manteve-se preservado durante quatro séculos graças ao seu uso. O texto Beloved, da escritora Toni Morrison, foi premiado em 2006, como a maior obra de ficção nos últimos vinte e cinco anos, de acordo com o New York Times, fato que corrobora com nossa escolha. A autora, com sua literatura de margem, foi agraciada com o Prêmio Nobel de 1993, inserindo-se no cânone e tornou-se a primeira escritora negra a receber a maior honraria literária. A escritora possui uma sólida carreira como romancista, professora universitária da Universidade de Princeton, uma das mais respeitadas mundialmente, além de ter sido diretora da editora Ramdom House, em Nova York.

  

Título: O Uso do Discurso Relatado em Textos Jornalísticos Informativos Online

Pesquisador: Prof. Dr. Geraldo José da Silva

Início: 01/02/2013

Fim: 31/12/2014

Sinopse: A presente pesquisa discute e analisa, linguístico-enunciativamente, textos jornalísticos informativos online. Seu foco principal é verificar a construção arquitetônica dessa modalidade textual, enfatizando o uso do discurso relatado como representação das vozes sociais.

 

 

Pesquisador: Prof. Dr. Geraldo José da Silva

Título: O uso do discurso citado na arquitetônica de textos de circulação social: uma análise linguístico-enunciativa sob a perspectiva bakhtiniana

Sinopse: A presente pesquisa trata da análise do uso do discurso citado na construção da narrativa jornalística, sob a ótica da Linguística enunciativa, a partir dos estudos bakhtinianos. O aporte teórico que subsidia a discussão e a análise do corpus tem como fonte as obras: Marxismo e filosofia da linguagem, Estética da criação verbal e Problemas da poética de Dostoiévski. O propósito da pesquisa em tela é verificar os efeitos de sentido que este recurso linguístico-discursivo, diluído em discurso direto e discurso indireto, pode produzir no leitor de textos de circulação social. Em Bakhtin, tem-se que o signo e a palavra são tidos como a arena onde se confrontam valores sociais contraditórios e podem representar as lutas de classes. A linguagem é de natureza social e pode representar uma ideologia. Num mundo midiatizado faz-se necessário instrumentalizar o leitor para que desenvolva a competência crítica diante de informações que nos chegam a todo instante. Para Bakhtin, a linguagem nos mais diversos campos de emprego está impregnada de relações dialógicas. Os discursos são revestidos de outros discursos e a construção do discurso midiático acomoda as vozes de atores sociais sobre temas de interesse individual e coletivo. Assim, o diálogo faz parte de todo enunciado, seja romance, artigo acadêmico, notícia jornalística, etc. O objetivo principal desta pesquisa é verificar o funcionamento do discurso citado em textos de circulação social de cunho informativo e os efeitos de produção de sentido junto ao leitor. O projeto, em andamento, tem como portadores jornais online de Mato Grosso do Sul. Espera-se como resultado do trabalho demonstrar uma análise dessa modalidade de textos que vá além dos elementos centrados no lead.

Status: em andamento

 

Título: A Produção Escrita de Textos por Indígenas Bilingues/Monolíngues e Não-Indígenas Monolíngues

Pesquisadora: Profª. Dr. Sandra Espíndola

Início: 02/2013

Fim: 31/12/2014

Sinopse: Devido a nossa região estar em contato direto com a realidade indígena, e isso se reflete amplamente na educação, tanto nas séries iniciais quanto nas universidades, houve a necessidade de se lançar um olhar mais minucioso para essa realidade. Pretende-se com essa investigação traçar um perfil da escrita do indígena, tanto do ensino fundamental quanto universitário oferecido na Reserva e na região, com a finalidade de ter condições de colaborar com a melhoria no ensino de língua portuguesa voltado para o aluno/acadêmico indígena. Este trabalho foca na escrita em língua portuguesa dos alunos indígenas que pertencem à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa, alunos das séries iniciais, a saber 4o e 5o anos e acadêmicos do primeiro e do último ano dos cursos universitários oferecidos nas várias universidades da cidade de Dourados e região.

 

Título: O Discurso Histórico e o Ficcional nos Romances sobre a Guerra do Paraguai: uma perspectiva comparativista

Título: Perspectivas do folheto de cordel na sua transposição dos sertões para os centros urbanos.

Pesquisador: Prof. Dr. Raymundo José da Silva

Início: 01/02/2013

Fim: 31/12/2014

Sinopse: Com este trabalho de pesquisa, na linha dos Estudos Culturais, será realizado o estudo de alguns aspectos dentre os mais relevantes para a formação da Literatura de Cordel no Brasil. Além da observação do valor do cordel como patrimônio cultural brasileiro, sobretudo do Nordeste, far-se-á o levantamento das características internas e externas dos folhetos, como resultado do meio social em que essa literatura teve início e se desenvolveu. Deste modo, da análise de dezoito textos, com o cotejo entre (nove textos tradicionais e nove textos modernos), serão observadas as perspectivas do folheto, sobretudo em face das transformações sociais decorrentes do acelerado processo de urbanização e progresso verificado no Brasil e no mundo nas últimas décadas

Status: Terminado

 

Pesquisadora: Profª. Drª. Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire

Colaboradores: Marinalva da Silva Pedro de Almeida

Início: 01/08/2009

Fim: 01/10/2013

Sinopse: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo fazer um estudo das obras literárias que abordam a Guerra do Paraguai, verificando a presença e o diálogo dos discursos históricos e ficcionais, tais como: A retirada de Laguna de Taunay, Questão de Honra de Domingos Pellegrinni, Netto Perde sua alma de Tabajara Ruas e Avante, Soldados para trás de Deonísio da Silva, entre outros. Adotando o procedimento de análise da metaficção historiográfica ou do novo romance histórico. Volta-se para o fazer do discurso literário e historiográfico, buscando destacar as principais características de um e do outro. Baseando-se nas características apontadas por Ainsa e Seymour Mentom, necessárias para que um romance se classifique como um novo romance histórico. Entre elas: a representação mimética de determinado período histórico, a distorção consciente da história mediante omissões, anacronismos e exageros; a ficcionalização de personagens históricos bem conhecidos; grande uso da intertextualidade, nos mais variados graus; a presença de conceitos baktinianos de dialogia, carnavalização, paródia e heteroglossia.

Status: finalizado

   

Título: Apontamentos para Análise de Os contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer-fase 2

Pesquisadora: Profª. Drª. Márcia Maria de Medeiros

Colaboradores: Rafael Francisco de Souza Neves (PIBIC)

Início: 2012

Fim: 2015

Sinopse: Analisar a obra de Geoffrey Chaucer como elemento para a compreensão da realidade sócio-cultural da Inglaterra na Baixa Idade Média. Compreender a literatura como elemento de crítica ao contexto sócio-histórico da realidade de uma época; Analisar no texto literário elementos que possibilitem que o mesmo seja utilizado como ferramenta para a construção do saber histórico; Observar no texto de Chaucer como as diferentes categorias nas quais podem ser classificados os seus contos servem como alegoria para ordenar o modus vivendi de uma época.

Status: em andamento

 

Título: Estudos Culturais: as narrativas e discursos afrodescendentes no Ensino Médio de Dourados-MS

Pesquisadora: Profª. MSc. Adma Cristhina Salles de Oliveira

Colaboradores: Profª. Drª. Ana Claudia Duarte Mendes, Profª. Drª. Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti e Prof. Esp. Valdir Fábio

Início: 14/04/2011

Fim: 31/07/2014

Sinopse: O presente projeto visa refletir sobre as experiências históricas e as produções culturais afrodescendentes no contexto escolar, em algumas escolas do município de Dourados - MS, considerando a matriz afro na sociedade brasileira. Promover a construção de uma auto-imagem positiva, bem como detectar as marcas das culturas africanas que, independente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia. Registrar e analisar, a partir do diálogo com os sujeitos envolvidos no processo narrativo, a memória e a oralidade.

Status: em andamento

  

Título: Literatura Africana e Literatura Afro-Brasileira: diálogos pertinentes

Pesquisadora: Profª. Drª. Ana Claudia Duarte Mendes

Colaboradores: Profª. MSc. Adma Cristhina Salles de Oliveira

Início: Fevereiro/2011

Fim: Fevereiro/2014

Sinopse: O presente projeto objetiva compreender as diferenças étnicas, religiosas e culturais de Angola, relacionando-a com a realidade brasileira, a fim de encontrar elementos que nos permitam compreender a produção literária afro, que muitas vezes desconhecemos ou não valorizamos. Buscamos fazer análise e comparação de alguns autores africanos e afro-descendentes, no que concerne a traços de religiosidade, identificação e cultura.

Status: em andamento

 

Título: Novas Mulheres, Velhos Relacionamentos

Pesquisadora: Profª. MSc. Raquel de Oliveira Fonseca

Início: 01/03/2012

Fim: 30/12/2014

Sinopse: Desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica com o intuito de analisarmos comparativamente os contos da escritora Lygia Fagundes Telles, reunidos na obra “O Jardim Selvagem”, considerando as suas personagens femininas quando envolvidas nestes relacionamentos, estas personagens femininas, mulheres modernas e conscientes de seus direitos, passam a desenvolver atitudes de dependência e fragilidade. O embasamento teórico será direcionado pelo texto de Bataille que trata do erotismo; os de Paz que analisam questões sobre o erotismo e o amor; os de Foucault que tratam da sexualidade; recorreremos ainda a teoria e critica feminista para análise dos textos propostos.

Status: em andamento

  

Título: “A língua inglesa e os novos letramentos: implementação.”

Pesquisadora: Profª. MSc. Otília Aparecida Tupan Schoenherr

Sinopse: Esta pesquisa objetiva implementar o  ensino de língua estrangeira ( LE) através da visão do novos  letramentos,  teoria de ensino de LE  que se propõe a  promover autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão crítica dos aprendizes relacionando as características comuns de outras teorias de aprendizagem da LE às  do novo letramento.

Status: finalizado

 

 

 

Título: Aproximações e disjunções na obra de Clarice Lispector e Virginia Woolf

Pesquisadora: Profª. Drª. Maria Helena de Queiroz

Sinopse: O objetivo da pesquisa é estabelecer aproximações e disjunções entre a obra de Clarice Lispector e Virginia Woolf. Para tanto, será utilizado o pensamento de teóricos que se interessam pela literatura em seus processos dinâmicos de produção e de recepção.  Para exemplificar a possível aproximação entre as obras de Lispector e Woolf apresentaremos um estudo do aspecto plástico presente em duas narrativas. No que concerne à disjunção, mostraremos que Clarice Lispector dialoga com movimentos pictóricos distintos, em especial com a pintura abstrata, enquanto a literatura de Virginia Woolf é mais impressionista. Dois romances compõem o corpus da pesquisa: Água Viva (1973), de Clarice Lispector e As ondas (1931) de Virginia Woolf.

Status: finalizado

 

 

Título: Aproximações e disjunções na obra de Clarice Lispector e Virginia Woolf

Pesquisadora: Profª. Drª. Maria Helena de Queiroz

Sinopse: O objetivo da pesquisa é estabelecer aproximações e disjunções entre a obra de Clarice Lispector e Virginia Woolf. Para tanto, será utilizado o pensamento de teóricos que se interessam pela literatura em seus processos dinâmicos de produção e de recepção.  Para exemplificar a possível aproximação entre as obras de Lispector e Woolf apresentaremos um estudo do aspecto plástico presente em duas narrativas. No que concerne à disjunção, mostraremos que Clarice Lispector dialoga com movimentos pictóricos distintos, em especial com a pintura abstrata, enquanto a literatura de Virginia Woolf é mais impressionista. Dois romances compõem o corpus da pesquisa: Água Viva (1973), de Clarice Lispector e As ondas (1931) de Virginia Woolf.

Status: finalizado

 

 

Título: Variação linguística no português falado em regiões fronteiriças"

Pesquisadora: Profª. Drª. Elza Sabino da Silva Bueno

Colaboradores: Profª. Drª. Neide Araújo Castilho Teno e Profª. Drª. Sandra Espíndola

Sinopse: O termo sociolingüística surge na década de 50 para referir-se às perspectivas que lingüistas e sociólogos tinham face à influência da linguagem na sociedade e ao contexto social da diversidade lingüística, mas foi a partir dos estudos de Labov (1972/1983), que começou a criar corpo, porque o modelo laboviano de análise se apresenta como uma reação à ausência de componentes sociais nos estudos da linguagem. Sendo assim, partindo da relação entre língua e sociedade e da sistematização da variação própria da língua, a presente pesquisa tem por objetivo observar e coletar, por meio de entrevistas, o português falado por informantes, homens e mulheres de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, das regiões de fronteira Brasil/Bolívia e Brasil/Paraguai, para verificar as variantes lingüísticas e extralingüísticas utilizadas por estes falantes no sentido de poder se analisar as influências que os falares vizinhos exercem na língua falada em Dourados, Corumbá e Ponta Porã-MS. Partindo dos resultados observados nos dados lingüísticos coletados e analisados, pretendemos propor subprojetos de pesquisa que abordem as variantes lingüísticas existentes na região em estudos e em outras regiões do país, a serem desenvolvidos juntamente com acadêmicos do programa de Iniciação Científica da UEMS.

Status: finalizado

 

 

Título: "TEXTO HUMORÍSTICO: a importância da escolha vocabular para a construção do sentido"

Pesquisadora: Profª. Drª. Elza Sabino da silva Bueno

Colaboradores: Profª. Drª. Sandra Espíndola

Sinopse: O objetivo dessa pesquisa é verificar a importância da escolha vocabular para a construção do sentido e, em que nível de compreensão se processa o humor de piadas, se no nível explícito, implícito ou metaplícito. Assim, acredita-se que o nível metaplícito do texto humorístico é a base para os outros dois níveis. Isto é, este, além de se constituir na sustenção dos outros dois, é também responsável pelo conhecimento tácito das regras de convívio social cuja violação liga os conteúdos do texto cômico. É, justamente, a violação destas regras que cria o conflito nas piadas, como mostraremos no decorrer deste estudo.

Bolsistas: Edvaldo Teixeira Moraes

Status: finalizado

 

 

Título: Para uma abordagem estrutural e funcional da leitura e produção de texto

Pesquisadora: Profª. MSc. Alzira Facco

Sinopse: A partir de métodos diferentes, objetivando uma análise que determine os mecanismos responsáveis pela produção de frase, do enunciado, do texto e de seu discurso, procuraremos por meio de estudos lingüísticos que se preocupam com o funcionamento da linguagem, elaborar uma seqüência de atividades que possibilitam a compreensão dos mecanismos da comunicação. Buscaremos subsídios na teoria explicitada por Algirdas Julien Greimas em sua Semântica Estrutural e nos Fundamentos da Análise Estrutural de Lucien Tesnière. Esta pesquisa terá como direcionamento a análise das relações e funções dos elementos lingüísticos que constituem o enunciado e a análise das estruturas narrativas e discursivas que compõem o texto. A intenção é fazer o aluno entender que a função que o elemento ocupa no enunciado é a razão de ser estrutura deste; portanto, a sintaxe estrutural é ao mesmo tempo, uma sintaxe funcional, e como tal, deve-se estudar as funções necessárias à existência do enunciado. Objetiva também este trabalho de pesquisa apresentar um proposta de ensino-aprendizagem para leitura e produção de texto, a fim de que o aluno compreenda a essencialidade da interpretação do texto lido para a sua competência de produção textual; sinta prazer em ler produzir textos; redija seu texto com gramaticalidade precisa e narratividade e tenha em mãos instrumentos que o auxilie na leitura e na produção textual.

Status: finalizado

 

 

Título: Diálogo tradutório entre Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Beloved, de Toni Morrison.

Pesquisadora: Profª. MSc. Lucília Villela Teodora de Leitgeb Lourenço

Colaboradores: Profª. MSc. Otília Aparecida Tupan Schoenherr, Prof. Esp. Nazir Salomão, Silvia Regina Gomes Miho e Prof. Dr. Rinaldo Vitor da Costa.

Sinopse: A pesquisa com os aportes teóricos dos Estudos Culturais visa investigar ressonâncias e dissonâncias entre Ponciá Vicêncio e Beloved, analisar o sujeito de enunciação individual e coletivo característico da ficção produzida por afro-descendentes, empenhados na construção de uma imagem do povo negro resistente à opressão, no resgate do passado de sofrimentos. A pesquisa entre a escritura nacional e a Afro-American tem como escopo a conferência da presença da identidade feminina e da dimensão histórica e política de cada viés. Nossa proposta é verificar se a figura da mulher espoliada de raízes identitárias, apresenta-se em ambos os textos com características de resistência ou subalternidade ao sistema patriarcal vigente em cada texto literário, sua religiosidade, gestos de resistência, a recuperação dos laços familiares e a memória. Pretende-se analisar a ruptura da linearidade textual, a fala diaspórica, o sobrenatural, do desterro, além de inquisições sobre os precursores das escritoras. Igualmente buscar-se-á a fala do sujeito étnico com a análise dos dialetos, fonte de meia-tinta das obras literárias.

Status: finalizado

 

 

Título: Elementos representativos da cultura nordestina na Literatura de Cordel

Pesquisador: Prof. MSc. Raymundo José da Silva

Colaboradores: Prof. MSc.Geraldo José da Silva

Sinopse: Identificar, por meio da análise das práticas discursivas (em textos de cordel), como se produzem e se representam o homem, a vida e os valores do nordestino sertanejo.

Status: finalizado

 

 

Título: Genocídio sob o olhar da Semiótica Greimasiana

Pesquisador: Profª. MSc. Alzira Facco

Sinopse: Justifica-se este trabalho por acreditarmos que se faz necessária uma leitura profunda, fundamentada em uma teoria linguística que se preocupa em evidenciar a importância da busca do sentido das ideias pela intratextualidade, como também, para registrar na história dos estudos da linguagem o /fazer/ e o /ser/ de uma coletividade espacializada na região de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, no tempo presente dos fatos apresentados no texto-poema "Genocíndio", da obra Margem de Papel (1994) do poeta douradense Emmanuel Marinho, permitindo ao leitor conhecer o perfil de uma obra literária regional significativa, que privilegia fatos e expressões da realidade e do cotidiano. Objetivou esta pesquisa, por meio dos fundamentos da teoria semiótica desenvolvida por Algidas Julien Greimas, "que merece referência quanto ao caráter de 'teoria do texto" (BARROS, 1990, p.5), apresentar uma leitura narrativo-discursiva do poema "Genocíndio" a fim de explicitar uma "falta" que se instala entre o homem da civilização moderna (não-indígena) e o da civilização primitiva (indígena), bem como explicitar a degradação desta civilização, em detrimento da civilização moderna.

Status: finalizado

 

 

  

Projetos de Extensão

 

 

Título: Assistência Educacional às Crianças e Adolescentes do Instituto Agrícola do Menor (IAME)

Coordenadora: Profª. Drª. Maristela Missio

Colaboradores: Profª. MSc. Adma Cristhina Salles de Oliveira, Profª. Drª. Ana Claudia Duarte Mendes, Profª. Drª. Helena Alessandra Scavazza

Leme, Profª. Drª. Maria Aparecida Silva Cruz, Profª. Drª. Maria Gládis Sartori Proença, Profª. Drª. Nivia Margaret Rosa Nascimento.

Sinopse: Este projeto tem por finalidade atender os direitos de acesso e permanência da criança e do adolescente

na Instituição IAME – INSTITUTO AGRÍCOLA DO MENOR, por meio da assistência e acompanhamento

pedagógico, visando o aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem realizado por acadêmicos e

docentes dos Cursos de Matemática e Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do

Sul (UEMS) da Unidade Universitária de Dourados.

Status: em andamento

  

 

Título: Inglês para Iniciantes

Coordenadora: Profª. MSc. Lucília Teodora de Leitgeb Lourenço

Sinopse: O projeto “Inglês para iniciantes”: Estratégias de comunicação e inserção na cultura inglesa” vinculado ao Projeto de Extensão “Inglês para viagens internacionais” têm por objetivo o ensino de língua inglesa para viagens internacionais a acadêmicos e comunidade externa, sem que sejam necessários os conhecimentos referentes a todas as regras gramaticais, dando ênfase somente as noções básicas para viagens internacionais. Focando em situações de comunicação e interação, como cumprimentos, perguntas, como pegar um táxi, pedir uma informação, entre outras situações. Desenvolvendo também a capacidade de ler pequenos textos, anúncios, e compreender o contexto de textos maiores. Além de focar nos aspectos referentes a compreensão e comunicação, a cultura da língua alvo também é levada em conta, sendo trazidas para a sala diversas situações e datas comemorativas como 4 de julho, Valentine’s Day, Dia de ação de graças, Hallowen, entre outras, favorecendo ao aprendiz uma variedade de contextos e usos do inglês para uma eficiente comunicação. Irá tomar-se como base para o trabalho desenvolvido o livro didático On Tour, que utilizado juntamente com as outras atividades a serem desenvolvidas irá desmistificar o fato de que o Inglês é uma língua “difícil” de ser aprendida.

Status: finalizado

 

 

Título: Inglês para viagens internacionais-3

Coordenadora: Profª. MSc. Lucília Teodora Villela de Leitgeb Lourenço

Sinopse: O projeto oferece estruturas para instrumentalizar os alunos que almejam ir ao exterior mas que carecem de conhecimentos profundos da língua inglesa. O conteúdo perpassa por situações vivenciadas pelo turismo desde o embarque, hotelaria, restaurantes, compras, situações de emergências, preenchimento de documentação à bordo, além dos aspectos culturais inerentes à língua inglesa.

Status: finalizado

 

 

 

Título: Leitura e escrita na Escola

Coordenadora: Profª. MSc. Sandra Espíndola

Sinopse: Esse projeto trabalha com crianças das séries iniciais com uma proposta diferenciada do ensino de leitura e produção de texto ofertado pelos professores efetivos da escola.

Público

Status: finalizado

 

 

 

Título: Da sedução à poética: o conto no Brasil moderno

Pesquisadora: Profª. Drª. Maria Helena de Queiroz

Sinopse: Estudo do conto que pertence à modernidade brasileira (século XX), especialmente da produção que surge a partir da década de 50 até nossos dias. Enquanto docente, o que temos verificado nos cursos de Letras de nosso país é a valorização da literatura produzida no passado, das obras clássicas, em detrimento da que pertence à modernidade brasileira. Assim, os autores modernos raramente são estudados. A proposta desse curso é justamente cumprir essa lacuna, uma vez que acreditamos que a literatura contemporânea, por se aproximar mais da realidade atual e da linguagem do aluno, pode ser bem mais atrativa a este e, conseqüentemente, ao jovem que ele vai ensinar enquanto professor. A forma do conto também cumpre esse papel, pois consiste numa narrativa breve que responde a falta de tempo que assola a todos, a 'preguiça' do estudante também, grandes inimigas da leitura. Assim, este trabalho busca refletir sobre o modo como a literatura é apresentada no Ensino Médio, se adequado ou não. Sabemos que a literatura nas três séries do Ensino Médio é abordada diacronicamente, atitude que acaba por deixar de lado, frente à escassez do tempo, das obras e autores modernos. Nesse sentido, um estudo sincrônico seria bem mais apropriado.

Status: finalizado

 

 

Título: I Ciclo de Palestras

Coordenadora: Profª. MSc. Alzira Facco

Colaboradores: Profª. MSc. Care Cristiane Hammes, Prof. Esp. Valdir Fábio, Márcia de Fátima Sauro

Sinopse: Subsidiar os acadêmicos e professores da área de Letras com conhecimentos em referência à Lingüística, Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas.

Oferecer possibilidade de conhecimento, por meio de palestras, de conteúdos que a grade curricular do curso não contempla ou conteúdos que necessitam de subsídios à apreensão.

Possibilitar o intercâmbio de informações pertinentes à área de Letras, entre professores de outras unidades universitárias da UEMS e de outras instituições de ensino superior.

Possibilitar a interação de acadêmicos com professores e pesquisadores.

Possibilitar a socialização e divulgação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão concluídos e em andamento do curso.

Status: finalizado

 

 

 

 

Projetos de Ensino

 

 

 

Título: Aprendizagem Colaborativa online: lingüística aplicada ao ensino de inglês

Coordenador: Prof. Dr. Luis Otavio Batista

Colaboradores: Profa. MSc. Angela Karina Manfio e Profa. MSc. Otília Aparecida Tupan Schoenherr

Sinopse: Conscientizar os alunos a respeito do status da Linguística Aplicada como ciência que estuda problemas de usos da linguagem, bem como o papel desempenhado por essa ciência no contexto de ensino-aprendizagem.

Início: 28/03/2014

Fim: 28/11/2014

Status: em andamento

 

 

Título: Curso de Técnicas Básicas de Pesquisa Aplicadas a Letras

Coordenador: Profª. Drª. Márcia Maria de Medeiros

Sinopse: Instrumentalizar os alunos do curso de letras a desenvolver atividades de pesquisa nos diversos campos que compõe a área (lingüística, literatura, ensino de línguas e ensino de literatura) visando contribuir para a formação de pesquisadores.

Início: 08/03/2014

Fim: 05/04/2014

Status: finalizado

 

 

Título: Capacitação em Morfossintaxe

Coordenadora: Profª. MSc. Alzira Facco

Sinopse: -

Status: finalizado em 04/2013

 

 

Título: Estudos Semânticos em Discussão

Coordenadora: Profª. MSc. Alzira Facco

Sinopse: A graduação de Letras exige muita leitura interpretativa bem como muita produção de texto e, para tanto, é necessária a utilização de teorias que auxiliam a análise do discurso, por se moldarem em abordagem que precisam ser bem entendidas e aplicadas. Nesse sentido, as atividades do projeto além de subsidiar o acadêmico de Letras nas disciplinas da Língua Portuguesa, contribuiu com a sua formação profissional. Considerando a complexidade do conteúdo programático (Semântica e Pragmática, Análise Sêmica, Argumentação: predicações, predicadores e papéis argumentais; operadores argumentativos, Campos: lexical e semântico) e a falta de conhecimentos básicos sobre o assunto, foram bastante oportunas as sessões de estudo, discussão e apreensão de conteúdos referentes à semântica na língua portuguesa.

Status: finalizado em 06/2012

 

 

Título: Encontro no Caminho dos Contos

Coordenadora: Profª. MSc. Raquel de Oliveira Fonseca

Colaboradora: Profª. Drª. Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti

Sinopse: A ênfase deste projeto recai sobre a necessidade de oportunizar aos acadêmicos dos cursos de Letras (e outros afins) a efetiva leitura de contos, que na maioria das vezes não pode ser realizada em sala de aula uma vez que a carga horária da disciplina não permite.

Partimos da premissa de que ler em grupo ou trabalhar a leitura de um mesmo texto dentro de um grupo pode ser uma experiência enriquecedora para o aluno, não só no que concerne ao contato com o texto, mas pela oportunidade de compartilhar experiências frente ao texto lido.

O quantitativo de leitura literária dos nossos alunos precisa ser melhorado, daí a necessidade de um trabalho que vise à complementação e o apoio às aulas de Literatura.

Status: finalizado em 07/2012

 

 

Título: LIBRAS – Ensino Aprendizagem da Língua de Sinais

Coordenadora: Profª. Drª. Elza Sabino da Silva Bueno

Colaboradora: Profª. Drª. Ana Claudia Duarte Mendes e Profª. Esp. Maria Bezerra Quast de Oliveira

Ministrante: Eliandra Fátima Carollo Raidan

Sinopse: Noções básicas da língua de sinais brasileira: espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura e uso em contextos triviais de comunicação.

Status: finalizado em 12/2011

 

 

Título: III Curso em Morfossintaxe

Coordenadora: Profª. Msc. Alzira Facco

Sinopse: -

Status: finalizado em 04/2011

 

 

Título: Círculo de Leitura de Romances de Clarice Lispector

Coordenadora: Profª. Drª. Maria Helena de Queiroz

Sinopse: Abordar os grandes escritores de forma que eles percam a estatura de divindades incutida pelas instituições de ensino e se tornem íntimos e misteriosos daqueles que os lê.

Levar o aluno a captar e a guardar as frases ou passagens preferidas de um romance.

Ler em voz alta para o aluno. Segundo Pennac, aquele que lê em voz alta eleva o aluno à altura do livro. Ele se dá, verdadeiramente, a ler.

Dar ao aluno a vontade de ler e, conseqüentemente, de transmitir.

Ajudar o aluno a ler para que ele descubra depois o prazer de ler sozinho, de se encontrar sozinho com o livro, porque ler é antes de tudo um ato solitário.

Despertar o amor pelos livros, antes de saber realizar o comentário, a análise, a crítica.

Levar o aluno a se reconciliar com a leitura e, para tanto, não pedir nada em troca. Não apresentar conhecimentos preliminares em torno do livro. Não fazer perguntas. Não emitir julgamento de valor. Nada de explicação de vocabulário, nada de análise do texto, nenhuma indicação biográfica.

Valorizar a obra literária em si mesma em detrimento da leitura crítica. Inicialmente, é preciso conhecer o texto para depois buscar, como complemento, o estudo crítico.

Entrar em contato com a obra de Clarice Lispector e desmistificar o pensamento de que se trata de escritora hermética e difícil.

Status: finalizado em 07/2010

 

  

Título: “I Capacitação em nível básico da língua inglesa do curso de Letras da Unidade de Dourados.”

Coordenadora: Profª. MSc. Otília Aparecida Tupan Schoenherr

Colaboradoras: Fernanda de Souza Rodrigues, Monique de Paula Maidana, e Wildilene  Pereira Moreira

Sinopse: Oportunizar capacitação em nível básico (starter & beginner) para acadêmicos dos cursos de Letras da UEMS de Dourados, que necessitam deste conhecimento prévio à aprendizagem na língua inglesa.

Status: finalizado em 07/2010

 

  

Título: II Curso de Capacitação em Morfossintaxe

Coordenador: Prof. MSc. Geraldo José da Silva

Colaboradora: Profª. MSc. Alzira Facco

Sinopse: Este projeto consiste em promover a apreensão dos conteúdos relacionados à morfossintaxe por meio da explanação, correção e discussão de conteúdo e das atividades de prática desenvolvidos durante as aulas de Língua Portuguesa na segunda série do Curso, com a finalidade de capacitar os acadêmicos e que poderão ser monitores da disciplina Língua Portuguesa II. Tem como objetivos Específicos: subsidiar a apreensão dos alunos na disciplina Língua Portuguesa II, ministrada na 2ª série do curso; reforçar a compreensão dos alunos a respeito dos estudos morfossintáticos efetuados durante o curso e, apresentar abordagens de práticas de ensino para análises e correções de exercícios, desenvolvidos em sala de aula na disciplina Língua Portuguesa II.

Status: finalizado em 07/2010




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