Letras Português-Inglês

Licenciatura

Apresentação

OBJETIVO GERAL

 

A comunicação, a informação, a interação e a formação do ser humano é o principal objeto de estudo do curso de Letras. O aluno se ocupará, de maneira geral, dos diferentes aspectos da linguagem, que vão da gramática de uma língua – sua história e estrutura – até a mais alta expressão cultural e artística de um povo, que é a literatura produzida por ele, além do processo de variação e mudança linguísticas, sócio-culturais, ideológicas e históricas concernentes à língua e à cultura desse povo. Ao mesmo tempo em que o curso de Letras forma pesquisadores, habilitando-os a adentrar numa inesgotável fonte de riqueza cultural; um de seus grandes objetivos é a preparação de professores competentes e compromissados com a qualidade do processo ensino/aprendizagem e com a busca de novos conhecimentos e reflexões para desenvolver o seu fazer pedagógico.

 

Curso

Letras Habilitação Português-Inglês

Duração

Mínimo de 04 anos e Máximo de 07 anos

Número de Vagas

40

Unidade de Oferta do Curso

Jardim

Período Ofertado

Noturno

Modalidade

Licenciatura - Anual

ENADE

Trimestral

 

RECURSOS OFERECIDOS

 

O Curso conta com um Corpo Docente formado por Doutores e Mestres, além de ser equipado com um Laboratório de Línguas a fim de subsidiar a aquisição da competência  em  Língua Inglesa e suas Literaturas, Laboratório de Linguagens e acesso ao Laboratório de Informática, à Biblioteca, à rede wireless de internet para acadêmicos e docentes – voltada para a pesquisa acadêmica, bem como a participação em Projetos de Ensino e Extensão, com a finalidade de auxiliar na formação profissional dos discentes.

No decorrer do Curso, o acadêmico poderá aperfeiçoar seus estudos participando em eventos de Ensino, Pesquisa ou de Extensão, além de participar de programas institucionais da UEMS como: PIBIC, PIBEX, Monitoria, com bolsa, para manutenção de seus estudos, ou sem bolsa e do Programa Vale Universidade.

_____________________________________________________________________________________________

 

EVENTOS ORGANIZADOS PELO CURSO 

 

2017 - VII Semana de Letras UEMS Jardim 

"Ensino e pesquisa na área de Letras: desafios e perspectivas"

Organizado pelo curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a VII Semana de Letras  ocorreu no período de 05 a 09 de junho de 2017 na Unidade Universitária de Jardim-MS. 

Ao longo de sua história, o curso de Letras realizou seis semanas acadêmicas sequentes, ocorridas até o ano de 2004. O penúltimo evento o tema escolhido foi "Letras em movimento - Linguagens e identidades".  e, em novembro de 2016, o II Fórum e I Seminário de Estágio Supervisionado "Reflexões sobre o curso de Letras/UEMS - Unidade de Jardim: desafios das vivências entre a teoria e a prática de sala de aula".

Retomando, portanto, a série de Semanas de Letras da UEMS de Jardim, a última edição em 2017 contribuiu para a pluralidade de ações acadêmicas em nosso meio universitário. O evento foi organizado com o tema "Ensino e pesquisa na área de Letras: desafios e perspectivas". Ao contemplar tanto o universo do ensino quanto o da pesquisa, reafirma-se a busca pela constante ponte entre ambos. Considerando-os como universos complementares, busca-se também refletir acerca dos desafios que a área de Letras vem enfrentando, tanto no que concerne ao estudo e ensino da tradição, nas diversas subáreas da Letras, quanto frente aos desafios da contemporaneidade. O evento, além de contar com palestras, mesas-redondas e minicursos, possibilitou a apresentação de comunicações e pôsteres, permitindo a troca de conhecimento entre seus participantes". 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 2016 - II Fórum e I Seminário de Estágio Supervisionado

"Reflexões sobre o curso de Letras/UEMS - Unidade de Jardim: desafios das vivências entre a teoria e a prática de sala de aula".

O “II Fórum e I Seminário de Estágio Supervisionado - Reflexões sobre o curso de Letras/UEMS - Unidade de Jardim: desafios das vivências entre a teoria e a prática de sala de aula” é um espaço de debates para se pensar sobre a formação de professores e a respeito dos processos de ensino-aprendizagem.

Nesse ambiente, reuniram-se professores universitários, pesquisadores, professores das Redes de Ensino, acadêmicos e representantes de diversos campos da sociedade cível para que juntos refletirem, sobre a transposição entre a teoria e a prática, no momento do Estágio, na área de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e as Literaturas.

Manteve-se a discussão iniciada no “I Fórum de Estágio Supervisionado: socializando experiências, (re)pensando os desafios” que aconteceu no ano de 2012. Na primeira edição de 2012, o principal objetivo foi a compreensão dos fundamentos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado e a implementação de melhorias através de sugestões e propostas que viriam aparecer no decorrer do evento. Dessa forma, entendeu-se a necessidade de uma segunda edição do evento para que fosse possível implementar ações mais pontuais direcionadas à transposição entre a formação acadêmica e a realidade de sala de aula, tendo em vista a melhoria da formação do futuro profissional da área de Letras.

O evento aconteceu realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2016. Foram apresentados, de certa forma, resultados preliminares das propostas e mudanças realizadas a partir do I Fórum, por meio de apresentações de trabalhos, sessões coordenadas e exposições de banner, além de mesas de debates e palestras.

O evento, com 3 dias de duração, contou com Palestras, Mesas Redondas, Minicursos e Apresentações de Trabalhos nos modelos de Banner e Comunicação.

A abertura foi realizada pela Profª Dr. Ana Paula Martinez Duboc (USP). O Segundo dia foi destinado às discussões da prática pedagógica, com professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas concedentes da região e de egressos do curso da UEMS. E por fim, no terceiro dia houve a mesa com professores de estágio de diferentes Instituições Superiores.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2015 - IV Colóquio de Linguística e Literatura "Desafios linguísticos e literários na fronteira" UEMS Jardim

"O IV Colóquio de Linguística e Literatura é promovido pelo Curso de Letras da Unidade Universitária de Jardim e aconteceu nos dias 11 a 13 de novembro de 2015. Foram apresentadas atividades de pesquisa e de extensão, fundamentadas em discussões e debates teórico-críticos, objetivando o diálogo entre as diversas áreas que compõem o Curso de Letras.

Buscou-se, dessa maneira, favorecer o corpo discente e docente do Curso de Letras, a divulgação e debate de suas pesquisas e beneficiar também aos alunos de Pós Graduação em Letras das Instituições da região, bem como demais profissionais da Rede Básica de Ensino do Município de Jardim e circunvizinhos, onde o evento foi amplamente divulgado.

O Colóquio de Linguística e Literatura satisfez as expectativas e trouxe bons resultados para a comunidade acadêmica com intuito de fortalecer o fomento à pesquisa e à formação docente, bem como estreitou laços entre Universidade e Comunidades Escolares.

O evento, com 3 dias de duração, contou com Palestras, Mesas Redondas, Minicursos e Apresentações de Trabalhos nos modelos de Banner e Comunicação.

 

Abertura foi realizada pelo Profª Dr. Ruberval Franco Maciel (Presidente da ALAB e Professor UEMS – Campo Grande) cujas pesquisas de/sobre o Ensino de Língua Inglesa são reconhecidas nacional e internacionalmente e pela Profª. Me. Roseli Grubert (Coordenadora do Curso de Letras da UEMS – Jardim). O Segundo dia foi destinado às discussões Linguísticas, com a Profª. Drª. Maria Ceres Pereira (UNILA) e Profº. Me. Jefferson Barbosa Machado (UEMS de Ponta Porã) e a Profª Dra. Adélia Evangelista (UEMS-Jardim). E por fim, no terceiro dia as discussões foram voltadas para ensino de/sobre a Literatura, que contou, em mesa-redonda, com as Professoras Doutoras Alexandra Santos Pinheiro (UFGD) e Zélia Nolasco dos Santos Freire (UEMS - Dourados) e Susylene Araújo (UEMS – Jardim).

_____________________________________________________________________________________________

Letras em Debate – Evento em Comemoração aos 10 anos do Curso de Letras - 2008

http://www.uems.br/cursos/letras_jardim/

 

V CELLMS – Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul, VII Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras, III Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras – Agosto de 2010.

http://www.uems.br/cellms/index.html

 

Colóquio de Linguística e Literatura: Letras em Jardim – 2009, 2011, 2013

http://www.uems.br/eventos/letrasemjardim/index.php?p=Apresenta%E7%E3o

 

Autorizado pela portaria: Deliberação CEE/MS nº5433, de 18/06/99; Deliberação CEE/MS nº 7730, de 17/12/2004, renova o Reconhecimento por 5 anos, a partir de 01/01/2005, até 31/12/2009.

 

No último ENADE, em 2008, a nota atribuída ao curso foi de 03. Na renovação de seu reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, que ocorreu em 2011, por meio do parecer 33/2011, o curso recebeu nota 03.

 

 



O “II Fórum e I Seminário de Estágio Supervisionado - Reflexões sobre o curso de Letras/UEMS - Unida









Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico