Pedagogia

Licenciatura

Notícias e Eventos

Eventos

 

quase uma década a Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul foi idealizada e promovida pela Coordenação dos Cursos Normal Superior e Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e pela Coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera/Uniderp. Em 2010 a parceria para a realização do evento ampliou-se com a participaçãoda Coordenação do Curso de Pedagogia do IESF (Instituto de Ensino Superior da Funlec), a Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e a Coordenação do Curso de Pedagogia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

O evento tem como objetivo possibilitar o debate entre renomados pesquisadores e a comunidade acadêmica a respeito da produção do conhecimento, a fim de repensar a sua organização didático-pedagógica, diante da constatação de que este século compreende mudanças sociais e estruturais das mais variadas ordens, o que possibilita aos educadores questionar os encaminhamentos da educação que vem sendo desenvolvida no país e propor novas diretrizes e ações para a formação de docentes. Tem ainda por finalidade, proporcionar o incentivo a pesquisas na área, bem como criar oportunidades aos acadêmicos e à comunidade científica divulgarem os resultados de suas pesquisas educacionais, por meio de CD-ROOM, Caderno de Resumos e Livros.

O impacto e os resultados da Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul se evidenciam ao longo desses anos por oportunizarem ao evento constituir-se como um espaço de debate e de congregação dos profissionais, acadêmicos e pesquisadores da educação. Esse debate tem como principal benefício social e profissional o envolvimento de acadêmicos e de egressos em programas de iniciação cientifica e de pós-graduação, lato e stricto sensu, desenvolvidos no Estado e no país, com projetos de pesquisas educacionais que possibilitam uma melhor qualidade de vida e de ensino à educação pública e privada.

 

Este ano a IX Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul foi realizada no período de 25 a 29 de setembro de 2012.

A demanda que compreende as políticas públicas foi o centro do debate da IX Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul, que discutiu, este ano, o tema: Impactos das Novas Políticas Educacionais na Atualidade: Impasses e Desafios. O evento teve como objetivo ampliar a discussão a respeito dos impactos causados pelas novas políticas educacionais, influenciando diretamente a produção do conhecimento como desafio para o trabalho docente.

A abrangência dessas políticas educacionais é ampla e merece um recorte, a fim de evitar generalizações que podem envolver temáticas variadas, mas as discussões a respeito dessa temática correm o risco de cair na superficialidade se não forem adequadamente articuladas. Com essa preocupação optou-se por estruturar estabelecer a discussão por meio de conferências e mesas-redondas sobre temáticas que problematizem aspectos fundamentais para a compreensão dos acadêmicos e dos pesquisadores da educação, tais como:

I – Políticas de Educação Básica;

II – Políticas voltadas à diversidade;

III – Políticas de formação de professores.

 

A educação precisa abrir esse debate, a fim de repensar a sua organização didático-pedagógica, diante da constatação de que este século compreende mudanças sociais e estruturais das mais variadas ordens, o que possibilita aos educadores questionar os encaminhamentos da educação que vêm sendo desenvolvida no país e propor novas diretrizes e ações para a formação de docentes. Tem ainda por finalidade, proporcionar o incentivo a pesquisas na área, bem como criar oportunidades para os acadêmicos e a comunidade científica divulgarem os resultados de suas pesquisas educacionais.

O Link do Site desse evento é: http://www.uems.br/eventos/jornadams2012/

 

 

Seminário de Pesquisa da Unidade de Campo Grande: esse evento é Coordenado pelos professores da Unidade de Estudo: Itinerários Científicos dos Cursos da Unidade de Campo Grande. Os Líderes e Pesquisadores-Membros dos Grupos de Pesquisa são responsáveis pela organização e apresentação de seus projetos de pesquisa, tendo em vista que a Chamada Pública, por meio dos Editais de PIBIC e PIBIC-AAF para o envio de propostas de Iniciação Científica ocorre anualmente entre os meses de maio e junho.



Edital 002/2019 - Homologação das Inscrições deferidas e indeferidas do processo de transferência Ex


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico