Medicina

Bacharelado

Apresentação

[novo*]

Edital 20/2017 - Resultado Final da Prova de Admissão

Edital 21/2017 - Resposta aos Recursos

Edital 22/2017 - Retificação

 ____________________________

O Curso de Medicina da UEMS, com início da primeira turma em 2015, visa preparar profissionais com sólida formação teórico-prática da Ciência Médica, possibilitando a inserção do estudante nas diferentes práticas e cenários objetivando ultrapassar a visão individualista do ser humano, garantindo compreensão abrangente e integrada do processo saúde-doença, dentro de rigorosa postura ética. Tal formação dará ao futuro profissional o domínio de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes setores como a prática clínica, a pesquisa e o ensino, assim como estar apto a realizar abordagem biopsicossocial, em modelo de intervenção, capaz de responder à multiplicidade de fatores que condicionam o fenômeno saúde-doença na sociedade pós-moderna.

 

O curso se estrutura em Módulos Temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante “como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo”, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e a problematização.

 

Os cenários de aprendizagem são diversificados e reais e vão para além da sala de aula e dos laboratórios. A forte interação com os serviços de atenção básica de saúde, desde o início do curso, especialmente junto às Equipes de Saúde da Família e com a vida comunitária da coletividade, faz parte das atividades de ensino. Para tanto, a UEMS estabelece parcerias com os serviços de saúde de modo a assegurar não só o espaço de aprendizagem, como também a participação dos profissionais de saúde como seus preceptores, durante o tempo que estiverem estagiando nesses serviços.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar profissional médico com habilidades e competências para o desenvolvimento das ações de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde, fundamentadas na realidade locorregional e comprometido com a construção do conhecimento e a busca de soluções de problemas do mundo contemporâneo, valorizando o ser humano e a vida. Deve garantir ao futuro profissional o domínio do conhecimento da ciência, bem como a capacidade de atuação em diferentes contextos os quais podem demandar análise, avaliação, prevenção, intervenção em processos de saúde-doença por meio de abordagem biopsicossociais, bem como na promoção da qualidade de vida.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

atender integralmente ao ser humano, caracterizando sua individualidade inserida no meio ambiente;

relacionar-se adequadamente com as pessoas atendidas;

exercer a medicina voltada à família e à comunidade;

realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e de urgências/emergências em todas as fases do ciclo biológico;

comprometer-se com desenvolvimento regional, buscando manter e reestabelecer a saúde com bem-estar físico, mental e social, pautado na ética médica e na bioética;

atuar criticamente e adotar inovações com dinamismo e capacidade empreendedora no exercício da atividade médica;

integrar-se ao trabalho em equipe e desenvolver espírito de liderança;

participar de processos de gerência de políticas públicas de serviços de saúde;

responsabilizar-se por sua formação permanente diante dos avanços científicos e tecnológicos da profissão.

 

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:

- Título Conferido: Médico.

- Local de oferta: Unidade Universitária de Campo Grande – MS.

- Turno de funcionamento: Integral (manhã, tarde e noite).

- Modalidade de Oferta: Ensino Presencial.

- Vagas Ofertadas: 48 (quarenta e oito).

- Regime de oferta: Seriado anual.

- Duração do Curso: mínimo de 06 (seis) e máximo de 09 (nove) anos.

- Carga Horária efetiva do curso: 8.926 horas.

- Modalidade de Ingresso: ENEM-SISU.

 

PERFIL DO EGRESSO:

O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano, a determinação social do processo de saúde e doença, sendo a transversalidade sua prática sempre.

Por contemplar processo de formação inserido na comunidade e no Sistema Único de Saúde, o egresso atuará efetivamente no mercado de trabalho, em contextos diferenciados, valorizando sempre as necessidades de saúde da população e seus valores éticos e culturais.

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico