Pedagogia

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

Regulamento de registro das atividades complementares

Regulamento do estágio curricular

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

O Estágio Curricular Supervisionado obrigatório será realizado, de acordo com as normas vigentes, em 396 horas, ultrapassando o preconizado pelo o Artigo 65 da LDB/96 e pela Resolução CNE/CP nº 01/06, dedicadas às modalidades: Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão escolar.

Assim, a organização do Estágio Curricular Supervisionado na forma de estágio curricular obrigatório toma um contorno, predominantemente, de Estágios em etapas específicas que exigem do professor responsável o planejamento, a implementação e a supervisão de atividades que atendam a problemas e questões relativas às diversas etapas.

Tais etapas estão disponibilizadas nas duas últimas séries do curso, sendo na 3ª série: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil – Berçário; Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil – Maternal; Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil – Pré-escola. Na 4ª série: Estágio Curricular Supervisionado na 1ª etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Estágio Curricular Supervisionado na 2ª etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar.

Cada uma destas etapas tem a orientação e a supervisão acadêmica de um professor próprio, que deve responsabilizar-se pelas atividades supra mencionadas.

Para efeito de lotação, a carga horária destinada a cada etapa é: Estágio curricular Supervisionado em Educação Infantil – Berçário (34h/a); Estágio curricular Supervisionado em Educação Infantil – Maternal (34 h/a); Estágio curricular Supervisionado em Educação Infantil – Pré-escola (136 h/a). Na 4ª série: Estágio Curricular Supervisionado na 1ª etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (68 h/a); Estágio Curricular Supervisionado na 2ª etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (136 h/a); Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar (68 h/a).

As normas internas relativas ao Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório deverão ser elaboradas pela COES (Comissão de Estágio Curricular Supervisionado) e aprovadas pelo Colegiado de Curso, seguindo as orientações da PROE (Art. 171, do Regimento Interno dos Cursos de Graduação).

É considerado aprovado no Estágio o aluno que cumprir integralmente a carga horária prevista e ser avaliado positivamente pelo supervisor e/ou professor orientador, de acordo com as atividades a serem cumpridas ao longo do estágio, previamente dispostas nos planos de ensino e apresentadas aos alunos, seguindo o disposto no Art. 175 do Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS.

Os alunos que exercem atividades docentes regulares na Educação Básica, concomitantes ao curso, poderão requerer à COES o aproveitamento da atividade desenvolvida para redução de carga horária do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, conforme legislação vigente.

CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

             As Atividades Complementares (AC) são compreendidas como outras formas de atividades de enriquecimento didático, curricular, científico e cultural, relacionadas às áreas específicas de interesse dos alunos, com a carga horária de 200 horas.

            O cumprimento da carga horária prevista para as AC, para efeito de integralização do currículo do curso, pelos alunos, deve ser, prioritariamente, nas seguintes modalidades, além de outras previstas nos respectivos projetos pedagógicos:

I - participação em atividades acadêmicas:

a) monitoria acadêmica;

b) projetos de ensino;

c) cursos na área de formação e especiais;

d) eventos acadêmicos;

e) módulos temáticos;

f) seminários;

g) simpósios;

h) congressos estudantis;

i) conferências;

j) colóquios;

k) palestras;

l) discussões temáticas;

m) visitas técnicas;

n) vivência prática;

II - participação em atividades científicas, nas modalidades:

a) projetos de pesquisa;

b) eventos científicos;

c) projetos de iniciação científica;

III - participação em atividades de extensão, nas modalidades:

a)      projetos e/ou ações de extensão;

b)      b) projetos e/ou eventos culturais;

c)      c) festivais;

d)     d) exposições.

A participação dos alunos em ações acadêmico-científico-culturais, promovidas pela UEMS ou por outras instituições, serão consideradas como AC se devidamente reconhecidas pelas coordenadorias dos cursos, que deverão promover os  encaminhamentos necessários para registro da carga horária dessas atividades no histórico escolar, arquivando os respectivos comprovantes.  Serão computadas como AC aquelas desenvolvidas a partir do ingresso no respectivo curso de graduação.

Os alunos deverão encaminhar os comprovantes das AC à coordenadoria de curso, a partir do primeiro e ao final de cada ano letivo e até 60 (sessenta) dias antes do término do período letivo da última série do curso, conforme calendário acadêmico.

 




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Regulamento do trabalho de conclusão de curso

CONCEPÇÃO E DEFINIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

        

Entende-se por Trabalho de Conclusão de Curso o resultado da investigação científica, de caráter obrigatório, desenvolvido a partir da 3ª série do curso,  sendo definido o orientador na 3ª série, visando a elaboração do projeto de pesquisa, e a apresentação e defesa no final do período da 4ª série.

O aluno terá um professor orientador, com titulação mínima de Mestre, respeitando a linha de pesquisa do professor, bem como os princípios norteadores do Projeto Pedagógico no desenvolvimento dos trabalhos investigativos. 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico