Produção Sucroalcooleira

Tecnológico

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira foi criado e aprovado por meio da RESOLUÇÃO CONJUNTA COUNI/CEPE-UEMS Nº 036, de 8 de julho de 2009.

O curso Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, tem em vista a formação de profissionais para atuar na área Sucroalcooleira no Brasil e no mundo. Tendo em vista em que a demanda da produção do etanol vem aumentando constantemente no Brasil e no mundo. O mercado brasileiro é muito promissor, pois há uma escassez de profissionais qualificados para atuar na área, com esta ideia o curso de Produção Sucroalcooleira visa um amplo aprendizado, indo desde da área agrícola até a industrial e o comercio dos produtos originados da cana-de-açúcar como o etanol, o açúcar e a bioenergia. O curso consta também com uma ampla ementa, desde de as modernas tecnologias da cultura canavieira até o conhecimento teóricos e práticos da cultura, possibilitando o acadêmico a dominar as áreas de produção, manejo, armazenamento, conservação, processamento, e comercialização dos produtos de origem sucroalcooleira, com o suporte de aulas laboratoriais e aulas campo. O curso também valoriza a conscientização do acadêmico para que possamos resolver problemas ambientais, despertando a criatividade e o interesse dos alunos para solucionar problemas do setor para com o meio ambiente, como por exemplo: A mudança da colheita manual para colheita mecanizada, e o reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar para a produção de bioenergia.

Unidade de Glória de Dourados - 3466-1411 ou 3466-1444
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(UEMS)
Glória de Dourados-MS

 

 

 
 

 

Áreas de Atuação


 

PERFIL DO TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA:
O Profissional do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira estará apto para elaborar, implantar, executar, acompanhar e avaliar projetos na agroindústria sucroalcooleira bem como programar modificações nos principais processos de produção Sucroalcooleira. Preparar-se-á para dialogar com a comunidade visando a inserção de sua prática educativa desenvolvida no contexto sócio-regional, em ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, uma vez que estará buscando a constante atualização do conhecimento e dos avanços científicos. O tecnólogo em Produção Sucroalcooleira capacitar-se-á a desenvolver e aplicar tecnologias nos processos de produção de açúcar e álcool.

MERCADO DE TRABALHO:
O mercado de trabalho do profissional é bem amplo pois poderá atuar desde da parte agrícola à parte industrial, pois o profissional será capacitado para exercer todas as funções que há em uma usina sucroalcooleira, desde o plantio da matéria prima cana-de-açúcar até o comercio dos produtos (etanol e álcool), podendo até futuramente fazer uma pós-graduação na área em  que melhor se adaptar. Atuará diretamente na assessoria aos dirigentes, atividades da área industrial e administrativa, caracterização da matéria prima, gestão ambiental e de planejamento, na condução e controle de processos industriais e trabalhos técnicos em usinas e destilarias, dentre outros.

 

 

 

Informações do Curso

 

Curso:

Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Proponente:

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Titulação:

Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira

Turno de Funcionamento:

Noturno/Sábado Integral

Local de oferta:

Unidade Universitária de Glória de Dourados

Número de Vagas:

50

Regime de Oferta:

Modular/Semestral

Período de Integralização:

Mínimo: 3 anos; Máximo: 5 Anos

Carga Horária Total do Curso:

2.636 horas

 





Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico