Matemática

Licenciatura

Projetos

Tipo: Pesquisa

 

Título: O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do curso de Matemática da UEMS/Dourados

 

Coordenador: Maristela Missio

 

Resumo:

Este projeto visa operacionalizar a implementação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na UEMS, Unidade Universitária de Dourados, com uma proposta baseada numa concepção de laboratório descrito como “agente auxiliador de formação”, a fim de contribuir para melhoria da formação inicial de professores, instrumentando os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática com metodologias de ensino alternativas. O projeto será desenvolvido por meio de pesquisas em referenciais bibliográficos concernentes ao tema, seleção e confecção de materiais, bem como, a elaboração de textos explicativos e atividades que acompanharão cada material. Espera-se que a execução deste projeto seja capaz de levar o acadêmico a desenvolver uma postura investigadora, a fim de que ele possa gerenciar o seu próprio processo de desenvolvimento profissional fazendo uso da pesquisa como um instrumento de transformação de sua prática pedagógica;

 

Tipo: Ensino

 

Título: O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do curso de Matemática da UEMS/Dourados na formação do professor de matemática

 

Coordenador: Helena Alessandra Scavazza Leme

 

Objetivos:

 

GERAL:

Aprimorar e qualidade do curso de Licenciatura em Matemática de forma a contribuir para a melhoria da formação inicial de professores de matemática.

 

ESPECÍFICOS:

  1. Instrumentalizar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com metodologias de ensino alternativas, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
  2. Desenvolver a formação dos licenciandos em matemática no laboratório de ensino;
  3. Criar um acervo de materiais didáticos e sequencias didáticas de matemática para a educação básica e superior;
  4. Subsidiar os professores do Curso de Matemática com materiais e propostas pedagógicas para o ensino da matemática;
  5. Oportunizar aos acadêmicos reflexões e análises críticas dos recursos didáticos e pedagógicos na área de matemática;
  6. Oferecer um ambiente para análise crítica dos recursos didáticos pedagógicos elaborados durante a execução do projeto.

 

Tipo: extensão 

Título: Ações de ensino-aprendizagem em matemática com crianças e adolescentes do Instituto Agrícola do Menor/IAME - Dourados/MS

 

Coordenador: Helena A. Scavazza Leme

Colaborador: Maristela Missio

Resumo: Este projeto tem por finalidade atender as crianças e adolescentes do INSTITUTO AGRÍCOLA DO MENOR - IAME, por meio de ações pedagógicas que ajudem a diminuir as dificuldades dos alunos no processo ensino aprendizagem da matemática. Essa ação de extensão será realizada por acadêmicos e docentes do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) da Unidade Universitária de Dourados.

Bolsistas: Eliane Aparecida dos Santos Faria e Jonathan da Silva do Nascimento

Título dos subprojetos dos bolsistas:

Eliane Aparecida dos Santos Faria - Atendimento e acompanhamento pedagógico em matemática de crianças e adolescentes do Instituto Agrícola do Menor – IAME

 

Jonathan da Silva do Nascimento - Subsídio escolar em matemática para adolescentes no Ensino Médio do Instituto Agrícola do Menor - IAME

 

Tipo: Pesquisa

Título: Modelagem Numérica de Estruturas Fotônicas Complexas pelo Método de Elementos Finitos

Coordenador: Cosme Eustaquio Rubio Mercedes

Colaboradores: Prof. Dr. Ivan Torres Lima Jr. (NDSU)

                            Prof.  Dr. Vitaly Felix Rodriguez Esquerre (UFBA)

                            Prof.  Dr. Hugo Enrique Hernández Figueroa (UNICAMP)

 

 

Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de modelos numéricos baseados no método dos elementos finitos, para a análise eficiente de dispositivos fotônicos, com configurações de tamanho menores que o comprimento de onda. Estas estruturas, recentemente propostas na literatura, fazem parte das novas áreas de pesquisa denominadas de Nanofotônica e Plasmônica e apresentam intenso confinamento dos sinais ópticos em certas bandas de freqüência, permitindo um guiamento praticamente sem perdas. Isto favorece grandemente a miniaturização dos circuitos, e conseqüentemente a integração de dispositivos fotônicos em grande escala. O projeto será executado em quatro etapas. Na primeira etapa faremos uma revisão bibliográfica bem como estudo de softwares relacionados disponíveis. A segunda etapa consiste em desenvolver códigos robustos no domínio da freqüência para estruturas fotônicas 2D.  A terceira etapa consiste em desenvolver e testar códigos no domínio do tempo para estruturas Fotônicas 2D. Na última etapa executaremos testes de validação dos códigos desenvolvidos, comparando os resultados obtidos com resultados existentes na literatura. 

 

 


Projeto de Pesquisa: O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do curso de Matemática da UEMS/Dour
Projeot de Ensino: O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do curso de Matemática da UEMS/Dourad


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico