Pedagogia

Licenciatura

Projeto Pedagógico

Apresentação

O projeto político pedagógico do curso de Pedagogia de Paranaíba fundamenta-se na concepção de Pedagogia como práxis, em face do entendimento que tem a sua razão de ser na articulação dialética da teoria e da prática, compreendidas como trabalho investigativo da educação, do ensino e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social. Sob essa perspectiva, o curso de Pedagogia deve propiciar uma formação teórico-prática e interdisciplinar que assegure o direito à diversidade: o adulto que não teve acesso à escolarização na idade própria, as tecnologias de informação e comunicação, as diversas linguagens, os que apresentam necessidades educativas especiais, os de diversos gêneros e etnias, dentre outras, contemplando, ainda, a educação não formal.

Isso exigirá, desde o início do curso, a familiarização com o exercício da docência, a participação em pesquisas educacionais, opções de aprofundamento de estudos e a realização de trabalhos que permitam ao graduando articular, em diferentes oportunidades, idéias e experiências, explicitando reflexões, analisando e interpretando dados, fatos, situações e dialogando com os diferentes autores e teorias estudados.

Para inserção na realidade social, aos estudantes serão propiciadas práticas docentes ao longo de todo o curso, desde seu início, bem como a pesquisa será norteadora da dinamicidade do curso, garantida por meio de disciplinas específicas e por meio da organização de atividades acadêmicas, tais como: iniciação científica, extensão, seminários, monitorias, estágios, participação em eventos científicos e outras alternativas de caráter científico, político, cultural e artístico.

  O curso de licenciatura em Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, tem a finalidade de formar educadores que:

•  participem da análise, formulação, implantação e acompanhamento de políticas educacionais para os sistemas de ensino;

•  planejem, executem, coordenem, acompanhem e avaliem tarefas próprias do setor da educação;

•  planejem, executem, coordenem, acompanhem e avaliem projetos e experiências educativas não-escolares;

•  produzam e difundam conhecimentos científico-tecnológicos do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;

• apropriem-se de conhecimento que permita o entendimento do contexto histórico, cultural e científico da sociedade, respeitando a dinamicidade e totalidade das relações;

•  discutam contribuições teóricas e metodológicas e possíveis implicações no cotidiano escolar e no processo de escolarização;

•  analisem políticas educacionais e alguns fenômenos educativos a partir da ótica da diversidade, dentre elas as relações de gênero e as relações étnico-raciais e econômicas;

•  tenham a inclusão como um princípio do trabalho educativo, em direção a uma práxis transformadora que possibilite a construção do conhecimento e a participação do aluno com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade;

•  desenvolvam capacidades de ler, analisar e avaliar textos teóricos; estruturem logicamente o pensamento, a crítica, a expressão e a defesa de idéias próprias;

•  problematizem o uso dos instrumentos tecnológicos como recurso de comunicação e informação na educação;

•  assegurem o domínio dos fundamentos e da metodologia específica à área de conhecimento, vinculando teoria e prática;

•  avaliem currículos e programas de ensino da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental correlacionando com o contexto histórico e sócio-cultural;

•  assumam identidade profissional de educador, com competência e responsabilidade.

 

 

 

 
 
 
 

 



Acesse aqui o Projeto Político Pedagógico do Curso
PROJETO PEDAGÓGICO 2006


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