Pedagogia

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

As atividades do Estágio distribuem-se ao longo dos Módulos, de acordo com a carga horária exigida pela Resolução CNE/CP nº. 01, de 15/05/2006. Devem possibilitar não a observação, a análise e o planejamento de ações educativas, mas a crítica, a indicação de alternativas e a aplicação inovadora de conhecimentos e processos que privilegiem a educação do ser humano, em suas dimensões físicas, cognitivas, éticas, estéticas e afetivas. As atividades de Estágio, articuladas com as necessidades de cada módulo, conduzirão o aluno a vivenciar práticas educativas visando, prioritariamente à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

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ANEXO(S):

 

 

 



REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UUCG
TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE A UEMS-SEMAD
PORTARIA PROE-UEMS
Convênio de Estagio UEMS X Secretaria de Estado - SEDMS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

A proposta concebe a iniciação científica sob a forma de itinerários com o entendimento de que a aquisição dos resultados da pesquisa deve se dar em um processo que envolva os alunos desde o primeiro módulo do curso e que são múltiplos os métodos, estratégias e intenções da pesquisa. Devem, portanto, ser múltiplos os itinerários a se percorrer.

   No primeiro módulo, a Unidade de Estudo Itinerários Científicos I discutirá com os alunos as matrizes teóricas fundantes da produção do conhecimento em educação. Oaluno deverá participar de aulas, seminários e experiências que lhe possibilitem conhecer os fundamentos teóricos que têm orientado a pesquisa educacional, quais sejam, o positivismo, a fenomenologia e o marxismo e seus desdobramentos. Isso lhes possibilitará fazer uma opção mais consciente do que deseja pesquisar e desenvolver no Trabalho de Conclusão de Curso - (TCC).

     No segundo módulo, a Unidade de Estudo Itinerários Científicos II se voltará para a produção de fontes de acordo com os projetos cadastrados na instituição pelos grupos de pesquisa dos docentes lotados no curso. Entende-se por fontes os documentos audiovisuais, bibliográficos, cartográficos, eletrônicos, filmográficos, iconográficos, micrográficos e textuais. E por documento [...] Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 73). Neste sentido os alunos deverão produzir instrumentos que remetam ao local em que as fontes se encontram, identificando o tipo de fonte, de organização, de acesso e palavras chave que apontem para o teor existente na fonte documental arrolada. Esses instrumentos ficarão sob a guarda da Biblioteca da Unidade e/ou do Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul.

    No terceiro módulo, a Unidade de Estudo Itinerários Científicos III abordará a produção do projeto de pesquisa. Nessa Unidade será privilegiada a orientação do uso correto das normas da ABNT, da elaboração de instrumentos de coleta de dados, de projetos de pesquisa e do texto monográfico. O aluno conhecerá, nesse momento, as instituições de fomento de pesquisa, seus propósitos, suas ações e também os Grupos de Pesquisa em Educação existentes na UEMS. Essas informações poderão ter uma força dinamizadora para o Curso e para os Grupos de Pesquisa.

    No último módulo, a Unidade de Estudo Itinerários Científicos IV acompanhará a produção da pesquisa e formalização de seu resultado por meio da construção de uma monografia. Assim, os alunos serão distribuídos pelo conjunto total dos professores para a orientação individual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os professores se responsabilizarão pela formação científica de cada aluno, acompanhando-o até o final do curso, iniciando-o nas atividades da sua pesquisa individual e orientando-o na elaboração da monografia, com vistas à investigação e produção de trabalhos voltados para as demandas sociais. Os projetos de pesquisa estarão ligados à linha de pesquisa do professor-orientador, cuja organização de procedimentos técnicos e metodológicos deve garantir a qualidade e o aprendizado da pesquisa.

    Em relação às atividades dos Itinerários, estas poderão acontecer em sala de aula e/ou em espaços diversos, como instituições educativas, museus, bibliotecas, arquivos públicos, seminários, congressos, jornadas dentre outros eventos que oferecerem atividades para os alunos e os professores do curso. Será obrigatória ao menos uma participação anual em evento do campo da educação. Os itinerários incluirão ainda laboratórios de texto a cada módulo, de forma que o aluno passe a dominar, progressivamente, a técnica de resumos, sinopses, comunicações, resenhas e monografias.

 

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ANEXO(S):

 

 

 

 



Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia.
FICHA DE ORIENTAÇÃO DE TCC
CARTA DE ACEITE DE ORIENTADOR
CADERNO DE ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE TCC


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