Pedagogia

Licenciatura

Disciplinas

A matriz curricular contempla unidades de estudos inter-relacionadas e complementares, a fim de garantir o perfil do profissional de Pedagogia, nos contextos assinalados acima, bem como garantir ao futuro profissional, sólida base teórico-conceitual e prática. Desse modo, atende às normas educacionais pertinentes e, mais especificamente, às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia, instituídas pela Resolução CNE/CP nº. 01/2006.

       Dessa forma, o egresso do Curso de Pedagogia, Licenciatura da UEMS, conforme prevê o Parecer CNE/CP nº. 05/2005 de 13/12/2005 estará apto à: atuar com ética e comprometimento para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária embasado em uma sólida formação oferecida pelo curso;

 

  • compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, entre outras;
  • fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem dos alunos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • aplicar modos de ensinar diferentes linguagens e áreas do conhecimento, adequando-as às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
  • relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • identificar problemas sócio-culturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir, entre outros aspectos, para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas e políticas;
  • demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
  • realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sócio-cultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental e ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe possibilite executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.



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